Translate

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

MÍDIA. A polêmica troca do livro pelo 'tablet'


Falei esta semana em nosso programa de rádio - [ Grande Jornal Povo-CBN, 9 horas ] sobre a campanha que colégios fazem sobre o uso de tablets em substituição ao uso do livro. Agora há pouco, um professor do Colégio Militar de Fortaleza, amigo nosso, pediu-me para que eu acrescentasse à discussão o ítem ligado a questão da segurança, já que as mochilas dos alunos passaria a ser alvo de bandidos.


Em meio ao registro da imprensa e ao debate que o fato suscitou nas redes sociais, desejo indicar a leitura do artigo que li na última terça feira, "Campanha de escola afirma que 'tablet substitui livros' e gera polêmica em Fortaleza", do blogueiro Joares Miranda, publicado no site NumClique.

Há uma mudança no mundo atual. É o novo que cria esse tipo de argumentação. Até que ele se sustente como algo comum, rotineiro, tende a gerar sempre em discussões e avaliações. Desde que o mundo existe, discute-se as grandes transformações.

Quando foi para abolir a escravidão negra, houve campanhas de que a economia ia declinar. Que os escravos libertos iam morrer de fome. Quando se deu a troca da diligência para o carro motorizado, houve previsão de que seria o fim do mundo. Mais ainda com a chegada da aviação.

Quem não se lembra da discussão de que a TV ia sepultar o rádio? Até a Internet ainda hoje é vista por alguns como ferramenta responsável pela dissolução de ideias nocivas â sociedade, quando todo mundo sabe que é um dos inventos mais importantes de todos os tempos. Na verdade é a forma incorreta de todo invento, o maior responsável pelo bom ou mau uso que dele fizermos.

2 comentários:

Anônimo disse...

É mas vale ressaltar que muitos desses colégios que evocam tecnologia tratam seus professores muito mal. Há casos de professores que são demitidos sem razão plausível alguma. Sabe quanto é uma aula de nível médio - 11 reais. Não adianta ter tanta tecnologia se a prática dos valores é esquecida. Você sabia que os professsores das grande escolas de Fortaleza não podem admoestar um aluno em caso de bagunça ? Você sabia que tem coordenador de Escolas Grandes de Fortaleza que estimula alunos a fazerem abaixo - assinado para demitir professor? Claro que estes fatos não vem à tona, pois somente a Escola Pública é violenta e sem qualidade...
PROFDJACYR

Francisco othon disse...

quem nome da gata com Ari de Sá..