Translate

07 novembro 2010

Jornais. Emílio fala das mudanças de O Povo


Para ler o texto completo, clique AQUI.

Web. Para transformar imagens em texto



Atendendo a pedido da doutora Celina Corte Pinheiro e outros leitores interessados, aqui vai a dica para quem deseja saber como transformar uma foto em texto: basta acessar o ANTENA PARANÓICA e seguir as instruções.

Radialistas. Nossa homenagem a todos



Natal. Recebo a 1ª mensagem de boas festas



E vem do meu irmão e amigo João Figueiredo, professor da UFC, a primeira mensagem de boas festas e votos de continuar selando a nossa amizade em 2011. Um abrao também a vc, meu caro amigo.

Leitura. Para preconceituosos de plantão



Leia o artigo completo AQUI.

Charges. Será que Temer não se toca nunca?


Racismo. Site estimula ódio entre brasileiros


Elogiar uma xenófoba como Mayara Petruso que pediu que se matem os nordestnos. Ironizar os que acreditam em Deus. Ser a favor de quem maltrata animais. Difundir idéias neo-nazistas. Esse parece ser o combustível do site Soberanos da Revolução, foco de matéria da revista Época, esta semana.

Num texto sobre o episódio Mayara, por exemplo, o site diz que "Ressalto que a SDR não tem nehuma aversão a nordestinos", mas logo em seguida se contradiz e ofende os nordestinos: "Gostaríamos de parabenizar a Mayara, não por ela ter agredido essa corja, mas sim por ter aflorado seu subconsciente".

Povo. Titulação segue o esquema dos blogs



Alô meu caro Emílio Moreno, você viu o novo Povo? Muito sugestivas as mudanças introduzidas no 'lay-out' do "jornal das multidões", inclusive porque elas se filiam à corrente trabalhada na titulação dos blogueiros. E, claro, no Brasil você foi o introdutor dessa sistemática, ao qual me filiei - não sem antes identificar o pai da idéia.

Isso é um bom sinal. De que você no seu Liberdade Digital faz escola e que, depois de implantado pelo no GENTE DE MÍDIA, já tem até jornal adotando a prática que facilita ao leitor eleger o assunto que lhe interessa.

NOTAS SOLTAS


1. Onde vi mais informação sobre o Teleton, a exceção dos sites do SBT e o oficial da promoção, foi na coluna entretenimento do CNews. Curioso, né? No portal Jang quase não li nada.

2. Quem está bem e se recuperando de um acidente vascular cerebral é o ex-editor César Augusto, Cezinha 'o bom'. Aposentado, Cesar passa o tempo dedicado à família lá no conjunto Jereissati.

3. Falar em recuperação, soube que o jornalista Mário Costa, da TV Diário, andou dando susto aos seus companheiros. Internado, segundo Maísa Vasconcelos, com indícios de leptospirose, já saiu da pior fase. Boas vibrações.

4. O 'Primeiro Plano', da Jangadeiro, que o Chagas Vieira apresenta, está sendo exibido aos sábados. Ontem, com a realização do Teleton, o programa foi começar na madrugada do domingo.

5. No programa 'Sua Manhã', da TV Diário, Maísa Vasconcelos discute amanhã sobre quem já teve cartão do banco clonado.

6. Vida de jormalista é mesmo de surpresas. Lauriberto Braga, de O Estado, é aproveitado aos domingos para dar plantão na cozinha - "fazer o de comer da meninada e o meu é claro".

O que o rádio promove, o jornal esquece






TV. 'Bora Viajar?!', Fuga à mesmice geral


Domingo para congratular-se com a edição do 'Bora Viajar?!', da TV Cidade. Desde sua primeira versão, nota-se o esforço da produção do programa no sentido de coletar junto aos bancos de imagens, cenas que se adeqüem ao excelente texto do Patriolino Neto.

A viagem pela latina América tem revelado um excelente material que contribui para sair da mesmice da programação dominical televisiva.

06 novembro 2010

Blog. Quase mil acessos diários ao nosso


Dois 'posts' sobre comportamento - e todos ligados à questão do preconceito - foram os mais acessados pelos internautas no GENTE DE MÍDIA, esta semana. Muito embora, 'Teleton' e 'Logotipos' ainda liderem o ranking dos mais vistos nas estatísticas, com 107 e 99 visualizaçõers respectivamente, o caso da paulista xenófoba e da funcionária da TV Cidade sobre jornalistas cearenses, dispararam entre os internautas.

Google, Portal Vídeos e o Twitter são de onde se originaram os maiores acessos, com uma média de 968 visualizações por dia (números da sexta, dia 5) e que, até este momento, registram 806.


Rádio. Exame de vista para quem usa tubão


Narrador de futebol precisa visitar o seu oculista, pelo menos, uma vez no ano. Essa seria a frase de uma bela campanha em favor daqueles que trabalham em rádio mas que usam a TV para a transmissão dos jogos de futebol.

Pouca gente sabe que, hoje em dia, o futebol transmitido pela maioria das emissoras é via tubão. Sabe como é? O locutor fica no estúdio da rádio. Liga o canal de TV paga e narra os lances a partir do que vê na transmissão televisiva. Por vezes surgem coisas incríveis, como a que ocorreu hoje numa das emissoras de Fortaleza, transmitindo Grêmio x Ceará.

O jogo em Porto Alegre; o locutor, aqui em Fortaleza. Ele narrou a cobrança de uma falta perigosa e titubeou quanto ao nome do cobrador. Ficou perguntando no ar, quem iria bater. Sem resposta - será que tinha alguém lá em Porto Alegre? -, contentou-se em dizer apenas para o ouvinte "não sei quem bateu, mas já foi batido". E pronto.

Outra constatação: quem se der ao esforço de assistir o jogo pela TV e ligar o som do rádio, pode até se decepcionar. É recorrente o caso de narradores que confundem nomes de jogadores - e aqui falo dos times locais -, deixando à vista a nítida impressão de que estão precisando urgentemente de uma visitinha ao oculista.

A perguntinha que eu faço: por que não falar a verdade, dizer que estão narrando a partir do que vêem na tv? Omitir esse dado, soa como falso. E pode despertar em algum ouvinte mais atento, uma ida ao Procon a fim de constituir uma ação por indiscutível propaganda enganosa.

Editorial. Será que isso seria o que é?


Já imaginou uma emissora de TV ou rádio sacrificar um de seus produtos em favor de um outro conteúdo, só porque este seria pago? Sabemos que na mídia isso é possível; mas custa crer, repito, que a direção pensante de uma [ boa e séria ] emissora possa quebrar a rotina semanal de um programa para colocar um outro que fuja completamente aos padrões do horário.

Sempre que eu ouço ou vejo qualquer veículo, alterar a sua grade programacional para atender primeiro ao lado comercial em detrimento da sua audiência, sinto que ele despreza o seu público.Mostra completo desinteresse pelo pensa/saber dele a opinião.

Por isso, eu estranho quando uma empresa de TV ou rádio sacrifique um de seus produtos em favor de um programa só porque é pago. Ah! a desculpa é que o patrocinador elegeu o dito horário por ser o de maior audiência. Pior ainda. O mínimo que cabeças pensantes da empresa poderiam fazer era negociar em defesa de sua filosofia e de suas regras de trabalho. E não se dobrar ao tilintar da primeira moeda patrocinadora.

Marketing. A Coca e a promoção do Natal


A Coca Cola inicia hoje em todo o mundo, via televisão, a exibição do seu comercial para o Natal 2010.

Aliás, em vários postos de combustíveis de Fortaleza já se pode 'ganhar', via compra do produto família, a garrafinha original da Coca com a figura de Papai Noel no interior. É o brinde de fim-de-ano projetado pelo marketing da companhia.

TV. Deram as contas do Fernando Vanucci


Colunista de esportes do 'RedeTV! News' e titular do 'Bola na rede', que vai ao ar de madrugada e no fim de semana, o apresentador Fernando Vanucci não aparecerá mais no telejornal noturno. A determinaçao foi da direçao da emissora, irritada depois que ele apareceu para gravar mais de uma vez "alterado".
Nota da Patricia Kogut hoje no Globo

Charges. Quem é bom já nasce Clayton


05 novembro 2010

Mineiros. O calendário de uma notícia


O mundo da informação é ágil. Um fato que hoje chame a atenção do público, ganhe manchetes, ocupe o espaço dos noticiários, domine a audiência, logo logo se esvai com o tempo. É que outros fatos se sucedem e o calendário de uma notícia muda rapidamente de folhinha, altera o foco, some de vista.

Adorei o que propôs o blog 'El Espiritu de los cinicos' quando se referiu ao fato dos mineiros do Chile que dominaram o olhar do mundo inteiro. Mas a exemplo de todo acontecimento que chama a atenção, com o passar o tempo logo logo vai sendo esquecido. E as imagens criadas para traduzir cada mês depois do acontecimento, refletem uma realidade que se passa com tudo que a mídia explora em favor da informação.

Veja as imagens dos meses que seguirão ao de outubro, quando tudo aconteceu e de cada quadro aí embaixo conte o prazo de um mês. Pouco a pouco, o heroismo chileno vai saindo de foco, sumindo, sumindo...

De Tutty, um pouco. E nem aí pro Tiririca



Castelão. É dos penetras que ele lota mais



O jornal O Povo traz matéria interessante sobre os penetras durante os jogos do Ceará no Castelão. O Bruno Balacó em sua 'Porteira aberta' diz que dos 51.219 espectadores do jogo CE x FLA, 7.048 assistiram o jogo sem pagar nenhum ingresso.

No programa de rádio 'Toque Esportivo', Sérgio Ponte foi mais longe: relacionou que em tres jogos [ Cor: 7.048; SP: 5.667; FLA: 5.156 ], o Castelão abriu a 'porteira' para 17.871 caroneiros, que se fossem cobrados ingressos renderia uns R$ 268.065,00.

E um ouvinte da Povo-CBN mais atento chegou ao ponto de totalizar que em todos os jogos do Ceará, na primeira divisão, foram 41.784 torcedores que foram ao estádio de graça.

É muita gente fazendo uso do bem-bom, embora se saiba que a lei lhes dá esse direito.

Oktober em novembro, abril em setembro


Segunda feira num barzinho do Dragão do Mar, reunião para se traçar planos da Oktoberfest que será realizada em Guaramiranga.

Perguntar não ofende: no Ceará, a Oktoberfest é em novembro?

Nada demais se lembrarmos que, por aqui, já tivemos o Salão de Abril em setembro.

E o Teatro Móvel que nunca saía ali da 13 de Maio. Até falir.

Charges. Roupa suja não se lava no Twitter



Jornais. JBEl deixa de ter caderno de cultura


Leio que a partir desta sexta-feira (05), o jornal Brasil Econômico, da Ejesa (Empresa Jornalística Econômico S.A.), deixa de circular com o caderno de Cultura, que acompanha a publicação desde o seu lançamento, em outubro de 2009.

O motivo alegado para o encerramento do caderno é o redirecionamento dos investimentos, que passam a ser empregados na área de economia e negócios do veículo. Por conta da movimentação, sete profissionais se desligaram da empresa. O caderno de cultura do jornal começou a circular com 32 páginas, mas com o tempo foi reduzido a 24 páginas.

O Brasil Econômico já passou por outras readequações desde o seu lançamento, como o encerramento da circulação aos sábados. Depois de comprar os veículos do grupo carioca O Dia neste ano - trazendo os títulos Meia Hora e O Campeão para São Paulo - a Ejesa estuda lançar jornais em outros estados.

O boato mais recente é o de que abriria, em novembro deste ano, um novo título no Rio de Janeiro. Outra possibilidade, já comentada pela empresa, é o lançamento de um jornal em Brasília, que acompanharia os desdobramentos do governo do País.

Jornais. As capas dos cearenses hoje


04 novembro 2010

Quem informa o quê, onde, quando e a quem


O rádio é mesmo incrível. Há cerca de duas semanas, comentei com a professora Adísia Sá em nosso programa da Povo-CBN, o caso da proibição feita pelo Conselho Nacional de Educação de um livro do grande Monteiro Lobato.

Agora há pouco, o Jornal Nacional reportou-se sobre o assunto mostrando a posição de educadores em todo o País à censura. Que bom é que o conselho federal vai rever a medida considerada absurda.

Mas o que eu gostaria de comentar mesmo é a agilidade com que a informação no rádio chega. Sem querer fazer elogio de boca própria - que não é do meu feitio, nem tem o merecido crédito -, mas esse exemplo mostra a certeza de que os profissionais que fazem a imprensa cearense - no caso aqui, rádio de Fortaleza -, zelam por uma informação atualizada, contextualizada (como deve ao caso do livro de Lobato), além de dar um posicionamento crítico.

Se é rádio, plagiando um velho comercial, é bom.

Xenofobia. A denúncia ganha o mundo


The Telegraph

Bing

Preconceito. Nova polêmica no Twitter


Leitores do GENTE DE MÍDIA me alertaram para a nova polêmica via Twitter. Funcionária da TV Cidade de Fortaleza postou texto considerado desrespeitoso a categoria de jornalistas cearenses, retirando-os depois, provavelmente, diante da reação unânime de tuiteiros a mais um ato de preconceito contra nordestinos.

UP DATE

Recebi telefonema da própria Patrícia Calderon explicando-me não se tratar de nada generalizado, mas um desabafo feito em relação a problemas internos e que, jamais, passou pela sua cabeça colocar a credibililidade dos profissionais cearenses em jogo.

Tropa de Elite 2. Nunca a ficção foi tão real


Assisti 'Tropa de Elite 2'. De cara, vou logo dizendo: o filme não é bom. É ótimo, apesar da excessiva violência que surge nos primeiros 12 minutos. Conseguiu-se um tento: uma sequência superar a primeira. Principalmente, pela performance dos atores [ nesse caso, louve-se a direção de José Padilha ]. Construiu-se uma história impressionante, verosímil e que, na maior parte das vezes, confunde-se com a realidade.

Na história de Padilha, a maioria da Polícia e dos Políticos é colocada num mesmo saco de gatos (ou ratos, no caso). O inquietante perfil de uma geração de homens entregues à ambição de poder, referencia a que fiquemos preocupados com o que o País assiste.

Há quem censure por ser o filme muito violento. Concordo. Mas, pela primeira vez, um filme de ação alimenta-se de uma história cuja estrutura é bastante consistente e de onde são filtradas denúncias incríveis sobre o comportamento de quem diz combater o crime e é mais criminosa do que o próprio 'sistema'.

Elogios (e muitos) a esse fantástico Wagner Moura, edificando um tenente-coronel Nascimento que em nada fica a dever a atuações do porte marlonbrandianas. Aliás, todo o elenco está perfeito. Produção esmerada, o filme chega ao final com um sobrevôo sobre a esplanada de Brasília, deixando em nós a sensação de que os bandidos do filme podem muito bem estar protagonizando papéis na vida real.

Informação. Blog antecipa-se ao impresso


Ao lado do rádio, os blogs continuam sendo o veículo de melhor atualização da notícia. Dou um exemplo bem caseiro: hoje, a Folha de SP traz a informação da concordata pedida pela empresa de cinema Metro Goldwin Mayer.

Pois esta informação, já havia sido registrada no nosso ANTENA PARANÓICA no dia 31 de outubro último.


Reveillon. Ceará é o segundo destino no país



Fortaleza está logo depois do Rio entre os melhores destinos para se passar as festas de fim-de-ano. A indicação é da FolhaTur, cuja edição de hoje relaciona Fortaleza e Natal, as duas únicas capitais nordestinas inseridas como opção.

Ponto para a prefeita Luizianne Lins que tem feito tudo para dar à festa o tom de reconhecimento nacional.