Translate

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Leituras de ontem na visão que se tem hoje


O tempo passa e ninguém esquece o que a Globo fez com a TV Diário de Fortaleza. Aliás, tem leituras na Internet que dão uma visão mais esclarecedora do caso, como esse texto que fala sobre a retirada da emissora da parabólica.

No texto há a citação do nome do Martins Andrade, um agrônomo que também é radialista e já atuou no próprio grupo da emissora. Clique na imagem para ampliá-las.



O sertão virou 'mal' no mundo globalizado

A partir de post do Diego Lage

Mudanças na programação da TV Diário


Não ficarão restritas ao fim do 'Circo Tupiniquim' e ao 'Gente da Gente", as mudanças na grade de programação da TV Diário. Em seu programa matinal da Verdinha, Paulo Oliveira declinou que seu programa da TV também sofrerá alterações.

"Por enquanto pela manhã, pois ele vai passar para a tarde", comentou de passagem o apresentador, ao fazer no rádio o anúncio de sua presença no vídeo.

Sabe-se que com a retirada da imagem do satélite, a TV Diário viu-se obrigada a fazer correções na linha de programação, inclusive, com o corte de algumas atrações. O 'Gente da Gente', que o Júnior Diniz apresentava, saiu da grade. O 'Tupiniquim', deu lugar a desenhos animados.

Huck: quem vê cara, não vê comprimento


Está no O Dia de hoje: "Para ficar da altura de Gisele Bündchen e de Claudia Raia na festa de lançamento da Sky HDTV, no Terraço Daslu, em São Paulo, terça-feira, Luciano Huck, apresentador do evento, improvisou:

“Em cima desse caixote fico do tamanho das duas. O Edson (Celulari) é grande, Claudia? E o Tom Brady é maior que eu, Gisele? Pelo menos a minha mulher (Angélica) é do meu tamanho”.

quarta-feira, 29 de abril de 2009

De onde é que + acessam o Gente de Mídia


Novidades tecnológicas: os microholográficos


Você se lembra daquela histórica aparição da repórter Jessica Yellin, da CNN, no estúdio numa imagem holográfica? Vamos recordá-la:



Pois está sendo lançada a mais recente novidade em termos de CDs: os discos microholográficos. É a GE a responsável por tudo. São discos capazes de armazenar dados através de 3 dimensões.

A capacidade de armazenamento em 3D, leio no GenteBlogs, é bem maior que a de um Blue-Ray e ainda que esse chegasse aos 400 GB que se fala, não poderia competir com a produção em 3D, já que essa é mais em conta do que produzir discos azuis.

Henfil: um par de anos à frente da gripe suína


Os tres vídeos mais acessados do YouTube


ô coisa incrível é o ser humano! É curioso por natureza. Adora ver alguém em situações adversas.

Exemplo pode ser conferido na relação dos 3 vídeos mais acessados no YouTube. O tombo da Josi, na FMF, está em primeiro.

Chiquinho Scarpa está em estado de coma


Bem cedo, eu já tinha lido na coluna do Giba Um. Agora fui alertado pela atriz Thylba Araújo: ["Nonas, o Chiquinho Scarpa está em coma, depois de uma cirurgia de redução de estomago".] fui conferir. E resolvi fazer o 'paste' do Diário do Comércio.

Os telejornais regionais não ajudam novelas


Os telejornais regionais das afiliadas da Globo não tem ajudado a alavancar a audiência da novela das 7. A atual, 'Caras e Bocas", continua sem ajudar a audiência necessária.

Em sua coluna de hoje, Daniel Castro afirma que "Caras & Bocas" ainda não tem a audiência desejada pela Globo. Mas a trama, ao contrário de "Três Irmãs", não derruba a audiência da rede, ou seja, não dá menos audiência do que os telejornais regionais. Dá mais."

Ex-BBB leva tombo na passarela da FMF


Veja o vídeo e leia a matéria no Diário do NE:

A gripe suína, quem diria, chega às novelas



Foi-se o tempo em que beijar não era lá nenhuma porcaria e havia cenas assim

O surto de gripe suína que afeta o México chegou a todos os setores da sociedade, incluindo o mundo das novelas que, embora não tenha suspendido suas filmagens, decidiu restringir algumas cenas de beijo e diminuir o contato físico nas cenas românticas.

Nicandro Díaz, produtor de "Amanhã é para sempre", uma das novelas de maior sucesso da Televisa, disse que desde a semana passada, quando soou o alrme sobre a gripe suína, nenhuma cena de beijo foi gravada.

Segundo ele, chegaria o momento em que um de seus protagonistas se negaria a beijar.

- Estaria no seu direito de proteger sua saúde.

Por conta disso, os roteiristas vão tentar encontrar a melhor fórmula de expressar o amor, com olhares, por exemplo, sem ter que recorrer ao contato físico com os lábios.

O produtor mexicano explicou ainda que durante a filmagem da novela estão sendo tomadas todas as precauções normais contra a gripe, como evitar apertos de mão e beijo e que, até o momento, não houve nenhum caso da doença nem entre os membros da equipe nem da produtora.

O divulgador da novela "Un gancho al corazón", também da Televisa, Jose Luis Estrada, afirmou que chegou a ser cogitada a possibilidade de interromper as gravações, mas, por enquanto, "o trabalho segue normalmente".


(Informação do GLOBO)

Propaganda: o sonho dos meninos na Kombi


terça-feira, 28 de abril de 2009

TV Cãmara foge da gripe e explica psoríase


De muito bom tamanho [no sentido mais qualitativo possível], o Jornal da Câmara (Municipal de Fortaleza) que é apresentado pelo Cacá. Mesmo sendo uma emissora ligada a uma instituição oficial, o noticiário se permite a avançar além das paredes do legislativo.

Uma [boa] reportagem sobre psoríase mostrou a preocupação de cearenses com uma doença que chega a criar barreiras de relacionamento individual.

Objetiva e fundamentada em dados corretos, a reportagem mostrou como se pode fazer telejornalismo sem precisar recorrer a pauta recorrente da gripe suína.

E vem de Redenção o antitucanês do Zé Simão


E o José Simão manda ver na sua coluna de hoje, a fotografia de uma loja que, apesar de se chamar 'Ponto da Carne', vende tudo de perfumaria. Muito cearense que viaja pelo maciço de Baturité já deve ter notado que esse comércio fica localizado na cidade de Redenção.

Para quem pensa que forró é o que toca por aí


Antes que abril acabe, o grupo de música brasileira Breculê faz apresentação gratuita nesta quarta-feira (29/04) no Centro Cultural Banco do Nordeste em dois horários, 12h e 18h30

Se você é jovem e partidário do som dessas [horríveis!] bandas de forró que tocam por aqui, então você precisa conhecer o som desse grupo. Ele toca de tudo - que tem qualidade. "Baiões, frevos, sambas, cocos, maracatus, choros e peças eruditas compõem a base do amálgama musical", diz o texto enviado pelo Luciano Sá.

Serviço:
Breculê no Centro Cultural Banco do Nordeste
Rua Floriano Peixoto, 941 - Centro - Fortaleza (CE)
Hora: 12h e 18h30
Data: 29 de abril de 2009 (quarta-feira)
Gratuito

Flagrante do Diário capta a dimensão do caos


A imagem do dia é o [excelente] flagra do repórter-fotográfico Thiago Gaspar, do Diário do Nordeste. Nele, a dimensão exata do que viveu a população durante o temporal.



E POR FALAR NISSO


1 - Marcos_Ce disse: Quando eu vi essa foto na capa do Diário pensei: essa merece prêmio. Parabéns a Thiago Gaspar.

2 - Janio Alcantara: Gostaria saber exatamente o que se passou na cabeça da motorista naquele momento....e dos demais ocupantes dentro do carro também...
Mera curiosidade....mas o fotógrafo flagranteou bem o que se passa quando chove em Fortaleza.

Pintor transforma Barack Obama em Cristo



Jornais: Manchetes à beira de uma pandemia




E um porco derruba as bolsas do mundo todo




E quem diria que a gripe suína acabaria abalando as bolsas de valores do mundo. Bons tempos em que um porquinho nos dava segurança em economizar nossos trocados.

Eita mundo doido!...

A novela, quem diria, está de volta ao rádio


Essa nem Janete Clair acreditaria: as novelas estão de volta ao rádio brasileiro. Falo da estreia ontem do primeiro capítulo da radionovela "Não Escuta, que Eu Grampo", a história de uma mulher que tenta descobrir se o marido a está traindo com a melhor amiga. O pano de fundo é a contratação de um detetive que se apresenta como Virgulino Teixeira, "conhecido no universo investigativo como araponga grampeado".

Como informa a edição de hoje da Folha de SP, "a radionovela é uma produção da rádio Justiça, emissora administrada pelo STF. A ideia, diz Madeleine Lacsko, coordenadora da rádio, é tratar temas jurídicos, direitos, deveres ou questões de cidadania de forma popular.

No capítulo de ontem, o detetive diz que vai instalar escutas para descobrir porque Aderbal chega tarde em casa. "Vou investigar seu marido. Colocar escuta na sua casa. Posso garantir que ninguém grampeia como eu." O desfecho só será conhecido na sexta-feira. A radionovela pode ser ouvida no endereço www.radiojustica.jus.br.

Publicidade&Propaganda: pulmões do mundo




Realmente, muito bonito o mais recentre anúncio da campanha publicitária da organização conservacionista WWF/Adena onde se revela as consequências que tem o desmatamento. A simulação dos pulmões é muito criativa. .

segunda-feira, 27 de abril de 2009

TV Diário adere aos desenhos animados


Uma hora antes do programa Paulo Oliveira na TV, o canal 22 está exibindo agora desenhos. A TV Diário deu início a exibição desses animados dentro de uma campanha de ocupação dos espaços que, antes, eram preenchidos pela programação ao vivo.

Assim, agora é possível o público infanto-juvenil acompanhar as aventuras de personagens como He-Man e Scooby Do. Todos, reprises.

A gripe suína é o foco principal das emissoras




A gripe suína (ou porcina) é o assunto do rádio e da TV. Zapeando a NET dou de cara com entrevista que é transmitida pela CNN, Fox e até na BBC de Londres, a secretária de segurança interior, Nadia Napolitano.

Ela fala sobre a possibilidade de uma pandemia mundial e as iniciativas tomadas para se monitorar os viajantes internacionais que chegarem aos EUA.

O noticiário noturno da RAI, neste exato momento, aborda sobre o controle médico na Itália a respeito da doença.

Temo que o pânico acabe resultando pior do que a própria doença...
[Na SIC Internacional, a tv portuguêsa, a informação de que Israel vai adotar o nome de 'Gripe do México' ao invés de gripe suína, já que o porco é um animal impuro para os judeus]

A irritação de Tom Cavalcante com Eliana


E a colunista Fabíola Reipert, da Folha, conta hoje que o humorista Tom Cavalcante anda irritado com a produção do programa da Eliana. O motivo: elenão gostou que ela usasse seus anões.

"Atores anões, que fazem o quadro "Ridículos" (sátira do "Ídolos), no "Show do Tom", foram motivo de desentendimento entre Tom Cavalcante e a produção de Eliana. Os anões foram ao programa dela, fazendo quadro parecido com o de Tom, deixando-o furioso. A Record diz que os atores não são exclusivos de nenhum programa e ganham apenas cachê."

Juca Kfouri reconhece: 'o Fenômeno voltou'


E o colunista Juca Kfouri deu a mão a palmatória: hoje*, o colunista vem a público para reconhecer, pela 3ª vez, que, sim, de fato, errou em relação ao Fenômeno chamado Ronaldo.

*[para assinantes da Folha]

Radialistas se beneficiaram com cota aérea


Radialistas também se beneficiaram das passagens aéreas pagas por um político no Ceará. A Folha denuncia que o deputado Eugênio Rabelo usou cota aérea com time do Ceará. O congressista também pagou com dinheiro público, somente no ano de 2007, 77 passagens para mulher, filho, filha, genro e nora.
"O deputado Eugênio Rabelo (PP-CE) bancou com dinheiro da Câmara 77 passagens para 27 jogadores, dois técnicos e três dirigentes do Ceará Sporting Club, além de parentes e amigos dos atletas e radialistas encarregados de cobrir os jogos do time de futebol.

Os bilhetes são de 2007 e foram emitidos no período em que o parlamentar presidiu o clube paralelamente ao exercício do mandato no Congresso.
O Ceará tem a segunda maior torcida do Estado, ao lado de Fortaleza e Corinthians, e atrás do Flamengo, conforme pesquisa Datafolha de 2007.

Segundo registros das companhias de aviação aos quais a Folha teve acesso, Rabelo gastou ao menos R$ 31,2 mil da cota aérea com esses bilhetes.

Em pelo menos dois casos, os bilhetes coincidem em data e destino com partidas do Ceará, atualmente na Série B do Campeonato Brasileiro.
Há passagens do dia 4 de agosto de 2007, no trecho Fortaleza-Brasília-Fortaleza. Naquele dia, o Ceará jogou contra o Brasiliense, tendo perdido de 3 a 2. Também há bilhetes no mesmo trecho nos dias 2 e 3 de outubro daquele ano.

domingo, 26 de abril de 2009

Roberto Cabrini: a radiografia de um crime


Muito bom o especial da Record sobre o roubo do Banco Central. Uma radiografia completa do que foi aconteceu na agência de Fortaleza foi realizada pelo Roberto Cabrini.

Uma primorosa reportagem de pesquisa e resgate do que aconteceu durante a escavação do túnel pela empresa Grama Sintética e que acabou se tornando no roubo do século.

E POR FALAR NISSO
"O esclarecimento do roubo ao Banco Central aconteceu devido a um comprovante de recarga de celular.Nenhum repórter contou ainda. Taí uma boa pauta".
Tertuliano Siqueira

Pegaram no pé do Galvão com nova gafe dele


Qual foi mesmo a nova gafe cometida pelo narrador Galvão Bueno durante a corrida deste domingo?

Quem clicar AQUI, lerá.

Alerta sonoro no aeroporto sobre gripe suína


A voz que trabalha nos serviços de som dos aeroportos tem uma nova missão. Alertar os viajantes sobre os riscos da gripe suína. Até o Pinto Martins de Fortaleza está entre os cinco aeroportos que começaram a transmitir esses avisos sonoros.Os outros aeroportos são os de SP, RJ, Salvador e Manaus.

A decisão é do próprio Ministério da Saude que emitiu comunicado hoje para explicar que os casos em SP não são da doença.


1 - Na caixa de entrada de meu e-mail, deparo-me com correspondência da atriz Cláudia Rodrigues, da Rede Globo, reclamando contra comentário nosso aqui no GENTE DE MÍDIA pela sua [fraca] atuação como humorista no Casseta e Planeta.

2 - Romário Fernandes, que era da TV O Povo, mudou de casa. "Meu querido Nonato, só tô mandando este e-mail pra dizer que trabalho agora na RedeTV. O Omar Jacob foi para a Record em Belém e assumi aqui como repórter de rede no lugar dele.



3 - Sonia Lage e Eugênia Nogueira, da Dégagé, informando que a Feira da Música de Fortaleza [de 19 a 22 de agosto] tem recorde de inscritos. Foram mais de 570 trabalhos recebidos de bandas, instrumentistas e cantores dos mais diversos gêneros, de todo o país.

TV terá que pagar 13.623 ingressos do jogo


A TV Verdes Mares, que transmitiu Fortaleza x Ceará, terá que pagar o equivalente a 13.623 ingressos de torcedores. É o que reclama o presidente do Ceará ao citar que a emissora teria desrespeitado regra do contrato que só permitiria televisionar o jogo se o público atingisse 40 mil pagantes.

Eu ouvi na POVO-CBN Evandro Leitão reclamando que a renda foi abaixo do esperado por conta disso. Foram 26.377 pagantes, confirmo agora no blog Gol.

Aliás, o Fernando Grazziani também repercutiu essa tese do dirigente alvinegro, junto aos "motivos que impedem maior presença de público: excesso de jogos, violência, desconforto, regulamento ruim..."

"Nosso acordo é que a TV tem que pagar essa diferença porque nos garantiram 40 mil pagantes. Podem me falar o que for, eu sempre fui contra essa transmissão e vou lutar pelos direitos do Ceará. A televisão tirou muito público daqui", disse no microfone da Povo-CBN.

Desenhos francêses veem animada Amazônia


No canal 83 da NET, o Tivi5 Monde, apresenta aos domingos, o desenho "Inami" que mostra heróis da Amazônia, os povos da floresta. A aventura de índios e bichos da floresta, numa verdadeira lição de integração ambiental.
"Na selva amazônica, Inami, um menino de 11 anos, está impaciente por se tornar homem. Para tanto, Carras, o pajé, lhe fará passar por uma série de provas iniciáticas. Assim abre-se o universo ainda desconhecido dos pajés, animado pelas aventuras de Inami e de seu amigo Shimiwé, ao mesmo tempo engraçadas e misteriosas, e às vezes chegando até a provocar sensações fortes!
Pena que emissoras brasileiras não se interessem em comprá-los para exibição no Brasil, de vez que preferem os batidos desenhos dos estúdios norte-americanos e animes."

Fórmula-1 é como o mundo, dá muitas voltas


Pra você ver como a Fórmula-1 dá voltas. Jason Button conquista a 3ª vitória no circuito arenoso do Bahrein. Antes, a TV pouco ligava para ele ou outro qualquer que corresse lá atrás.

Como será que se portaria hoje um Schummacher no cockpit de uma Ferrari? Mesmo com o difusor, Raikonnen e Massa, nada fizeram até aqui.

INJUSTIÇA
"Acho que estão sendo injustos com o ex-bispo Lugo, presidente do Paraguai. Ele aparentemente seguiu fielmente o preceito da Igreja que proíbe o uso de camisinha."
[Luis Fernando Veríssimo]

Arquiteto cria o museu virtual da corrupção


Você sabia que existe o Museu da Corrupção? Pois existe, sim. Criado pelo premiado arquiteto mineiro Rodrigo de Araújo Moreira, o museu online ergue-se dotado de muitas salas e auditórios, espaço virtual que será abastecido com os fatos do dia.

Em busca de fama alguém é capaz de tudo


Tem gente pra tudo. Como esse jovem que resolveu ficar deitado nos trilhos de uma ferrovia e filmar o trem passando por cima dele.


Visto em CANDO

O PQP faz teste com o Oscar Filho do CQC




Semana de muitas novidades na Panelada da Babalu. Falo do quadro PQP (Pense Que Programa!), a sátira cearense do CQC. O pgm entrevistou Oscar Filho, do CQC, que veio à Fortaleza para show no Ideal. E o próprio Amadeu Maya me garante que tudo rendeu uma ótima diversão.

Pense num PQ-Teste com esse impagável integrante do Custe o Que Custar. Deve ter rolado uma baita festa e a galera interessada em acompanhar o papo tem que sintonizar a Jang, a partir das 13.45 - depois do Jornal Jangadeiro.

sábado, 25 de abril de 2009

Pianista apaixona-se pelo projeto Vila Velha


A amiga Lena Belotto foi quem me contou: "tem um músico italiano buscando inspiração no projeto Emaús da Vila Velha, na Barra do Ceará". Fui conferir pelo telefone com o advogado Airton Barreto. É verdade.

O pianista italiano Mateo Giorgioni dedica sua vida ao trabalho com a pobreza do mundo. Esse final de semana, ele realizou com sua esposa Lisa Frassi um concerto para a população assistida pelo projeto Emaús, da Vila Velha.

Conversei com Mateo, que se diz impressionado pelo trabalho desenvolvido pelo advogado Airton Barreto, que ele conheceu numa de suas vindas à Fortaleza numa viagem de 'turismo sustentável'. Foi vendo o trabalho do Emaús que Mateo se apaixonou. E já é a quinta vez que ele vem.

"Conviver com essa realidade me inspira para o meu trabalho como músico", contou-nos agora a pouco em conversa por telefone. Ele e a esposa estarão retornando para a Itália na próxima segunda feira.

Mãos mecânicas vencem o talento do piloto




E aí, vocês já viram como na Fórmula 1, os carros (láááááá detrás!) estão bombando na dianteira? Eu não vi ainda ninguém falando - talvez, o Robério Lessa já tenha avaliado esse ponto - sobre o trabalho fantástico dos mecânicos.

Amanhã, em Bahrein, os [que eram os] últimos, serão os primeiros?

Ésse ó éle tê erre a ene dê ó:uma explicação


E quem assiste ao 'Soletrando' do programa "Caldeirão do Hulk" fica intrigado com os acertadores pedindo para que a família 'não contar pra ninguém' que eles foram classificados. É fácil compreender isso.

Como todo o programa foi pré-gravado - pê, erre, é, acento agudo... - a produção se preocupou em pedir para que o pessoal da família não antecipasse o resultado que vai ser revelado somente ao final da série.

Na verdade, estou informado de que apenas falta ser gravada a grande final do programa que serve aos brasileiros, principalmente, para que nos familiarizemos com as novas regras de ortografia, além de premiar com 100 mil reais ao próximo vitorioso.

O representante do Ceará, que é de Viçosa, está no páreo.

Fortaleza tem 58% da preferência do público


E eis que a enquete sobre "Quem levará a melhor no campeonato cearense 2009" atinge seu penúltimo dia e (até este momento) revela o seguinte resultado:

CEARÁ - 32 votos (41%)
FORTALEZA - 46 votos (58%)

Fátima Santos, Maysa e Lira Neto no Iate


Fátima Santos*, [presente]. Maysa, [passado]. Lira Neto, [presente e futuro]. Esses nomes - e esses tempos - se unem para qualificar um evento cultural hoje na cidade. Será no Iate Clube.

Eu costumo dizer que a Fátima é a maior cantora que temos em termos de emotividade. Que dosa seu repertório bem ali no aço de sua voz, lâmina cortante a rasgar a emoção do público e a deitar rios de som nos caminhos do nosso coração.

E como dia dizendo, hoje ela faz show. Repertório da Maysa. Como se fosse pouco, tem lançamento do livro do Lira Neto, “Maysa - Só numa multidão de amores”, que deu origem a minissérie global.

A dica me chegou via TRAVESSIAS
* eu me recuso a escrever o nome daquela outra maneira que ela adotou

Se você fosse um livro nacional, qual seria?


E a Eugênia Cabral me dá uma dica sobre um teste [curioso] que ela descobriu no site Educar Para Crescer.
Nonato, vi que você estava falando em livros no blog. Esse teste é super engraçado para quem gosta de ler.

Eu nem sou de testes mas este me pegou. No fim do meu resultado (que eu amei! eu sou Carmen - do Ruy Castro), pergunta se eu não pensei em ser jornalista, ainda bem q eu acertei na profissão, né?
Abraço,
Eugênia Cabral

Você é... "Carmen – Uma biografia", de Ruy Castro

Boa história é com você mesmo. Adora ouvir, contar, recontar. As de pessoas interessantes e revolucionárias são as suas preferidas. Tem gente que liga para você só para saber das últimas fofocas. E confesse: com seu jeitinho manso e detalhista, você dá aos fatos um sabor todo especial. Além disso, não se contenta em reproduzir o que já foi dito. Por isso, se fosse um livro, você só poderia ser uma boa biografia, daquelas que faz os leitores deitarem na rede do fim de semana e se entregarem às peripécias de uma grande personagem. Aliás, você já pensou na profissão de repórter? Ou de escritor?

O blog que fala do bem, do bom e do sagrado




Quem já visitou o blog DUSBONS, achou realmente 'dos bons'. É do amigo-irmão Janio Alcantara - aquele que resgatou aquele rapaz das ruas. O diário dele tem uma linha editorial focada no bem, no bom, no sagrado, na virtude, nas excelsitudes da Vida e na dimensão maior que é o outro lado.

Esse post não é só para elogiar o trabalho do Janio - que é músico, compositor e coordena com o Tom Trajano o trabalho espiritual do 'Paz e Bem', na Torre Quixadá -, mas sim para dizer que o blog dele está bombando.

P.S.: Não gosto da expressão 'bombando', mas foi a palavra que encontrei para dizer quanto o DUSBONS é bom mesmo...

E POR FALAR NISSO

1. Janio Alcantara disse: "Muchas gracias, caríssimo irmão Nonato! Que olhar benevolente que vc tem pro DUSBONS! Quanto ao "bombando", só se o blogueiro aqui estiver comendo algumas bombas... de chocolate, claro!..rsrsrrs. Abração."

2. Roberto Maciel disse: "Não é para estragar o clima harmonioso não, mas, com o perdão da má palavra, "bombando" é a cara do Walney Haidar."

Humor: De 'Tutty', Um Pouco: "Viagra Natural"


por Tutty Vasques.

Já tem camelô vendendo ‘chá de Lugo’ nas calçadas de Ciudad del Este.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Pintou ruído na comunicação dos blogueiros




Tem estágio para jornalista na Regional Seis


Tem vaga para estagiário de Jornalismo na Regional VI. Alunos interessados devem procurar a SER VI - avenida Padre Pedro de Alencar, 789 em Messejana - até o dia 8 de maio.

Susan Boyle radicalizou: quem te viu, quem TV


Repórter ESP - o informativo da saude pública


De boa qualidade, o Repórter ESP - informativo da Escola de Saúde Pública da Secretaria de Saude do Estado. O boletim tem a Sheila Raquel como jornalista responsável e a presença do Marcos Saudade.

Colunista defende eutanásia e pena de morte


Leitor do ANTENA PARANÓICA e do GENTE DE MÍDIA, João Teles de Aguiar assustou-se com pregação da eutanásia pelo colunista Lúcio Brasileiro na sua coluna de ontem de O Povo.



Lúcio, inclusive, já revelou ser partidário da pena de morte em citação feita há algum tempo na mesma coluna.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

N O T A S * S O L T A S


. O cenário do especial com Belchior nesta sexta na TV Diário, deixa a desejar. Pelo que vi do cenário na chamada, dá a impressão de que o artista está cantando numa cela de prisão.

. Como é que uma novela classificada para 14 anos vem a ser exibida no horário da tarde? A Globo vem tendo dores de cabeça por causa de "Senhora do Destino".



. Nem na antiga TV Ceará, canal 2, dos tempos dos Associados, se via modelos tão sem vida como as que aparecem no promocional ao vivo do "Na Boca do Túnel", anunciando um refrigerante.

. Aquele passarinho me contou que está tudo decidido sobre quem vai ocupar o horário da tarde na Povo-CBN. Ele soprou o nome, mas ainda não tenho autorização para adiantá-lo.

. O que foi que aconteceu com a produção do 'Tarde Livre' que, de repente, anda meio desleixada em termos de conteúdo. Carla Soraya merece mais dinamismo.

. De um estúdio cearense pode sair um dos CDs mais bem produzidos nos últimos tempos. Surpresa: não é de banda de forró.

. Linha Direta, o da Super Rádio Clube, tem uma baita de audiência. Fernando Maia, Gerardo Sinclair e Tina Holanda formam um trio da pesada em termos de informação.

. A presença feminina de "A Voz do Brasil", que já foi da cearense Rejane Limaverde, está entregue hoje em dia a Edla Lula.

. Equipe de repórteres e apresentadores da TV Jangadeiro participaram de curso e oficinas de interpretação com Aline Ferreira.

. Tem internauta perguntando por onde andam Ana Lúcia Machado e Ana Vila Real. A Analúcia está na assessoria do Sebrae. A Vila está na TV Câmara.

. É muito saco acompanhar o dia inteiro a antiga Rádio Iracema entregue a lenga-lenga de um pastor desinformado sobre o uso do rádio na difusão do evangelho.

. Não se diz "Temos o prazer de estarmos aqui...", como ouvi o nosso Walney Haydar dizer na abertura do seu Must. 'Temos o prazer de estar aqui..." é o correto.

. Paulo Rloberto devia ser 'tape'. E eu dancei...

Susan Boyle já é o vídeo mais visto no mundo




Todo mundo tem direito aos seus 15 minutos de fama. E no YouTube, isso pode estender mais ainda. É o caso da semi-cantora (é assim que ela é tratada pela imprensa britânica) Susan Boyle.

Graças a sua atuação no "Britains Got Talent” (um similar do 'Idolos'), ela tem se convertido em apenas uma semana na personagem global qiue mais lágrimas (algumas de riso) tem arrancado nessa aldeia global que a gente chama de mundo.

Com cerca de 100 milhões de reproduções, o vídeo de sua atuação é a sensação deste ano na Internet.

Tímida, desalinhada, com umas sandálias que nada têm a ver com as pantufas que calça habitualmente em casa, a nova dama da cação igualou-se a Miqui Puig com a versão de “I dreamed a dream” de “Os Miseráveis", que foi visto por 11,7 milhões de espectadores na cadeia britânica ITV.

Dia 30, a senhorita Boyle - que nunca nenhum homem a beijado - volta a se apresentar na mesma emissora. E sua fama vai ainda mais longe e já chegou ao mercado de consumo que lançou um produto com o nome de Susan Boyle.

E o jurado que, no início, colocou restrições à sua participação no show em busca de um ídolo com o perfil jovem e belo, quer produzir um filme contando o seu feito.

O blog do Lira Neto vai voltar com novidades


E o Lira Neto deixou recado explicando o porquê do seu blog ter sido desativado.
Nonato, meu caro amigo.

Meu blog foi temporariamente tirado do ar. Estou tão mergulhado no trabalho para o próximo livro - a biografia de Padre Cícero - que não estava tendo tempo de atualízá-lo com a devida frequencia.
Mas ele voltará. E com novidades.
Grande abraço! Lira Neto
É bom voltar logo, pois os fãs (como eu) reclamam...

Barra traz denúncia de torturas no Ceará


Uma denúncia de tortura praticada por policiais militares de Campos Sales é a tônica da edição desta quinta feira no Barra Pesada. Algo estarrecedor é revelado pelas vítimas.

A Procuradoria da Justiça Militar já investigou e confirmou a denúncia que chega a revelar casos em que os policiais chegavam a usar de métodos aplicados aos presos políticos do tempo da Ditadura Militar.

Há depoimentos chocantes e que vão ao ar pela primeira vez hoje no programa da TV Jangadeiro, a partir do meio dia.

Bosco Farias integrante do Terço dos Homens


Bosco Farias, de quemm gosto nas transmissões televisivas, revelou em seu programa esportivo do rádio ser um católico fervoroso.

Toda segunda feira ele integra um grupo de 40 pessoas que realizam o Terço dos Homens na Igreja de Santo Inácio, na Desembargadora Moreira.

Brincalhão, ele disse que é para "pagar os pecados"...

200 mil reais por um único merchandising


Você sabe quanto custou o super merchandising da maionese Helmman's no último Toma Lá, Dá Cá?

200 mil reais.

Chamada do DN parece contradizer a notícia






A impressão que dá é de que a chamada se confunde com o texto do interior do Diário do NE. No entanto, uma notícia é de Fortaleza, a outra da regional do Cariri.

Rio Verde de Mato Grosso, cidade do Ceará


Você internauta de Fortaleza já deve ter percebido que toda vez que acessa um blog que tenha marcador de acessos do Feedjit, a citação da cidade de Rio Verde De Mato Grosso, aparece rapidamente como sendo do Ceará. Nunca se preocupou com isso não? Pois eu já. E até enviei e-mail para os responsáveis consertando um erro anterior.

Eles citavam a capital do Ceará como sendo no Mato Grosso. Escrevi e pedi a devida correção. Eles fizeram, mas pouco depois surgia com essa outra estória.

Rio Verde de Mato Grosso, na verdade, existe no Mato Grosso do Sul. Já enviei outro e-mail, mas acho que a turma se cansou de dar atenção a gente que teima em corrigir a geografia deles.

Televisão expõe as vísceras da nossa Justiça


A presença de câmeras em locais públicos como o Legislativo e o Judiciário dá oportunidade a que o povo brasileiro conheça as vísceras desses poderes. Vejam o que aconteceu nesta quarta feira na reunião do Supremo Federal.

terça-feira, 21 de abril de 2009

A resposta contra o preconceito: Susan Boyle


O fenômeno Susan Boyle é a resposta aos jurados desses programas tipo 'Idolos' que andam à cata de um 'star' que seja esteticamente perfeito, que tenha voz (+ ou -) e que cante qualquer bagulho que possa ser vendável.

De repente, no Talent da Tv inglesa chega uma mulher de 47 anos, gorda, sem nenhum aparato 'fashion' que possa lhe promover ao topo do sucesso. É Susan Boyle. Que tem um sonho. De cantar profissionalmente.

No auditório, certamente composto por menininhas que nada têm além de gosto duvidoso e que são capazes de aplaudir qualquer zébonitinho, a vaia e os risos enchem a sala. Mas quando ela começa a cantar, o mundo muda.

E acreditem, o mundo da Música está mudando com Susan Boyle. Que outras Susans saiam do esconderijo e venham aliviar a extenuante poluição sonora de cantoras gasguitas que as bandas de forró alimentam a 10 reais cada apresentação.


Susan Boyle (Talento e inspiración) from dream on Vimeo.

E o blog do Lira Neto foi mesmo removido?


OI: Quanto vale um "alô" no rádio cearense?


Quem manda alô no rádio e depois manda cobrar a conta? Um artigo do professor Francisco Djacyr Silva de Souza, no Observatório da Imprensa, discute esse artitício enquanto ele faz sua pregação em favor de um rádio ético e responsável.
[...] o "alô" mandado para pessoas de prestígio na sociedade que às vezes têm valores gordos e promovem um espetáculo de bajulação de radialistas a este ou aquele senhor de posição. O "alõ" no rádio tem sido uma moeda de grande valor conquistada sem o menor resquício de caráter ou compromisso profissional ético. Por que não se mandam "alôs" ao povão, estes cidadãos que têm maior consideração pelos profissionais de rádio e às vezes são esquecidos e completamente desvalorizados nas programações.

Cadê o comentário do Jabor de ontem?


O comentário de ontem (segunda, dia 20 de abril) de Arnaldo Jabor no Jornal da CBN, foi um dos mais contundentes. Ele falava do comportamento dos políticos diante de tantas denúncias de irregularidades.

Irreverente como ele só, Arnaldo inclusive aproveitou para divulgar um guia de auto-ajuda para os políticos aprenderem a roubar melhor.

Diariamente, o portal da CBN insere o comentário. Ontem fui lá e não havia sido colocado. Hoje, também não, muito embora o desta terça feira já esteja à disposição dos ouvintes.

Diante de tudo isso, resta uma pergunta: cadê o comentário do Jabor? Censuram?!...

A música brasileira que não toca no rádio


Quem me enviou foi o nosso leitor/ouvinte lá do Rio de Janeiro Antonio Sérgio da Rocha Couto, lembrando que nunca se ouviu tocar no rádio. Nem na TV.

Brasil zil zil zil: onde fica a Sarneylândia




Eu ouvi no programa do Paulo Oliveira e estou compilando aqui do Análise de Conjuntura:
"Para ser ter uma idéia de como o Maranhão sofre com a influência dos Sarney, vale reproduzir informe sobre os nomes de várias instituições e até estradas naquele Estado.
E bota influência.
Tem maternidade com nome de Marly Sarney.
Para morar, o maranhense pode escolher uma das vilas: Sarney, Sarney Filho, Kiola Sarney ou Roseana Sarney.
Para estudar, há as seguintes opções de escolas: Sarney Neto, Roseana Sarney, Fernando Sarney, Marly Sarney e José Sarney.
Para pesquisar, apanhe um táxi no Posto de Saúde Marly Sarney e vá até a Biblioteca José Sarney, que fica na maior universidade particular do Estado do Maranhão, que o povo jura que pertence a um tal de José Sarney.
Para inteirar-se das notícias, leia o jornal O Estado do Maranhão, ou ligue a TV na TV Mirante, ou, se preferir ouvir rádio, sintonize as Rádios Mirante AM e FM, todas do tal José Sarney. Se estiver no interior do Estado ligue para uma das 35 emissoras de rádio ou 13 repetidoras da TV Mirante, todas do mesmo proprietário.
Para saber sobre as contas públicas, vá ao Tribunal de Contas Roseana Murad Sarney (batizado com esse nome, coisa proibida pela Constituição, lei que no Estado do Maranhão não tem nenhum valor) .
Para entrar ou sair da cidade, atravesse a Ponte José Sarney, pegue a Avenida José Sarney, vá até a Rodoviária Kiola Sarney. Lá, se quiser, pegue um ônibus caindo aos pedaços, ande algumas horas pelas 'maravilhosas' rodovias maranhenses e aporte no município José Sarney.
Não gostou de nada disso? Então, quer reclamar? Vá ao Fórum José Sarney e procure a Sala de Imprensa Marly Sarney. Informe-se e dirija-se à Sala de Defensoria Pública Kiola Sarney.
Precisa dizer mais alguma coisa?
Agora tá claro o porque Lula nunca vai ao Maranhão?

Alô equipe do Gol do Povo: aquele abraço!


Deixa eu mandar um abraço aqui pra turma do Gol! O blog tem se revelado um dos melhores em termos de esportes pela leveza dos textos, primor nas informações, visual super 'clean' e uma equipe das mais competentes.

Para Ana Flávia Gomes, Bruno Formiga, Ciro Câmara, Claudio Neto, Fernando Graziani, Paulo Rogério Silveira, Rafael Luis, Roberto Leite, Thadeu Braga e Thiago Cafardo... aquele abraço!

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Embranqueceram o presidente Barack Obama


E olha só o que está rolando na web: embranqueceram o presidente Obama. Virou Michael Jackson, depois do banho de Omo.

Ninguém sabe de quem foi a idéia - pelo menos é o que eu li no blog do Manuel Almeida, o Mangas Verdes - e nem se sabe atinar o motivo de tal 'branqueamento'.

O site que tira o sono dos maus políticos


Com todas essas denúncias envolvendo deputados e seus gastos com viagens, o país se familiariza com o bom trabalho desempenhado pelo pessoal do site Congresso em Foco. Ele tem tirado o sono de muitos políticos. Dos maus, claro.

Hoje, a turma dirigida pelo Sylvio Costa e Eumano Silva, despejou outra bomba. A relação nominal dos deputados e o destino para onde eles mais viajaram para o exterior.

Do ranking, o Ceará leva medalha de prata com o deputado Léo Alcântara, do PR, com 35 emissões; Marcelo Teixeira, também do PR-CE – 35; Aníbal Gomes, PMDB-CE – 24; Eugênio Rabelo, apagado político do PP-CE – 24; e (o mais apagado ainda) Paulo Henrique Lustosa (PMDB-CE) – 24.



Mas o que vem a ser o 'Congresso em Foco' que anda bombando neste País?
"O Congresso em Foco é um site jornalístico que faz uma cobertura analítica, independente e crítica do Congresso Nacional e dos principais fatos políticos da capital federal. Seu objetivo central é auxiliar o (e)leitor a acompanhar o desempenho dos representantes eleitos, contribuindo assim para melhorar a qualidade da representação política no país.

Essas foram algumas das qualidades que levaram o Congresso em Foco a receber vários prêmios (entre eles, iBest, Vladimir Herzog e Engenho) e a se tornar uma referência para quem deseja informações quentes, exclusivas e confiáveis sobre as atividades dos deputados e senadores e dos políticos em geral.

No ar desde fevereiro de 2004, o site acumula um número incontável de "furos" e de citações em outros veículos de comunicação, incluindo os principais órgãos de imprensa brasileiros e diversas agências e veículos estrangeiros."

O mundo "tá" é show. Ô povo para reclamar


E enquanto convidados do nosso Rodrigo Vargas listavam no 'Da Hora' de hoje, os absurdos que são cometidos contra o meio ambiente, um alienado de nickname Sakola.AC insistia no lettering:

"O mundo tá é show. Ô povo pra reclamar"
.
Absurdo era ver aquele advogado tomando lugar de profissional do Jornalismo dizer "é inademissível..." e que esteve em "diversas capitais do Ceará".

Um blog é um blog e nada mais que um blog


Como eu costumo navegar muito na Internet, ando sempre descobrindo coisas. E fui achar na Espanha o blog 'Gente de Internet', do Leandro Pérez Miguel, falando de tudo que se relaciona a web & cia.