Translate
quinta-feira, 11 de novembro de 2010
PRÊMIO. De novo, os meninos levam outro
Trilogia premiada de O Povo |
Do jeito que vai, daqui a pouco eles não vão ter tempo para trabalhar. Só festejando...
E o Diário do NE também levou o seu.
Germana Cabral, Cristina Pioner, Marília Camelo e Adriana Rodrigues venceram com a série de reportagem "Mãos que fazem história", a categoria Regional, Nordeste do Grande Prêmio Barbosa Lima Sobrinho, na 12ª edição do Prêmio Imprensa Embratel.
Haja celebração!
SBT. Silvio põe seu patrimônio à venda
A notícia está na Folha de SP: o empresário Silvio Santos deu como garantia praticamente todo o seu patrimônio empresarial, incluindo o SBT e o Baú da Felicidade, para obter R$ 2,5 bilhões do FGC (Fundo Garantidor de Crédito), um fundo privado gerido pelo conjunto de bancos.
Como é improvável que as 44 empresas do grupo gerem caixa suficiente para pagar a totalidade do empréstimo, o grupo terá de se desfazer de boa parte do patrimônio.
Na prática, todas as empresas estão à venda. O valor contábil (expresso nos livros) do grupo soma R$ 2,7 bilhões --o valor de mercado, expresso na Bolsa, seria maior, já que agrega o prêmio pela oportunidade de negócio. O primeiro que deverá ser passado adiante será o próprio PanAmericano, considerado o ativo mais líquido do grupo.
O SBT é a empresa mais difícil de ser vendida, por conta da legislação, e nem pode ser oferecida como garantia --que foi constituída de forma indireta. A legislação do setor não permite que concessões sejam dadas como garantia de empréstimos, mas o SBT poderia oferecer prédios e terrenos, que não são essenciais ao exercício da radiodifusão.
FOTOGRAFIA. Batalha da borracha em expô
A Bianca Fellipsen é quem anuncia a abertura dia 16 que vem da expô “Uma leitura da imagem estadonovista: Norte e Nordeste na batalha da borracha (1940-1945)”. A mostra vai acontecer no Museu do Ceará, com fotos inéditos sobre a presença dos imigrantes nordestinos, entre eles cearenses em meio aos esforços de extração da borracha para os países "aliados", especialmente os EUA, durante a 2ª Guerra Mundial.
Serviço:
“Uma leitura da imagem estadonovista: norte e nordeste na batalha da borracha (1940-1945)” - Exposição com curadoria de Liege Freitas
Local: Museu do Ceará (Rua São Paulo, 51, Centro).
Em cartaz a partir do dia 16 de novembro até a primeira semana de dezembro.
Entrada franca.
Informações: 85-3101-2609.
RELIGIÃO. Um canal para se falar do bem
Há dois dias, sempre que estou zapeando pela TV dou de cara no canal 15 da NET com essa figura gentilíssima do pastor Armando Bispo. Através do canal da Igreja Batista Central, ele coordena o trabalho da tenda Batista, localizada na BR-116 e onde aos domingos implementa encontros que dizem ser marcantes na vida dos jovens que ali comparecem. Pela sua pregação, o 15 se transforma num canal para se falar do bem.
Conheço o trabalho do pastor Armando Bispo, desde os tempos em que produzi o 'Na Boca do Povo', com a Maísa Vasconcelos. Nas ocasiões em que foi convidado por nós, ele dimensionou luz e mostrou ser possível pluralizar o cristianismo sem fanatismo, sem temor a conviver com o lado ecumênico de todas as questões.
quarta-feira, 10 de novembro de 2010
COMERCIAL. Correios sob investigação
Sabe aquele comercial dos Correios, onde o jogador de futebol de salão Falcão aparece cobrindo a nudez da jovem que ganhou um autógrafo dele para mandar a irmã gêmea? Pois está dando o maior bode lá pelas Minas Gerais.
Li no Blue Bus que o Ministério Público Federal de lá investiga irregularidades na participaçao de crianças no comercial. Nele, uma mulher tira a blusa na frente de menores, após receber um autógrafo do jogador - e diz que vai mandar para sua irmã gêmea O jogador rapidamente cobre a nudez com sua jaqueta, diante do protesto das crianças, que vao embora.
"E a reaçao da mulher, ao tirar a blusa, tinha sido absolutamente natural, nao insinuando ao menos nenhuma sensualidade! Mas no entendimento do procurador da República Fernando de Almeida Martins, a participaçao das crianças, além de "imprópria e inconveniente" (!) infringe a legislaçao brasileira, sobretudo o Estatuto da Criança e do Adolescente, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e até mesmo a Constituiçao
"O MPF vai investigar em que canais da televisao aberta e fechada o anúncio dos Correios foi veiculado, bem como em que horários e dias foi transmitido, para entao decidir sobre a responsabilizaçao das partes envolvidas" diz sua assessoria".
WEB. Como contar histórias sem palavras?
No Comunique-se de hoje, curioso artigo da Izabela Vasconcelos sobre o modo de contar histórias "sem palavras", considerado pelo editor do New York "o diferencial do jornalismo online".
Saiba MAIS.
JORNAIS. Os de oposição mostram sua cara
Esse destaque de primeira página é do Diário do Comercio/SP. Não será muito cedo para esse tipo de avaliação? A presidente ainda nem assumiu.
PRÊMIO. Demitri e Henrique somam mais um
Ô meninos danados (de bons!), esses Luiz Henrique Campos e Demitri Túlio. Eles venceram, de novo. Agora o Prêmio Allianz Seguros de Jornalismo com a série “Máfia do DPVAT”. Prova de qualidade de quem faz Jornalismo sério e de qualidade.
"Entre 300 reportagens inscritas no tema Seguros - categoria Linguagem Escrita, Mídia Impressa e On-line Nacional e Regional, o jornal O Povo bateu os finalistas da revista Época, Jornal da Tarde, Estado de Minas e Pequenas Empresas & Grandes Negócios.
Durante a cerimônia de premiação, ocorrida na noite de ontem em São Paulo, o repórter Luiz Henrique Campos, ao agradecer a premiação, lembrou uma frase de Demócrito Dummar, presidente do Grupo de Comunicação O POVO (1985-2008): “Demócrito brincava conosco dizendo que prêmios de jornalismos eram auditorias gratuitas de qualidade”. O Povo
terça-feira, 9 de novembro de 2010
SERVIÇO. Para localizar celular roubado
E se alguém rouba o seu celular. onde procurá-lo? Registrar o B.O. é importante, mas quase sempre não importa. Nunca ouvi falar de um policial que saísse atrás de cumprir um mandado de apreensão de um telefone para restituí-lo ao dono. Mas quem é internauta, pode localizar o aparelho via Internet.
'Prey' é um projeto 'open source' que tem como objetivo ajudá-lo a recuperar um telefone perdido ou roubado pelo seu software. O programa está disponível para várias plataformas (portátil Mac, Windows, Linux) e mais recentemente para o Android. Vamos ver como isso funciona:
1. Você perde sua
Alguém roubou enquanto estava assistindo àquele vídeo que você gosta do Justin Bieber em uma loja ou simplesmente "deixou" o top secret protótipo de celular com Android em um bar. Pode acontecer a qualquer um. Depois de se certificar que você não tem no seu bolso (dentro do casaco, quer), você pode ir para a etapa 2.
2. Envie um SMS com a palavra-chave
É muito simples. Do telefone de um amigo ou conhecido você envia um SMS para seu telefone. Deve envi>ar uma palavra específica que você tenha previamente definidos no aplicativo para o Android. O padrão é 'VAI PRESA'. Foi ativado para Prey.
Outro modo também é útil para ser ativado quando alguém muda o cartão SIM. Desta forma, não precisa enviar a mensagem, diretamente, como alguém que tenta colocar uma outra, bang SIM! Prey ativado
3. Olha o que está acontecendo a partir da web
'Presa' em sua conta que você fez anteriormente é liberado, você definiu um e-mail de contato. Você também permitiu os dados que você quer ser (muito importante). Uma vez que o modo de Rapina é ativada, você receberá relatórios de e-mail para o conteúdo especificado nestes módulos: por exemplo a posição dos móveis, a rede está ligado, endereço IP, se disponível, etc ...
4. Uma vez recuperado o telefone pode desativar esse modo de rapina da Web ou enviando um SMS.
Com texto do El androide libre
MEDO. Jornalista testemunha arrastão
E a avenida Beira Mar foi alvo de mais um arrastão. Testemunha ocular do fato, a jornalista Cinthia Medeiros conta como tudo aconteceu: "Nonato, dessa vez não foi ninguém que me contou. Eu estava lá! Oito e quinze da noite, calçadão da praia de Iracema, próximo ao Hotel Holiday Inn.
Gente fazendo cooper, crianças de patins, casais passeando. E veio o arrastão. O primeiro casal abordado (na verdade o primeiro que eu vi) era de idosos estrangeiros. A senhora, atordoada, ficou sem o cordão de ouro.
Menos de dois minutos depois, um coopista atacado. Um bando com cerca de 12 adolescentes agia e corria de volta para areia da praia, usando um arbusto para sair do alcance da vista de quem estava no calçadão.
Eu e o Xuxu fomos mirados e graças ao conselho de um rapaz que corria, corremos também. Parecia que nós éramos os bandidos. Lamentável.
Divido aqui com vc minha angústia. Parece que isso acontece constantemente. Dessa vez, presenciamos. Coisas do acaso, já que sempre caminho no sentido do mercado dos peixes, no final da Beira Mar. Como o calçadão tá ficando concorrido demais, resolvemos mudar o percurso em direção à Praia de Iracema.
A 150 metros do local do arrastão encontramos uma dupla de policiais e relatamos o que vimos. Eles (re)agiram sem nenhuma surpresa. Lamentável mais uma vez.
Beijo,
Cinthia Medeiros"
HUMOR. O estado de graça que é o Ceará
Terra da luz e do humor, o Ceará se constitui num celeiro de grandes humoristas. De Chico Anísio, passando por Didi e chegando a Tom Cavalcante, sem esquecer da turma que não foi (para o sudeste) e mostra sua cara a partir daqui. Pois alguns deles estão reunidos no show 'Ceará, um estado de Graça'.
O elenco é formado por nomes como Alex Nogueira, Ery Soares e Bené Barbosa (o Papudim), que estarão em cartaz no Teatro do Via Sul Shopping nos dias 13 e 14 de novembro, em sessões às 21h e 19h, respectivamente.
O espetáculo – que está viajando o País – é um projeto especial dos artistas e promete arrancar muitas gargalhadas do público. “Vamos resgatar a história do humor cearense e fazer homenagem aos grandes mestres que fizeram o Ceará ser reconhecido nacionalmente como a Terra do Humor”, destaca Alex Nogueira.
SERVIÇO:
“Ceará, um estado de graça”
Show de humor com Alex Nogueira, Ery Soares e Bené Barbosa (Papudim).
Local: Teatro do Via Sul Shopping – Av. Washington Soares, 4335, Sapiranga.
Dias: 13 e 14 de novembro (sábado e domingo)
Horário: 21h (dia 13) e 19h (dia 14).
Valor: Meia para todos a R$ 25,00 (inteira R$ 50,00)
Vendas na Bilheteria do Teatro (no 3º Piso, Praça de Alimentação).
Indicação: 12 anos
Gênero: Comédia
TV. Rede TV! do Ceará terá noticiário local
A coluna Outro Canal registra hoje que as afiliadas da Rede TV! em Pernambuco e Fortaleza ganharão noticiários locais, noturnos, em 2011. Promessa do diretor de jornalismo da emissora, Américo Martins.
Já era tempo.
CONSUMIDOR. Quem o respeita mais
Na véspera em que se celebrará os 20 anos do Direito do Consumidor, sai o resultado do prêmio "Empresas que mais respeitam consumidor". promovido pela consultoria Shopper Experience. Na categoria jornal, a Folha foi a empresa vitoriosa. E a Globo ganhou em relação à TV.
Foram analisados atributos como qualidade do atendimento (telefônico ou via e-mail), preocupação com o atendimento, qualidade do produto ou serviço e atuação socioambiental.
AS EMPRESAS QUE MAIS RESPEITAM OS CONSUMIDORES
CONSUMO
ALIMENTOS: Cosan Alimentos/União (77%)
REFRIGERANTES: Coca Cola (69%)
HIGIENE E LIMPEZA: Bombril (65%)
HIGIENE PESSOAL E PERFUMARIA: Johnson&Johnson (65%)
CERVEJA: Ambev (46%)
INDÚSTRIA
ARTIGOS ESPORTIVOS: Adidas (69%)
COMPUTADOR PESSOAL: Apple (67%)
CELULAR: Nokia (57%)
ELETROELETRÔNICOS: Sony (57%)
INDÚSTRIA FARMACÊUTICA: Medley (56%)
AUTOMÓVEIS: Honda (53%)
CALÇADOS: Vulcabrás/Azaléia (53%)
ELETRODOMÉSTICOS: Philips (49%)
VAREJO
FARMÁCIAS: Panvel Sul (61%)
FAST FOOD: McDonald´s (53%)
TÊXTIL / LOJAS DE ROUPAS: C&A (48%)
HIPERMERCADOS: Carrefour (41%)
ELETRODOMÉSTICOS E ELETROELETRÔNICOS: Casas Bahia (35%)
SERVIÇOS
PREVIDÊNCIA PRIVADA: Porto Seguro (52%)
CARTÃO DE CRÉDITO (BANDEIRA): VISA (51%)
REVISTAS: Editora Abril (50%)
JORNAIS: Folha de S. Paulo (47%)
SAÚDE (ASSISTÊNCIA MÉDICA): Amil (47%)
GÁS DE COZINHA: Ultragaz (45%)
POSTO DE COMBUSTÍVEL: Petrobras (45%)
ENERGIA ELÉTRICA: Cemig (44%)
EMISSORA DE TV: TV Globo (41%)
PROVEDOR DE INTERNET: Terra (41%)
BENEFÍCIO REFEIÇÃO: Ticket (40%)
GÁS ENCANADO: Comgás (36%)
COMPANHIAS AÉREAS: Gol (34%)
TELEFONIA MÓVEL: TIM (33%)
BANCOS: Bradesco (30%)
TV POR ASSINATURA: Sky (30%)
TELEFONIA FIXA: Embratel (26%)
SERVIÇOS FINANCEIROS / EMPRÉSTIMO PESSOAL: Banco IBI (19%)
SERVIÇOS PÚBLICOS: CPTM (18%)
JORNALISMO. Unesco lança hoje estudo
A Unesco lança hoje o estudo "Indicadores da Qualidade da Informação Jornalística", no qual sugere a autorregulação como o melhor meio para garantir a qualidade editorial dos veículos de comunicação (disponível no site www.unesco.org).
Com base em 275 questionários respondidos por profissionais de todo o país, os autores afirmam que há razoável consenso quanto à importância de existirem critérios de qualidade para avaliar o trabalho jornalístico.
De acordo com Guilherme Canela, coordenador de Comunicação e Informação da Unesco no Brasil, isso não passa pelo governo: "Cabe às empresas do setor definir os padrões de qualidade".Para Canela, "os indicadores apresentados podem servir como parâmetros para o atual debate sobre mídia".
(Folha de SP)
segunda-feira, 8 de novembro de 2010
MARKETING. Histórias de marcas famosas
1. O atual logotipo da Shell foi criado em 1971 pelo artista Raymond Loewy, que também é responsável por criar o desenho da garrafa da Coca-Cola e o logo da Lucky Strike.
2. A Pepsi foi a primeira a vender seu refrigerante em garrafas de dois litros e a oferecer ao consumidor uma versão diet da bebida.
3. A marca Maizena surgiu de maíz, palavra espanhola que significa milho e que por sua vez tem origem num idioma falado por indígenas do sul do México.
4. O Red Bull que tomamos é baseado numa bebida inventada na Tailândia, chamada de krating daeng (touro vermelho).
5. O Comandante Rolim, fundador da TAM, fez seu primeiro vôo solo tendo estudado apenas 9 horas.
6. O nome do cigarro Marlboro é uma referência à rua na qual ficava a sede da empresa em Londres, a Great Marlborough Street.
7. A Philips esteve envolvida diretamente nas invenções da fita K7, do CD e do DVD.
8. De onde vem o termo Nokia? Na verdade esse é o nome de um pequeno mamífero que habitava a região na qual passa o rio, uma espécie de marta.
9. E por que o sobrenome dos fundadores é Toyoda e da fábrica é Toyota? O termo foi mudado para que a pronúncia no exterior ficasse mais simples e fácil de lembrar.
10.Quando chegou ao Brasil, o Volkswagen ainda levava esse nome. Acontece que a palavra volkswagen não é fácil de falar na nossa língua. Então logo arranjaram um apelido Volks (folks, na pronúncia em alemão), que acabaria transformando-se em fusca.
Fonte: João José Werzbitzki. JJ
ENEM. Justiça do CE suspende o concurso
A Justiça Federal do Ceará acatou nesta segunda-feira pedido de liminar do Ministério Público Federal e determinou a suspensão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010.
A juíza Carla de Almeida Miranda Maia, da 7ª Vara Federal, aceitou o argumento apresentado pelo MPF de que o erro da impressão em parte das provas causou prejuízo aos estudantes que realizaram a avaliação no sábado.
Ele criticou ainda a intenção do Ministério da Educação (MEC) de realizar novo exame apenas a parte dos alunos.
"A disponibilização do requerimento àqueles estudantes prejudicados pela prova correspondente ao caderno amarelo e a intenção de realizar novas provas para os que reclamarem administrativamente não resolve o problema”, diz a juíza. “Novas provas poriam em desigualdade todos os candidatos remanescentes.”
Em nota, o procurador da República Oscar Costa Filho também criticou a ideia de nova prova.
“O fato do Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) ter aventado realizar provas separadas para o mesmo concurso, apenas confirma o total desconhecimento dos princípios que informam os concursos públicos, entre os quais a igualdade”, diz.
Da Veja.com, via Noblat
NOMES. Sérgio Ponte vai pagar aposta a Cid
Ilustração sobre charge de Clayton
Sérgio Ponte [Toque Esportivo, POVO-CBN] pagará o que diz ser resultado de uma aposta feita com Cid Gomes, com relação a sucessão governamental no Ceará.Em conversa com Cid, por ocasião da entrega de convite para a festa 'Personalidades do Ano' de 2009, ele acabou tocando no assunto sucessão. Na ocasião, Sérgio disse estar convicto de que uma das chapas à sucessão de Cid seria composta por Luizianne Lins, ao que o governador não concordava e garantia que isso não aconteceria. Os dois resolveram apostar. Quem perdesse pagaria um bom uísque, faturado agora pelo governador.
Hoje pela manhã, Sérgio Ponte lembrava-se de que precisava cumprir a promessa.
MICHAEL JACKSON. Um disco caça níquel?
E caiu na rede o single do álbum póstumo de Michael Jackson. "Breaking News", foi disponibilizada esta manhã e já causou rebuliço na rede.
É que os fãs do rei do pop consideram que o CD seja mais uma armação para produtores e família (Jackson) ganharem dinheiro. As críticas negativas são tanss que levou o produtor Teddy Riley a reagir de forma agressiva e grosseira.
"Isso é para todo mundo que está apontando o dedo... Vocês me perguntaram, então vou dar minha resposta. Quem não acreditar em mim que se f... Eu fui chamado para esse projeto pela Sony, e a família [Jackson] aprovou. Essas músicas foram criadas pelo [produtor Eddie] Cascio", escreveu ele.
Show. Paul McCartney na TV ao vivo
Boa notícia para quem não pode ir a Porto Alegre e nem vai poder estar em SP para ver Paul McCartney cantar. O canal pago Multishow anunciou que transmitirá a primeira apresentação do músico no Morumbi, no dia 21, a partir das 23h15m.
Ontem, além do repertório recheiado de 'hits' dos bons tempos do quarteto de Liverpool, o show de Paul McCartney no Beira Rio, de Porto Alegre, ganhou o público pelo correto português pronunciado pelo artista antes de algumas músicas.
Pouca gente sabia, na verdade, é que mr. McCartney estava lendo com ajuda de um teleprompter instalado no chão: "Esta música é para minha gatinha Linda [sua ex-mulher, já morta]. Mas dedico a todos os namorados aqui". E tascou a balada "My Love".
Delírio geral.
domingo, 7 de novembro de 2010
Web. Para transformar imagens em texto
Atendendo a pedido da doutora Celina Corte Pinheiro e outros leitores interessados, aqui vai a dica para quem deseja saber como transformar uma foto em texto: basta acessar o ANTENA PARANÓICA e seguir as instruções.
Natal. Recebo a 1ª mensagem de boas festas
E vem do meu irmão e amigo João Figueiredo, professor da UFC, a primeira mensagem de boas festas e votos de continuar selando a nossa amizade em 2011. Um abrao também a vc, meu caro amigo.
Racismo. Site estimula ódio entre brasileiros
Elogiar uma xenófoba como Mayara Petruso que pediu que se matem os nordestnos. Ironizar os que acreditam em Deus. Ser a favor de quem maltrata animais. Difundir idéias neo-nazistas. Esse parece ser o combustível do site Soberanos da Revolução, foco de matéria da revista Época, esta semana.
Num texto sobre o episódio Mayara, por exemplo, o site diz que "Ressalto que a SDR não tem nehuma aversão a nordestinos", mas logo em seguida se contradiz e ofende os nordestinos: "Gostaríamos de parabenizar a Mayara, não por ela ter agredido essa corja, mas sim por ter aflorado seu subconsciente".
Povo. Titulação segue o esquema dos blogs
Alô meu caro Emílio Moreno, você viu o novo Povo? Muito sugestivas as mudanças introduzidas no 'lay-out' do "jornal das multidões", inclusive porque elas se filiam à corrente trabalhada na titulação dos blogueiros. E, claro, no Brasil você foi o introdutor dessa sistemática, ao qual me filiei - não sem antes identificar o pai da idéia.
Isso é um bom sinal. De que você no seu Liberdade Digital faz escola e que, depois de implantado pelo no GENTE DE MÍDIA, já tem até jornal adotando a prática que facilita ao leitor eleger o assunto que lhe interessa.
1. Onde vi mais informação sobre o Teleton, a exceção dos sites do SBT e o oficial da promoção, foi na coluna entretenimento do CNews. Curioso, né? No portal Jang quase não li nada.
2. Quem está bem e se recuperando de um acidente vascular cerebral é o ex-editor César Augusto, Cezinha 'o bom'. Aposentado, Cesar passa o tempo dedicado à família lá no conjunto Jereissati.
3. Falar em recuperação, soube que o jornalista Mário Costa, da TV Diário, andou dando susto aos seus companheiros. Internado, segundo Maísa Vasconcelos, com indícios de leptospirose, já saiu da pior fase. Boas vibrações.
4. O 'Primeiro Plano', da Jangadeiro, que o Chagas Vieira apresenta, está sendo exibido aos sábados. Ontem, com a realização do Teleton, o programa foi começar na madrugada do domingo.
5. No programa 'Sua Manhã', da TV Diário, Maísa Vasconcelos discute amanhã sobre quem já teve cartão do banco clonado.
6. Vida de jormalista é mesmo de surpresas. Lauriberto Braga, de O Estado, é aproveitado aos domingos para dar plantão na cozinha - "fazer o de comer da meninada e o meu é claro".
TV. 'Bora Viajar?!', Fuga à mesmice geral
Domingo para congratular-se com a edição do 'Bora Viajar?!', da TV Cidade. Desde sua primeira versão, nota-se o esforço da produção do programa no sentido de coletar junto aos bancos de imagens, cenas que se adeqüem ao excelente texto do Patriolino Neto.
A viagem pela latina América tem revelado um excelente material que contribui para sair da mesmice da programação dominical televisiva.
sábado, 6 de novembro de 2010
Blog. Quase mil acessos diários ao nosso
Dois 'posts' sobre comportamento - e todos ligados à questão do preconceito - foram os mais acessados pelos internautas no GENTE DE MÍDIA, esta semana. Muito embora, 'Teleton' e 'Logotipos' ainda liderem o ranking dos mais vistos nas estatísticas, com 107 e 99 visualizaçõers respectivamente, o caso da paulista xenófoba e da funcionária da TV Cidade sobre jornalistas cearenses, dispararam entre os internautas.
Google, Portal Vídeos e o Twitter são de onde se originaram os maiores acessos, com uma média de 968 visualizações por dia (números da sexta, dia 5) e que, até este momento, registram 806.
Rádio. Exame de vista para quem usa tubão
Narrador de futebol precisa visitar o seu oculista, pelo menos, uma vez no ano. Essa seria a frase de uma bela campanha em favor daqueles que trabalham em rádio mas que usam a TV para a transmissão dos jogos de futebol.
Pouca gente sabe que, hoje em dia, o futebol transmitido pela maioria das emissoras é via tubão. Sabe como é? O locutor fica no estúdio da rádio. Liga o canal de TV paga e narra os lances a partir do que vê na transmissão televisiva. Por vezes surgem coisas incríveis, como a que ocorreu hoje numa das emissoras de Fortaleza, transmitindo Grêmio x Ceará.
O jogo em Porto Alegre; o locutor, aqui em Fortaleza. Ele narrou a cobrança de uma falta perigosa e titubeou quanto ao nome do cobrador. Ficou perguntando no ar, quem iria bater. Sem resposta - será que tinha alguém lá em Porto Alegre? -, contentou-se em dizer apenas para o ouvinte "não sei quem bateu, mas já foi batido". E pronto.
Outra constatação: quem se der ao esforço de assistir o jogo pela TV e ligar o som do rádio, pode até se decepcionar. É recorrente o caso de narradores que confundem nomes de jogadores - e aqui falo dos times locais -, deixando à vista a nítida impressão de que estão precisando urgentemente de uma visitinha ao oculista.
A perguntinha que eu faço: por que não falar a verdade, dizer que estão narrando a partir do que vêem na tv? Omitir esse dado, soa como falso. E pode despertar em algum ouvinte mais atento, uma ida ao Procon a fim de constituir uma ação por indiscutível propaganda enganosa.
Editorial. Será que isso seria o que é?
Já imaginou uma emissora de TV ou rádio sacrificar um de seus produtos em favor de um outro conteúdo, só porque este seria pago? Sabemos que na mídia isso é possível; mas custa crer, repito, que a direção pensante de uma [ boa e séria ] emissora possa quebrar a rotina semanal de um programa para colocar um outro que fuja completamente aos padrões do horário.
Sempre que eu ouço ou vejo qualquer veículo, alterar a sua grade programacional para atender primeiro ao lado comercial em detrimento da sua audiência, sinto que ele despreza o seu público.Mostra completo desinteresse pelo pensa/saber dele a opinião.
Por isso, eu estranho quando uma empresa de TV ou rádio sacrifique um de seus produtos em favor de um programa só porque é pago. Ah! a desculpa é que o patrocinador elegeu o dito horário por ser o de maior audiência. Pior ainda. O mínimo que cabeças pensantes da empresa poderiam fazer era negociar em defesa de sua filosofia e de suas regras de trabalho. E não se dobrar ao tilintar da primeira moeda patrocinadora.
Marketing. A Coca e a promoção do Natal
A Coca Cola inicia hoje em todo o mundo, via televisão, a exibição do seu comercial para o Natal 2010.
Aliás, em vários postos de combustíveis de Fortaleza já se pode 'ganhar', via compra do produto família, a garrafinha original da Coca com a figura de Papai Noel no interior. É o brinde de fim-de-ano projetado pelo marketing da companhia.
TV. Deram as contas do Fernando Vanucci
Colunista de esportes do 'RedeTV! News' e titular do 'Bola na rede', que vai ao ar de madrugada e no fim de semana, o apresentador Fernando Vanucci não aparecerá mais no telejornal noturno. A determinaçao foi da direçao da emissora, irritada depois que ele apareceu para gravar mais de uma vez "alterado".
Nota da Patricia Kogut hoje no Globo
sexta-feira, 5 de novembro de 2010
Mineiros. O calendário de uma notícia
O mundo da informação é ágil. Um fato que hoje chame a atenção do público, ganhe manchetes, ocupe o espaço dos noticiários, domine a audiência, logo logo se esvai com o tempo. É que outros fatos se sucedem e o calendário de uma notícia muda rapidamente de folhinha, altera o foco, some de vista.
Adorei o que propôs o blog 'El Espiritu de los cinicos' quando se referiu ao fato dos mineiros do Chile que dominaram o olhar do mundo inteiro. Mas a exemplo de todo acontecimento que chama a atenção, com o passar o tempo logo logo vai sendo esquecido. E as imagens criadas para traduzir cada mês depois do acontecimento, refletem uma realidade que se passa com tudo que a mídia explora em favor da informação.
Veja as imagens dos meses que seguirão ao de outubro, quando tudo aconteceu e de cada quadro aí embaixo conte o prazo de um mês. Pouco a pouco, o heroismo chileno vai saindo de foco, sumindo, sumindo...
Castelão. É dos penetras que ele lota mais
O jornal O Povo traz matéria interessante sobre os penetras durante os jogos do Ceará no Castelão. O Bruno Balacó em sua 'Porteira aberta' diz que dos 51.219 espectadores do jogo CE x FLA, 7.048 assistiram o jogo sem pagar nenhum ingresso.
No programa de rádio 'Toque Esportivo', Sérgio Ponte foi mais longe: relacionou que em tres jogos [ Cor: 7.048; SP: 5.667; FLA: 5.156 ], o Castelão abriu a 'porteira' para 17.871 caroneiros, que se fossem cobrados ingressos renderia uns R$ 268.065,00.
E um ouvinte da Povo-CBN mais atento chegou ao ponto de totalizar que em todos os jogos do Ceará, na primeira divisão, foram 41.784 torcedores que foram ao estádio de graça.
É muita gente fazendo uso do bem-bom, embora se saiba que a lei lhes dá esse direito.
Oktober em novembro, abril em setembro
Segunda feira num barzinho do Dragão do Mar, reunião para se traçar planos da Oktoberfest que será realizada em Guaramiranga.
Perguntar não ofende: no Ceará, a Oktoberfest é em novembro?
Nada demais se lembrarmos que, por aqui, já tivemos o Salão de Abril em setembro.
E o Teatro Móvel que nunca saía ali da 13 de Maio. Até falir.
Jornais. JBEl deixa de ter caderno de cultura
Leio que a partir desta sexta-feira (05), o jornal Brasil Econômico, da Ejesa (Empresa Jornalística Econômico S.A.), deixa de circular com o caderno de Cultura, que acompanha a publicação desde o seu lançamento, em outubro de 2009.
O motivo alegado para o encerramento do caderno é o redirecionamento dos investimentos, que passam a ser empregados na área de economia e negócios do veículo. Por conta da movimentação, sete profissionais se desligaram da empresa. O caderno de cultura do jornal começou a circular com 32 páginas, mas com o tempo foi reduzido a 24 páginas.
O Brasil Econômico já passou por outras readequações desde o seu lançamento, como o encerramento da circulação aos sábados. Depois de comprar os veículos do grupo carioca O Dia neste ano - trazendo os títulos Meia Hora e O Campeão para São Paulo - a Ejesa estuda lançar jornais em outros estados.
O boato mais recente é o de que abriria, em novembro deste ano, um novo título no Rio de Janeiro. Outra possibilidade, já comentada pela empresa, é o lançamento de um jornal em Brasília, que acompanharia os desdobramentos do governo do País.
quinta-feira, 4 de novembro de 2010
Quem informa o quê, onde, quando e a quem
O rádio é mesmo incrível. Há cerca de duas semanas, comentei com a professora Adísia Sá em nosso programa da Povo-CBN, o caso da proibição feita pelo Conselho Nacional de Educação de um livro do grande Monteiro Lobato.
Agora há pouco, o Jornal Nacional reportou-se sobre o assunto mostrando a posição de educadores em todo o País à censura. Que bom é que o conselho federal vai rever a medida considerada absurda.
Mas o que eu gostaria de comentar mesmo é a agilidade com que a informação no rádio chega. Sem querer fazer elogio de boca própria - que não é do meu feitio, nem tem o merecido crédito -, mas esse exemplo mostra a certeza de que os profissionais que fazem a imprensa cearense - no caso aqui, rádio de Fortaleza -, zelam por uma informação atualizada, contextualizada (como deve ao caso do livro de Lobato), além de dar um posicionamento crítico.
Se é rádio, plagiando um velho comercial, é bom.
Assinar:
Postagens (Atom)