Translate

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Jornais. Leitor reclama tratamento diferenciado


Leitor Marcos Aurélio Mendes de Lima, residente em Fortaleza, manda-me e-mail cobrando citação do blog para o fato de que a imprensa trata as pessoas de forma diferenciada. Cita o caso da fraude envolvendo figuras importantes da política cearense, inclusive uma pessoa ligada ao governador do Estado e outra do ex-secretário Marcos Cals, e que é alvo de apuração pela Polícia Federal.

"Ao abrir os jornais, deparei-me com o registro desse caso na primeira página, mas lá numa pontinha bem escondidinha. O que pergunto: por que a imprensa não destaca bem esses crimes de corrupção, para abrir o olho do cidadão comum em relação a esse tipo de gente? Estou cansado de ver gente fina ser tratada de uma forma, enquanto se fosse com algum pobre, pé rapado, joão ninguém, abrir-se-ia manchetes enormes. Nonato, eu acho esse tipo de tratamento preconceituoso. Além do mais, eu acho esse fato mais importante do que esse da greve."

Marcos, em parte sua crítica procede; contudo, vendo as edições online dos dois jornais cearenses, percebe-se que o assunto foi tratado de forma correta nas devidas editorias. Quanto ao destaque de primeira página ser dado à greve, você há de convir que, neste momento, esse é o assunto que mais chama a atenção do cidadão comum de Fortaleza, convivendo com o caos para se transportar diariamente. E o final da greve, no meu modo de entender, é a grande chamada.

No mais, dizer que diante de fatos envolvendo grandes figuras, muitas vezes há jornais que simplesmente nem citam nada.


Blogs. Até que ponto o futuro é previsível?



É possível se prever o futuro? Há quem responda afirmativamente a essa indagação. Outros, acham que de maneira nenhuma se pode prever o que está para acontecer. Uma terceira corrente põe dúvidas, muito embora considere que na vida tudo é possível.

Quem faz uso da Numerologia acha que é fácil adentrar no mistério do que ainda está por vir e com isso antecipar as respostas. É o que o ANTENA PARANÓICA compilou do blog do José Mesquita.

Acreditando ou não, vale a pena a leitura.

Blogs. Até que ponto o futuro é previsível?

.


SP. O polo cultural que a Paulista exibe


Durante o dia, o coração financeiro de São Paulo bate em ritmo acelarado na Paulista. A famosa avenida, onde se concentra o conglomerado econômico da cidade, muda o ritmo quando a noite chega. Pelas suas largas calçadas transita a humana energia de quem faz desta metrópole o centro mais importante do País e,  em mutas delas, casais ocupam mesas dos restaurantes e bistrôs que se espalham ao longo de todo o seu trajeto.

Em meio a empresas de marcas famosas, sobressaem-se os nichos literários que as grandes livrarias oferecem a sua animada clientela. Em meio a títulos e autores nas mais diversas línguas, jovens preenchem os cyber cafés e regam conversas à base de capuccino, vinho e cervejota.

No número 901 da avenida, eu e Regina adentramos a FNAC ( de Fédération Nationale d’Achats des Cadres ) e damos um paradinha no Fran´s Café. Por aqui, é possível se assistir o projeto 'Encontros'.

Nas noites de quarta tem o pocket-show com as vozes de Vander Lee e Marcelo Quintanilha, além da diversidade de livros e os últimos lançamentos em termos de Informática. Depois de um 'Beyruth' e uma mistura quente de chocolate para afastar o frio, andar pela Paulista e curtir o sereno da cidade, quase à meia noite, é sentir-se um pouco da nordestinidade que aqui se ambienta.

Rolling Stones. Roqueiros também vão à praia


A Rolling Stones mais recente traz uma coleção de 24 fotografias de roqueiros famosos em momentos na praia. De Elvis Presley, como surfista improvisado, a Beatles em descontraída manhã de sol, vale a pena dá checada no site www.rollingstone.com/music/photos.


quarta-feira, 23 de junho de 2010

Audiência. Band cresce com futebol da Copa


É incrível a audiência da Band por aqui. Por onde eu passo, televisores estão ligados na emissora. E não é apenas uma avaliação minha não; o IBOPE informa que nesses dias de Copa do Mundo, a emissora que mais ganhou audiência na grande São Paulo foi a Band.

A média/dia de audiência da emissora cresceu 47% do dia 11 (começo da Copa) ao dia 21. A Globo cresceu 17,9 %, pulando de 16,6 pontos para 19,5 pontos no Ibope.

A Record foi a que mais perdeu com a Copa - a média/dia caiu 5,2%. O levantamento mostra que os canais que nao transmitem o mundial perderam mais público na faixa matutina.

A Record perdeu 20% de ibope das 07:00 ao meio-dia, e a Globo cresceu 46% no horário. Mesmo sem o mundial, o SBT cresceu 2,6% em ibope na média/dia.

Informação de Keila Jimenez no Estadão/VIA: Blue Bus

Publicidade. Censura aos comerciais de cerveja


Fora de campo, mas bem no centro das transmissões da Copa, trava-se uma disputa entre marcas de cerveja. Os comerciais de duas delas estão proibidos. O da Kaiser, estrelado por Romário, e o da Skol que faz referências aos argentinos. Foram suspensos pelo CONAR-Conselho de Autoregulamentação Publicitária.

No comercial da Kaiser, Romário comenta sobre a seleção. Fala sobre Dunga, seu companheiro na Copa de 1994. Romário defende o técnico. Ao terminar seus comentários, porém, diz que o único defeito dele é a cerveja que escolheu. "A alfinetada faz uma alusão clara à Brahma, patrocinadora oficial da seleção brasileira para a qual o técnico do Brasil já fez diversas campanhas", lembrou bem Bárbara Sacchitiello, da Meio&Mensagem.



A Skol também é alvo de denúncias no Conar. Consumidores reclamam da maneira como os 'hermanos' são retratados nos comerciais. Num, os argentinos tentam imitar o modo de torcer dos brasileiros. No outro, o das latinhas falantes - "os argentinos sofrem ao ouvir a embalagem de alumínio gritar "Pentacampeão", um grito da torcida brasileira e, no final, serem chamados de ‘maricón' pela própria latinha".

Ontem, o Ministério Público Federal de Minas Gerais também entrou na questão, enviando uma recomendação a Ambev que pedia a suspensão do filme.



Aqui entre nós: eu adooorei esse comercial.

(Com informação do M&M)

Humor. Pérolas de Tutty, doses de inteligência

do blog de Tutty Vasques

Clique no texto para ler melhor

SP. Forró para matar o verme da saudade


Nesta época do ano, nordestino que reside aqui na capital paulista mata o verme da saudade de casa indo aos festejos juninos. E eles são muitos por aqui. O maior aconteceu no último fim-de-semana, onde teve quem pagasse ingresso a R$ 120 reais.

O "São João em São Paulo" é considerado o melhor da cidade mais nordestina do Brasil. O Ceará esteve representado, mas eu não posso dizer muita coisa pois estava fora da capital.

É uma espécie de Fortal-caipira com shows de cantores e bandas, quadrilhas, comidas e bebidas típicas e um espaço para que os estados demonstrassem o que há de melhor em sua cultura.

Entre as atrações Elba Ramalho, Alceu Valença, Falamansa, Genival Lacerda e outros que, sinceramente, fogem ao contexto desse tipo de festejo mas que, no mercado de consumo, parecem valer ouro: Chiclete com Banana, Parangolé, Banda Calypso e Zezé di Camargo e Luciano(!).

Pelo visto, não tinha nenhuma banda das que se dizem de forró aí da região. O que, possivelmente, não deve ter feito nenhuma falta.

Jornal. Como fazer click num texto impresso?


Ainda não é possível. E só tem uma explicação para o que se vê na foto: ou alguém copiou o link da rede e esqueceu de limpar o 'click here' ou então o hábito de escrever no computador, levou o redator a achar que também no jornal impresso podia usar esse recurso. E aí faltou a figura importante do revisor.

Fonte: NEATORAMA, via Blue Bus

Maradona. O + fotografado e filmado da Copa



Maradona faz por onde acontecer. Como técnico, a maioria dos argentinos não tinha confiança em seu desempenho. Mas pelo serviço que a equipe tem mostrado, a Argentina vai bem das pernas e de bola também. Isso, acaba se refletindo em favor do ex-jogador que já é a figura mais fotografada e filmada desta copa. Ao contrário de dirigentes como o da Coréia do Norte, temendo voltar ao país e ser recebido a 'pedradas'.

Por aqui, a gente só espera é que no caminho de Maradona, o Brasil seja a pedra de que falava o poeta.
Foto: Olé
FALANDO NISSO

Rádio. A única sereia a encantar Paulo Oliveira



Pelo que conheço do Paulo Oliveira, ele não deve ter tido descanso desde que seu nome foi anunciado pelo senador Tasso para compor com Marcos Cals a chapa do PSDB ao governo nas próximas eleições. Irreverente e brincalhão ao microfone, Paulo é pisciano; mede muito cada passo que vai dar. Interesse político, ele o tem; mas, inteligente, não é de embarcar em qualquer marola que possa levar seu barco a pique.

Ao tomar conhecimento pelo portal Verdes Mares de sua desistência - anunciada em primeira mão ao jornalista Tom Barros, uma espécie de guru do próprio radialista -, já se sabia que, dificilmente, Paulo consegue viver longe do microfone. Ele é um 'workaholic', aqueles indivíduos que adoram trabalhar. Pelo que sei, nunca tirou férias no atual emprego.

A família, evidentemente, deve ter pesado na decisão. A figura da esposa exerce uma grande influência na vida desse profissional que, há mais de 20 anos, atua num dos horários de maior audiência do rádio e o faz com a mesma vitalidade de quando começou na Dragão do Mar.

Se a presença de seu nome na chapa com o ex-secretário de Justiça seria capaz de repetir o fenômeno de audiência que ele tem na vida profissonal, só o tempo seria capaz de responder. Mas diante do candidato Cid Gomes, o partido ao qual Paulo é filiado (o PSDB), teria que fazer um esforço hercúleo para superar a distância que o outro competidor já registra na corrida ao palácio Iracema.

Essa desistência, provavelmente, será escarnecida por alguns integrantes do seu partido e que viam no nome do radialista a possibilidade de deixar o limbo a que se vê exposto desde os tempos de FHC. Na verdade, Paulo age com a sabedoria de quem mede consequências e que, neste momento, só se deixa levar mesmo é pelo canto da sereia do logo da empresa à qual está bem vinculado.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Festivais. Eles voltaram e o Ceará é o canto



A moda dos festivais marcou muito a MPB. Fizeram época. Mas há quem ainda tente ressuscita-los. O Ceará é o canto para o 'Canta Ceará', festival de música que será lançado na próxima quinta-feira, aí em Fortaleza, no Marina Park.

Realizado pelo Instituto Solaris, o evento tem como objetivo estimular e valorizar a produção musical e artística do Estado, revelando assim novos talentos, e evidenciando novas bandas do cenário da música cearense.

As inscrições vão de 24 junho a 20 julho, para bandas de pop, MPB, reggae, rock e música regional. Uma comissão vai selecionar as músicas, que terá como critérios de avaliação o arranjo, a harmonia e a inovação. O resultado das bandas selecionadas será divulgado a partir do dia 01 de agosto no site do evento (www.cantaceara.com.br) e pela imprensa local.

Musical. Vou ao Teatro Abril assistir 'Cats'


Meu próximo compromisso cultural é no Teatro Abril da Brigadeiro Luis Antonio, 411. Em mãos, os ingressos para assistir ao musical 'Cats', um dos maiores sucessos de bilheteria da capital paulista.

Montagem com versão em português, teve que atender a todos os requisitos da original passando pelo crivo dos produtores norte-americanos a fim de garantir a qualidade.

Aqui, a promoção para pessoas de terceira idade, meia. E quando se compra dois ingressos, ganha-se um outro. Vamos eu, Regina e uma amiga.

Não sejam indelicados perguntando-me quem dos três já pega fila de atendimento especial.

NOTAS SOLTAS


1. E recebo ligação da Tina Holanda (Super Clube AM) para me contar que a greve de ônibus ainda não terminou e já enche a paciência do fortalezense.


2. No Twitter, Dalviane Pires (assessora do Dragão do Mar) retuíta surpresa de tuiteira com relação à greve.


3. E tomo conhecimento de que Paulo Oliveira foi indicado para vice na chapa do ex-secretário de Justiça Marcos Cals.


4. Gaída Valim se diz encantada e super feliz com as novas audiências.


5. Albanisa Lúcia, que além de editar bons livros é curtidora do Twitter, está na noite desta terça se deliciando com o Observatório de Imprensa. O porquê:

SP. O inverno chegou e o céu mudou de cor


E o céu que amanheceu azul, de repente acinzentou-se no meio do dia. A chuva fina - garoa paulista - mudou meus planos na tarde da cidade. Fazer o Q.

SP. Opções para melhorar a mobilidade urbana


Ao circular pela cidade de São Paulo noto interessantes intervenções da Prefeitura no sentido de minimizar problemas de tráfego. As rotatórias em esquinas de grande tráfego - em algumas, só o desenho no asfalto -, priorizam o acesso aos veículos que circulam pelas vias de maior fluxo.

Um outro ponto que nos chama a atenção são as calçadas que absorvem chuva, permitindo a retenção de toda água no solo. O projeto está em fase de adaptação em algunas vias, utilizando-se de peças de concreto intertravado com espaço maior entre elas.

Outra coisa interessante é a reserva de vagas para idosos em estacionamentos públicos e privados. Desde abril vigora essa iniciativa, obrigando a esses espaços reservar 5% do total de vagas para os veículos dirigidos por idosos ou que os conduzam.

As vagas devem ser localizadas em locais que garantam a comodidade dos ocupantes dos veículos, perto das entradas de edifícios, elevadores e de passagens de pedestres.

TV. Nivaldo Prieto mostra competência na Copa

..
Muito bom o trabalho de Nivaldo Prieto nesta Copa do Mundo da África do Sul. Aliás, ele é o plantonista da emissora. Dia e noite, noite e dia. E faz com competência a ponto de se perdoar até o equívoco quando, na abertura do jogo entre Uruguai e México, pluralizou capitão como capitões.

Errar é...

Urbanismo. A cidade onde se alugam ruas

.
Olha que ideia curiosa: São Paulo está alugando ruas. A prefeitura promove a revitalização de logradouros - aquela troca de pisos nas calçadas como acontece em Fortaleza nas ruas beneficiadas pelo Transfor - enquanto as associações de moradores andam à cata de patrocinadores a fim de cobrir as despesas com eventos e manutenção. Em ocasiões como essa da Copa ou no Carnaval e Natal, alguém precisa bancar a ornamentação. E é aí que entram esses "benditos comerciais".

O projeto já existe na rua Avanhandava, segundo leio na revista da Folha. Lá, o grupo empresarial Santander patrocina um bom trecho. É bom que se diga que é ele concentra seis de suas lojas. Pois agora, o luxuoso bairro Itaim Bibi busca quem patrocine a área onde se concentram grandes restaurantes. Já estão disputando as vagas a Porto Seguro, Audi e HSBC.

A ideia é concentrar cinco bons patrocinadores que permitam a associação arrecadar em torno de R$ 50 mil mensais, o que dá por ano cerca de R$ 2 milhões. Esse dinheiro é para ornamentação em datas temáticas e a cobertura com despesas de manutenção dos logradouros do bairro.

Em contrapartida, os patrocinadores têm direito a ações de marketing que vão desde o transporte de clientes em vans, estacionamentos gratuitos, além da exposição de seus produtos como se propõe a Audi, já que o bairro tem o perfil de cliente que interessa a empresa.

Agora você deve estar se perguntando, até onde a Prefeitura permite esse tipo de ação que favorece a grupos privados. Pois bem, todo projeto tem que respeitar as leis e precisa ser aprovado pela Comissão de Proteção à Paisagem Urbana, responsável pela fiscalização do código de posturas.

Embora considere que isso retira do executivo a responsabilidade que tem em devolver benefícios pelo que já pagamos em impostos, mas dentro da lógica de mercado - e em SP, isso funciona -, uma mão lava a outra. E as duas, pelo jeito, tiram o que há de melhor proveito.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

TV. Maria Lydia, a senhora que dita a notícia



Descubro uma surpresa ( e boa ] na programação televisiva de São Paulo: o 'Jornal da Gazeta' tem uma apresentadora que foge completamente aos padrões convencionais do telejornalismo brasileiro. Ela é Maria Lydia.

Uma jornalista da terceira idade, que aos 66 anos chama atenção mais por sua leitura bastante pontuada, fazendo questão de pronunciar bem as palavras, acentuando com pausas os seus comentários. Ela ancora com muita propriedade o jornal e em suas intervenções dos fatos prevalece o bom senso do jornalismo opinativo.

Para quem está acostumado a ver apresentadoras carregando mais para o lado estético do que para o conteúdo, é uma surpresa e tanto.

E MAIS


"Maria Lydia Flandoli é jornalista formada pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, além de graduada em Serviço Social e pós-graduada em Psicologia da Educação pela PUC. Comentarista de notícias no Jornal da Manhã da Rádio Jovem Pan, na TV Record foi também comentarista do Jornal Record em Notícias, além de editora e entrevistadora. Ainda na emissora, atuou como âncora e editora do Defenda-se, primeiro programa de defesa do consumidor em televisão, e do Conversa com Você, primeiro jornalístico em FM, na Rádio Record. Ficou dez anos à frente do Em Questão e desde o dia 7 de janeiro de 2002 atua como âncora do Jornal da Gazeta."

Projeto Me Enerva. Mais para ABC do que CQC


A turma do CQC faz o maior escarcéu em cima do erro dos outros. Eles gozam, principalmente, com a cara de políticos que ignoram os projetos que subscrevem e tiram o maior sarro com os equívocos dos participantes do CQ-Teste. Mas como nem tudo no mundo é perfeito, na condução desse veículo de humor das segundas, a turma do 'Custe o Que Custar' também tem lá suas derrapagens.

Marco Luque, o mais fraco dos integrantes da bancada, quando escreve no Twitter é um 'deus-nos-acuda'. Comete falhas incríveis. Assassina o vernáculo a tres por quatro. Isso explicaria porque é aproveitado tão pouco nas suas intervenções ao lado de Marcelo Tas e o Rafa.

Copa 2010. O evento mais popular da Internet



O Mundial de Futebol da África do Sul 2010 já é o evento mais popular na história da Internet. Pelo menos é o que se depreende do número de menções, sites e cobertura que se dedica ao torneio. Já superou a vitória dde Obama, como presidente dos EUA.

Para se ter uma ideia da magnitude do evento, o site da FIFA recebe tantas visitas quanto as das páginas do Facebook. E sabe-se que o Facebook superou recentemente o Google numa cifra astronômica.

No Twitter, há picos de até 3.000 'tweets' por segundo durante as partidas - e olha que estamos apenas na primeira rodada dos jogos. Imagine até o final.

FALANDO NISSO


Olha só a que ponto chegou a 'campanha' Cala a Boca Galvão, criada via Twitter por internautas descontentes com o narrador da Globo, e que levou a mídia norte-americana a explicar o que significava a frase. Preste atenção que se utilizaram até de cenas do filme 'Chico Xavier' na edição da matéria.




The Globe conta sobre o episódio

Copa 2010. De fora, Pelé é quem mais lucra



Coluna Giba Um

TV. SBT corta novela para apressar o final


Não deu audiência, corta! Essa parece ser a palavra de ordem do empresário Silvio Santos em relação aos projetos nos quais sua emissora investe muito dinheiro e não dão o retorno esperado. Está acontecendo agora com a novela 'Uma Rosa com Amor'. O SBT cortou 51 capítulos da história.

O que se comenta aqui em São Paulo é de o 'remake' de Vicente Sesso era para ter 196 capítulos. Com a redução imposta pelo Señor Abravanel, terminará dia 14 de agosto, completando apenas 145 episódios.

Com isso, quem já está trabalhando no próxinmo folhetim é Íris Abravanel, mulher de Silvio Santos. Ela escreve "Corações Feridos". Estreia em outubro. O que ocupará o horário vago pela novela, só Deus e Silvio Santos sabem.

(Com informações de Alberto Pereira Jr)

Jornalismo. 'O Povo' faz história. E a reescreve


Um jornal é o espelho do seu tempo. Já se falava-se assim, quando não havia imagem mais significativa para compará-lo. Hoje, essa noção é muito mais ampla. Um jornal é tudo. Muito embora ainda existam os que se dedicam a reportar apenas o cotidiano, há outros que, além desse 'habitueé', refletem a História no seu sentido mais amplo. Revisitam o passado, reconstroem fatos que, à época, ficaram meio duvidosos em seu entendimento, ao mesmo tempo que saltam para o futuro e fazem o diagnóstico do que o hoje pode atrair amanhã, a partir das atitudes humanas. O Povo faz tudo isso.

Esse 'especial' sobre Inquisição, da edição de 19 de junho da publicação cearense, é a resposta de um órgão de imprensa que valoriza o conteúdo a partir de um olhar muito mais abrangente do que focar o dia-a-dia, opinar sobre as demandas comuns de todo mundo.

O levantamento histórico de Demitri Túlio e sua equipe recompõe a verdadeira estratégia dos pensadores do passado gutemberguiano de situarem a imprensa como um centro difusor do pensamento humano, capaz tanto de absorver o relato do hoje, como transpor essas fronteiras do tempo e iluminar as mentes em relação a fatos que não foram devidamente esclarecidos.

É notável o trabalho de texto, a pesquisa de dados, o trabalho ilustrativo, a diagramação, mostrando um relato dos mais importantes para se compreender os fatos que mudaram vidas, a partir de uma visão deturpada de um sistema religioso. Pela informalidade de sua narrativa, podemos acessar informações que, muitas vezes, a História oficial negligenciou.

Esse registro que fazemos aqui é, nada mais nada menos, o reconhecimento pela excelência do trabalho da redação da Aguanambi e um abraço de saudação a todos aqueles que, de uma forma ou de outra, contribuíram para nos dar um documento dos mais importantes da História. Até porque, do regional de seu enfoque é possível compreender-se a abrangência universal que deve ter sido esse momento equivocado da Igreja e suas consequências. Do ponto de vista histórico, O Povo se alteia aos grandes órgãos de imprensa do mundo. E só nos deixa envaidecidos.

domingo, 20 de junho de 2010

Internet. Chefe pode ler e-mail de empregado?


Sabia dessa: os chefes podem ler os SMS e os e-mails de seus empregados. Bem, mas é preciso primeiro ver a notícia na íntegra pra se inteirar de tudo, tudinho. Está no ANTENA PARANÓICA.

Teatro. Mais de 60 títulos na ribalta paulista


Depois do jogo do Brasil, uma boa alternativa para quem não caiu na folia da torcida, é pegar um programinha cultural. Teatro, por exemplo. Aliás, São Paulo oferece mais de 60 títulos entre dramas, comédias e musicais. Estou louco pra ver a montagem de 'Cats', do Andrew Lloyd Webber. Já soube que o ingresso precisa ser comprado com muita antecedência.
Foto: Nonato Albuquerque

Uma das muitas boas salas de Teatro da capital é essa do SESC na Pompeia


Uma coisa que me chama a atenção por aqui é que mesmo em locais de concentração de trabalhadores, como no Teatro SESC da Pompeia, a gente encontra pessoas indo ao Teatro. E não falo de peças com atores globais, quase sempre 'caça-níqueis'.

Um bom exemplo é a peça "Rebu", com elenco jovem e desconhecido que faz sucesso em SP e ganha quatro estrelas na cotação da VejaSP deste domingo.

Artes Plásticas. O NE em expô na Pompéia

Imagens: Nonato Albuquerque


O Nordeste é atração na exposição de artes plásticas do SESC-Pompeia, onde estivemos na manhã deste domingo. Trata-se da mostra 'Arte/Tripé', focalizando trabalhos do alagoano Delson Uchoa e dos pernambucanos José Paulo e Juliana Notari. Eles refletem a escrita nas artes plásticas.






Propaganda. O 'strip-tease' da Fiat está na TV




Removido do YouTube, por violação dos termos de uso, o comercial da Fiat, onde um casal aparece fazendo um 'strip-tease' na frente do novo Palio, continua sendo exibido na TV. Acabei de assisti-lo ainda há pouco no intervalo de Nova Zelândia e Itália. Interessante é que ele só me deixou uma impressão.

A de que para se comprar um carro hoje em dia você tem que perder até a roupa do corpo.

Galvão. Mais famoso que a própria jabulani




Se a gente levar em conta o 'estouro' de citações no Twitter da expressão 'Cala a Boca Galvão', a palavra 'Galvao' (assim mesmo) já ultrapassou até mesmo o número de vezes de citações da famosa jabulani, a bola da Copa.

E isso acabou rendendo ao narrador da Globo, citações na imprensa internacional. Do El Pais na Espanha até o Los Angeles Times. Agora ganhou capa da Veja.

É o caso de se dizer: tem ca(**)da [uma] que dá certo.