Translate

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

RÁDIO. As emissoras arquivam programas?


O leitor Flávio (que imagino seja o Lifferman) pergunta se "existe algum local (site ou blog) onde possa ser ouvido programas antigos de rádio (cearense)tipo; patrulha policial, secretario do povo, parada das maiorais dentre outros"?

Caro Flávio, o núcleo de pesquisas da AM DO POVO guardava até certo tempo esse material em fitas. Desconheço o paradeiro delas. No entanto, se você procurar o antigo coordenador de programação da FM Jangadeiro, de pré- nome Eriberto, é bem capaz de ele ter esse material arquivado.
FALANDO NISSO

¹. Flávio Lifferman escreveu: "Caro Nonato, fico agradecido por imaginar eu, Flavio Lifferman, mas não sou. Mas agradeço a dica, de onde pesquisar e deixo a sugestão aos historiadores, para organizar tais arquivos enquanto ha tempo, para não perdemos joias de nossa historia radiofônica, como; Wilson Machado, será que ainda existem gravações de belissima voz? Paulo Limaverde, Colombo Sá e outros que ainda marcam nossa rádio. Sou seu fã desde menino, ainda da Radio Povo na Aguanambi, quando você trabalhava a noite e se não mi falha a memória, era amigo de um vizinho meu muito gente boa, o Leão. Forte abraço, AMIGO"

². Outro leitor (não identificado) deu também uma dica: "Caro Nonato, Ronaldo Cesar da Radio Assembleia também colecionava material de algumas rádios. Nao sei se ainda possui.".

Por Flavio em RÁDIO. As emissoras arquivam programas? em 31/08/11

LEITURAS DE BLOGS: Exame de vista


Dudu Rangel é o autor

MARKETING. Tutty Vasques viu o comercial



MÍDIA. A brasileira faturou 12 bilhões


Fechados os números do Projeto Inter-Meios relativos ao primeiro semestre de 2011, o resultado mostra que a mídia brasileira faturou R$ 12,86 bilhões no período com a venda de espaços comerciais. O montante é 2,7% superior ao registrado nos seis primeiros meses de 2010, ano de Copa do Mundo, que sempre impulsiona os investimentos em comunicação. Esse valor não desconta a inflação.

O índice pode parecer modesto, mas é preciso observar que o primeiro semestre de 2010 foi excepcionalmente bom para o mercado publicitário que, na ocasião, obteve faturamento quase 30% acima do resultado do mesmo período de 2009. Diante disso, ampliar os valores por volta de 3% é considerado um desempenho positivo pelos veículos. E a aposta é que a tradição vai se confirmar, com o segundo semestre mais aquecido que o primeiro.

FONTE: TPA INTERNET

terça-feira, 30 de agosto de 2011

TV. Artistas pagam mico em comercial


O que leva artistas a pagarem mico em comerciais de TV? Grana, seria a resposta dada por você de bate-pronto. Depois que a gente viu o 'rei da lambada', Beto Barbosa, dançando de sunguinha e o Byafra espantando ladrões com sua voz, eis que aparece Ricardo Macchi, o pior ator de todos os tempos - ele fez o cigano Igor em "Explode Coração" (1995) e nunca mais conseguiu emprego - ao lado (via cromaquí) do astro norte-americano a rir de si mesmo.

No comercial do Fiat Cinquecento, o ator, que tem 1,90 m, aparece ao lado do astro norte-americano Dustin Hoffman, que mede apenas 1,65 m. O mote da campanha é provar que não precisa ser grande para ser um "atorzão", assim como em relação a carro 'tamanho não é documento'. 



O filme foi dirigido por Fernando Meirelles.

TV. Número 1046 elege explicações bizarras




E a estreia ontem da nova temporada de Malhação foi cercada de muita curiosidade. Tudo em torno da chamada comercial do seriado que se debruçou sobre um mistério que cerca o número 1046. Por conta disso, surgiram na Internet várias explicações para o significado do número. Algumas bizarras; outras, estapafúrdias. Clique nas imagens abaixo para ler os textos. 





segunda-feira, 29 de agosto de 2011

HUMOR. Gringo faz piada com tragédia


JORNALISMO. O que um estudante precisa


Journalism.co.uk perguntou via Twitter aos jornalistas que prestam assessoria dicas para estudantes de jornalismo.


1. Começar a fazer jornalismo através de blogs, podcasts, tweets e assim por diante.
2. Recolher o máximo de experiência possível, seja remunerada ou não.
3. Busca de contatos, contatos, contatos. Além de ter um livro, um bom celular, você pode entrar em contato com mais pessoas através de redes como o Twitter ou Facebook. Você também deve participar de discussões online e criar uma marca d'água digital na área que você está interessado em trabalhar.
4. Tudo gera questão. Sugerimos que você desenvolva suas habilidades de análise.
5. Versatilidade. Jornalismo é mais do que um bloco de notas e uma caneta. Hoje, devemos usar ferramentas como aplicações e 'smart phones'.
6. Começar um blog pessoal.
7. Treinamento de habilidades de pesquisa e organizações rede de contatos.
8. Tenteo publicar suas histórias na mídia quando as notícias de interesse são histórias públicas. As ideias originais e o modo como são tratadas valem o seu peso em ouro.
9. Construção de uma marca digital
10.Persistência é essencial para conseguir um emprego e também para fazer uma grande história.

LIÇÕES DE VIDA. O maratonista sem pernas



MÚSICA. O sonoro (en)canto dos anjos


sábado, 27 de agosto de 2011

RÁDIO. Alunos da Fanor vão a Povo-CBN


Conduzidos pela professora da disciplina de Rádio-Jornalismo, Katiúzia Rios, os alunos da Fanor estiveram esta semana nos estúdios da POVO-CBN. Eles foram conhecer como funciona na prática um programa - no caso, o nosso 'Grande Jornal'. Participaram, inclusive, fazendo perguntas aos entrevistados, além de uma conversa sobre os migrantes caboverdianos que estudam no Ceará. O estudante Oteldino Miranda foi o foco da entrevista.


FURACÃO. 'Irene' é o foco da mídia hoje


A mídia de todo o mundo focada no furacão Irene que chegou agora há pouco ao leste de Nova York e fez com que o trânsito da cidade parasse ao meio dia. Ao contrário da música Irene de Caetano, esse 'hurricane' não deixa ninguém satisfeito. Só medo. A CNN é uma das tvs que estão informando tudo sobre o fenômeno.



FALANDO NISSO

OLHA A EXPLORAÇÃO


LIÇÕES. Todo mundo gostaria de ser...




Tão harmonioso quanto Bach
Tão bondoso quanto Chico
Tão inteligente quanto Einstein
Tão perfeito quanto Jesus
Tão pacífico quanto Gandhi
Tão justo quanto Salomão
Tão santo quanto Francisco
Tão caridoso quanto Tereza de Calcutá
Tão belo como David de Michelângelo
Tão habilidoso quanto Dumont
Tão eficiente quanto Sabin
Tão paciente quanto Jó
Tão engraçado quanto Chaplin
Tão inspirado quanto Wagner
Tão poeta quanto Neruda
Tão sentimental quanto Romeu
Tão amorosa quanto Julieta
Tão forte quanto Sansão
Mas tão simples quanto Tolstoi
Tão musical quanto Jobim
Tão bom quanto Drummond
Tão virtuose quanto Mozart
Tão desbravador quanto Rondon
Tão famoso quanto Lennon
Tão bonito quanto Pitt
Tão sincero quanto Galileu
Tão grande quanto Alexandre
Tão sólido quanto Zé Alencar
Tão fiel quanto Abrão
Tão sábio quanto Hawkins
Tão ativa quanto Madame Curie
Tão gente como qualquer um.

Não é preciso tanto esforço,
Basta Ser, antes de querer Ter.

TECNO. Carregador de celular no tênis




Que tal recarregar a bateria do celular enquanto você faz caminhada matinal? A ideia não é impossível. Dentro de alguns meses será lançado no mercado europeu esse novo tipo de carregador. Ele utiliza uma célula de combustível na sola do sapato, segundo leio no Gizmóvil.

A ideia é da Nanopower Instep, que patenteou o protótipo e foi finalmente posta em prática. Mesmo considerando a possibilidade de usá-lo como um repetidor Wi-Fi a altura dos pés, evita-se a necessidade de um cabo que conecte os sapatos com o telefone, o que promete também redução do gasto de energia elétrica.

Esta é certamente uma boa notícia para os corredores que levam o telefone e ficam ouvindo música enquanto fazem caminhada.

JORNAL. O Globo trouxe informação '"fake"


O jornal O Globo, na coluna 'Em cartaz na web', publicou informação sobre a disponibilidade do filme 'O Poderoso Chefão' que estaria à disposição do público na rede. Era 'fake'. A retificação foi feita depois da seguinte forma:

LIÇÕES. Nem sempre a verdade prevalece



JORNAL. O maior jornal sai hoje às bancas


Para concorrer a um lugar no "Livro dos Recordes", o jornal alemão "Bild" sai às ruas hoje em uma gigantesca edição. O jornal dobra de tamanho para ficar com uma superfície por página de 52,8 por 77,7 centímetros, e se tornar "o maior 'Bild' de todos os tempos".

A capa é ocupada por uma foto gigantesca da ex-patinadora artística Katarina Witt. O jornal sai à venda por 0,70 euro. E na página central, Kati Witt, de 45 anos, posa nua, na prévia de uma reportagem que será publicada na próxima edição alemã da revista "Playboy".

TV. Marcos Uchôa se paramenta no JN


A informação está na Folha online: "O repórter Marcos Uchôa apareceu de capacete e colete à prova de balas na sua entrada ao vivo no "Jornal Nacional" desta sexta-feira.

Ele é o enviado da Rede Globo a Trípoli, capital da Líbia. "É bom vê-lo paramentado", disse Bonner hoje ao se despedir.

Ontem, o apresentador do telejornal deu uma bronca no repórter, após ser alertado por Fátima Bernardes de que Uchôa não usava de capacete. Ele disse: "então, um puxão de orelha no Uchôa".

O item é considerado fundamental para a segurança dos repórteres que estão na região, onde há enfrentamentos entre rebeldes e forças leais ao regime de Muammar Gaddafi.

Nada foi dito, porém, sobre o fato de o repórter estar sem equipamento de segurança durante a reportagem exibida no mesmo telejornal hoje.

No Twitter, Bonner brincou: "O Ushowa tá de capacete. E colete.""

IMAGENS. Gianecchini e Jobs emocionam



O ator Reynaldo Gianecchini deixa o hospital hoje no Rio.


O site TMZ publicou hoje uma foto de Steve Jobs debilitado

TV. Ana Flávia substitui Ian Gomes na Janga


Com as férias da Ian Gomes, Ana Flávia vem dando conta do recado na TV Jangadeiro. Ela, que é jornalista formada, já revelou sua qualidade como repórter em reportagens para os jornais eletrônicos da casa e agora surpreende fazendo reportagens criativas para um horário de show. Falo do Gente na TV, que vai ao ar às 10h45min no canal 12.

RÁDIO. UniversitáriaFM é indicada na ABI


A Universitária FM, que deu uma chacoalhada na sua grade programacional, é citada numa dica da página da Associação Brasileira de Imprensa, pelo professor cearense Alércio Flor.

"Desde outubro de 1982, quando foi inaugurada a Rádio Universitária FM, temos aqui, em Fortaleza, o programa ‘Antologia da música popular brasileira’, produzido e apresentado por Everardo Sobreira, aos domingos, a partir das 13h.

O ‘Antologia’ não é um programa de saudades, mas um passeio pelo que há de mais seleto na MPB que se fez até meados dos anos 50, além comentar fatos socioeconômicos da época. A Universitária FM pode ser sintonizada pela internet (107,5 megahetz) e Everardo Sobreira — professor universitário e um dos radialistas mais renomados do Ceará — aceita pedidos do público.O telefone da emissora é (85) 3366-7474.” Alaércio Flor, freelancer"

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

LEITURAS. Repórter sem formação, pode?


E o site Canal da Imprensa publicou esta semana, artigo surpreendendo-se com o anúncio de que um programa de TV requisita repórter mas que não precisa ser formado em jornalismo.

Sindicato dos Jornalistas repreende programa Tudo é Possível

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) se manifestou, através de um comunicado oficial, em relação ao anúncio feito pelo reality show “A Casa da Ana Hickmann”. O programa produzido pela Record, disse estar em busca de uma nova repórter. Para conseguir a vaga não era necessário ter formação em jornalismo, bastava ser maior de 18 anos e enviar um vídeo para a produção do programa. Em comunicado divulgado nesta terça-feira, 2, a entidade avaliou esta situação como desrespeito aos profissionais.

“É o empobrecimento do jornalismo que também pode ser observado em outras redes, que da mesma forma, vem permitindo a entrada no mercado de trabalho de pessoas que não fazem reportagem e, sim espetáculos de qualidade duvidosa”, escreveu o presidente do sindicato, José Augusto Camargo.

A vencedora irá atuar no programa Tudo é Possível. Em resposta ao comunicado, a Rede Record disse que a atração não é de caráter jornalístico e sim de entretenimento.

MÍDIA. A polêmica troca do livro pelo 'tablet'


Falei esta semana em nosso programa de rádio - [ Grande Jornal Povo-CBN, 9 horas ] sobre a campanha que colégios fazem sobre o uso de tablets em substituição ao uso do livro. Agora há pouco, um professor do Colégio Militar de Fortaleza, amigo nosso, pediu-me para que eu acrescentasse à discussão o ítem ligado a questão da segurança, já que as mochilas dos alunos passaria a ser alvo de bandidos.


Em meio ao registro da imprensa e ao debate que o fato suscitou nas redes sociais, desejo indicar a leitura do artigo que li na última terça feira, "Campanha de escola afirma que 'tablet substitui livros' e gera polêmica em Fortaleza", do blogueiro Joares Miranda, publicado no site NumClique.

Há uma mudança no mundo atual. É o novo que cria esse tipo de argumentação. Até que ele se sustente como algo comum, rotineiro, tende a gerar sempre em discussões e avaliações. Desde que o mundo existe, discute-se as grandes transformações.

Quando foi para abolir a escravidão negra, houve campanhas de que a economia ia declinar. Que os escravos libertos iam morrer de fome. Quando se deu a troca da diligência para o carro motorizado, houve previsão de que seria o fim do mundo. Mais ainda com a chegada da aviação.

Quem não se lembra da discussão de que a TV ia sepultar o rádio? Até a Internet ainda hoje é vista por alguns como ferramenta responsável pela dissolução de ideias nocivas â sociedade, quando todo mundo sabe que é um dos inventos mais importantes de todos os tempos. Na verdade é a forma incorreta de todo invento, o maior responsável pelo bom ou mau uso que dele fizermos.

COLUNISMO. Cervejada do Dilson Alexandre




O 'nat' do profícuo jornalista e professor da FA7, Dilson Alexandre, promete. Ele vai ser 'host' de um papo regado a loirinha com tira-gosto de um pretinho básico para celebrar o novo domicílio residencial. A cervejada acontecerá no BNB, neste sábado e a lista de presentes tem endereço.

Gente fina é outra coisa.

JORNAIS. Impressos marcam mais o leitor


O impacto de uma notícia escrita em papel é bem maior do que as editadas digitalmente, segundo divulgou ontem a Mashable. Ela se baseia em um estudo realizado por doutorandos da Escola de Jornalismo e Comunicação do Estado do Oregon (EUA).

Eles descobriram que leitores de notícias impressas lembram-se "mais significativamente" do que aqueles que lêem notícias online. Leitores de impresso também se lembram muito mais de tópicos escritos na mídia de papel do que os leitores digitais.

Os três autores - Arthur Santana, Randall Livingstone e Yoon Cho - pesquisaram 45 alunos. Destes, 25 lêem a edição em papel do 'The New York Times' e 20 lêem o jornal exclusivamente online. Os participantes foram convidados a ler cada versão do papel por 20 minutos. Em seguida, eles foram interrogados sobre o que leram.

O trabalho de pesquisa oferece algumas possíveis razões para a disparidade: notícias online são consideradas "efêmeras", afirma o relatório. "Ele (leitor) pode aparecer e desaparecer sem aviso, criando assim um elemento de distração." Além disso, o layout de um jornal de papel dá aos leitores uma indicação sobre quais histórias são pensadas para ser mais importantes.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

GOOGLE. Multada por anunciar remédio




Primeiro mundo é outra coisa. Os EUA multaram a Google em 500 milhões de dólares por anunciar mendicamentos através de seu AdWords - sistema de publicidade.

Na legislação norte-americana é proibido anúncio de remédios.

Parecido com o Brasil!...