Translate

quinta-feira, 4 de março de 2010

Alerta. Tevê faz mal a relacionamentos


Pais que não deixam seus filhos assistir muita TV ou ficar diante do computador por horas ganharam uma argumento a mais para tal decisão. Um estudo da Universidade de Otago, na Nova Zelândia, ligou o tempo excessivo em frente às telas com problemas de relacionamento.

“Nossas descobertas dão alguma segurança de que é bom limitar o tempo na frente da TV”, disse Rose Richards, autora da pesquisa, à agência de notícias Reuters. “Na verdade, isso pode até resultar em relacionamentos mais fortes entre os jovens, seus amigos e pais.”

A pesquisa atual foi baseada em estudos conduzidos pela universidade neozelandesa na década de 1980 e em 2004.

Segundo a pesquisadora, apesar de serem separados por 16 anos e da natureza do entretenimento pelas telas ter mudado, a ligação com os relacionamentos familiares parece ser o mesmo. “Nos anos 1980, não havia grande quantidade de opções, então as pessoas assistiam televisão, mas agora há muitas telas que os jovens podem ficar olhando por horas”, disse Rose.

“Descobrimos que olhar para qualquer tela por muito tempo é prejudicial. Diante disso, aconselhamos que os pais fiquem atentos aos limites de tempo. O recomendado seria de menos de duas horas por dia”, orienta a autora da pesquisa.

Em ambos os estudos, ficou claro que o uso de televisão, ou mesmo do computador, é relacionado a problemas de relacionamento. Segundo Rose, um forte relacionamento com pais e amigos é importante para o desenvolvimento saudável de adolescentes até a idade adulta.

(Informação do Diário de SP)

Nenhum comentário: