Translate

terça-feira, 13 de setembro de 2011

INTERNET. Novos domínios para a rede


A Folha de SP traz informação que já demos aqui há algum tempo. A de que os endereços da internet conhecidos de praticamente todos os usuários da rede -".com", ".org" ou ".net"- estão prestes a se diversificar.

A partir de janeiro de 2012, as empresas poderão aposentar o tradicional padrão e escolher termos com que se identifiquem, como "www.iphone.apple" ou "www.hamburger.mcdonalds".

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

SEGURANÇA. Sobral na mídia internacional



Sobral, a conhecida 'princesa do norte cearense', ganhou destaque na mídia internaconal recentemente por conta do bizarro caso dos gansos que cuidam dos presos de uma delegacia. O registro foi feito pelo site 20 Minutos, da Espanha, com direito a comentários mais curiosos dos leitores.



"Pois na cadeia de Sobral (Brasil), um par de gansos foi colocado para que grasnem se virem algum movimento estranho.
Na prisão há 255 presos (218 homens e 37 mulheres), muito embora tenha sido concebida para albergar 153 pessoas. A isso, some-se dois agentes por turno e as medidas eletrônicas de segurança que foram instaladas na inauguração passaram seis meses sem funcionar.

Talvez imagines que a prisão seja antiga, mas não. Foi inaugurada em fevereiro de 2010, mas quase já dobrou o número da população carcerária prevista.


Por isso decidiram que uma ajuda de gansos não seria mal e fizeram experiência com dois deles, que vivem a ciscar pela prisão e a grasnar ao menor movimento. Por que gansos? Wellington Correia, diretor da cadeia e pai da ideia, explica: “Um ganso se adapta a qualquer ambiente e sempre faz ruído quando há um movimento estranho”.

LIVROS. Memórias sagradas de Flávio Paiva


Os livros têm uma capacidade incrível de dimensionar a alma humana. Claro, dependendo de quem os escreve e sobre quem eles falam. Pois quando bem escritos e que mergulham nas raízes de um ser, revelam o quanto elas nutrem a seiva da Vida. É aí que se tornam mais importantes. Como o "Toinzinho e Socorro - Uma Intensa e Fervorosa Flor", que o jornalista, músico, escritor e humano ser Flávio Paiva construiu e lançou no último sábado.

O autor viajou a época anterior ao seu nascimento, recompilando de memória a história dos seus pais, feita de encontros e parcerias, dignificada pelos exemplos de toda a família marcada pela simplicidade e bonomia. É uma projeção em flashbacks não apenas de uma biografia mas uma compilação da cultura de um geração e de uma região nos Inhamuns.

Como Flávio busca a perfeição em tudo que faz, nesse novo lançamento amplia esse conceito de qualificar sua obra na dimensão do seu próprio universo. E a gente se encanta lendo. Magnifique-se também.
FALANDO NISSO

Flávio escreveu em comentários: "Nonato, caro, que comentário lindo esse seu... obrigado. O lançamento aconteceu em um largo que acolhe a pequena estação de trem (que é citada no livro), onde funciona a Casa da Memória e a Estação Leitura, da ONG História Viva, em Independência. Noite de lua, noite de encantamento... Abraço fraterno. Até já. Flávio Paiva.

TV. CQC hoje no horário do Jornal Nacional


O "CQC" vai ao ar hoje em seu horário dos sonhos. Ou seria do pesadelo? Por conta do "Miss Universo" na Band, a atração começa hoje duas horas mais cedo, às 20h20, e bate de frente com o "Jornal Nacional" (Globo).

Pretensões à parte, o "CQC" de hoje terá uma edição especial, com o desafio de elevar a audiência da Band na faixa, que é de 1 ponto. Cada ponto equivale a 58 mil domicílios na Grande SP.

A trupe da atração também espera que a experiência chame a atenção da Band para uma possível migração do "CQC" para mais cedo.

Da coluna Outro Canal

MARKETING. Nova campanha da Ypióca


Que ator venderia melhor uma marca de cachaça? Para os marqueteiros da aguardente Ypióca o eleito foi Murilo Rosa. O ator global, chamado de garota-propaganda em matéria do Diário, é o nome que a empresa cearense foi buscar para lançar sua nova campanha de marketing. "Escolhemos o ator por ele demonstrar ser um autêntico brasileiro", reitera Cynthia Serretti, gerente de marketing da empresa.

A campanha, que terá como foco exclusivamente o Ceará, é desenvolvida pela Bolero Comunicação, em parceria com a Meida Contacts e vai durar seis meses, envolvendo TV, rádio, outdoor e redes sociais.


domingo, 11 de setembro de 2011

MERCADO. Consumidor da Pepsi levou Coca


Pode ser Pepsi? Não, acabou.


Pode ser Pepsi? "Não", foi a resposta que consumidores receberam neste fim de semana ao tentar aproveitar uma promoção que prometia refrigerantes da marca em dobro. Programado para suprir a demanda do sábado e do domingo, o estoque – que permitiria que clientes levassem para casa até 24 unidades pagando apenas metade – durou apenas algumas horas em várias cidades onde ocorreu a oferta. Varejistas foram obrigados a improvisar e chegaram a substituir o refrigerante por Coca-Cola para acalmar consumidores que se sentiram lesados.

O Grupo Pão de Açúcar publicou anúncios na TV e em jornais de grande circulação pedindo desculpas diante da repercussão negativa do episódio. De acordo com Wilson Barquilla, diretor comercial do grupo, foi um caso de "subdimensionamento da demanda". Para ele, a Ambev – responsável pelo engarrafamento e distribuição das bebidas Pepsi no País - subestimou o efeito cascata que uma promoção "leve dois, pague um" costuma ter.

No sábado, diante da falta de produtos, Barquilla negociou uma solução de emergência com a Ambev: passou a atrelar a promoção a qualquer refrigerante deles. Assim, guaraná e sodas também entraram na oferta da qual não faziam parte. Mesmo assim, em alguns casos, a demanda ainda superou a oferta. Por isso, em algumas lojas, o Grupo Pão de Açúcar chegou a garantir a promoção substituindo Pepsi por sua principal rival, a Coca-Cola.

FONTE

YOU TUBE. Reflexão sobre o 11 de setembro




O YouTube e o New York Times resolveram lembrar os 10 anos do 11 de setembro com uma página reunindo reflexões e memórias de como as pessoas viram a tragédia das Torres Gêmeas. Muitos enviaram vídeos com depoimentos interessantes que você acessa AQUI.


sábado, 10 de setembro de 2011

11 DE SETEMBRO. A profecia se cumpriu?



A quarenta e cinco graus o céu queimará,
O fogo se aproximará da grande cidade nova:
Num instante a grande chama se espalhará,
Quando os do norte fizerem a experiência.
(Nostradamus, Centúria VI-97)

INTERNET. Brasileiro faz mais uso de e-mail


De que forma o brasileiro usa mais a Internet? Enviando e-mails. Em segundo lugar, lendo notícias. Em terceiro, o acesso a sites de buscas e midias sociais. É o que revela pesquisa da GfK.

A pesquisa foi realizada em nove regiões metropolitanas (Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Belém) e três capitais (Brasília, Goiânia e Manaus). Quase a metade dos entrevistados (44%) apontou a troca de e-mails com familiares ou amigos como o principal uso da web. Entre as mulheres, esse índice chega a 51%, contra 38% dos homens.

LIVROS. Para quem trabalha e atua na tevê


Um livro para quem cursa Comunicação Social e para quem já atua no meio, a chance de fazer o download do livro do Válter Bonasio, "Televisão - Manual de Produção e Direção". É uma promoção da Escola de Televisão e Arte Eletrônica de SP. Clique AQUI para ler o livro online.

COMERCIAL. Ele tem voz fina e pulsos fortes


Você já viu o mais novo comercial naquela linha dos artistas que pagam mico? É o do Anderson Silva, o campeão mundial de MMA (Mixed Marcial Arts). Ele aparece dublando a canção "Loving you", de Minniie Ripperton.

Anderson, cê sabe, tem uma voz que não combina de jeito nenhum com aquele porte físico dele e nem com seus pulsos..É fina. Ainda hoje eu falava disso com o meu amigo, o humorista Bruno Motta. Pois foi esse ítem curioso da figura do lutador que levou a produtora RBA Cinema a convidá-lo a ser o garoto-propaganda do novo comercial do Mr. Burg, anunciando o sanduíche MegaBK..

O conceito é explicado após a apresentação do sanduíche, pelo mote: “Tão assustador que você afina”.




OUTROS MICOS


NOVELA. Fina estampa; edição, nem tanto


Parece que foi aberta a temporada de caça aos erros da novela da Globo, 'Fina Estampa'. Teve o caso do acidente do carro . Agora, a atriz Ângela Vieira. No capítulo de quarta, enquanto se passava pela rica mãe de Antenor (Caio Castro), foi flagrada com um dos pés descalço.

Ela disse à coluna Zapping, de SP, que a direção da novela da Globo deveria ser questionada pela falha. Em agosto, ela torceu o pé e tem evitado ficar muito tempo com salto alto. Na edição, a imagem escapou, e a Globo busca o responsável..

Mas o que chama mesmo a atenção na novela é o rosto sem nenhuma expressão do ator Caio Castro. Feliz, triste e até desacordado (depois do acidente) ele não muda expressão nenhuma. É um ator pouco convincente. 

JORNALISMO. A lei dos "5Ws" na notícia


Quem é jornalista ou estudante de Comunicação aprende logo nos primeiros anos do curso a trabalhar o conteúdo da notícia dentro daquela regra tradicional do 'lead': o quê, quem, quando, onde, por que.

Se você perceber bem, essa regrinha foi adaptada da conhecida lei dos “5Ws”: who (quem), what (que), when (quando), where (onde) e why (por que).

11/09/01. Onde você estava há dez anos?


Resposta AQUI na página do Estadão

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

ESTRELA. Deborah Secco é a mulher do ano


A atriz Deborah Secco, de 31 anos, foi eleita pela revista "Alfa" como a mulher do ano. Na edição de aniversário da publicação, Deborah aparece morena e abre seu coração: "Queria fazer uma doente terminal, emagrecer bastante, raspar a cabeça, esse tipo de coisa. Gostaria de buscar o desespero"

TWITTER. O microblog ganha mais anúncios


As propagandas -que terão de respeitar os 140 caracteres- vão aparecer até se o usuário não seguir as empresas promovidas. Até agora, o Twitter só exibia mensagens de anunciantes que o tuiteiro seguisse. A expansão representa uma investida para aumentar a receita.
(Folha de SP)

TV. Presidenta Dilma vai ao 'Fantástico'


Aliás, o título não está correto. Ao invés de a presidenta vai ao Fantástico, foi o programa que foi ao Planalto. Segundo a Folha de SP, "a presidente Dilma Rousseff voltou a afirmar que o governo será firme em combater malfeitos, mas que sua prioridade é o combate à miséria. Por mais de duas horas, ela gravou entrevista ontem para o "Fantástico", da Rede Globo.

Por volta das 9h, Dilma recebeu a equipe, comandada por Patrícia Poeta, no Alvorada. Ela só mostrou a área pública do palácio. A mãe, a filha e o neto de Dilma não participam da entrevista. A presidente foi questionada sobre a rotina, hábitos e como é viver no palácio projetado por Oscar Niemeyer.

NOMES. A morte do humorista Marcos Plonka


Um enfarto matou na noite desta quinta o ator Marcos Plonka, o Samuel Blaustein da Escolinha do Professor Raimundo. Ele tinha 73 anos de idade. E trabalhou em rádio. Além disso chegou a gravar no antigo selo Farroupilha, um disco em ídiche com Tzena Tzena.



Marcos Plonka nasceu em 26 de setembro de 1939, em São Paulo, capital, no bairro de Tatuapé. É de família judia. Seus pais são da Polônia e vieram para o Brasil, logo antes da segunda Guerra Mundial. Aqui foram ser comerciantes e passaram a ser chamados de “turco da prestação”, nome genérico que na época se dava a todos os mascates, a todo vendedor de “porta a porta”. Marcos Plonka, mesmo no tempo da escola, só pensava em fazer rádio, em ser locutor. Tentou, fez teste, mas não conseguiu. O que conseguiu foi um papel no “Teatro da Juventude”, de Tatiana Belinky e Julio Gouveia. 

Plonka começou na Televisão Tupi. Com ele estava, desde o começo, o amigo e “quase irmão” Elias Gleiser. Suas famílias vieram juntas da Polônia. Do “Teatro da Juventude”, Plonka passou a participar de todos os tele-teatros da casa. Participou de vários “TVs de Vanguarda”, fazendo papéis sérios. Mas se deu melhor nos “TVs de Comédia”, de Geraldo Vietri. Com ele fez inúmeros trabalhos, tanto na televisão quanto no cinema. 

Passou a fazer parte de seu elenco e Vietri tinha ciúme de sua turma. Zangava-se mesmo, quando algum deles participava de outros programas. Mas Plonka, embora adorasse Vietri, trabalhou também muito com Wanda Kosmo, e colaborou na direção do “Grande Teatro Tupi”, sempre na TV Tupi. Fez também muitas novelas, entre as quais: “Nino o italianinho” com muito sucesso. 

O humor, porém, estava no sangue de Plonka e ele acabou cedendo e participando apenas de comédias. Da Tupi, das dublagens, dos filmes e dos teatros, por fim a Globo apareceu em sua vida, já quando era um ator experiente. Nessa grande emissora para a qual foi, quando a Tupi foi à falência, Marcos Plonka participou de programas de grande sucesso, como “Planeta dos Homens” , “Balança, mas não cai” , “Os Trapalhões” , ‘Chico Anizio Show”, “Chico City” , “Escolinha do Professor Raimundo”. Nesse programa consagrou o personagem judeu Samuel Blaustein, com alguns bordões conhecidos e repetidos por todo o Brasil, como: “Fazemos qualquer negócio” . 

A coisa pegou tanto que Plonka montou um show com o mesmo nome, que apresentou por toda a parte, teatros, convenções, etc. Filmes também Plonka fez muitos, quase sempre ligado a Geraldo Vietri, em verdade, seu grande amigo e incentivador. Por outro lado, porém, Plonka sempre teve atividades paralelas. Não ficou apenas sendo ator. Foi empresário em várias áreas.

CINEMA. Um site para ver filmes antigos


Já tinha feito o 'post' anterior, quando leio no blog da Rosana Hermann a dica sobre o Cinema Cultura para o internauta fazer 'download' de filmes cult e antigos. E o que é melhor: de graça. Sem fins lucrativos.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

CINEMA. Pela web novo modo de ver filmes


Novidade para quem curte cinema pela Internet. Falo da NetFlix, que ao preço de R$ 14,99 oferece uma pá de filmes famosos (clássicos, inclusive) durante um mês.



TECNO. Vem aí capacete com visor 3D


O mundo tecnológico da realidade virtual anda na maior expectativa para o lançamento em novembro (dia 11) no mercado japonês do HMZ-Tique, um 'capacete' com vistor 3S que simula tela de 750 polegadas. Como anuncia o Gamehall "ele, literalmente, coloca o usuário dentro da imagem exibida".

Deixa eu pegar informação que a UOL trouxe: "Dotado de um visor 3D, o novo acessório da Sony - também chamado de Head Mounted Display Personal 3D Viewer -, promete colocar o usuário 'dentro' das imagens. As lentes simulam uma tela gigantesca de 750 polegadas a uma distância de 20 metros e simulação de som surround em canais 5.1.

Anunciado em 2010, o design do HMZ - T1 mudou consideravelmente até então, ganhando formas ligeiramente maiores do que o conceito original. O que não mudou foi a sua configuração de reprodução das imagens, transmitidas em um par de lentes OLED com resolução de 1280x720. O "óculos" ainda inclui saídas e entradas HDMI, que permitem ao usuário transferir a imagem transmitida no headset para a TV. Tanta inovação, no entanto, custa caro e o novo gadget não chega às lojas nipônicas por menos de 60 mil ienes, o equivalente a US$ 790. Ainda não há previsão de lançamento do HMZ - T1 fora do arquipélago".

ESPORTES. Homenagem a Tom Barros


Tom Barros vai ser homenageado na inauguração oficial do Estádio Presidente Vargas. Ele dará o ponta-pé inicial da partida entre os masters de Brasil e Argentina, que acontecerá dia 17 próximo.

A ideia partiu da própria prefeita Luizianne Lins, conhecedora da íntima ligação que o bom radialista tem com o velho PV. Ele é morador da Gentilândia, bairro onde se localiza o estádio, além de ter vivido um tempo de peladas no PV quando ainda era meninote. 

Homenagem mais do que nunca merecida.

CALENDÁRIO. Quem muda de idade hoje


E aí, você já viu um carro com 3 portas?


Deixa eu responder ao comercial da Hinduai: já, já vi um carro com três portas. A Kombi.

FILME. Quem era mesmo o melhor Beatle?


A resposta depende de cada indivíduo. Uns acham John, outro Paul, mas o cineasta Martin Scorcese garante que era George Harrison. Tanto que fez um documentário sobre o mais espiritualizado dos integrantes da banda que transformou o mundo: O filme chama-se "George Harrison: Living in the Material World", que você pode ver o 'trailer' aí abaixo.

IMPRENSA. Governador defende liberdade

Dá coluna de Cláudio Humberto: Marimbondos bêbados

O governador Eduardo Campos (PE) saiu em defesa da liberdade de imprensa. Acumulou pontos com Dilma, sua admiradora, que não quer mexer nessa casa de marimbondos futucada pelo porralouca Rui Falcão, presidente do PT, por ordem de Lula e José Dirceu.

TV. A Povo tira produtor da TV Jangadeiro


Quem desembarca próxima semana na TV O Povo é o produtor Lúcio Uchoa. Ele presta amanhã seu último dia de trabalho na TV Jangadeiro, onde coordenou equipe do Gente na TV! Lúcio foi contratado pela emissora do grupo do Dummar Neto e vai reforçar a produção de uma revista eletrônica da emissora. É um grande carater e uma pessoa transparente. Verdadeira.

REDETV. Faturamento bom e dívida muita


O caro mestre Tertuliano Siqueira tem toda razão quando levanta a questão da dívida que a RedeTV tem para com os empregados da extinta Rede Manchete. "Albuquerque, o diretor comercial da redetv!, Marcelo Carvalho, informou que a emissora bateu recorde de faturamento. Com essa grana toda, poderia pagar as indenizações trabalhistas de dezenas de profissionais que trabalharam na retransmissora de Fortaleza".

É, Tertuliano, nem mesmo os que foram contratados para dar uma mexida na programação local da RedeTV aqui em Fortaleza estão confiando que a emissora vá em frente. Depois que o Luiz Esteves retornou ao seu lugar na Verdes Mares, fala-se que outro jornalista - o Leal - que era da Jangadeiro anda louco querendo voltar para casa.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

TV. ESPN proibe tuitar notícias exclusivas


Imagine o jornalista Eliomar de Lima antecipar no Twitter, uma informação que vai ser dada na edição de O Povo. Se ele fosse funcionário da ESPN estaria proibido. Poderia correr o risco de ser despedido. Pelo menos é o que consta das mudanças da empresa de TV norte-americana que mudou suas políticas internas sobre uso de rede sociais. Lá, os jornalistas estão expressamente proibidos de revelar qualquer informação em suas contas pessoais. Primeiro na plataforma da empresa.

A medida pode ser vista como o primeiro indício de mudanças no uso do Twitter e do Facebook pelas empresas de informação e que podem logo logo ser estendidas a outras empresas. Olha o que diz o comunicado da TV: "Notícias devem ser valorizadas para a TV. Uma vez informada às plataformas da ESPN, a notícia pode (e deve) ser distribuída no Twitter e outros serviços sociais". 

O documento, no modelo de um decálogo, é destinado a âncoras, comentaristas, jornalistas, escritores e todos aqueles que tiverem uma informação e tentar repassar primeiro para a sua conta pessoal nas redes sociais.

A advertência vai mais longe: “a violação dessas diretrizes poderia dar lugar a uma série de consequências, inmcluindo a suspensão ou demissão".

BLOGS. Para quem defende meio ambiente


Estou adicionando entre os blogados do GENTE DE MÍDIA, o EcoLaboratório Ambiental, um site interessantíssimo sobre meio ambiente. Não é preciso dizer muita coisa não; o melhor, é verificar 'in loco'. Clique AQUI

IMAGEM. Tão grande que não coube na foto


RÁDIO. Dos tempos de Matos Dourado


Um ouvinte de rádio ligou hoje pela manhã para lamentar que as emissoras de rádio AM não transmitam mais o desfile cívico-militar do 7 de Setembro. Foi-se o tempo em que as estações de rádio se uniam em rede e utilizavam-se da voz do radialista Matos Dourado para narrar a parada.

Também é preciso dizer que são outros tempos. Hoje, existem emissoras de TV (em canais fechados), como a NBR que está transmitindo neste momento.

ESPORTES. A novela da venda de Neymar



Médium que realizou a cirurgia espiritual em Gianecchini explica a operação

POR ANNY RIBEIRO
Reynaldo Gianecchini foi buscar no espiritismo o auxílio para a cura de seu câncer linfático. O médium João Berbel, do Instituto Medicina do Além, de Franca (interior de São Paulo), que também operou o pai do ator, realizou a cirurgia espiritual durante uma visita a Giane ainda no Hospital Sírio-Libanês, em SP.

“Sabemos que este é um dos tipos de câncer que mais agride o corpo humano e é raro. A cirurgia espiritual entra como um complemento ao tratamento da medicina convencional”, explica o espírita.

Segundo ele, operar um câncer espiritualmente é mais fácil do que tratar de uma gripe. “A cirurgia espiritual é feita para curar as enfermidades. Espiritualmente é mais fácil curar um câncer que um resfriado. E este mistério ainda desafia a medicina”, completa Berbel, que atende em seu instituto cerca de 5 mil pessoas por semana.

Leia AQUI a matéria completa de O Dia 

JORNAIS. O 'pum' que virou manchete

PÁTRIA. O teste de força das redes sociais


Você vai à parada do 7 de Setembro? Com que cara? A pergunta tem tudo a ver. É que usuários do Twitter e do Facebook anunciaram manifestações em estados para marcar o dia da Pátria. São grupos apartidários que organizaram manifestações contra corrupção.

Mais de 130 mil pessoas confirmaram presença pelo Facebook. "Pelo tamanho da mobilização na internet, as passeatas serão um teste importante para a capacidade de mobilização política via redes sociais", cita reportagem da Folha de SP.

O grupo Anonymous, criado por hackers, sugere que os manifestantes usem a máscara popularizada pelo filme "V de Vingança", de 2006.


Já os atos organizados pelo Movimento dos Caras Pintadas propõem reeditar a mobilização que pediu o impeachment do então presidente Fernando Collor, no início dos anos 90, e que serviu de inspiração para o grupo.

INDEPEDÊNCIA e morte aos corruptos


PLACAS. Preparação para a Copa de 2014


CIDADES. Ameaçadas de serem destruídas


Quando você ouve a notícia de que uma cidade está sendo devastada pela quarta vez por uma inundação ou que uma aldeita ao pé de algum vulcão acaba de sofrer de novo soterramento sob lava, há uma chance de 100 por cento de que alguém na sala vá perguntar: “Por que aquelas pessoas não saem de lá?”. 

O ANTENA PARANÓICA replica matéria do Cracked.com que lista as cinco grandes cidades que vivem a ameaça de serem destruídas. 

terça-feira, 6 de setembro de 2011

CURIOSIDADE. O curriculum vitae de DaVinci


Antes de ser famoso, antes de pintar a Mona Lisa e A Última Ceia, antes de inventar o helicóptero e bem antes de desesenhar a imagem mais famosa do homem, antes de conseguir tudo isso, Leonardo da Vinci foi artífice, um armeiro, um 'expert' fabricante de coisas que fazem BOOM.

E como todo desempregado, um dia teve se sentar e redigir seu 'currículum vítae' para poder conseguir um emprego. É então que em 1482, aos 30 anos de idade, Leonardo redigiu a seguinte página com uma interessante lista de todas as suas habilidades. E a enviou a Ludovico, o mouro, duque de Milão.
Este é um 'screenshot' do histórico documento:

A Ludovico Sforza, governante de Milão.

"Ilustre senhor, depois de ver evidências suficientes e considerar todos aqueles que se dizem professores e inventores de instrumentos de guerra; e como a invenção e operação desses instrumentos não estão fora de uso corrente, vou me esforçar, sem prejuízo de outros, para me fazer entender por V. Excelência. Eu abrirei os meus segredos e estou disponível para implementá-los a V. Excelência e quando for apropriado, demonstrar as coisas em parte brevemente registradas abaixo:

1.Tenho projetos de pontes muito leve e forte, que pode ser transportado facilmente.
2. Eu sei como fazer o cerco de terra para tirar água dos poços e fazer um número infinito de pontes, escadas de corda e outras ferramentas.
3. Se a altura de um terreno ou a força do lugar e o sítio não poderiam usar um cerco, eu sei fazer bombas, eu sei maneiras para acabar com cidadelas e fortalezas, mesmo quando construídos com pedras. 
4. Também tenho idéias para fazer armas muito úteis e muito fáceis de se moverem, com pequenas pedras de granizado para se jogar. 
5. E se acontecer alguma coisa no mar, eu tenho planos muito úteis para usar instrumentos para o ataque e a defesa, incluindo embarcações que resistem ao fogo. 
6. Sei também maneiras de chegar a um determinado lugar secretamente através de cavernas e passagens secretas, ainda que para isto seja necessário passar sob um rio.
7. Eu posso construir carros cobertos (tanques), seguros e inofensivos para aqueles que entram nas linhas inimigas com artilharia, e dotar homens com armas de grande poder que vão desmoronar os carros inimigos. 
8. Da mesma forma, se necessário, armas, morteiros e artilharia de formas belas e úteis, de uso comum.
9. Quando não for possível a utilização de armas de fogo, vou projetar diferentes tipos de catapultas e outros instrumentos de diferentes atuações comumente usadas, em suma, dependendo do que as várias circunstâncias ditam, irei projetar artefatos para ataque e defesa.
10. Em tempo de paz, eu acho que posso dar satisfação, tanto quanto qualquer outro na Arquitetura com a construção de edifícios públicos e privados, e na condução de água de um lugar para outro.
11. Eu posso realizar esculturas em bronze, mármore ou barro e sei usar tintas. Meu trabalho pode ser comparado por qualquer outra pessoa, quem quer que seja.
12. Além disso, eu diria que o trabalho do cavalo de bronze seria uma glória imortal e eterna honra da memória de seu feliz e ilustre pai da casa de Sforza.
13. E, se qualquer uma das coisas mencionadas parecer a alguém impossível ou inviável, declaro-me pronto para fazer uma demonstração em seu parque ou onde você quiser. 
Felicito-me com V. Excelência, com toda a humildade.

Você nota que Leonardo não menciona qualquer uma das suas grandes obras e realizações. Não diz nada sobre a pintura do altar da capela de San Bernardo. Não menciona a sua longa lista de bombas construídas. E nem cita seu trabalho anterior junto ao estúdio do artista Andrea di Cione. Não, Leonardo não diz nada sobre isso, porque essas são as suas(dele) realizações artísticas pessoais e não havia necessidade de dizê-las ao duque. Em vez de mencionar tudo isso, ele simplesmente se auto-vende a seu empregador afirmando exatamente o que ele poderia fazer por ele.

Resultado

Ele conseguiu o emprego. Trabalhou em Milãio de 1482-1499. Entre vários veículos militares que criou, pintou também o quadro da Virgem dos Rochedos para a Confraria da Imaculada Conceição e um de seus quadros mais famosos, 'A Última Ceia' para o mosteiro de Santa María de la Gracia .

Texto original: AEROMENTAL

IGUATU. Show cancelado gera polêmica


Está rolando a maior polêmica em Iguatu. Tudo por causa do cancelamento de um show com um grupo cover do Patati Patatá. O evento estava marcado para acontecer junto ao bairro do Prado, durante a festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e houve interferência da administração pública para que não acontecesse.

Ao microfone da Rádio Jornal Centro-Sul, a discussão acabou envolvendo um sacerdote. No caso, o padre João Batista que fez uma ampla apreciação de como o poder tem interferido junto às comunidades distorcendo o espírito de união comunitária. A entrevista está inserida no Portal Iguatu.org.

JORNALISMO. Lições de Duda Rangel


Sem vergonha


Repórter não pode ter vergonha de fuçar no dicionário quando tem dúvida. De admitir que é leigo num monte de assunto. De confessar ao entrevistado que não entendeu a resposta. De não ser um intelectual.

Não pode ter vergonha de ter medo. De errar. De pedir desculpas. De tomar furo.

Repórter não pode ter vergonha de fazer pergunta em coletiva. De soltar a voz na rádio. De meter as caras na TV. De entrar onde não foi chamado. De ligar 10 vezes pra fonte que não dá retorno.

Não pode ter vergonha de cobrir buraco na rua. De fazer notinha de rodapé.

Repórter não pode ter vergonha de chorar aumento de salário pro chefe. De implorar frilas pros amigos. De revelar pra namorada o saldo de sua conta bancária. De matar a fome na boca-livre.

Não pode ter vergonha de um dia ainda ser assessor de imprensa.

Repórter não pode ter vergonha de se emocionar na cobertura de uma tragédia. De dizer pra que time torce. De soltar um “puta que pariu” no meio da redação se estiver estressado. De carregar bloquinho e caneta até quando sai com os amigos.

Repórter não pode ter vergonha de ser repórter. 

RÁDIO. Elogio a dois comentários femininos


Um elogio a duas mulheres no rádio: Adísia Sá, na Povo-CBN, e a radialista Márcia Dias, da Assunção-Globo. Ao comentarem matéria de O Povo sobre a recusa de famílias cearenses em fazerem doação de órgãos, as duas cumpriram o objetivo dos meios de comunicação. Informar e orientar, ainda que as opiniões divergissem.

Ao contrário delas, ouvimos também críticas sem maior fundamentação, procurando responsabilizar o governo pela situação, num lance que cheira a jogada de quem busca saldo eleitoreiro ano que vem, esquecendo de exercer o verdadeiro papel na comunicação. Pois tanto Adísia quanto a Márcia fizeram a coisa certa. Criticaram com conteúdo e embasamento. E orientaram.

Já chega de ficar batendo no sistema como culpado de tudo, principalmente quando temos um veículo como o rádio e o utilizamos como trampolim para outras intenções. Afinal, não é apenas o governo que pode ser responsabilizado, mas também os veículos de comunicação que não fazem o seu papel. Adísia e Márcia, mesmo divergindo de opiniões, cumpriram o seu. Parabéns.

POLÊMICA. Anúncio conflita ensino religioso


A jornalista Pâmela Oliveira, de O DIA (RJ) explicita bem a questão: "Um dos dez mandamentos da Igreja Católica ensina que não se deve cobiçar a mulher do próximo. Um site especializado em relações extraconjugais, no entanto, ignorou o ensinamento e usou a imagem do Cristo Redentor em um outdoor do serviço, que promete facilitar a pulada da cerca. O uso da imagem cristã pode acabar em ação criminal na Justiça. A Arquidiocese do Rio — que tem o direito de imagem — mandou notificar a empresa The Ohhtel, dona do site, para que retire o outdoor “imediatamente”.

Foto: Uanderson Fernandes / Agência O Dia

CHARGES. Quem é bom já nasce Clayton




segunda-feira, 5 de setembro de 2011

TV. CQC levanta bizarrices dos vereadores


O CQC  iniciou hoje uma campanha para que o eleitor abra 'beeeeeem' o olho com relação aos políticos eleitos para as Câmaras de Vereadores e que passam a vida apresentando projetos que em nada contribuem para a melhoria das cidades.

Representantes de todo o País vão começar a ser avaliados pelos projetos mais bizarros. Tipos como o da criação do dia do orgulho hetero, o do velório virtual ou o tombamento de sotaque ou aqueles projetos de nomes de rua e títulos.

Soube que o programa vai percorrer as câmaras de todo o país. 

MARKETING. Novos usos para logotipos


O Creadictos, um blog hispânico editado pelo designer Luis Lopez, inseriu hoje 101 logotipos multicores selecionados das melhores galerias de logos. E o autor estimula a que se compartilhe para mostrar o quanto há de criatividade nesse trabalho. Alguns deles, a gente podia fazer uma releitura. Por exemplo: esse, não seria ótimo para marcar o governo Cid?

E será que uma ala do PT que está mais ligado às causas homoafetivas, não usaria a estrela do partido de forma mais... colorida?



OUTDOOR. O exemplo de casa vai às ruas



Visto no Macário depois de vê-lo no Eliomar

TWITTER. Mau uso do passarinho dá cadeia


Quem pensa que usar as redes sociais sem regras e sem responsabilidade não dá em nada, vide o caso de duas pessoas que podem ser condenadas no México, a 30 anos de prisão por utilizar mensagens indevidas na rede social Twitter.

Eles são uma locutora de rádio e um professor de Matemática, a quem as autoridades acusam de provocar pânico e uma série de acidentes de tráfico por haver escrito no Twitter dizendo que homens armados estavam sequestrando crianças nas escolas de Vera Cruz, no México. Pais saíram assustados a buscar seus filhos quando ocorreram mais de 20 acidentes automobilísticos.

Na realidade nada disso estava acontecendo. Os rumores começaram a partir de um professor da própria escola que difundiu o que havia escutado. Ditos boatos foram retuitados por Maria Bravo Pagola, a locutora de rádio que usou a informação sem a responsabilidade de conferi-la. FONTE

TV. O transe do trânsito nosso de cada dia


Adriano Muniz informou ao Marcellus Rocha que informou que amanhã no Barra Pesada tem início a exibição de uma série de matérias sob o tema "Que trânsito é este?". Ou terá sido Marcellus Rocha leu no twitter do Adriano Muniz que amanhã no Barra Pesada será exibida série de reportagens sobre o transe do trânsito nosso de cada dia. 

Ser bem informado é outra coisa!