Translate

sábado, 24 de setembro de 2011

JORNALISMO. Dicas para bons profissionais


1.A boa reportagem valoriza o fato e não quem o informa. Repórteres que aparecem mais do que a notícia acabam denunciando ignorância em relação às regras do verdadeiro Jornalismo.


2. Jornalista que usa adjetivos na matéria corre o risco de cair na esparrela de opinar, ainda que indiretamente sobre os fatos.  


3. Repórter que foge ao convencional da notícia, informando o “que, onde, como, quando e porquê”, e se transporta para o lado opinativo, na verdade está adentrando na atividade do âncora.  


4. Não existe boa reportagem sem bom texto. É verdade que uma imagem fala por mil palavras, mas um texto criativo atrai atenção. A repetição excessiva dos dados já informados na matéria, como quem procura encher lingüiça, denunciam a falta de conteúdo do repórter. Desinformação. 


5. Para que um profissional seja hábil na construção de um texto ao vivo, ele precisa ter leituras.  Não acreditamos em profissionais de Comunicação que não folheia, pelo menos, um jornal por dia.  


6. O trabalho de reportagem tem que ser limpo, objetivo, claro. Linguagem jornalística tem que ser absorvida pelo público em geral.

Todas são de autoria de Itzack Albrecht

Um comentário:

Anônimo disse...

Você deveria dar uma cópia dessas dicas para os repórteres do programa que você apresenta. Todos eles cometem esses elencados - e mais alguns - como erros no jornalismo...