sexta-feira, 30 de setembro de 2011

JORNALISMO. A lei do diploma na Prefeitura


Leio no site do Sindjorce que dentro de aproximadamente dez dias, "a prefeita Luizianne Lins (PT) deve sancionar o projeto de lei 273/2009, de autoria da vereadora Magaly Marques (PMDB), que torna o diploma de nível superior critério mínimo para contratação de jornalistas para os cargos da administração pública municipal. A garantia é do secretário de Ação Governamental da Prefeitura de Fortaleza, jornalista Waldemir Catanho.

"Estamos marcando uma pequena solenidade para a assinatura da sanção da prefeita, quando serão convidados os representantes da categoria", afirmou Catanho, m contato com a presidente em exercício do Sindjorce, Samira de Castro".

CURIOSO. O alfabeto que é ilusão ótica



Marc Böttler é o autor desse incrível e curioso alfabeto que ele mesmo chama de Klotz.  É, segundo a gente consegue ler no Microsiervos, uma bela experiência  tipográfica na qual nenhuma letra é o que parece. Olhe bem para cada uma e veja que divertido. 

Ah! clique no quadro para ampliá-lo. 





FIM DE SEMANA. Magnifique-se com isso




Essa montagem de "Música Pintada" é de Matteo Negrin. É a nossa surpresa de fim-de-semana para aqueles que desejam desfrutar da poesia musical e da arte da pintura para relaxar. Aqui, a música do pentagrama corresponde exatamente a da composição musical 'A lágrima de Julieta'.

FONTE: Microsiervos

ESPORTES. Não se valoriza a prata de casa


Boa matéria do caderno Jogada, do DN, mostrando como a prata de casa não tem vez no futebol cearense. É o caso do meia-esquerda Eduardo. Há poucos meses, ele ganhava 700 reais no Fortaleza; hoje, no Fluminense, recebe 7 mil reais. Um jogador de nível A, como diz a matéria do repórter Ivan Bezerra. 

CHARGES. A greve vista por Newton Silva


Publicada no Jangadeiro online

ANÚNCIOS desclassificados e bizarros



MÚSICA. Beethoven e Perez Prado juntos!...


PRÊMIO. Sai o Ig Nobel, a sátira do Nobel


Saiu a lista dos premiados com o Ig Nobel, o maior antiprêmio da ciência, edição de 2011. Entre os vencedores, "o prêmio corrigiu uma injustiça histórica contra os numerólogos do Apocalipse ao listar entre os vencedores deste ano profetas que falharam em prever o fim do mundo por oito vezes".

Os vencedores de 2011 do diploma humorístico concedido todo ano a pesquisas que "primeiro fazem rir e depois fazem pensar" foram anunciados ontem em sua tradicional cerimônia na Universidade Harvard (EUA).


Os vencedores do Ig Nobel 2011

MEDICINA
Mirjam Tuk (Universidade de Twente, Holanda) e colegas Por demonstrar que pessoas tomam decisões melhores sobre algumas coisas (e piores sobre outras) quando estão altamente apertadas para urinar

BIOLOGIA
Darryl Gwynne (Un. de Toronto, Canadá) e David Rentz (Un. James Cook, Austrália) Por descobrir que um certo tipo de besouro copula com um certo tipo de garrafa de cerveja australiana

FISIOLOGIA
Anna Wilkinson (Universidade de Lincoln, Inglaterra) e colegas Pelo estudo "Ausência de evidência sobre bocejo contagioso entre tartarugas-de-pévermelho"

FÍSICA
Philippe Perrin (Universidade Henri Poincaré, França) Por determinar por que o arremesso de disco deixa os atletas tontos, e o arremesso de martelo, não

QUÍMICA
Makoto Imai (Unversidade de Ciências Médicas de Shiga, Japão) e colegas Por determinar a densidade aérea de wasabi (raiz-forte) para acordar pessoas em caso de incêndio

SEGURANÇA PÚBLICA
John Senders (Universidade de Toronto, Canadá) Por conduzir uma série de experimentos em que o para-sol de um carro virava em cima do rosto do motorista numa rodovia movimentada

PAZ
Arturas Zuokas (prefeito de Vilnius, Lituânia) Por mostrar que um tanque de guerra resolve o problema de carros de luxo parados em local proibido

LITERATURA
John Perry (Universidade Stanford, EUA) Por sua teoria da procrastinação, segundo a qual "para obter muitos êxitos, sempre devemos trabalhar em algo importante, usando isso para evitar algo ainda mais importante"

MATEMÁTICA
Dorothy Martin, Pat Robertson, Elizabeth Clare, Harold Camping (EUA), Lee Jang Rim (Coréia do Sul), Shoko Asahara (Japão) e Credonia Mwerinde (Uganda) Por terem previsto o fim do mundo para 1954, 1982 e outros anos, sem sucesso, ensinando a importância da cautela ao se construir hipóteses matemáticas

PSICOLOGIA
Karl Halvor Teigen (Universidade de Oslo, Noruega) Por tentar entender por que as pessoas suspiram no dia a dia

CELEBRIDADE. Gretchen vira garçonete


E a cantora Gretchen mudou muito. De cantora-sexy, passando por mudança para o gospel e largando tudo depois, agora ela é garçonete. E é nos EUA para onde viajou a fim de iniciar uma carreira artística mas, pelo visto, não decolou. 

Ao "TV Fama", programa da Rede TV!, disse que está solteira e que não tem vergonha de trabalhar.




(Com informação de O Dia)



quinta-feira, 29 de setembro de 2011

GOOGLE. Como ele mudou a nossa memória


Vez em quando penso sobre o quanto a moderna tecnologia nos tem revelado um mundo maravilhoso, muito embora nos coloque distante de um dado importante na nossa vida. Falo da nossa memória.

Por exemplo: o celular nos ajuda muito; facilita a nossa vida, mas nos tira a questão de decorar números de pessoas amigas, porque se há o registro no arquivo do telefone, não nos interessamos em lembrar de nenhuma numeração. Isso facilita a nossa vida, mas nos tira o exercício de memorização.

No caso da Internet, também. Será que a facilidade de encontrar respostas para tudo na rede de computadores - dados que já vêm todo trabalhado e digerido - não estaria minando a nossa capacidade de reter informações? 

Olha só o que diz o pessoal do Staff Writers, a esse respeito: "Provavelmente, você já teve que procurar alguma coisa recentemente e utilizou-se do Google. Alguns argumentam que isso é algo tão simples, mas o Google está mudando a nossa maneira de pensar e de lembrar das coisas. Por que isso está acontecendo? E qual é o impacto em nosso cérebro?", A infografia abaixo responde essas indagações.

Google and Memory
Research and Design by: Online Colleges Site

DEBATES. O Povo inicia com universitários



E furtaram até as vassouras do Congresso



Sabe aquelas vassouras que o movimento Rio de Paz colocou ante-ontem na Esplanada dos Ministérios, em frente ao Congresso Nacional? Foram furtadas. Elas simbolizavam o combate à corrupção. Eram 594 vassouras (número correspondente ao total de deputados e senadores) e foram fincadas no gramado da Esplanada.

Pois ontem à tarde, cerca de 50 delas foram furtadas por pessoas que passavam pelo local. O objetivo do ato era denunciar a corrupção, da qual os desvios são práticas maiores. Pois "desviaram" os objetos do protesto. 

Ô raça!

CENSURA. Anúncio pode ser suspenso


O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) recebeu pedido da Secretaria de Políticas para Mulheres do governo federal para suspender a campanha publicitária "Hope ensina", que traz a modelo Gisele Bündchen mostrando a "melhor maneira" de contar más notícias ao marido.

Gisele usa roupas normais para falar, por exemplo, que bateu o carro. A estratégia é classificada como "errada" e em seguida a forma "correta" é mostrada: a modelo repete a notícia, usando apenas lingerie.
"Você é brasileira, use seu charme", conclui a peça publicitária, que está no ar desde o último dia 20.
Para a secretaria, "a propaganda promove o reforço do estereótipo equivocado da mulher como objeto sexual de seu marido".

CINEMA. 'O filme dos espíritos' estreia no CE


Estive com o diretor de “O Filme dos Espíritos”, André Marouço, que está em Fortaleza para divulgar a pré-estreia da película em Fortaleza, dia 6 próximo, no Multiplex do UCI Ribeiro, no Iguatemi. Ele me surpreendeu pelo conhecimento da doutrina a qual se baseia o seu longa.

Fortaleza está entre as seis capitais escolhidas para a realização dessa 'avant premiére'. O filme é baseado na obra do pedagogo francês Allan Kardec, escrita em 1857. Nacionalmente ele será mostrado ao público na sexta, dia 7.

Quem vai estar na sessão de lançamento são os atores Nelson Xavier, veterano no cinema transcendental já que por duas vezes interpretou o médium Chico Xavier, e Reinaldo Rodrigues, além do próprio diretor.

O empreendimento conta com a parceria da cearense Estação Luz Filmes, que havia produzido "As Mães de Chico Xavier", "Bezerra de Menezes – O Diário de Um Espirito", precursor do gênero, além de ter coproduzido 'Chico Xavier – O Filme' e o 'Área Q', uma parceria entre o Brasil e os EUA.

Serviço
O Filme dos Espíritos
Pré-estreia - 06 de outubro de 2011, 21h: 30, no Multiplex Iguatemi
Lançamento nacional – Dia 07 de outubro
Maiores informações: www.ofilmedosespiritos.com.br

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

RÁDIO. Um programa da doutrina codificada


ARTES. Parecem fotos, mas são pinturas


A pintura de Steve Hanks é alguma coisa de extraordinária. Ele é norte-americano, nasceu em San Diego, na California em 1949.






MANCHETES. As dores de cabeça do dia


Imagem Diário do Comércio

TV. Tom Cavalcante lembra início de carreira


O nosso Tom Cavalcante concedeu ontem entrevista ao Ricardo Feltrin, na redação do F5, ocasião em que lembrou o início de sua carreira em Fortaleza. Ele cita que começou apresentando o Jornal do 10, na TV Verdes Mares e atuando como locutor da FM 93, ocasião na qual nos encontramos e onde iniciamos uma grande amizade.


CIDADÃO. Falcão receberá título fortalezense


Ele é o rei do brega, sim. Mas é classudo. Suas músicas têm conteúdo. Rimam amor com dor, mas nas entrelinhas chegam a dizer outras coisas. Por isso, Falcão se tornou o que é. Cearense, de Pereiro, arquiteto de formação na UFC mas que se deu bem projetando e construindo rimas e versos, num país onde poesia é coisa de outro mundo. Faltava a esse 'lindo-star' o quê mais? O título de cidadão de Fortaleza.

A jornalista Ana Alice Nogueira me passa a dica de que o cantor cearense vai receber das mãos do presidente da Câmara, Acrísio Sena, o título de Cidadão Brega de Fortaleza. O ato estava marcado para acontecer no sábado, no bar do Mincharia, mas foi adiado 'sine-die' (é assim que se diz?)

Quando for escolhida a data, a gente comunica aos fãs do Falcão. E ao Acrísio, a certeza de que deu ao cidadão certo o título merecido. Falcão é lindo, joiado e... gênio.

A 1ª mulher a apresentar a 'Voz do Brasil'


Falei ontem com Wellington Senna. Ele está em Brasília acompanhando o deputado Eudes Xavier, de quem é assessor de imprensa. Por e=mail, ele me contou que aproveitou para procurar na capital Federal a nossa colega Rejane Limaverde, que já dirigiu a AM DO POVO.

E Wellington confirma o que já sabíamos: "Ela hj trabalha na Rádio Nacional AM, ligada a Empresa Brasileira de Comunicação. Conversamos muito e fiquei sabendo que a Rejane, que veio para Brasília muito nova, foi a primeira voz feminina a apresentar a Voz do Brasil".

Verdade, Rejane é uma das profissionais mais completas.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

IMPRENSA. Artigo curioso do 'Cuarto Poder'


Para ler no ORIGINAL em espanhol, clique AQUI.

CINEMA. Maracanaú faz sua mostra 2011


A organização do II FestCine Maracanaú  - Festival de Cinema Digital e Novas Mídias que acontece de 04 a 09 de outubro no Cine Teatro Dorian Sampaio, na referida cidade da Região Metropolitana de Fortaleza, divulga  os filmes que comporão suas mostras competitivas. Ainda na programação, exibição e lançamento do curta-metragem O Sumiço de Alice, da cineasta cearense Aurora Miranda Leão.

GOOGLE. Os 13 anos do 'santo' famoso



Quem disse que americano não curte o 13? O mundo mudou; pois vejam aí o Google comemorando exatamente os primeiros treze anos de sua vida. E que vida, heim? Montado no sucesso de mais famoso buscador da rede de computadores. Parabéns, santo Google.

SAUDE. E Hebe volta a fazer quimioterapia


A notícia está na imprensa de SP. O Diário de SP, por exemplo, diz que a apresentadora Hebe Camargo, de 82 anos, retomou o tratamento contra o câncer. O anúncio vai ar nesta quarta-feira, a partir das 22h, no seu programa na Rede TV!

Hebe disse que está fazendo uso de um "remédio forte" e, por isso, está de novo "carequinha". "Eu queria falar com vocês porque o meu público é muito importante pra mim. Vocês sabem que eu nunca menti para vocês", falou a apresentadora, que em janeiro de 2010 foi diagnosticada com um tumor primário de peritônio.

Segundo ela, o novo tratamento é preventivo (para evitar que o câncer volte). "Eu estou falando isso pra vocês ficarem realmente bem tranquilos. Não estou doente, apenas continuo me tratando pra poder ficar com vocês muito tempo ainda."

Com seu bom humor típico, Hebe afirmou que usará muitas perucas de cabelo comprido. "Vou sair linda, igual ao Reynaldo Gianecchini."

O Hospital Albert Einstein, onde a apresentadora faz o seu tratamento, informou que os médicos não comentarão sobre o caso agora.

A oncologista Eloísa Martin, do Hospital Sírio-Libanês, comentou que os remédios que causam a queda de cabelo são da quimioterapia. "Nesses casos, o tratamento pode ser retomado para eliminar a doença residual. Ou porque foi detectado um novo foco em menores proporções. Mas é sim uma quimioterapia."

IMPRENSA. Justiça veta o 'Falha de SP'


A Folha de São Paulo noticia o julgamento da Justiça determinando a suspensão definitiva do nome de domínio falhadespaulo.com. usado pelo blog dos irmãos Mario e Lino Bocchini. A questão toda dizia respeito não a paródia, segundo se depreende do processo, mas por conta de terem registrado o domínio na internet com logomarca e elementos gráficos semelhantes aos do jornal.

"Em seu pedido, a Folha argumentou que não pretendia coibir a paródia, mas sustentou que o réu violou a propriedade da sua marca, podendo induzir o consumidor a erro".

Em sua sentença, o juiz Gustavo Coube de Carvalho, da 29ª Vara Cível, disse ser evidente a semelhança entre a marca e o nome de domínio, trocadilho com a "clara imitação da logomarca do jornal".

MÍDIA. Um blog ágil vale por um bom jornal


O GENTE DE MÍDIA anda sempre antenado. O que hoje um jornal, como O Povo, comenta - o veto ao comercial da Caixa Econômica com Machado de Assis como protagonista - já foi nosso assunto há uma semana. CLIQUE NAS IMAGENS para ampliá-las.

TV. Jornal Nacional ganha prêmio Emmy


E o "Jornal Nacional" ganhou ontem, pela primeira vez, o prêmio Emmy Internacional na categoria notícias, com reportagens sobre a ação policial contra traficantes no complexo do Alemão, no Rio.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

JORNAIS. O mais vendido é qual mesmo?!!!

Nem Folha, nem Globo, nem Estadão. O primeiro jornal de maior circulação no Brasil é o :.

  1. Super Notícia – MG: 295.701 exemplares de circulação média diária
  2. Folha de S. Paulo – SP: 294.498
  3. O Globo – RJ: 262.435
  4. Extra – RJ: 238.236
  5. O Estado de S. Paulo – SP: 236.369
  6. Zero Hora – RS: 184.663
  7. Meia Hora – RJ: 157.654
  8. Correio do Povo – RS: 157.409
  9. Diário Gaúcho – RS: 150.744
  10. Aqui – MG: 125.676

Última Pesquisa IVC (Instituto Verificador de Circulação)

RÁDIO. 'Gastronomia' para apreciadores


Muito comentado o programa do Ivonilo Praciano na Povo-CBN, 'Gastronomia & Vinhos'. Ainda não tive o prazer de ouvi-lo, mas quem o fez garante ser o melhor roteiro para os apreciadores do gênero.

É toda sexta. 16h20min.

AUDIÊNCIA. Ibope tem novo rival no Brasil


Está na coluna Outro Canal, da Folha de SP: "A Nielsen, uma das maiores empresas de pesquisa do mundo, entrará no Brasil para medir audiência de TV.

A Folha apurou que estão avançadas as conversas da empresa americana com as emissoras e agências de publicidade -os maiores clientes da medição de audiência televisiva. A novidade pode acabar com um monopólio de décadas do Ibope.

Desde 1988, o instituto mede sozinho a audiência em tempo real na TV brasileira. Apesar de algumas tentativas isoladas de concorrência, o Ibope segue como a única referência de pesquisa na TV, o que dá margem para uma série de questionamentos.

Representantes da Nielsen recentemente se reuniram com dirigentes de Record, Band, Globo, SBT e Rede TV!. Dessas, apenas a Globo não se posicionou sobre o interesse de pagar por uma nova pesquisa de audiência.

A empresa apresentará nos próximos dias o planejamento da medição e seus orçamentos. Prometeu colocar a pesquisa em vigor já em 2012.

A concorrência na medição de audiência na TV deve atrapalhar a parceria da Nielsen com o Ibope no Brasil, em pesquisas na internet.

Procurada, a Nielsen não quis falar sobre o assunto.

O Ibope diz que a concorrência é um fenômeno saudável, mas que manterá sua posição no Brasil".

TV. Governo e professores no Bom Dia, CE


Charge de Clayton/O Povo
Boa ideia, a de colocar lado a lado no estúdio do Bom Dia, Ceará! os professores Isolda Cela e Anísio Melo. Ela, secretária de Educação. Ele, presidente do sindicato da categoria. Os dois mostraram porquê divergem em termos de negociações para acabar com a greve.

Greve que já passou dos limites para a estudantada, diga-se de passagem.

RÁDIO. A CBN faz uma programação especial


A CBN (Central Brasileira de Notícias) vai celebrar 20 anos de história com os ouvintes na plateia de seus programas.
A emissora preparou, de hoje até sábado, uma programação especial --com algumas das atrações transmitidas em tempo real direto do Itaú Cultural, em SP. 
Além de "Fim de Expediente", que acontece ao vivo no teatro Eva Herz uma vez por mês, o público da capital paulista vai poder fazer parte dos auditórios do "Notícia em Foco", do "CBN Mix Brasil", do "Sala de Música" e do "Caminhos Alternativos" --este último também comemora aniversário, com três anos no ar.
Ouvintes saudosos do "CBN Esporte Clube", apresentado durante dez anos pelo jornalista Juca Kfouri, vão ter a oportunidade de vê-lo em uma participação no comando de "Quatro em Campo", ao lado do trio formado por André Sanches, Marcos Guiotti e Paulo Massini.

(Agora SP)

domingo, 25 de setembro de 2011

HISTÓRIA. A origem do nome Bluetooth


Todo mundo sabe que os celulares possui um dispositivo chamado Bluetooth. Essa tecnologia, que se utiliza para comunicar dispositivos que estão próximo, recebeu seu nome de um viking chamado Bluetooth, traduzido 'Dentes Azuis".

Harald Bluetooth, era assim o nome completo do viking, foi um rei da Dinamarca que lutou durante o século I pela comunicação e entendimento das diferentes tribos sobre as quais ele reinava. Ele foi quem durante sua permanência no trono uniu a Dinamarca e a Noruega.

E sem sabe deu origem a uma das tecnologias mais utilizadas da atualidade. O logo do 'Bluetooth' são as runas nórdicas de suas iniciais, H e B.
FONTE

HISTÓRIA. A origem do nome Bluetooth


Todo mundo sabe que os celulares possui um dispositivo chamado Bluetooth. Essa tecnologia, que se utiliza para comunicar dispositivos que estão próximo, recebeu seu nome de um viking chamado Bluetooth, traduzido 'Dentes Azuis".

Harald Bluetooth, era assim o nome completo do viking, foi um rei da Dinamarca que lutou durante o século I pela comunicação e entendimento das diferentes tribos sobre as quais ele reinava. Ele foi quem durante sua permanência no trono uniu a Dinamarca e a Noruega.

E sem sabe deu origem a uma das tecnologias mais utilizadas da atualidade. O logo do 'Bluetooth' são as ruas nórdicas de suas iniciais, H e B.

JORNAIS. A Folha lança o 'Painel do Leitor'


O futuro do jornalismo passa pela interatividade. E a Folha de SP conseguiu traduzir isso bem direitinho. Hoje, com a edição online do jornal paulista, é lançado o 'Painel do Leitor', ocupando semanalmente o espaço que era da seção 'Semana do Leitor'. Além de enviar comentários sobre as reportagens, leitores também poderão compartilhar fotos, vídeos e áudios

Quem não abre espaço pro leitor, corre o risco de ficar sem 'feedback'.

CINEMA. 60 anos do 1º filme em Cannes


O Cinema Brasileiro está fazendo 60 anos que teve o primeiro filme indicado a um prêmio no Festival de Cannes, na França. Falo de 'Caiçara', dirigido por Adolfo Celi, Tom Payne e John Waterhouse, estrangeiros contratados pelo industrial Francisco Matarazzo Sobrinho para movimentar a Vera Cruz em SP.

Estrelado por Eliane Lage, Carlos Vergueiro, Mário Sérgio, Abílio Pereira de almeida, o filme contou ainda com a participação de Adolfo Celi, Célia Biar, José Mauro de Vasconcelos, José Parisi, Tom Payne, Wálter Avancini e até Cacilda Becker. 

O filme ficou só na indicação, pois só em 1953 um outro filme conseguiria ganhar prêmio de 'melhor filme de aventuras'. Era "O Cangaceiro", de Lima Barreto. E em 1962, "O Pagador de Promessas', de Anselmo Duarte, seria o primeiro longa em língua portuguêsa a conquistar a ambicionada Palma de Ouro.

RADIODIFUSÃO. Habilitação para FMs e TVs



Universidades, estados, municípios e entidades privadas que tenham interesse em prestar o serviço de radiodifusão têm 60 dias para fazer suas inscrições. O Ministério das Comunicações lançou o primeiro aviso de habilitação para rádios FM e emissoras de TV do Plano Nacional de Outorgas de emissoras educativas. O aviso atende cidades em 18 estados, sendo oito municípios para o serviço de TV, e 29 para rádio FM.

Vale lembrar que o ministério mudou recentemente o processo de concessão de outorgas para educativas. Entre os critérios estabelecidos para análise das propostas, têm preferência as universidades federais, os estados, as universidades estaduais, os municípios e as universidades municipais, nessa ordem. Instituições de ensino técnico ou médio criadas pela União, estados ou municípios são equiparadas às universidades. Na ausência dessas entidades, instituições privadas concorrem dentro de um sistema de pontuações.

(Informação da Tela Viva)

GAMES. Neymar é a capa do 'PES 2012'


Ele não precisou ir para a Europa (ainda) e já ganha a atenção do mundo todo. A Konami Digital Entertainment Inc. anunciou que Neymar será capa do game PES 2012, numa clara alusão ao sucesso que esse jogador brasileiro faz no mundo do futebol.

Outros como Ronaldo, Ronaldinho, Pato, Kaká só obtiveram esse tipo de exposição quando se mudaram de chuteiras e bagagens para o futebol europeu.

O game será lançado terça feira.

REVISTA. Chega ao Brasil a Popular Science


Se é possível resumir numa expressão, então é simplesmente espetacular, o número 1 da revista "Popular Science Brasil" que foi lançado esta semana. Uma matéria sobre o destino do Homem em povoar o Universo é a atração da capa entre os muitos outros artigos interessantes.

Publicada há mais de 100 anos nos EUA, ela tem circulação de 140 mil exemplares por mês e é a mais vendida no mercado de Ciência e Tecnologia. No Brasil, coube a Editora Alto Astral o seu lançamento. 

Com conteúdo bem apurado e contemporâneo, a revista será destinada ao público de 25 a 35 anos no Brasil, das classes A e B, interessado em novidades de ciência, tecnologia e gadgets.

A Popular Science Brasil tem custo de R$ 8,90 por edição.

TV. Xuxa incorpora a Janete do Zorra Total


Venhamos e convenhamos, o sucesso que faz essa dupla Valéria e Janete (leia-se Rodrigo Sant'Ana e Thalita Carauta) é tão impressionante que até a Xuxa resolveu investir na personagem do 'Zorra Total' e gravou cenas no metrô. Serão exibidas no 'TV Xuxa' do dia das crianças.


sábado, 24 de setembro de 2011

VÍDEO. Esse é o mais incrível que eu já vi



NEGÓCIOS. Um 'point' para reunir gente boa


A jornalista Lianne Quezado é uma das 'habitués' frequentadoras da praia do Morro Branco. Ela e o marido Roberto Garrido dão "o maior dez" (é o novo!) ao 'point' do momento em Beberibe. Falo do restaurante Coqueiro Oca, onde o proprietário Adalberto Barreto conseguiu preservar a árvore que dá o nome do imóvel.

"O coqueiro foi preservado e a paisagem ganhou um charme especial", conta Lianne. A foto é do marido Garrido e a dica me foi repassada pela Ian Gomes. 

TV. De quem é a voz das chamadas do 10?


Uma pessoa me perguntou a quem pertence a voz que faz as chamadas (locais) da TV Verdes Mares. Eu não sabia. Fui procurar me informar e fiquei sabendo tratar-se de PH. O Paulo Henrique que já foi da FM Tempo.
FALANDO NISSO

¹. Tertuliano Siqueira: "O Paulo Henrique fez uma campanha politica coordenada por mim em Aracati em 1989. Era esse mesmo vozeirão de hoje. Um bom caráter, um excelente amigo".
². Elvis Marlon, o Dumbo: "Esse é uma das figuras mais inteligentes que já conhecí, o meu amigo e parceiro "PH" onde o verdadeiro nome é REGINALDO ÁVILA RAMOS, que já teve o nome de "Cláudio Maia e outros... Ele que é de uma simplicidade fora do comum e um grande amante da leitura. Sucesso! um milhão de vezes mais pra você "PH" o nosso bizourão.
³. Lui Bilal: "É realmente uma pessoa das mais humildes que eu já conheci. Filho aracatiense, iniciou sua carreira radiofônica na Rádio Sinal AM de Aracati em 1986. Foi atleta di fisiculturismo. E mais eu conheci o mesmo na raferida rádio, onde desfrutei de sua amizade e ainda fiz audio pra ele em um programa nas madrugadas. Fui parte integrante, com ele de uma equipe da Sinal Am, Com Gil Lima, JB Albuquerque, Edmundo Souza, Tasso Moura, Roberto Satana, Enio Viana, o hoje Enio Carlos da Verdinha e TV Diário e ainda João Eudo, o hoje Pankilhas da Audiopank. Claudio Maia era o nome usado por ele, nesse periodo, tempos bons, pois fiz dele um grande amigo e foi na mesma época que conheci meu mestre Tertuliano Siqueira, na referida campanha politica a que ele fez referência. Claudio Maia ou Paulo Henrique ou PH, um grande cara. Um dos bons carater que conheci no rádio".

HUMOR. De Tutty, um pouco: classificados


O que será?


“Faço calote grego!” – diz a propaganda de um novo serviço a domicílio.

A crise econômica chegou aos criativos anúncios classificados de sexo nos jornais:
Por dúvidas das vias, melhor não experimentar.

FACEBOOK. Nosso Adriano tem toda razão


o que leva uma pessoa a entrevistar Ana Maria Braga no Rock in Rio? Quanta falta faz um curso bem feito de comunicação social...

JORNALISMO. Dicas para bons profissionais


1.A boa reportagem valoriza o fato e não quem o informa. Repórteres que aparecem mais do que a notícia acabam denunciando ignorância em relação às regras do verdadeiro Jornalismo.


2. Jornalista que usa adjetivos na matéria corre o risco de cair na esparrela de opinar, ainda que indiretamente sobre os fatos.  


3. Repórter que foge ao convencional da notícia, informando o “que, onde, como, quando e porquê”, e se transporta para o lado opinativo, na verdade está adentrando na atividade do âncora.  


4. Não existe boa reportagem sem bom texto. É verdade que uma imagem fala por mil palavras, mas um texto criativo atrai atenção. A repetição excessiva dos dados já informados na matéria, como quem procura encher lingüiça, denunciam a falta de conteúdo do repórter. Desinformação. 


5. Para que um profissional seja hábil na construção de um texto ao vivo, ele precisa ter leituras.  Não acreditamos em profissionais de Comunicação que não folheia, pelo menos, um jornal por dia.  


6. O trabalho de reportagem tem que ser limpo, objetivo, claro. Linguagem jornalística tem que ser absorvida pelo público em geral.

Todas são de autoria de Itzack Albrecht

RÁDIO. O humor do Piauí na Povo-CBN


Não é menosprezando o sucesso dos humoristas anteriores que vieram a Fortaleza cumprir o Projeto Setembro Humor, mas o piauiense João Cláudio Moreno foi quem mais movimentou o ouvinte hoje pela manhã.

Bateu recorde o número de ligações de ouvintes interagindo com o criador de personagens como 'Caretano Veloso', 'Mocó' do antigo Chico City, hoje reapresentado pelo canal Viva.

João Cláudio, que é responsável por mais de 40 imitações - Alcione, Dercy Gonçalves, Luiz Gonzaga, Caetano Veloso, Alceu Valença, os papas João Paulo e Bento XVI, além do ex-senador Mão Santa -, foi bastante elogiado pelos ouvintes, principalmente pela entrevista descontraída e humorada que concedeu no programa 'Grande Jornal Povo-CBN'.

Ele está em Fortaleza para uma última apresentação hoje no Beira Mar Grill, além de lançar seu último DVD. Vale a pena conferir.

RÁDIO. FM documenta sobre voluntariado


A expansão das atividades voluntárias é o pano de fundo do documentário que a FM Assembleia (96,7MHz) apresenta neste domingo (25/09), às 10h. Trata-se do “Voluntariado: lugar onde todos cabem”, produzido pela jornalista Fátima Abreu e narrado pelo radialista Ronaldo César.

Fabreu diz que o programa mostrará um balanço das atividades voluntárias e suas conquistas em todo o mundo e ainda ações do Legislativo Estadual voltadas para esta área, como a ampliação do curso gratuito de capacitação, que objetiva qualificar os profissionais do terceiro setor. O curso será oferecido para mil entidades ligadas a diversas áreas, como meio ambiente e assistência social.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

HOLISMO. Alinhamento energético no Ceará


A AD2M Engenharia de Comunicação, via Davi Nascimento, nos informa sobre o evento sobre Frequências de Brilho que será apresentado ao público cearense na próxima segunda feira. Trata-se de um novo trabalho de energia curativa e alinhamento energético que será ministrado às 19h45, na sede da Unipaz / Escola Viva (Rua Dom Sebastião Leme, 819 – Bairro de Fátima).

A primeira vez que ouví falar sobre 'frequências de brilho' foi através do blog Dusbons, que o amigo Jânio Alcântara mantinha na blogosfera. É uma terapia que promove a ativação e transformação das frequências vibratórias do campo energético da pessoa,  o chamado Kundalini, ao mesmo tempo que acelera o despertar de todas as células do corpo, possibilitando alinhamento e cura nos níveis físico, emocional e espiritual.

Para participar, os interessados precisam confirmar sua presença pelo telefone (85) 3224-3966, pois as vagas são limitadas.

O QUE É

Clique AQUI e saiba mais sobre Frequências de Brilho

JORNALISMO. Contratação, só com diploma


Boa notícia para a categoria: foi aprovada pela Câmara Municipal o projeto de lei que torna obrigatório o diploma de graduação para jornalistas contratados, seja para cargos comissionados, seja por meio de concurso público, nos poderes Executivo e Legislativo de Fortaleza.

Sabemos que ainda falta a sanção da prefeita Luizianne Lins, mas como relata Marcela Belchior, em matéria de O Povo de hoje, como é jornalista por formação, certamente, irá aprovar a ideia lançada via projeto pela vereadora Magali Marques.

No Congresso Nacional, tramita a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 386/09, que restabelece a exigência de nível superior. A expectativa é que seja votada na Câmara dos Deputados em outubro ou novembro deste ano.

CHARGES. Quem é bom já nasce Clayton


Charge de Clayton, em O POVO

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

TV. Tici dá dicas no Stúdio Viva da Povo


Tici Albuquerque, consultora em Marketing de Moda e Comércio Exterior, virou repórter por um dia hoje na TV O Povo. Ela escreve em seu blog intitulado 'Pra lá de pra frente' o convite da emissora para fazer uma reportagem sobre o Ceará Summer Fashion. O resultado vai ao ar hoje às 20h30min. 

SEM CARRO. Ian Gomes foi de bicicleta


No Dia Mundial Sem Carro, poucos atenderam ao apelo para deixar o veículo na garagem. Menos a Ian Gomes. Ela pedalou de casa até o trabalho revelando enorme disposição para enfrentar o tráfego pesado da cidade. O fotógrafo Evilázio Bezerra captou o périplo de nossa 'pagadora de promessa'.

"Humanos-automóveis" de Flamínio Araripe


Em seu blog, Flamínio Araripe concede uma fabulosa contribuição ao Dia Mundial sem Carros que, reproduzimos aqui para reflexão de todos:

"Tem 4 rodas e anda. O carro também possui motor e carrega um monte de lata. O trambolho leva pessoas dentro.

Alguns acham que conduzem o veículo e sofrem quando a lataria é amassada ou a pintura foi arranhada.Doi como se fosse na pele, um dos sinais da idiotia ambulante. Sentem status de dono atraídos como moscas no mel da publicidade.

Outro sintoma já diagnosticado reúne muitos e muitos carros que conduzem devagar uma sociedade inteira em horários marcados a um estágio otário de civilização que obriga os humanos a passar duas e três horas encerradas no comboio.

Sem contar que morre gente dentro deles, atestam os dados epidemiológicos da saúde pública. A buzina é o dispositivo para exercício da imbecilidade no automóvel."

FOTOGRAFIAS. Pingo de Fortaleza do Ceará


O cantor e compositor cearense Pingo de Fortaleza postou agora há pouco na sua página do Facebook uma antiga foto sua, dos tempos em que jogava 'dente de leite' do Ceará Sporting. Alguém saberia dizer quem é ele nessa foto? Vale um CD 'Solo Feminino 2'.

FOTOGRAFIAS. Você já as viu em 3D?



Fotografias antigas mostradas em 3D. Um experimento realizado por Miklós Falvay e Domonkos Pinke, captando a sensação de nos introduzir nas imagens do passado como se realmente estivessemos dentro delas.

TIRA DÚVIDAS. Dilma leu o discurso na ONU


Quem a viu no plenário da ONU, imaginou que Dilma Rousseff estivesse a falar de improviso. Nada disso.

A presidenta usou o sistema de teleprompter postado em dois pontos simultâneos, à direita e à esquerda do orador.

TV POR ASSINATURA. Mudanças em 2012


E olha, quem é assinante de TV paga tem que ficar por dentro das mudanças. É que foi aprovada, após cinco anos de polêmica, a lei da TV por assinatura cria cotas para o conteúdo nacional

Leia AQUI.

ELEIÇÕES. Político pagará para usar Twitter


A informação é do Estadão: "Como se não bastasse preencher um espaço obrigatório na televisão, o horário político eleitoral vai chegar ao Twitter. A empresa anunciou nesta quarta-feira que aceitará veicular tweets pagos de candidatos políticos, mirando principalmente as eleições presidenciais norte-americanas de 2012, na quantidade de propaganda que a disputa consegue produzir e na tendência de partidos e marketeiros gastarem cada vez mais dinheiro com campanhas em mídias sociais.

O primeiro anunciante confirmado é o republicano Mitt Romney, mas muitos outros devem ser confirmados nos próximos meses. O Twitter afirma que fará pequenas modificações no design dos pedidos por votos, para que eles não sejam confundidos com tweets comuns e nem sejam iguais aos Promoted Tweets, mensagens publicitárias de empresas inseridas obrigatoriamente na linha de atualizações.

A empresa afirmou que quando o usuário passar o cursor por cima da mensagem política será aberta uma janela pop-up dizendo quem pagou pelo anúncio. Outro diferença é que, por enquanto, eles não aparecerão nas buscas (ao contrário dos tweets de empresas). Políticos também poderão entrar nos programas ‘Promoted Account’ (Conta promovida), ganhando preferência no sistema de indicação de perfis, e em ‘Promoted Trends’ (Tendência promovida), aparecendo no topo da lista de tendências.

CHARGES. Quem é bom já nasce Clayton



FOTOS. Do álbum de astros descontraídos


Eles já se foram. Deixaram, entretanto, grandes marcas no Cinema e em flagrantes onde revelaram a descontração de ocasiões em que estavam nos sets ou se preparando para mais um dia de filmagem. Falo dos astros de sucesso que fotos pertencentes à famílias agora chegam aos fãs.

O mito James Dean revelando sua aura de adolescência rebelde

Randolph Scott e Cary Grant: de quem se falou dessa amizade


O descanso de Paul Newman entre filmagens
O desjejum do grande Marlon Brando antes das filmagens

A 'miss' Bette Davis e a pintura das unhas

A fantástica Audrey Hepburn e o batom

A pose com cigarro de Marcelo Mastroianni