Translate

quinta-feira, 4 de março de 2010

Cinema. Os cartazes são o DNA dos filmes


A revista "GQ" deste mês publicou um artigo do cineasta Martin Scorsese sobre a importância dos cartazes dos filmes. Para o diretor de "Taxi driver" e "A ilha do medo", "os cartazes são o DNA de sua era": "Você olha para eles e, ou você se lembra de como era viver naquela época, ou imagina como ela deve ter sido".



No texto, extraído do livro "Starstruck: Vintage Movie Posters from Classic Hollywood", Scorsese cita dez de seus cartazes favoritos (que você vê abaixo) e reflete sobre como eles influenciam o imaginário do público:

"Para mim, e para qualquer um que tenha crescido antes de uma certa época — alguma coisa em torno dos anos 1980, eu diria — os cartazes eram uma peça-chave da experiência de ir ao cinema. Você andava pelo lobby, olhava o pôster, normalmente acompanhados de cartões, e frequentemente de stills e linguagem promocional, do filme que você estava para ver e de outro que entraria em cartaz em seguida. Você guarda e absorve a imagem no olho da sua mente. Parte da excitação, naquela época, era assistir ao tal filme e compará-lo com o filme imaginário que você criou durante os poucos segundos que olhou para o cartaz".
(Globo)

Nenhum comentário: