Translate

04 março 2010

Novidade. Eletrobrás perde o acento no nome


O jornalista Pedro Soares, comenta hoje na Folha, a decisão da Eletrobrás de seguir os passos da Petrobras e, "assim como a estatal do petróleo, a companhia de energia perderá o acento agudo do seu nome e ganhará uma nova logomarca". Algo para atender a globalização? Não, mas para atender às novas regras gramaticais da língua portuguesa.

"O acento cairá por força da internacionalização da companhia, aprovada em lei no ano passado e uma das novas diretrizes dadas pelo governo Lula à estatal. A Petrobras perdeu seu acento em 1994, no governo Itamar Franco, sob o mesmo pretexto."
E POR FALAR NISSO

Gstsrg disse: Pior quis fazer o FHC querendo mudar o nome da Petrobrás para PETROBRAX. Lembra?

Site. O Brasil está neste momento fora do ar


Curiosidade. Cheque só o que rola na rede


(Enviada pelo Jeová Castro)

Cinema. Séfora está no filme de Carvana


A atriz cearense Séfora Rangel, que desfilou este ano pela Escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro, interpretrando a personagem Alice no enredo que homenageou a Literatura Universal, está num pé e noutro para sua estreia no cinema.

Há tres anos residindo no Rio de Janeiro, depois de largar uma carreira de atriz no teatro e na tv cearense, além de garota propaganda, Séfora reconhece que só agora as portas se abrem para ela.

Ela foi confirmada no elenco do novo filme do diretor/ator Hugo Carvana, cujas filmagens começam este mes.

Google. Estrelas para marcar resultados da busca



Novidade para quem usa o Google: o buscador mais conhecido da web está com uma novidade, inserindo estrelas para marcar aqueles resultados que mais nos interessam.

Como acontece no Google Reader ou no GMail, onde podemos marcar entradas ou mensagens com uma estrela, agora podemos fazer o mesmo com os resultados das buscas do Google.

O buscador vai armazenar nossos resultados favoritos e os mostrará de maneira destacada se voltarmos a buscar algo similar. O sistema de estrelas passa a integrar com o Google Bookmarks e Google Toolbar de maneira que será possível consultar de uma maneira rápida e ordenada os resultados marcados anteriormente.

Cinema. Os cartazes são o DNA dos filmes


A revista "GQ" deste mês publicou um artigo do cineasta Martin Scorsese sobre a importância dos cartazes dos filmes. Para o diretor de "Taxi driver" e "A ilha do medo", "os cartazes são o DNA de sua era": "Você olha para eles e, ou você se lembra de como era viver naquela época, ou imagina como ela deve ter sido".



No texto, extraído do livro "Starstruck: Vintage Movie Posters from Classic Hollywood", Scorsese cita dez de seus cartazes favoritos (que você vê abaixo) e reflete sobre como eles influenciam o imaginário do público:

"Para mim, e para qualquer um que tenha crescido antes de uma certa época — alguma coisa em torno dos anos 1980, eu diria — os cartazes eram uma peça-chave da experiência de ir ao cinema. Você andava pelo lobby, olhava o pôster, normalmente acompanhados de cartões, e frequentemente de stills e linguagem promocional, do filme que você estava para ver e de outro que entraria em cartaz em seguida. Você guarda e absorve a imagem no olho da sua mente. Parte da excitação, naquela época, era assistir ao tal filme e compará-lo com o filme imaginário que você criou durante os poucos segundos que olhou para o cartaz".
(Globo)

Alerta. Tevê faz mal a relacionamentos


Pais que não deixam seus filhos assistir muita TV ou ficar diante do computador por horas ganharam uma argumento a mais para tal decisão. Um estudo da Universidade de Otago, na Nova Zelândia, ligou o tempo excessivo em frente às telas com problemas de relacionamento.

“Nossas descobertas dão alguma segurança de que é bom limitar o tempo na frente da TV”, disse Rose Richards, autora da pesquisa, à agência de notícias Reuters. “Na verdade, isso pode até resultar em relacionamentos mais fortes entre os jovens, seus amigos e pais.”

A pesquisa atual foi baseada em estudos conduzidos pela universidade neozelandesa na década de 1980 e em 2004.

Segundo a pesquisadora, apesar de serem separados por 16 anos e da natureza do entretenimento pelas telas ter mudado, a ligação com os relacionamentos familiares parece ser o mesmo. “Nos anos 1980, não havia grande quantidade de opções, então as pessoas assistiam televisão, mas agora há muitas telas que os jovens podem ficar olhando por horas”, disse Rose.

“Descobrimos que olhar para qualquer tela por muito tempo é prejudicial. Diante disso, aconselhamos que os pais fiquem atentos aos limites de tempo. O recomendado seria de menos de duas horas por dia”, orienta a autora da pesquisa.

Em ambos os estudos, ficou claro que o uso de televisão, ou mesmo do computador, é relacionado a problemas de relacionamento. Segundo Rose, um forte relacionamento com pais e amigos é importante para o desenvolvimento saudável de adolescentes até a idade adulta.

(Informação do Diário de SP)

03 março 2010

Imagem. O que assessoria nenhuma divulga



Será que o terremoto do Chile andou causando danos lá em Camocim? Que o diga a foto acima do Vando Arcanjo. Ela apareceu no blog da Janga, a partir de uma citação feita pela Kélvia Ribeiro em seu twitter.

Fui pesquisar e descobri que se trata de uma caixa dágua construída junto a um conjunto de casas populares. Detalhe: elas foram entregues na semana passada lá em Camocim. E a caixa veio abaixo. Evidente que você não recebeu nada em sua caixa de correspondência, pois isso assessoria nenhuma divulga.

Consumo. Para vencer o calor, água de coco


Para esses dias de calor, a pedida é água de coco. O que tem de gente pedindo em bares e restaurantes o produto - aqui no Ceará, direto do pé -, mas na Europa e EUA a água encontrou um empresário que a envasava e a vende aos milhares. E adivinhe quem é o invetor? Um brasileiro.

Antonio Martins de Souza foi o criador da maneira revolucionária de extrair água de coco. Ele passou a envasar o produto que hoje é um dos mais procurados.


Quadrinhos. Oficina abre novas inscrições


O jornalista e monitor da Oficina de Quadrinhos, Dellano Rios  - dellano@gmail.com - comunica que foram prorrogadas inscrições para a seleção de novos alunos para o semestre 2010.1, da oficina da UFC.

Inscrições podem ser feitas na coordenação do curso de Comunicação Social da UFC, na Avenida da Universidade, 2762, 2º. andar, Benfica, nos dias 3 e 4 de março, das 14 às 18 horas, e no dia 5 de março, exclusivamente no horário das 8h às 11h.

Para se inscrever é simples: paga-se R$ 1,00 e o exame de seleção ocorre no sábado, dia 6 de março, às 9 da manhã, no Centro de Humanidades da UFC, no Benfica. Mais informações com Pedro no fone (085) 3366.7708 / 3366.7718, sempre no horário das inscrições.

Em tempo: a Oficina de Quadrinhos da UFC agora também está usando o Twitter. O endereço é: http://twitter.com/QuadrinhosUFC.

Justiça. Folha de São Paulo condenada


A Justiça do Rio condenou a Empresa Folha da Manhã S/A, editora da Folha, e a jornalista Eliane Cantanhêde a pagarem R$ 35 mil ao juiz Luiz Roberto Ayoub a título de indenização por danos morais pela publicação de um artigo em 10 de junho de 2008.

No texto "O lado podre da hipocrisia", Cantanhêde criticou a atuação do governo durante a recuperação judicial da Varig e citou um e-mail do ex-presidente da Anac Milton Zuanazzi, destinado à ministra Dilma Rousseff, em que ele menciona a aproximação do governo com Ayoub, juiz do caso Varig. Zuanazzi transcreve uma frase creditada a Dilma, de que o "governo não vai se submeter à decisão de um juiz de quinta".

Para José Ricardo Pereira Lira, que defende Ayoub, a decisão confirma que houve excesso ao imputar ao juiz uma parcialidade.

(Com informação da Folha)

02 março 2010

'Alice' faz do cinema o país das maravilhas

.
Estreia neste 5 de março, a versão Disney de Tim Burton para “Alice in Wonderland” (Alice no País das Maravilhas). É com Johnny Depp. Em 3D. E pode anotar: já é obra-prima.

Propaganda. Tire leite da vaquinha virtual

virtual.
Hoje o blog tem dado destaque a anúncios. Anúncios curiosos. Como esse da Arla Foods, companhia de produtos lácteos da Escandinávia. Através de sua marca de ricotas Keso, as agências Perfetec Foods e Waters Widgren criaram uma divertida experiência na rede.

Nele, você pode ordenhar uma vaca virtual e ainda por cima ganhar gifts da Arla Foods, oferecidos de acordo com o seu desempenho (tempo x quantidade de leite tirado).



Publicidade. Quandos os cigarros eram bons


Essa dica eu já havia postado no ANTENA PARANÓICA. É sobre drogas ilegais de hoje e que já foram produtos medicinais no passado. Cocaína, morfina, heroína e ópio eram promovidos como remédios e podiam ser adquiridos na farmácia mais próxima, até que a Medicina e Ciência deram conta de que, na realidade, essas drogas tinham um outro efeito secundário. Alguns levam até a morte.

Veja por exemplo um anúncio de 1950 promovendo "o cigarro que faz bem". O comercial dos cigarros Chesterfield asegura que nenhuma órgão irá ser afetado negativamente por fumar cigarros. O mais incrível é que tem o aval médico.

Eleições. O homem do Ibope diz quem ganha


  

BusinessWeek. Sismo mudou eixo da Terra


Postei lá no Blog da Janga, a informação da BusinessWeek sobre suspeitas de cientistas da NASA de que o terremoto do Chile mudou o eixo da Terra.

Olha o Apocalipse aí, geeeeeeeeeeeeeeeeente!...

01 março 2010

Arquitetura. Era uma casa muito engraçada



A casa engraçada, que o Marcos Sampaio descobre hoje no Vida&Arte, me levou a um blog que reune os 20 edificios mais desafiadores em termos de construção do mundo. São apartamewntos residenciais que chamam a atenção de quem os vê, pelo insólito como eles foram erguidos.

Esportes. Fotolegenda seria jogada profética?


Jornalismo. O futuro (agora) da mídia impressa


Na Europa, a venda de jornais caiu em torno de 30%. Periódicos gratuitos e novas tecnologias afetam a imprensa de papel. Uma entrevista do Informe Semanal com os dirigentes dos principais meios de comunicação da Espanha - El Pais, El Mundo e o ABC - aponta como eles se preparam para um futuro que já começou.

A reportagem em espanhol foi ao ar nesse domingo na TV madrilenha.

TV. Como Cabrini vê trabalho de colegas


Roberto Cabrini está hoje no Jornal da Tarde. Em entrevista, fala de sua estreia no SBT, o porquê abandonou a Globo e a Record, além das ameaças que sofre por ser um jornalista combativo e investigativo.

Ao falar sobre a atualidade de colegas como Pedro Bial e Britto Júnior, que deixaram o jornalismo direto para se tornarem apresentadores, Cabrini avalia que já chegou a pensar que era uma viagem sem volta.

"Você deixa de ser jornalista e vira entretenimento, não volta a ser jornalista. Mas o Bial me mostrou que não é bem assim. Ele foi um dos repórteres mais brilhantes que já vi, foi correspondente em Londres comigo e ele se transformou em um dos maiores comunicadores do Brasil. Ele faz aquilo de forma excepcional. Tiro o chapéu pra ele.
Você se imagina, um dia, fazendo esse tipo de coisa?

"A Record me ofereceu o reality, mas eu disse: ‘Desculpa, não é a minha, não quero’. Eles respeitaram. O Britto Jr. topou e se deu bem. Não está em mim. Eu sou um animal do jornalismo. Não sirvo pra isso. Em eventos, não sei como agir, onde por a mão, fico deslocado, me sinto ridículo."

Leia a entrevista completa AQUI.

Pô! O que tem a ver Edir com o jornalismo?


Durma-se com um barulho desses: "A Justiça determinou ao Sindicato dos Jornalistas do Rio que emita carteira profissional de jornalista para o bispo Edir Macedo, líder religioso da Igreja Universal e acionista majoritário da Record. O sindicato avalia entrar com recurso contra a decisão da causa, que tramita há nove anos."
(Da coluna Outro Canal)

Blogs. Um serviço identifica os similares


Quem já passou pelo Similar Sites? É um serviço que ajuda o blogueiro a localizar sites que são parecidos com outros. Eu fiz um teste com o GENTE DE MÍDIA e o resultado foi muito bom.

28 fevereiro 2010

TV. A audiência dos programas do domingo


E a gente resume a audiência dominical da tv mostrando a média-dia até os seguintes horários:

23h36 - Globo 17.4 | Record 8.6 | SBT 8.2 | Band 2.9 | RTV! 1.9

O "Fantástico" ficou com 25 pontos de média. No mesmo horário a Record ficou na vice com 12, SBT com 9 e RedeTV! 8.

Até 22h47 - Globo 17 | Record 8.5 | SBT 8.2 | Band 3 | RTV! 1.7

22h40 - Globo 24 | RedeTV (Panico) 11 | Record 10 | SBT 10

Teatro. A leitura de 'A Bailarina Fantasma'


O passado semi-ficcional do Theatro José de Alencar encontrou-se hoje à tarde com seu presente mais real. Foi no seu próprio foyer. Em torno da escritora Socorro Acioli, grupo de admiradores do teatro e do seu livro "A Bailarina Fantasma", promoveu uma leitura pública dessa obra que, de forma magnífica, mescla as origens da centenária construção e um mistério que rodeia as conversas de quem por ele gravita: a da existência de um fantasma.



O livro é excelente. Seu argumento consegue trabalhar bem a lenda urbana que, por mais curiosa que seja, chegou a se materializar há alguns anos em fotografias durante a administração da Maninha Morais. Socorro Acioli escreveu o livro com olhar cinematográfico. E ela me confessou que o Gláuber Filho e a Downtown Filmes já mostraram interesse.

A aparição da bailarina é conduzida com maestria, em 'flashbacks' que nos remetem aos primórdios da obra encomendada a empresa de Glasgow, MacFarlane & Co, sua inauuração no dia 17 de junho de 1907 e os personagens envolvidos.



Para a leitura de hoje participaram Vilani Moreira Barbosa, Felipe Barroso, Fátima Souza, Flora e Jorge Pieiro, Luciana Giffoni, Augusta Viguier, Sileda Franklin, Valdo Aderaldo, Paula Tesser, Fábo Lessa, Andrea Bardawil, Luiza Amorim, Fernanda Meireles, Nonato Albuquerque, José Marcos Martins, Raquel Franklin, Romulo Costa, Izabel Gurgel, Maísa Vasconcelos e Ana Márcia Diógenes (na foto abaixo).

Música. Na onda das bandas de pseudo-forró


Nada contra bandas ditas de forró. Nem contra, nem a favor, muito pelo contrário. A 'Boca a Boca', com 3 meses de estrada, andou se vangloriando na TV do enorme sucesso que faz. "Já tocamo em muitas casa de Fortaleza", diz a crooner. E no verso do carro-chefe da banda, rima Brahma com bacana e canta "vin" no lugar de vinho.

Se a loira do grupo não tem a menor noção de técnica vocal e solta a voz gasguita, como se tivesse gritando com os meninos no quintal de casa, o vocalista surpreende por saber dividir bem as músicas e o sanfoneiro tem habilidade profissional. Aliás, os integrantes gritam tanto que ao ser entrevistada, uma das componentes mandou um abraço aos berros pros pais em Quixeramobim, a ponto da Karine Mitre estranhar.

Agora, banda de forró que tem saxofone entre os instrumentos, mais parece aqueles conjuntos que os estudantes contratavam nos finais dos anos 60 para as festas de curso.

Como será que Humberto Teixeira, Zé Dantas & cia vem esses 'destroços', hein Janio?

América Latina. Levante-te, Chile!


Opinião. A tsunami de câmeras e microfones


A mídia vive de fatos. Alguns chegam a ser abordados de forma extenuante. O do casal paulista que teria lançado a criança do apartamento é exemplo concreto. Nos canais que trabalham especificamente com notícias, essa é uma questão recorrente. Um fato chega a gerar material para um dia de conversa. Como o terremoto do Chile que põe o olhar da mídia voltado para o Pacífico.

Quem estiver acompanhando o noticiário da Fox, CNN, CNNenEspañol e até na GloboNews, verifica que o grosso da programação informativa deste domingo é sobre o fenômeno ocorrido no país latino-americano. Assim como no caso do Haiti há pouco mais de um mês, as emissoras voltadas para o telejornalismo aproveitam ao máximo para preencher sua grade programacional.

Todo mundo apressou-se em enviar correspondentes para a zona do Pacífico, principalmente no Havaí, diante da ameaça de uma tsunami. Passadas 24 horas do anúncio, o alerta vermelho foi desligado e o que se viu foi uma enchente de câmeras e microfones voltadas para o mar que continuou como o seu nome.

Em seu blog, o chargista J.R.Mora aproveitou para tirar um sarro do fato que, se tivesse ocorrido, seria capaz de transformar-se numa espécie de 'big brother' da vida real.

Futebol. Fortaleza versus o do meu primo


O jogo de hoje é decisivo para o meu Fortaleza. Sou tricolor desde que aterrissei por aqui, vindo do interior para o Pici. Foi lá onde estudava na casa de um tio. Amanhecia nas domingueiras do clube e anoitecia com meus 16 anos, junto com o Teles ( por onde anda, rapaz? ) nas tertúlias que o Rolim fazia por lá.

Hoje o meu time joga contra o Guarany de Sobral. E, por coincidência, quem está à frente como técnico é um primo meu. José Sobral Neto ( o Neto Maradona ), que foi bom jogador por esse mundão aí. Chegou a jogar até na Europa.

Contudo, não é por isso que meu coração vá pendular entre um e outro. "Sou tricolor de coração..." À vitória, leão do Pici!

Poema. Ofício de jornalista e jornalismo


Ouvir a pulsação do dragão de Commodore.
Sentir o impacto do que aconteceu em Tunguska

Ver o lado escuro da lua. O lado escuro da esperança.

Passar a língua, degustar o manuscrito anônimo
da Biblioteca do Mosteiro de Monte Athos, do século XI.

Farejar o vento nuclear de Sodoma e Gomorra.
Aspirar o cheiro do medo em Auschwitz.

Copular e sentir a energia ofegante da criatura alienígena.

E então ir dizer a todos, como tudo é.
Sem remover qualquer vírgula.

Sim. Esse é o ofício do jornalismo.

(Gandica/Publicado por Enigmas PRESS)

27 fevereiro 2010

Rádio. Profissionais se reunem em Sobral


Começa na próxima segunda feira, 1º de março, em Sobral, o I Curso de Aperfeiçoamento em Radialismo Profissional. A professora Adísia Sá faz a palestra de abertura. Fui convidado para a de encerramento.

Organizado pelo Jander Magalhães, em consonância com a delegacia regional de Sobral do Sindicato dos Radialistas e Publicitários do Estado do CE e a Prefeitura, o curso visa capacitar os profissionais do rádio no sentido de que se possa ter a dimensão exata da responsablidade do fazer rádio.
"A programação do curso abrange temas da mais alta pertinência dirigidos aos profissionais sindicalizados, como técnicas fonoaudiológicas, a comunicação com negócio e aprofundamento em questões como reforma ortográfica e processo eleitoral.

“Nossa idéia é oferecer ao profissional do rádio condições técnicas para o homem de rádio, bem como servir de aporte para o um maior profissionalismo da categoria” informa Barroso Filho, Delegado Regional de Sobral, responsável pelo projeto inédito no Ceará, que conta também como articulação e parceria do radialista Jânder Magalhães.

Para sua realização, o curso tem o apoio do Prefeito Leônidas Cristino, que também é radialista sindicalizado, através da Secretária da Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Dra. Luiza Barreto, que colaborou na montagem da programação do conteúdo.

As aulas devem ocorrer entre os dias 1º/02 e 06/02/2010, sendo que no último dia, as atividades deverão acontecer no Teatro São João, com uma solenidade de entrega dos certificados.

Na oportunidade, haverá a instituição da comenda Fernando Sólon - Amigo do Rádio, onde serão homenageadas cinco personalidades com serviço prestado a radiofonia cearense."