Translate
terça-feira, 9 de agosto de 2011
MÍDIA. Guia Google++ para jornalistas
REDES SOCIAIS. Facebook copia o Twitter
Sabe os 'trending topics', que relacionam os temas mais citados no Twitter? Pois agora eles chegam ao Facebook. Esta rede social passa a copiar o Twitter e a mostrar o 'feed' de notícias dos usuários
A nova função começa a chegar aos perfis de alguns usuários nos próximos dias. Cada vez que os amigos falem de um tema similar, o Facebook os agrupará em uma mesma atualização.
VIDEO. Esse português David Fonseca
NOVELA. O final de 'Insensato Coração'
CEARENSES. Lênin, Mubarak e Bete Davis!
NOMES. Morre Wálter Abrahão aos 80 anos
A morte do ex-narrador esportivo Wálter Abrahão é o destaque do meio radiofônico brasileiro. Ele morreu vítima de câncer aos 80 anos, em SP.
Ele trabalhou na rádio Tupi, TV Tupi, SBT e TV Manchete, entre outras emissoras do país. Abrahão participou do grupo de TVs que transmitiu a Copa do Mundo de 1970, o primeiro Mundial a ser transmitido ao vivo e em cores para o Brasil.
Além disso, transmitiu outras cinco Copas do Mundo. Participou da edição de 1962, no Chile, até o Mundial de 1986, no México --neste período, não esteve na Espanha, em 1982.
Abrahão trabalhou com esporte até 2007, quando comentava partidas de futebol na rádio Record, em São Paulo, e também no extinto programa "Golaço", da Rede Mulher de Televisão.
BLOGS. Agilidade é a alma do negócio
segunda-feira, 8 de agosto de 2011
LUCILLE BALL. Homenagem aos 100 anos
HACKERS. Site do PMDB sofre invasão
RÁDIO. Narcélio Limaverde celebra 80 anos
domingo, 7 de agosto de 2011
TWITTER. O que jornalista não deve fazer
PALESTRA. A Física explica a Metafísica
Telefone: 8886.8018/3224.7994
DICA. O dia em que a classe média morreu
RÁDIO. Tubão bomba crítica no Twitter
sábado, 6 de agosto de 2011
SHOW. Luis Miranda faz show na cidade
EFEMÉRIDES. A www faz hoje 20 anos
TV. Uma ilustração e um grande segredo
Tente desvendar o grande mistério dessa ilustração que consta na página do Twitter do Jussiê Cunha (TV Jangadeiro). Por favor, nem ele, nem o Antero Neto podem opinar.
RÁDIO. Para onde vai o acervo de Armando?
LEITURAS. Como redigir um release eficiente
O press-release ou simplesmente release é um comunicado à imprensa. Constitui-se numa ferramenta fundamental para o trabalho de assessorias de imprensa e relações públicas.As redações recebem diariamente inúmeros releases com as mais diversas informações: eventos, promoções, prêmios, lançamento de produtos, acontecimentos, entre outros. Contudo, grande parte desse conteúdo não conquista a atenção do jornalista e acaba sendo descartado como spam.Para que isso não aconteça, o release precisa conter informações que atendam aos critérios de noticiabilidade, tais como: ineditismo, universalidade, proximidade, utilidade, entre outros. Isso porque, nem tudo o que uma empresa deseja divulgar é notícia.Dessa forma, um release eficiente apresenta informações úteis e de qualidade para um grande número de pessoas. Outro aspecto que precisa ser levado em consideração é quanto ao direcionamento. Informações sobre um segmento específico são mais atraentes para os veículos de comunicação especializados nesse segmento do que para os veículos que fazem cobertura geral.Um release sobre uma nova variedade de rosa é mais interessante para uma revista direcionada à floricultura e paisagismo do que para uma revista de tecnologia. No entanto, quanto mais critérios de noticiabilidade um release atender, mais destaque na mídia irá conquistar.Porém, não é todo dia que temos “grande fatos” para divulgar. Pensando nisso, é importante levar em consideração algumas dicas na construção do release, para que esse não se perca na avalanche de informação que chega até a redação.DicasO títuloPara capturar a atenção do jornalista, o título deve ser claro e objetivo, sendo um resumo das informações presentes no release.Como o título da notícia, o título do release deve conter o maior número de informações fundamentais possíveis (o quê, quem, quando, onde, como e porquê).Deve ser redigido na voz ativa (sujeito, verbo e predicado), no presente, sem utilização de artigos definidos e (ou) indefinidos, sendo que os verbos de ação são mais fortes do que os de estado.Deve estar em negrito, com tipografia, pelo menos, duas vezes maior que o tamanho utilizado no corpo do release.O textoAo redigir o release é preciso ter em mente as características da notícia: assim como o título, o texto precisa ser breve e objetivo.No primeiro parágrafo aborda-se a informação mais relevante (de acordo com os critérios já explicados), além de fornecer informações básica: o quê ou quem, quando e onde.É importante pensar o release como uma notícia a ser publicada, sendo assim não escreva na primeira pessoa e evite os adjetivos. Se atenha aos fatos.Evite expressões genéricas. Exemplifique ideias com números e porcentagens, forneça informações precisas e creditadas.Ao término do texto, você deverá ter respondido perguntas básicas como: o quê, quem, quando, onde, como e porquê.Para orientar a leitura, crie retrancas e divida o conteúdo por assunto.As fontesFornecer fontes torna o release mais atraente. Insira “frases” que essas fontes tenham dito e que ajudem a ressaltar ou ilustrar o que você está abordando no release. Mas, cada frase deve ter no máximo cinco linhas, caso contrário fica cansativo.As frases devem ser redigidas entre aspas e, ao término de cada uma, insira vírgula, o cargo e o nome de quem disse a frase.Ao escolher as fontes, dê preferência para as mais proeminentes em cada área. Fontes qualificadas fornecem credibilidade ao seu release.A empresaNo rodapé do texto, crie uma retranca, por exemplo, “Sobre a empresa”, e forneça um resumo das principais informações sobre a instituição.O contatoAo receber o release o jornalista pode precisar de mais informações. Portanto, é importante fornecer informações de uma pessoa responsável para contato direto, seja o assessor de imprensa, o relações públicas ou outro funcionário da empresa designado para a função.As informações de contato são: o nome completo do responsável, o nome do departamento, telefone, e-mail e website.
WIFI. Uma lata de cerveja aumenta o sinal
O pessoal gostou tanto dos truques postados logo abaixo para render melhor no Twitter que resolvi ampliá-los. Pois agora repasso um outro: para aumentar o sinal do seu WiFi, sabe o que é que você pode utilizar? Uma lata de cerveja. Sim, sim, sim... Onde foi que vi isso? No Wikihow.
Para saber como se faz, clique AQUI.
RÁDIO. Ouvinte reclama retirada de programa
RÁDIO. Demissão em massa na Record
Coluna Olá
DICAS. Os truques "ocultos" do Twitter
sexta-feira, 5 de agosto de 2011
BRASILEIRO. De luto quando setembro vier
HACKERS. Seu Facebook está sob ameaça
DANÇA DAS CADEIRAS. Luis, Juciê e Neto
COMERCIAL. Os pôneis criam polêmica
(Com informações do Propmark)
ESCÂNDALO. O dos banheiros via tv Globo
Denúncia do jornal O Povo de Fortaleza ganha dimensão nacional. O 'Bom Dia, Brasil' dá destaque ao roubo do dinheiro no caso dos banheiros. Ontem, na Ceará Rádio Clube, o jornalista Fernando Maia não poupou o deputado Téo Menezes, um dos citados no escândalo. "Bolha dágua", "Sem vergonha" foram algumas das expressões citadas por ele ao comentar o pronunciamento do político envolvido nessa maracutaia.
CELEBRIDADE. Mr. Bean está hospitalizado
FOLHA. Paulista cita morte de Júlio Pirata
Só na edição desta sexta feira é que a Folha de SP faz o necrológio de Júlio Trindade, cuja missa de 7º dia será celebrada hoje na paróquia de Santa Luzia, às 19h30min.
HACKERS. Twitter de Cid é invadido de novo
quinta-feira, 4 de agosto de 2011
HOAX. Anúncio da morte de Etta era falso
Na verdade quem morreu ontem em Los Angeles foi a atriz Annette Charles - que dançou cha-cha-chá com John Travolta no filme de 1978 " Grease - Nos Tempos da Brilhantina", vítima de câncer no pulmão.
" A cantora Etta James está recebendo 24 horas de cuidados de saúde em sua casa no sul da Califórnia depois de ter sido diagnosticada com leucemia e demência -. e agora a família está indo para a guerra por causa das contas O marido da cantora de 72 anos de idade e o filho estão em desacordo sobre quem deve ser encarregado de controlar a fortuna da cantora para pagar suas contas médicas caras. De acordo com documentos do tribunal, o marido de Etta quer mover mais de $ 1 milhão em uma conta conjunta para que ele possa controlar pessoalmente os gastos ... enquanto o filho de Etta acredita que o dinheiro deva ser controlado por um terceiro, para "evitar conflitos familiares. " Em documentos do tribunal, o marido de Etta reivindica a principal razão que ele quer o controle do dinheiro: é para cumprir a sua mulher o desejo de não viver o seus últimos dias em um hospital. Informação TMZ