Translate

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Jornalismo. 'O Povo' faz história. E a reescreve


Um jornal é o espelho do seu tempo. Já se falava-se assim, quando não havia imagem mais significativa para compará-lo. Hoje, essa noção é muito mais ampla. Um jornal é tudo. Muito embora ainda existam os que se dedicam a reportar apenas o cotidiano, há outros que, além desse 'habitueé', refletem a História no seu sentido mais amplo. Revisitam o passado, reconstroem fatos que, à época, ficaram meio duvidosos em seu entendimento, ao mesmo tempo que saltam para o futuro e fazem o diagnóstico do que o hoje pode atrair amanhã, a partir das atitudes humanas. O Povo faz tudo isso.

Esse 'especial' sobre Inquisição, da edição de 19 de junho da publicação cearense, é a resposta de um órgão de imprensa que valoriza o conteúdo a partir de um olhar muito mais abrangente do que focar o dia-a-dia, opinar sobre as demandas comuns de todo mundo.

O levantamento histórico de Demitri Túlio e sua equipe recompõe a verdadeira estratégia dos pensadores do passado gutemberguiano de situarem a imprensa como um centro difusor do pensamento humano, capaz tanto de absorver o relato do hoje, como transpor essas fronteiras do tempo e iluminar as mentes em relação a fatos que não foram devidamente esclarecidos.

É notável o trabalho de texto, a pesquisa de dados, o trabalho ilustrativo, a diagramação, mostrando um relato dos mais importantes para se compreender os fatos que mudaram vidas, a partir de uma visão deturpada de um sistema religioso. Pela informalidade de sua narrativa, podemos acessar informações que, muitas vezes, a História oficial negligenciou.

Esse registro que fazemos aqui é, nada mais nada menos, o reconhecimento pela excelência do trabalho da redação da Aguanambi e um abraço de saudação a todos aqueles que, de uma forma ou de outra, contribuíram para nos dar um documento dos mais importantes da História. Até porque, do regional de seu enfoque é possível compreender-se a abrangência universal que deve ter sido esse momento equivocado da Igreja e suas consequências. Do ponto de vista histórico, O Povo se alteia aos grandes órgãos de imprensa do mundo. E só nos deixa envaidecidos.

Nenhum comentário: