domingo, 30 de setembro de 2012

MARKETING. A Essência da Estratégia

.
O Fábio Mesquita Torres é quem rege o convite para o último encontro da série 'A Essência da Estratégia', que vai rolar no dia 3, quarta-feira próxima, no auditório da Livraria Cultura. 

"Extraído do Livro de Musashi, o Livro dos Cinco Anéis, e adaptado para as lições do marketing, a palestra: 'Os Cinco Anéis do Marketing' é uma explanação voltada para quem busca conhecer os conceitos milenares da arte do pensamento estratégico. 

“Do domínio de sua arma ou do seu ofício, o homem chega ao domínio de si e, em consequência, à vitória nas mais diversas situações.”

Pelo que ele diz, será uma palestra para quem planeja vencer, conhecendo os conceitos do grande samurai, que nos traz lições para os negócios e para a vida.

SERVIÇO:
Palestra tema: Os Cinco Anéis do Marketing;
Palestrante: Fábio Mesquita Torres – Publicitário da Grão Novo
Local: Livraria Cultura Fortaleza – Av. Dom Luiz, 1010, Aldeota.
Dia: 03 de outubro
Horário: a partir das 19h
Acesso a palestra: Entrada Franca
Informações: 4008.0800

sábado, 29 de setembro de 2012

NOMES. E Hebe Camargo encerra seu show


Saudades, Hebe!

O SOFÁ FICOU VAZIO

E Hebe deixou na imagem o sorriso escancarado de quem se most rava ser feliz. Que fez da expressão do sorriso uma de suas marcas. Nem mesmo a doença lhe tirou a alegria abundante das noites de segunda feira quando preenchia pela tv o encontro animado de gente célebre. Esperávamos que ela voltasse com seu riso debochado, sua gargalhada absoluta, seu selinho livre, sua charmosa loirice e seu charme incomparável. Hebe fundou a tv. Hebe viveu a tv. Bebeu e alimentou-se dela. Mais: fez-nos beber e alimentou-nos de sua vivacidade. Hebe deixou o corpo e esplendorosa, certamente, adentra na substância luminosa de nossa origem, depois de cumpir o seu papel. De viver o seu show. Show que termina no lado visível da platéia, mas que continua nos bastidores do além - ou qualquer nome que se deseje chamar o mundo espiritual. 

O show de Hebe terminou deste lado. O famoso sofá da Hebe ficou vazio. O que dizer mais a não ser que o Brasil vai sentir saudades de Hebe. 

RÁDIO 90. FA7 debate importância do veículo

.

Os 90 anos da primeira transmissão de rádio no Brasil ganham mais uma comemoração. Será a partir de segunda, dia 1º de outubro, quando o curso de Comunicação Social (Jornalismo / Publicidade & Propaganda) realiza a Semana da Comunicação FA7  “Audiosfera - Uma homenagem aos 90 anos do rádio no Brasil”. Uma semana recheada de atrações, que colocará você em sintonia com o rádio contemporâneo e a produção do áudio na atualidade. 

O jornalista e professor Dilson Alexandre acentua que um os destaques da programação é a transmissão do programa Grande Jornal (Rádio O Povo/CBN), com o jornalista Nonato Albuquerque, ao vivo, na manhã de sexta-feira (05/10). 

Outros nomes do jornalismo e da publicidade estão relacionados para o evento terão transmissão ao vivo pelo site da FA7. 

Programação geral

Segunda-Feira (1º de outubro)
Conversa com Skype
Fábio Pirajá (produtor de áudio / Direto de Vitória –ES)
9h10min, no estúdio de rádio

Aula Aberta

Radiojornalismo, com Fátima Abreu (Jornalista / Diretora FM Assembleia)
Das 11h30 às 01h10, no estúdio de rádio

Oficina de Spot
Confeccionando spots
Com Dilson Alexandre (Professor FA7)
Das 15h às 18h, no estúdio de rádio

Aula Aberta
Radiojornalismo, com ex- locutor da Voz do Brasil
Das 19h às 20h40, no estúdio de rádio

Terça-Feira (02/10)


Aula Aberta
Jingles e spots, com Jorge Canalito
De 7h30 às 9h

Conversa com Skype
Erick Picanço (Publicitário / direto do Canadá)
20h30min, no estúdio de Rádio

Quarta-Feira (03/10)
Palestra
O rádio no Ceará - Um panorama do áudio cearense
Com Edson Ferreira (Diretor comercial - emissoras Sistema Verdes Mares) e
Gustavo Vieira (produtor/locutor – Rádio O Povo CBN)
No auditório do 2º andar, às 19 horas.

Quinta-Feira, 04/10

Palestra
O Futuro Comercial do Áudio
Com Carlos Bittencourt (Publicitário) e Nonato Lima (Jornalista / Diretor
Universitária FM e da produtora Rádio Extra)
Às 9h30 no auditório do  2ºandar

Sexta-Feira, 05/10

Transmissão ao vivo
Programa Grande Jornal (Rádio O Povo/CBN), com jornalista Nonato Albuquerque
Local: auditório do 2º andar
Das 9 às 11 horas
Programa Debates do Povo (Rádio O Povo/CBN), com jornalista Ruy Lima
11 às 12 horas

Palhinha
Programação cultural com os alunos cantando (voz e violão) no pátio do 5º andar
Duas edições: 11h10min e 18 horas. Traga o seu violão e sua voz!

Aula Aberta

Publicidade no 3º setor
Com Ismar Capistrano (Professor FA7 / Doutorando UFMG)
21 horas, no estúdio de rádio

FOTO. 25 anos da visita de Angélica à Povo

.

POLÊMICA. CNBB condena capa da Placar

.

E o que acharam da capa da edição de outubro da revista Placar? Nela, o jogador Neymar aparece crucificado. A CNNB, que é a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil emitiu nota manifestando indignação e que isso constitui numa clara falta de respeito que ofende o que existe de mais sagrado pelos cristãos.

"A ridicularização da fé e o desdém pelo sentimento religioso do povo por meio do uso desrespeitoso da imagem da pessoa de Jeeus Cristo sugerem a manipulação e instrumentalização de um recurso editorial com mera finalidade comercial", afirma a nota.

A capa refere-se às acusações de que o atleta utiliza recurso para simular faltas e confundir a arbitragem a errar durante as partidas. Diante da polêmica causada, a revista pediu desculpas a quem se sentiu ofendido pela imagem.

WEB . A Apple se desculpa por erro no mapa

.
A Apple foi forçada a admitir erro em relação a nova versão do seu sistema operacional móvel IOS, lançado há duas semanas. A empresa já havia anunciado que iria parar com seu Google Maps, fonte de reclamação dos compradores. Os usuários reclamam do mau funcionamento aplicativo de mapeamento. Se você tenta usar o aplicativo em busca de lugares famosos, o IOS6 simplesmente a não fornecer o resultado ou se o faz chega a ser bizarro. 

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

TV. Além de Paulo, suspensos Aragão e Ely

.
A suspensão no rádio e na TV dada ao radialista Paulo Oliveira, por conta de participar da campanha política de um candidato, acabou respingando em seus colegas de emissora, Ferreira Aragão e Ely Aguiar. 

Os dois profissionais da TV Diário também foram retirados do ar em seus respectivos 'Comando 22" e "Os Malas" numa iniciativa da direção da emissora. A justificativa é a mesma: desobediência das regras internas da casa. 

Para quem não se recorda foi esse o motivo da dispensa do apresentador Nilson Fagata da TV Jangadeiro em julho último.


TWITTER. Atalhos para se ganhar tempo

.
Uma relação de atalhos de teclado para ajudar tuiteiros a economizarem tempo. Nesse caso, os atalham nos salvam páginas carregadas e evitam aqueles cliques desnecessários em perfis e outras seções da plataforma. 

  • Mensagens diretas: para enviar uma mensagem privada a um usuário, entre com D nome de usuário + mensagem. Além disso, para economizar tempo, se estamos na página inicial do Twitter simplesmente tem que pressionar a M a ser levado para uma mensagem de que as novas direta, porém, não será concluída campos de destinatário.
  • Identidade: para descobrir a identidade de um determinado usuário,  entre WHOIS + nome de usuário
  • Obter retweet: para saber a última coisa retuitada em determinada conta, use o operador + GET nome de usuário .
  • Favoritos: para evitar clicar na estrela marcando um tweet como favorito, nós apenas fazemos através do operador + nome de usuário FAV .
  • ESTATÍSTICAS: não só serve para outras contas, mas para a nossa. Este comando irá saber a quantidade de seguidores que você tem e quantas pessoas estão seguindo. É só executar Estatísticas + nome de usuário.  
FONTE: BITELIA

NOMES. A morte do inspetor-chefe Lom

.
O blog está virando um verdadeiro necrológio. Pois tem mais um que capotou. Herbert Lom. Se você franziu o cenho e fez aquela cara de surpresa, deixe eu dizer que era um daqueles atores coadjuvantes que, por serem tão bons, acabam roubando as cenas. 

Nas comédias 'A Pantera Cor-de-Rosa', de Blake Edwards com o talentoso Peter Sellers, fez o lunático inspetor-chefe Charles Dreyfus, aquele que ficava piscando quando estava nervoso. Ele dizia ter se cansado de repetir o papel ao longo de dez anos. 

Herbert Lom, que trabalhou como locutor na BBC de Londres, morreu aos 95 anos. Ele nasceu na República Tcheca, em Praga. A informação diz que morreu tranquilamente durante o sono na madrugada de quinta-feira. 

NOMES. Ted Boy Marino morreu aos 72 anos

.
Menino, o Ted Boy Marino, que morreu aos 72 anos ontem no Rio, estava a cara do Costinha. Ele ficou famoso como um dos Trapalhões, no início do programa, e principalmente pelo Telecatch. 

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

LIVROS. Passe o fim-do-mundo no Ceará

.
Um detetive investiga estranhos crimes envolvendo personagens típicos da boêmia Praia de Iracema e descobre que alguém pretende matar a noite.

Parece um conto fantástico. Parece não, é. E, adivinhem quem o escreveu? Se responder Ricardo Kelmer, a-cer-tou! Agora, você pode até ganhar o livro que traz este e outros contos, além de passar o fim do mundo em Jericoacoara. 

O livro é o Guia de Sobrevivência para o Fim dos Tempos, coletânea de contos fantásticos em 224 páginas e que está sendo lançado. O autor vai até sortear um pacote para um casal, incluindo transporte ida e volta Fortaleza-Jericoacoara, além de um exemplar do livroaindo pela Editora Arte Paubrasil. 

Vai ter o sorteio de um pacote para um casal, incluindo transporte ida e volta Fortaleza-Jericoacoara, além de 1 exemplar do livro 'Guia de Sobrevivência para o Fim dos Tempos' Para participar acesse o Facebook do autor: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10151097772092776&set=a.420463297775.195819.742702775&type=1&relevant_count=1


REVISTA. Povo lança People Luxo dia 1º

.
Uma Marilyn na capa - 50 anos sem ela nessa dimensão física - e uma People Luxo para significar 'very important people' como Hugo Bianchi, Sérvulo Esmeraldo, Dodora Guimarães, Ignez Fiuza, Max Perlingeiro, Mateus Solano, Élcio Nagano, Fernando Barroso, Bernard Twardy, Carla Pontes, Deda Studart e etc etc etc. 
Serviço
Lançamento da revista People Luxo
Dia 1º de outubro de 2012, às 20 horas
Alices Buffet (Rua República da Armênia, 1444 - Água Fria)
Evento para convidados

RÁDIO. Paulo Oliveira suspenso por 10 dias

.
E o radialista Paulo Oliveira acabou sendo suspenso das atividades no microfone da Verdinha e da TV Diário. A suspensão de 10 dias valerá a partir desta sexta feira, segundo estamos informados.

A iniciativa de suspender o radialista é decisão interna da própria empresa Verdes Mares e diz respeito a participação do apresentador numa das peças de propaganda eleitoral. 

JOBS. Steve vira estátua em museu de cera

.
Um trabalho que exigiu a primorosa capacidade técnica dos criadores do museu
O tempo voa. Vai fazer um ano da morte de Steve Jobs. E o Museu Madame Tussauds vai lembrar a data inaugurando uma figura de cera do antigo dirigente da Apple. A estátua vai estar em exposição no museu de Hong Kong, a partir de hoje até o dia 26 de novembro, fazendo uma turnê por várias cidades para depois fixar-se em Londres.

NOMES. A morte do noticiarista Jonas Filho

.
Com um pouco de atraso, mas não sem lamentar a morte do radialista Jonas Franklin Filho. Só tomei conhecimento hoje, via Glériston Oliveira, confirmado depois pela dupla Panda-Mossoró, do Grupo Verdes Mares.

Jonas era um desses profissionais talhados para o papel de locutor de notícias. Ele foi noticiarista da AM DO POVO, onde deixou muitas amizades. Mais recentemente ele havia se desligado da atividade, mas sempre era muito distinto com todos os seus companheiros.

FALANDO NISSO

Ismael Luiz comentou: "Perda lamentável.Jonas Filho era desses profissionais talhados para uma missão,a qual cumpria com grande capacidade.Como pessoa,sempre agiu,pelo menos comigo,com grande carinho e respeito.Infelizmente,não há mais espaço para os locutores noticiaristas,já que a internet fez desaparecer,até mesmo,os redatores de notícias.Mas,ficará guardada a lembrança de um tempo,do qual Jonas Filho participou,em que se mudou a história da radiofonia cearense". 

PAULO GOULART. Boas vibrações ao ator

.

Informação do Agora/SP

RÁDIO. Ano novo vai trazer muitas mudanças

.
O blog Ligados na TV adiantou-se e acabou passando a perna nos blogueiros que já sabiam da notícia mas preferiram aguardar mais novidades. Falo da chegada da BandNews FM que deve entrar no ar até janeiro e vai fazer frente às emissoras de informção.

As mudanças não ficam por aí. A Beach Park perde sua frequência para a emissora que é ligada ao grupo Jangadeiro e a Povo-CBN migra para a faixa FM, indo ocupar o espaço da atual Mix. 

Quem deve voltar aos ares cearenses é a Globo AM, que até julho ocupou a frequência da Rádio Assunção. 

Um passarinho cantou outra pedra: vem mais mudanças por aí em termos de AM. Desta feita na grade de programação de emissoras que detém equipes esportivas. Muita coisa vai mudar.

FALANDO NISSO

Eduardo Valente escreveu: "Já esperava por isso há mais de 20 anos... com as novas mídias, não há mais sentido ouvir as emissoras de FM "apenas" pela música. Basta selecionar o que gosto e colocar num dispositivo qualquer para ouvir a minha seleção sem a chateação da publicidade mal feita e do lenga lenga desenfreado... Agora, quando há CONTEÚDO, seja na publicidade bem feita ou na comunicação de alguns profissionais, a coisa muda de figura... Como o som do AM nunca ajudou o 'upgrade' para o FM é mais do que bem vindo..".

MEN SALOON. A Folha na sala da Justiça

.


Original da Folha de SP

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

RÁDIO. No ar na terra de Santos Dumont

.
Recebo e-mail do pessoal da Rádio Cultura AM 1580 de Santos Dumont, em Minas Gerais. Leitores do GENTE DE MÍDIA, eles divulgam a emissora dirigida por Sérgio Rodrigues, João Begati e Carlos Ferreira. Na programação, música, informação e ações culturais na terra onde nasceu o 'pai da aviação'.

JORNALISTAS. O Ceará paga o pior salário

.
O repórter-fotográfico Evilázio Bezerra nos enviou a lista de remuneração média dos jornalistas no Brasil, onde o Ceará aparece como o estado que tem o pior piso salarial. A informação tem como base a Relação Anuais de Informações Sociais (RAIS) e são referentes ao ano 2011. 

01 - Distrito Federal R$ 6.128,82 - 9,07%
02 - Rio de Janeiro R$ 4.590,43 - 7,76%

03 - São Paulo R$ 4.117,24 -  8,58%
04 - Paraná R$ 3.133,39  - 10,96%
05 - Tocantins R$ 3.013,12 - 19,13%
06 - Pernambuco R$ 2.737,93 -  22,33%
07 - Minas Gerais R$ 2.603,65  -  6,08%
08 - Bahia R$ 2.598,87 -  8,52%
09 - Acre R$ 2.580,78 -  8,61%
10 - Goiás R$ 2.580,26 -  0,50%
11 - Espírito Santo R$ 2.447,15  -  1,46%
12 - Rio Grande do Sul R$ 2.338,22 -  9,52%
13 - Mato Grosso do Sul R$ 2.176,57 -  0,92%
14 - Mato Grosso R$ 2.170,44 -  4,89%
15 - Alagoas R$ 2.094,18 -   12,82%
16 - R. Grande do Norte R$ 2.040,45 -  13,96%
17 - Santa Catarina R$ 2.008,97 -  16,12%
18 - Roraima R$ 1.943,39 -  16,22%
19 - Maranhão R$ 1.929,13 -  16,18%
20 - Pará R$ 1.812,75 -  5,92%
21 - Sergipe R$ 1.766,53 -  7,10%
22 - Rondônia R$ 1.693,27  -   8,46%
23 - Amazonas R$ 1.590,48 -  3,78%
24 - Amapá R$ 1.553,59 -  7,39%
25 - Paraíba R$ 1.533,50 -  4,73%
26 - Piauí R$ 1.518,03 -  11,11%
27 - Ceará R$ 1.479,37 -  8,28%

RÁDIO. Narcélio homenageado pela OAB

.
Congratular-me com Narcélio Limaverde, pela homenagem que lhe presta a Ouvidoria da Ordem dos Advogados do Brasil-seção do Ceará, pela contribuição dele na sua área de atuação. O evento acontece hoje na sede da OAB, no Dionísio Torres, pela passagem do dia da Advocacia. 


CINEMA. Deputado quer proibir o filme 'Ted'

.
O deputado federal Protógenes Queiroz (PC do B-SP) quer suspender a exibição de "Ted" no Brasil. Pelo Twitter, Queiroz, que é delegado licenciado da Polícia Federal, contou que levou o filho de 11 anos para ver o filme e disse ter ficado "chocado" e "indignado" com o que chamou de "apologia às drogas". O filme é recomendado para maiores de 16 anos. 

De acordo com o departamento de classificação indicativa do Ministério da Justiça, até ontem Queiroz não havia contatado o órgão. Mas, segundo a entidade, ele pode pedir a reavaliação da classificação. Caso a representação seja fundamentada, pode haver nova análise. Essa reclamação pode ser feita por qualquer cidadão. O Ministério afirmou também que ainda não foi necessária uma reavaliação.

CENSURA. Deputado ameaça regular mídia

.
Em meio às discussões sobre os escândalos do mensalão, o irmão de um envolvidos diz que o PT voltará a discutir a regulação da mídia depois das eleições. É o deputado cearense José Guimarães que gravou vídeo no site do partido retomará o debate "quer queiram, quer não queiram".

A professora Adísia Sá, em seu comentário diário na Povo-CBN, rechaçou mais uma vez a ideia, alertando que a categoria tem que rejeitar esse tipo de golpismo. "É momento de toda a classe se unir em defesa não só a questão da imprensa mas um direito do povo à informação". 

terça-feira, 25 de setembro de 2012

RÁDIO. Um depoimento de Paulo Roberto

.
"Meio de comunicação mais apaixonante que existe para quem o faz, para os que o ouvem, fazendo-nos exercitar o poder de imaginar, interpretar aquilo que nos é passado por vozes, sem imagens, sem cores ou cenários, sejam estes tristes ou alegres.

Peço, apenas, aos iniciantes e/ou recém-iniciados (tem hífen?) que o encarem com respeito e dedicação. Aos que já trilham a longa estrada, que continuem andando com dignidade e respeito. Aos que se desvirtuam, durante a trajetória, que corrijam o rumo e sigam na rota certa. Só isso".
(Paulo Roberto, pseudônimo de Ismael Luiz, radialista aposentado)

RÁDIO. Iracema ganhou crônica de Vinicius

.
Hoje é o dia do rádio. Homenagem a Roquete Pinto que inaugurou em 1923 a primeira emissora no Brasil. Um ano depois da primeira transmissão realizada a 7 de setembro de 1922. O rádio continua sendo o veículo mais extraordinário que conhecemos. No início dos anos 60, quando voltava dos EUA, Vinicius de Moraes 'matou as saudades' da boa terra ouvindo rádio. E foram as ondas da Rádio Iracema de Fortaleza a primeira voz-radiofônica que ele ouviu. A emissora ganhou crônica do poetinha.

COPA 2014. O ridículo batizado do tatu-bola


Sinceramente, você concorda com as sugestões dadas pela Fifa para batizar o tatu-bola? Amijubi, Fuleco e Zuzeco estão causando a indignação de pessoas na Internet. Até um abaixo-assinado circula na rede pedindo um "nome decente". 

Eu assino.  

ELEIÇÕES. Cadê a pesquisa que estava ali?

.
Quem procurou saber os resultados da pesquisa Vox Populi no jornal O Povo deparou-se com o alerta de 'erro 404'. A única alternativa era ir ao site contratante, o do Jangadeiroonline. 

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

CELEBRIDADES. Falcão está indo e joiado


Até o Google andou 'matando' o cantor Falcão. Isso, quando alguém postou em 2009 a morte de outro cantor homônimo do brega-chique. Hoje voltou a acontecer. Teve gente confundindo as coisas. Mas ele está 'indo' muito bem. Falcão sofreu um acidente em Minas quando voltava de um show. Nada demais. Apenas um susto, que eu posso até dizer que foi bem menor do que o registrado por ele, quando menino do buchão, na ocasião em que houve um terremoto em sua cidade natal. 

Foi a primeira vez que Pereiro, cidadezinha do Ceará, chegava às manchetes nacionais. As outras, quando do outro terremoto chamado exatamente Falcão ganhou todo o Brasil.

JORNAIS. Crítico analisa a capa do Diário

.
Eduardo Tessler, em seu Mundo Mídia, analisa hoje a capa da edição do Diário do Nordeste.  Pegou pesado.

HUMOR. A notícia mais incrível já publicada

.
Nunca li algo tão incrível quanto o destacado pelo blog Entrementes, do médico Paulo Gurgel. Clique no texto para ampliá-lo.

Texto original

FALANDO NISSO

Pois é, o Germano Ribeiro ensinou-nos o caminho das pedras. O b log é um diário de humor. Só....


TV. Sugestão para lista dos melhores de 2012

.
Ainda é cedo para a relação, mas em qualquer lista dos melhores do ano que aponte o trabalho de profissionais do vídeo cearense, o nome de Caroline Ribeiro, repórter da TV Verdes Mares, estará entre as revelações do ano. 

Competente!

TV. Audiência de estreia do 'The Voice Brasil'

.
A estreia do programa "The Voice Brasil", ontem, na Globo, marcou 15,6 pontos no Ibope.

A faixa de horário, ocupada anteriormente pela "Temperatura Máxima", registrava uma média de 13 pontos.

domingo, 23 de setembro de 2012

JORNAIS. Nota invertida causa estranheza

.

TV. Aderbal Filho estreia programa na Brasil

.
Vi esse anúncio na Folha e resolvi dividi-lo com os cearenses. É o nosso conterrâneo Aderbal Freire-Filho, que há alguns anos comandou a Rádio Assunção, ele estreia na TV na terça com o programa 'Arte do Artista'. Será na TV Brasil, canal 8 para quem tem NET.

SOM. A celestial música de Vangelis

.

FACEBOOK. Mudança para evitar violação

.
O Facebook removeu o reconhecimento automático facial de fotos, por ter sido considerada violação de privacidade. Para alguns a tecnologia funcionava para identificar amigos que estão presentes e compartilhar perfis, contudo há quem pense que isso é uma violação de privacidade e, por isso, entraram na Justiça reclamando. 

A remoção será complementada até 15 de outubro em todos os perfis de usuários da Europa. No momento não foi especificado se essa medida terá efeito em outras partes do mundo.

PRÊMIO. Será hoje o Emmy pela Warner


O Warner Channel transmite hoje o Emmy Awards. É o prêmio concedido pela Academia de Artes e Ciências televisivas às séries de TV internacionais. No Brasil, os comentários serão do jornalista Paulo Gustavo Pereira. 

No no gênero comédia, meu voto vai para The Big Bang Theory. De longe o melhor. 

TEVÊ. Globo importa programa de calouros

.
O anúncio diz: 'o que importa é a voz'. Pouca gente sabe que essa é uma ideia importada. Falo da estreia hoje do The Voice Brasil*, assim mesmo em inglês. Programas de outras línguas têm invadido a tv brasileira, dando a impressão de que há crise de criatividade na produção nacional. Ninguém imaginaria a Globo pagando por um programa de calouros para exibi-lo onde Chacrinha deitou e rolou. 

Na verdade, repetir fórmulas de outros países parece ser a tônica da programação televisiva brasileira nos últimos 15 anos. Grande parte das novidades surgidas ultimamente são cópias e modelos importados. 

Em uma listagem rápida, relaciona-se o 'Big Brother Brasil', que é de origem holandesa; o 'CQC-Custe o que Custar' (em espanhol 'Caiga quién caiga' - traduzido livremente algo como ‘caia quem cair”), criado pelo produtor argentino Mario Pergolini. Tem  'Idolos', Topa Tudo por Dinheiro', 'Mega Senha', todos de origem estrangeira. 

Os 'formatos' são licenciados para as emissoras brasileiras, que pagam pelo uso e devem seguir regras rígidas de realização. Só a produtora holandesa de televisão Endemol detém a marca da maior parte dos 'reality shows' realizados no mundo todo. Embora o 'Big Brother' seja o mais conhecido, o de maior lucro é 'Deal or No Deal', no Brasil intitulado ''Topa ou não Topa'

A estreia hoje do 'The Voice' me leva a pensar sobre a crise de criatividade que anda beirando as salas de produção das emissoras no Brasil. Quem diria que a Rede Globo, para lançar um programa de calouros, fosse pagar 'royalties' a produtores de fora, quando Flávio Cavalcante, Raul Gil e o fantástico Chacrinha, serviriam de modelos até para exportação. 

UP GRADE

*Embora pareça com Ídolos, o The Voice Brasil mostrou-se muito bom.

JORNAIS. Mudanças no Povo e na Folha

.
Renovar é a palavra de ordem. No jornalismo, isso é constante. No Ceará, O Povo reformula a sua coluna 'O Povo nos Bairros', que volta a ser publicada a partir desta segunda. A Folha insere mudanças no caderno de classificados, impondo reformulação gráfica e editorial.

A coluna de O Povo, com 20 anos de existência, passou por reformas. Volta na segunda, muito mais abrangente, inclusive, com inserções no rádio (Povo-CBN), no portal e na tevê O Povo.

Já os classificados do jornal paulistano, buscam inovar numa área que, geralmente, se mantém  sem reformulações maiores. As mudanças mostram o interesse das empresas em atrair mais leitores 

sábado, 22 de setembro de 2012

JORNALISMO.Prêmio Gandhi será dia 27

.

EFEMÉRIDES. Um dia para ser lembrado


RECORTES. Neymar não dá bola ao médico


ELEIÇÕES. A farta estação das charges

.
Chargistas estão vivendo a estação mais fértil de sua produção, as eleições. Essa época oferece muito material para essa gente. Relacionamos alguns bons exemplos.



FOTO. Mendigos enjaulados no zoo humano

.
A Associated Press distribuiu para o mundo a foto chocante de famílias de mendigos enjaulados na China para evitar assédio a peregrinos num festival religioso. A Folha de SP publica hoje em primeira página o que intitula de 'zoológico humano'. Se você não conseguir se impressionar com essa vergonha, imagine pobres escorraçados em festejos de Canindé e Juazeiro do Norte para não importunar os fiéis em romaria. 

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

CINEMA. Sites para assistir filmes grátis

.
Esta é uma dica para o fim-de-semana e, principalmente, para quem curte cinema. O blog do Sindinero.org está listando dez sites onde se poder assistir filmes grátis online, de forma legal, sem ferir os direitos do autor, nem tampouco ser interrompido por mensagens publicitárias.

1) Voddler, : Este há necessidade de registro. Nele, películas gratúitas, financiadas com publicidade. 
2) Open Culture : 500 títulos entre eles clássicos como Cyrano De Bergerac (1950), Fists of Fury (¡¡Bruce Lee!!, 1971), Meet John Doe (do diretor Frank Capra, 1941), Moby Dick (1956), etc.
3) 200 clássicos docinema russo: são 200 películas da produtora Mosfilm.
4) Filmes da Hammer:a mítica produtora inglesa Hammer, especializada em terror e mistério. 
5) Filmes da Troma no Youtube : Essa é uma produtora independente. 
6) Classic Cinema Online : centenas de clássicos de domínio público. 
7) Films in Archive.org : uma lista de clássicos do século XX, entre eles comédia, cine noir, ficção científica e filmes de terror. 
8) Free Online Movies : é um blog que obtém e recompila filmes de domínio público no YouTube. 
9) Freemoviesonline.com : seleção de produções clássicas. 
10)Wuaki.tv : Wuaki.tv oferece cinema por 'streaming', mas algumas são gratúitas. 

FONTE

MISS BRASIL. Quem é o autor da canção?

.
Fortaleza sedia no próximo dia 27 o final do concurso Miss Brasil 2012. Há muito, a gente ouve a 'canção das misses', gravada por Ellen de Lima. Mas quem é o autor da peça?

 

E o blogueiro J. Neto é quem nos respondeu mais rapidamente: "Segundo a temida Wikipedia a letra foi escrita por Lourival Faissal,compositor e radialista brasileiro. Era irmão dos radialistas Roberto, William e Floriano Faissal. Como compositor, ficou conhecido como Rei das Versões". 

TV. Prefeita Luizianne Lins aparece no '190'

.
O que uma madrinha não faz pelo êxito de seu afilhado. A prefeita Luizianne Lins, por exemplo, foi hoje ao programa 190 e ficou, ao vivo, olho no olho do apresentador Evaldo Costa da TV Cidade. 

Eu fiquei interessado em saber do que ela falou, mas quem me enviou a foto disse que não pode ouvir nenhum trecho da entrevista da prefeita, "porque o aparelho de tv estava no silencioso na loja". Mas não deve ter sido algo muito distante de um verbo só conjugado nesse período eleitoral: cabalar. 

CENSURA. Imagens retocadas sem sucesso

.
Olha que coisa mais estranha: a foto da esquerda mostra o patriarca da Igreja Ortodoxa russa, Kirill I, portando um valioso relógio de 25 mil euros. Pois na foto à direita o relógio sumiu. O retoque foi feito para evitar demonstração de riqueza do líder religioso. O retocador, porém, esqueceu de eliminar o reflexo do relógio em cima da mesa. 

CINEMA. 'O Palhaço' vai disputar o Oscar

.
Taqui um palpite que eu faço questão que dê certo no ano que vem: 'O Palhaço' de Selton Mello vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro de 2013. Pelo menos, ele já está concorrendo. Foi indicado pela Secretaria do Audiovisual, vinculada ao Ministério da Cultura. 

Se o filme ganhar, Selton Mello será o grande vitorioso. Porque é um prêmio de reconhecimento a um dos dois melhores atores brasileiros - o outro é Wagner Moura. Se a Academia de Hollywood reconhecer a grandeza desse filme, esse não será apenas uma simples previsão, mas a confirmação de que 'O Palhaço' é fantástico mesmo. 


REDES SOCIAIS. Seu Twitter anda invisível?

.

Você usa o Twitter e sente que nem sempre o que você postou teve a repercussão desejada, que ele parece invisível aos olhos dos outros. Pois bem, o estrategista de mídias sociais Victor Martin, tem uma tese muito bem estruturada sobre esse tipo de reação, principalmente quando você tem mais de mil seguidores e poucos fizeram referência a essa ou aquela publicação que você considera importante. Ele se diz favorável a que se publique o mesmo conteúdo mais de uma vez no Twitter:

1. Seus seguidores estão conectados em momentos diferentes
Isso não é segredo. Sempre que você lançar um tweet haverá uma grande parte de seus seguidores que não os vê, porque eles não estão conectados no momento.  Então, qual é a probabilidade de que um seguidor esteja ligado apenas à noite veja um tweet seu que você postou às 8:00 da manhã? Realmente, poucos. Para isso temos de acrescentar o fato de que ele se conecta em todo o mundo a cada dia.

2. Os tweets têm uma vida útil limitada

No momento em que se lança um tweet, isso tem um tempo de vida limitado, o que depende, principalmente, do tema do mesmo. Se é um problema atual tem uma vida útil muito mais curta do que se fosse um tema atemporal. Algo curioso é que 71% dos tweets não recebem nenhuma resposta de seus seguidores.  Quando há qualquer reação, 92% ocorrem em menos de 60 minutos.

3. Depende da quantidade de usuários que seguem seus seguidores
Você sabia que um usuário do Twitter tem uma média de 126 seguidores? Essa é a média estimada, mas alguns têm centenas e centenas de usuários ao mesmo tempo, por isso é muito difícil para o seu Tweet ter toda a atenção. 

Como se vê, é difícil fazer um tweet específico que tenha a visibilidade desejada; por isso, necessário é que possamos publicar exatamente umas 3 ou 4 vezes ao longo do dia, sempre combinado com outros tweets deixando tempo suficiente entre cada publicação.

Lembre-se de fazer esta prática com moderação, sem abusos e sem cair no erro terrível de chatear seus seguidores. Isto é, se alguém nota mais de uma vez as suas publicações terá uma ligeira sensação de déjà vu.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

TEVÊ. A estreia de Katiúzia e Maísa na 2ª

.

Dois grandes nomes da televisão cearense: Katiúzia Rios e Maísa Vasconcelos. As duas estão de volta ao vídeo nessa segunda feira, pela NordesTV. Cada uma no seu quadrado.

Maísa abre a programação local da NordesTV, às 11h50min com o 'Pode Contar'. É uma revista eletrônica na medida da experiência e do talento da apresentadora.

Em seguida vem a Dellane Ratts e Marcos Mesquita com o NordesTV Notícias, fazendo uma ligação entre Fortaleza-Sobral.

E a apresentadora Katiúzia Rios vai comandar o 'Olho no Olho', um policial com prestação de serviços e os acontecimentos do Ceará.

Interessante é que as duas estão trabalhando pela primeira vez juntas, na mesma empresa.

RÁDIO. De olho no 'outdoor' e no futuro

.
Leitor do GENTE DE MÍDIA denunciando, via e-mail, a conversa entreouvida num programa esportivo de emissora da capital cearense. Um narrador esportivo falava de um sonho que teve ao companheiro de horário. 

"Eu sonhei com uma enorme placa no estádio com um número..." que ele citou com a maior naturalidade. 

Não seria nada demais, não fosse o 'número do sonho', o mesmo de um candidato à prefeito de Fortaleza. 

Pena que no 'outdoor' do sonho não tenha aparecido o número da lei que proíbe esse tipo de coisa fora do horário do TRE. 

REVISTA. A dos rodoviários comete falha

.
A revista Vias & Rodovias é uma publicação sobre tudo que gira em torno de trânsito rodoviário e dos que fazem a segurança nas estradas. A publicação, contudo, comete um equívoco ao colocar anúncio de bebida, sem relacionar a orientação de "se beber, não dirija" obrigatório nos anúncios desse tipo. É a velha estória de que em casa de ferreiro... 

ERRO. Jornal troca prefixo por frequência

.
Um equívoco da equipe de O Povo: ao invés de citar o prefixo ZYH 625 da emissora Povo-CBN, o jornal coloca 1010 que é, na verdade, a frequência da emissora. Dica do internauta Luiz Gustavo Maia.


RELIGIÃO. Jornal irrita seguidores de Maomé

.

Primeiro, o filme norte-americano satirizando o líder do islamismo. E os seguidores de Maomé contra-atacaram acendendo o fogo do fanatismo e provocando até a morte de um embaixador. O semanário humorístico Charlie Hebdo, um similar do nosso antigo Pasquim, resolveu discutir a questão dos 'intocáveis' - em relação a figuras que não podem ser citadas de forma nenhuma que logo geram turmultos. Por conta disso, a França está sob alerta. As embaixadas serão fechadas amanhã, sexta-feira, dia consagrado ao profeta e quando ocorrem as manifestações. Maomé aparece nu, em posição erótica.    

TV. O espirro de Boris Casoy em pleno ar

.
A página 'Divirta-se' de O Povo está mais atrativa. Além do noticiário cultural, ela agora alinha vídeos curiosos como os das gafes cometidas por nomes do telejornalismo. O de Boris Casoy, espirrando em pleno ar, é divertido.