Translate

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Jornais. Leitor reclama tratamento diferenciado


Leitor Marcos Aurélio Mendes de Lima, residente em Fortaleza, manda-me e-mail cobrando citação do blog para o fato de que a imprensa trata as pessoas de forma diferenciada. Cita o caso da fraude envolvendo figuras importantes da política cearense, inclusive uma pessoa ligada ao governador do Estado e outra do ex-secretário Marcos Cals, e que é alvo de apuração pela Polícia Federal.

"Ao abrir os jornais, deparei-me com o registro desse caso na primeira página, mas lá numa pontinha bem escondidinha. O que pergunto: por que a imprensa não destaca bem esses crimes de corrupção, para abrir o olho do cidadão comum em relação a esse tipo de gente? Estou cansado de ver gente fina ser tratada de uma forma, enquanto se fosse com algum pobre, pé rapado, joão ninguém, abrir-se-ia manchetes enormes. Nonato, eu acho esse tipo de tratamento preconceituoso. Além do mais, eu acho esse fato mais importante do que esse da greve."

Marcos, em parte sua crítica procede; contudo, vendo as edições online dos dois jornais cearenses, percebe-se que o assunto foi tratado de forma correta nas devidas editorias. Quanto ao destaque de primeira página ser dado à greve, você há de convir que, neste momento, esse é o assunto que mais chama a atenção do cidadão comum de Fortaleza, convivendo com o caos para se transportar diariamente. E o final da greve, no meu modo de entender, é a grande chamada.

No mais, dizer que diante de fatos envolvendo grandes figuras, muitas vezes há jornais que simplesmente nem citam nada.


2 comentários:

André Fialho disse...

Pô, Nonato, bicho, tremenda falta de respeito desses jornais! Outro ponto importante que é semelhante a isto que cê apontou, cara, foi o destaque do "taradão do Ciops", que depois de passar trocentos trotes pornográficos pra lá, foi preso.

N'O Povo, por exemplo, vemos uma foto-pôster do pedreiro (só faltou o pessoal fazer uma edição photoshopada!), além de um bocado de dados: nome completo, bairro, idade, profissão... até o fato dele "estar 'no osso', isto é, sem cueca" foi mencionado!

Queria ver esse mesmo destaque pelo jornal àquela quadrilha de playboys que roubava carros e notebooks... não havia nem um jogo da Forca com o apelido de algum dos envolvidos haha

André Fialho disse...

(E cá entre nós, Nonato, inclusive a Katiuzia apelou adoidado nessa história entre uma matéria e outra (era quase o Forteviron do Rota 22!), me parecendo alguém um pouco além da soma de Victor Valim e Edson Lima com voz de Natália Nara. Por favor, Nonato, volta logo!)


Abraço.