Translate

terça-feira, 30 de abril de 2013

WEB. 20 anos de www como domínio público

.
Hoje completam 20 anos que a World Wide Web entrou para o domínio público. Para aqueles que costumam guardar fatos históricos, clique AQUI e você terá a primeira página que foi divulgada como parte do projeto Restoring the first website.

A World Wide Web (www ou a web) foi desenvolvida pelo físico britânico Sir Tim Berners-Lee em 1989. Visite também: Twenty years of a free, open web.

SOM. O rádio entra na fase do som 3D

.
Uma novidade para o rádio é a introdução do "som binaural". Ele é um pouco o que foi o 3D para o cinema e para a televisão em termos de alta definição. A descoberta é de técnicos franceses que vêm trabalhando há quase dois anos nessa nova técnica e que vem sendo usada em forma experimental. 

"Estamos chegando mais perto da audição natural. Encontramos a capacidade de discriminar fontes" , explica Hervé Dejardin, um dos responsáveis pelo invento.

Intitulado de 'NouvOson', para ouvi-lo é possível ir ao site da.radiofrance.fr. Ele será oferecido em forma 5.1 para sistemas apropriados e som binaural para ouvir com fones de ouvido estéreo. 

No momento, o processo é experimental. Apenas algumas transmissões da Radio France, que a revista Sunday "Intercepção", foram gravadas no modo binaural. 


TV. Câmera cai e apresentadora fica de 4

.

Uma meteorologista de uma rede de TV em Denver, no estado americano do Colorado, lidou com certa criatividade diante de uma falha técnica: A câmera apontou para o chão de repente e ela terminou de dar a notícia de quatro.
Quando a apresentadora percebeu que o equipamento apontou para o chão, ela começou a dançar um sapateado. Como nada foi feito, ela foi ao chão para terminar a informação que estava passando. E ainda saiu engatinhando e sorrindo.(O Dia)


HUMOR. Tom Cavalcante não volta à televisão

.
Da coluna Outro Canal: "Tom Cavalcante não voltará para a TV tão cedo. O humorista está se mudando nos próximos dias com a família para Los Angeles. Ficará por lá pelo menos até o início de 2014. 

Tom decidiu fazer um curso de cinema nos Estados Unidos e, quando retornar ao Brasil, pretende aventurar-se como produtor de longas-metragens".

segunda-feira, 29 de abril de 2013

JORNAIS. Ume mesma manchete em 6 deles

.
Eduardo Tessler já falou sobre isso em seu excelente Mídia Mundo, mas não me contive em trazer para os nossos leitores essa curiosidade: seis jornais jornais italianos saíram hoje com a mesma manchete. Combinados?







JIU JITSU. Filho do Dumbo é o campeão

.
E o nosso Dumbo Elvis Marlon, da Verdinha, anda que é um sorriso só; de uma orelha a outra. É que o seu filhote João Victor de Lima Almeida, de 14 anos, lhe deu uma baita alegria, ao sagrar-se campeão de Jiu-Jitsu no último fim -de-semana em Barueri, São Paulo, na categoria infanto-juvenil. 

Parabéns, menino. Logo logo você passa a cantar de galo aí nos arraiais do Dumbo. Se é que já não deu um daqueles golpes de deixar o velho estirado.

CANTOR. Netinho descobre tumor no fígado

.
E o cantor baiano Netinho teve diagnosticado tumores no fígado.

Segundo médicos do Hospital Aliança, em Salvador, a biópsia será feita entre esta segunda e terça para diagnosticar se eles são malignos ou benignos. Toda a agenda de shows de Netinho no mês de maio foi cancelada.

Inicialmente, Netinho foi internado há cerca de 10 dias após sentir fortes dores na coxa direita, ficando seis dias internado. Na ocasião, o cantor foi diagnosticado com “lesão aguda no músculo ilíaco direito”.

Netinho, então, foi liberado na terça (23), mas precisou voltar ao hospital no dia seguinte porque sentiu fortes dores no abdômen.

Aí, então, médicos detectaram “problemas vasculares na região do abdômen”. 

Depois da descoberta dos tumores, a equipe médica mostrou-se bastante preocupada com o estado de saúde do cantor baiano.

Desde o último sábado, o Hospital Aliança não está mais autorizado a divulgar boletins médicos sobre o estado de saúde de Netinho. A coluna torce pelo pronto restabelecimento do querido cantor. (Da coluna de Léo Dias, de O DIA)

NOMES. E lá se foi o rei do samba paulista

.
Paulo Vanzolini morreu. O compositor de 89 anos foi vítima de complicações decorrentes de uma pneumonia. 

Quem foi
Ícone do samba paulistano, criou clássicos como "Ronda", "Volta por Cima" e "Praça Clóvis", interpretados por Chico Buarque, Maria Bethânia, Paulinho da Viola e outros nomes da MPB.
No mês passado, Vanzolini foi um dos 87 artistas a se apresentar em evento no Teatro Oficina para arrecadar fundos para reformar e ampliar a Casa de Francisca, pequena casa de shows paulistana. Também em março, recebeu o Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) pelo conjunto da obra.
Compositor bissexto, de músicas que chegavam a demorar um ano a ficar prontas, Vanzolini não tocava nenhum instrumento (para escrever as canções, entoava-as a amigos músicos) e tinha, assumidamente, um "grande problema com a afinação" (como disse em entrevista ao "Jornal do Brasil", em 1970), mas se firmou como um grande compositor de samba. (Folha de SP)


domingo, 28 de abril de 2013

MPB. Site quer eleger nosso compositor

.
O site IG está querendo saber quem é o maior compositor de samba da história. Concorrem Ary Barroso, Ataulfo Alves, Cartola, Ismael Silva, Nelson Cavaquinho e Noel Rosa.


TEVÊ. Você dorme tarde pra ver luta livre?

.
Perguntinha básica: tem algum trabalhador brasileiro que fica acordado na noite de domingo para assistir - meia noite e meia - a luta desse Ultimate Fighter?

Se tem, então não trabalha amanhã. No mínimo, está de férias...

HUMOR. Globo deixa de publicar Agamenon

.
O humor da turma do Casseta & Planeta está em crise? Eles já tinha recebido bilhete azul do seu humorístico na televisão.  Restava o Agamenon, com sua participação no jornal O Globo. Mas parece que até isso anda minguando. Hoje é o último dia que o jornal dos Marinho publica ua coluna. A partir do próximo domngo, ela será editada blog do Casseta e Planeta..   

Aqui entre nós: o filme 'Agamenon' foi um saco.

GENTE. Autor de Ronda está hospitalizado

.
Boas vibrações para o médico Paulo Vanzolini. Ele, que tem 89 anos, está internado com pneumonia no hospital Albert Einstein em SP.  Ele é geólogo e também compositor. Todo mundo canta pelo menos uma de suas músicas: "Ronda" 

a noite eu rondo a cidade, a te procurar...
[
Além disso, tem "Volta por Cima" 
levanta, sacode a poeira, dá volta por cima

LIVROS. Já existe dicionário pra 'coxinha'

.
No Ceará, a expressão 'coxinha' identifica o cara que tem duas palavras: fala bem de alguém na frente e, longe dele, fala mal. Veio à baila em função de um personagem do  humorista Hiran Delmar, ao tempo em que ele fazia 'Nas Garras da Patrulha', da TV Diário. No entanto, no resto do Brasil, 'coxinha' tem a ver com a galera da classe média que vive nas baladas verdadeiros personagens. Sua linguagem é bem específica, a ponto de ter sido lançado um dicionário de "coxês - português" para traduzir o que eles vivem falando.A ideia partiu do publicitário Lucas Guratti, que contou com apoio da ilustradora Rossiane Antunes.

E é o próprio Guratti quem dá as dicas sobre o que vem a ser um coxinha. "É uma pessoa que se acha não necessariamente porque ela tenha dinheiro. O coxinha é um tipo, bobo, alienado, que faz as coisas mais para aparecer e para receber a aprovação do grupo. Tem dois tipos de coxinha principais: o que tem grana e o que quer ter grana. Mas tem também os subgrupos, como o tiozão coxinha. Que é aquele cara de uns 45 anos que vai à balada usando uma camisa polo da Ralph Lauren, cujo cavalo é maior que ele mesmo, enquanto segura o seu uísque com energético. Além disso, ele tem um conhecimento raso sobre música, sobre o que é chique e especialmente sobre como tratar o sexo oposto", disse ele em entrevista a James Cimino, da UOL. 

sábado, 27 de abril de 2013

TECNO. Como beber e saber quando dirigir

.

Tá bem, a Lei Seca está pegando, mas o dilema de quem bebe uma cervejinha, um vinho ou outra bebida qualquer pode ser evitado com a novidade que está sendo lançada. Falo do dispositivo Breathalyzer. É um bafômetro pessoal, que funciona via bluetooth e reúne outras funções.
Seu funcionamento é fácil. Como qualquer bafômetro convencional, basta o usuário soprar e aguardar. As informações são enviadas para o aplicativo, que deve ser instalado em smartphone ou tablet da Apple. Após a leitura, o app informa o nível de álcool.
Além disso, o Breathalyzer calcula o tempo médio que o usuário deve esperar para atingir o nível 0 de álcool. .
Quer saber o preço? O BACtrack Breathalyzer está sendo vendido a US$ 150 no site oficial da empresa.
Com informações e imagem do Xataka




GENTE. Palmas para a Maísa Vasconcelos

.
Esta semana foi o aniversário da apresentadora Maísa Vasconcelos. Foi antes de ontem, dia 25. O programa dela fez homenagem. Eu e a Katiuzia Rios deixamos mensagens parabenizando-a. Mas faltava dizer algo por aqui - afinal, ela é a madrinha do GENTE DE MÍDIA. 

Maísa, você sabe do grande respeito que temos por você e do carinho que cercamos todos os que atuam no meio por você. Parabéns, menina que está (quase) chegando à metade do tempo. 

HACKERS. As redes sociais são vulneráveis

.
Que garantia tem o mundo virtual se um hacker é capaz de causar pânico até no mercado financeiro? Esta semana, um 'tweet' falso em nome da Associated Press, postado na terça dia 23, causou pânico em Wall Street. Anunciava: "Duas explosões na Casa Branca e o presidente Obama está ferido". Cerca de 80 investidores perderam 200 milhões de dólares. 

Foi descoberta a autoria: um grupo externo identificado como o Exército Eletrônico da Síria; mas antes disso, a Casa Branca informava que nada tinha acontecido. Rapidamente, o índice Down Jones registrou queda de 145 pontos, atingindo perdas no valor de 200 milhões de dólares. 

"É frustrante e assustador do que um tweet possa apagar centenas de bilhões de dólares no mercado em apenas alguns minutos, mas este é o mundo em que vivemos ", disse R. J. Grant, diretor associado de operações da Keefe, Bruyette & Woods. 

Ah!, a rede social dos 140 caracteres já anunciou planos para introduzir verificações mais seguras, a fim de impedir que hackers tenham acesso a contas de terceiros como fizeram com a da Associated Press.

RACISMO. Nordestinos ainda somos o alvo

COMERCIAL. 'Corrida' da Peugeot é da Y&R

.
Tem gente me perguntando se a nova propaganda do Peugeot 208 foi produzida por alguma agência brasileira. Ene a ó til... não! Coube a agência Y&R (Young & Rubicam) a criação do comercial com personagens da Corrida Maluca, que anda fazendo sucesso por colocar os personagens de Hanna Barbera em destaque. 


WEB. Site pede doações para continuar

.
Projeto do Open Knowledge Foundation, "The Public Domain Review' (A Revista de Domínio Público) está recorrendo a contribuições para continuar existindo. É incrível como algo tão importante como o site não tenha recursos paradar continuidade ao trabalho. 




DIREITOS AUTORAIS. Copiaram o AVOL?

. .
Andaram copiando um dos blogs que compõem o site AVOL - Antonio Viana online? Pelo menos é o que se depreende ao se comparar o texto do filho do jornalista responsável pelo site  e que, escrito há um dia, ganhou compilação integral de uma parte pelo site da Clínica Cohen.Não seria nada demais, não fosse a ausência de citação em respeito aos direitos autorais. 

COMO DESCOBRI

JORNAIS. Espaço para uma notinha familiar

.
No Vida&Arte de hoje, lá no lado esquerdo da última página, uma notinha celebra a festa de aniversário de casamento do casal Medina Nóbrega. Nada mais comum,  não fosse o caderno de O Povo um espaço mais ou menos seletivo, onde registros dessa natureza ocupam colunas como as de Sonia Pinheiro ou Lúcio Brasileiro. O registro, na verdade, não altera a linha do segundo caderno - lembra, porém, o tempo em que algum funcionário de uma empresa assim resolvia homenagear um parente aniversariante, ainda que não fosse o lugar indicado.

NOMES. Ray Miranda, o cantante das noites

.
Um cantor da noite. Ou o cantante da noite. Era como Ray Miranda se considerava. E fez ao longo de sua trajetória, um compromisso de cantar sempre as músicas que se qualificavam para o ambiente noturno. Ray deixou o mundo físico ontem. 

A informação me foi transmitida pela Vera Coelho, ressaltando que, apesar de ser baiano, foi o Ceará onde (radicalizado) fez sua carreira. 
 
Convivi com o artista em nosso trabalho de rádio e sempre o considerei um intérprete considerável de sucessos da MPB, que ele ajudou a divulgá-los.

A VOZ DO BRASIL. Em Brasília... 19 horas

.
Em Brasília... 19 horas.

O anúncio deste horário, transmtido em rede por todas as emissoras brasileiras, tornou-se histórico. Ele refere-se ao programa Voz do Brasil, noticioso que vem desde os tempos de Getúlio Vargas e que é disputado pelas emissoras para que não seja obrigatório. O jornalista Mário Augusto Jakobskind, do Correio do Brasil, escreve hoje artigo sobre projetos que tramitam em Brasília e dizem respeito ao  horário das 7 da noite. 

O horário das 19h às 20h no rádio, historicamente ocupado pela Voz do Brasil, é muito cobiçado pela Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abert). Agora, a entidade encontrou aliados no Palácio do Planalto.
A senadora Ana Rita (PT-ES), relatora de projeto em tramitação que torna a Voz do Brasil Patrimônio Cultural Imaterial, em função da importância desse espaço jornalístico para a informação de amplas parcelas do povo, sobretudo em rincões do interior, deu parecer contrário.
Informações fidedignas assinalam que, pressionada, a senadora admitiu que não só não conhecia em detalhes o projeto como recebeu a orientação do Palácio do Planalto para o veto. Depois de muita conversa, Ana Rita tirou o mesmo de pauta. Não quis mudar de opinião para não se atritar com o Palácio do Planalto.
Agora, o senador Roberto Requião pediu visto e vai apresentar em breve um substitutivo para aperfeiçoá-lo. O tema é sério e não está sendo acompanhado devidamente pela opinião pública porque paira total silêncio.
A história dos trâmites que visam a flexibilizar o horário da Voz do Brasil e que na prática resultarão no fim do programa, iniciado em 1935, tem várias fases. Em 2006 foi apresentado projeto no sentido de levá-lo à televisão. A grita dos proprietários da concessão das emissoras foi grande. O projeto saiu de pauta, e apareceu outro, flexibilizando o horário.
Depois de marchas e contramarchas, a Abert não conseguiu emplacar o seu projeto, que segue em pauta no Congresso, e o espera para a votação final. A oportunidade agora de pôr um ponto final no tema flexibilização é o contraponto tornando a Voz do Brasil Patrimônio Cultural Imaterial. O tema é de interesse do chamado baixo clero do Congresso, que tem como um dos poucos espaços para informar às suas bases o que fazem no Congresso, exatamente o espaço da Voz do Brasil.

Mário Augusto Jakobskind é jornalista.

RÁDIO. As 20 AMs mais ouvidas no Ceará

.

FORMULA INDY. Band fatura 500 milhões

.
A Band faturou mais de R$ 500 milhões com Fórmula Indy, segundo indica a colunista Keila Jimenez. 

Só em patrocínios e cotas comerciais de participação na transmissão do evento, a Band fatura mais de R$ 500 milhões.

Ao todo, 200 países receberão as imagens da competição, captadas pela emissora brasileira.

A Band utilizará no evento uma estrutura que envolve 57 câmeras, dentre elas câmeras ultra slow e super slow (que captam imagens e reproduzem com riqueza de detalhes em movimentos lentos), cinco câmeras sem fio, quatro unidades móveis, seis geradores e 40 quilômetros de cabos elétricos.

TV. 10 anos do programa do Galvão Bueno

.
Segunda-feira, o programa de Galvão Bueno "Alô (*) Bem, amigos!" da Sportv, completa 10 anos. Uma das convidadas é a cantora Daniela Mercury. 

Por ser especial, o programa vai ter plateia (ainda mais especial) com presença de Rubens Barrichello, Acelino 'Popó' Freitas, Cacá Bueno, Ronaldo Fenômeno, Carlos Alberto Parreira.

(*) Obrigado Adriano Magalhães

TV. 10 anos do programa do Galvão Bueno

.
Segunda-feira, o programa de Galvão Bueno "Alô, amigos!" da Sportv, completa 10 anos. Uma das convidadas é a cantora Daniela Mercury. 

Por ser especial, o programa vai ter plateia (ainda mais especial) com presença de Rubens Barrichello, Acelino 'Popó' Freitas, Cacá Bueno, Ronaldo Fenômeno, Carlos Alberto Parreira.

TELEVISÃO. SBT acaba com o Patati Patará

.
Acabou. Falo do programa do Patati Patata. O SBT simplesmente mandou suspender a atração e a partir de segunda-feira, entram no ar desenhos animados. 

A justificativa: a direção da casa entendeu que o empresário da dupla, Rinaldi, [...] estava obtendo lucro muito maior com o programa. Ganhando mais que a própria emissora. Foi o que eu li na coluna do Flávio Ricco.

TV. Comentarista dá bronca em afiliada

.
Está na UOL: O comentarista Telmo Zanini deu bronca ao vivo na produção da RBS TV, filiada da Globo no Rio Grande do Sul, durante o “Redação Sportv” desta sexta-feira.
Após o correspondente Paulo Brito dar informações sobre o estados das obras do Beira-Rio para a Copa 2014, Zanini pediu a palavra e criticou as imagens antigas exibidas pela produção.
“Paulo Brito, vou te fazer um pedido aqui. Pede para o nosso pessoal muito competente aí da RBS mandar umas imagens mais recentes do Beira-Rio, porque esta que nós passamos aí são muito antigas”, disparou.
“Estive lá há duas semanas, e quem vê essas imagens aí vai pensar que está atrasadíssimo. Isso aí deve ser de três ou quatro meses atrás”, continuou.
“Alô, pessoal. Imagens novas do Beira-Rio com gramado, com as traves, que já estão lá…”, finalizou Zanini.

sexta-feira, 26 de abril de 2013

OOPS! Pastor diz que seca é culpa dos gays

.
Se é do Diário Pernambucano, então é sacanagem. 

BILLBOARD. Elege música de Teló, a melhor

.
A gente pode até não gostar daquela música preguenta do Michel Teló, mas 'Ai, se eu te pego' foi eleita ontem a Melhor Música Pop do Ano no Billboard Latin Awards. O cantor subiu ao palco para se apresentar ao lado do cantor Carlos Vives.

Em seu discurso, o cantor mandou beinhos para os pais, irmãos, os fãs e brasileiros e convidou o mundo inteiro para participar da Copa do Mundo de 2014. 

PLACAS DO MUNDO. Alerta contra ladrões

 .
Ancelmo Góis divulga em sua coluna hoje um cartaz visto por um brasileiro durante visita a São Petersburgo, na Rússia. Ele alerta sobre a presença de gatunos na região. 

Imagina isso aqui no Brasil. A Esplanada estaria tomada deles.

TV. 'Dentista Mascarado' com dias contados

.
A série 'O Dentista Mascarado', quem diria, já está com os dias contados. Hoje vai ao ar mais um programa da série. E a Globo já anuncia que ele não deve ganhar nova temporada. 

Se eu disser que eu já imaginava que Marcelo Adnet não ia muito longe na Globo, alguém acredita? Não sei porque alguém acredita no 'humor' produzido pela produtora Fernanda Young. Ela não é apenas chata apresentando programas, mas também escrevendo. 

Eu cantei a pedra... A 'máscara' do dentista caiu. 

quinta-feira, 25 de abril de 2013

OPINIÕES. O homem do leite quer agüar tudo

.

PERGUNTA. Quando ela começa a nacional?

.

GOOGLE. Aumentou remoção de conteúdos

.
Cresceu 265% o número de ordens de remoção de conteúdo recebidos pelo Google, só no segundo semestre de 2012.

De acordo com a mais recente edição do Relatório de Transparência, a empresa recebeu 697 ordens de remoção de conteúdo de suas plataformas, maior parte delas no 2º semestre de 2013, principalmente relacionados ao período eleitoral. Foram feitas 316 ações baseadas no Código Eleitoral Brasileiro por "ofensa à dignidade ou decoro" dos candidatos e foram expedidas em caráter liminar, ou seja, sem análise e decisão definitiva". (Via: IDGNow)
  • O Google recebeu 316 solicitações para a remoção de 756 partes distintas de conteúdo relacionadas a supostas violações do Código Eleitoral Brasileiro durante as eleições de 2012 no país. O Google removeu o conteúdo em resposta a 35 decisões judiciais.

    Também um pedido de um promotor público para remover cinco postagens e quatro resultados de pesquisa com links para blogs que supostamente o difamavam acusando-o de incompetência e corrupção. Não foi removido o conteúdo em resposta a esse pedido.

    Um outro pedido de um advogado para remover um blog que supostamente o difamava e o acusava de corrupção. O Google não removeu o blog.

    Foi recebido de um pedido de um juiz para remover um blog que supostamente o difamava, fazendo referência ou vinculação a acusações de corrupção, e um pedido semelhante de um outro juiz para remover um resultado de pesquisa. Não removeram o blog nem o resultado da pesquisa.

    Foi também recebido um mandado assinado por um juiz que ordenou a remoção de duas postagens de blog, uma das quais fazia críticas ao juiz que assinou o mandado. Contestou-se o mandado e o caso ainda está pendente.

CINEMA. AnimaMundi e a decisão da Disney

.
Esta semana, entrevistei na Tribuna Band News, 101,7 o diretor de cinema Marcos Magalhães, promotor do AnimaMundi, o festival de animação que chega a sua 22ª versão. Ele veio pronunciar palestra no Dragão do Mar e nos contou do sucesso que fazem autores brasileiros nos EUA com esse tipo de produção.  Interessante é que, nesse exatpo momento, produtoras como a Disney estão fechando seu departamento de animação 2D, responsável por tantos sucessos e clássicos. 

Desde a estreia de “Toy Story“ houve redução na produção de longas de animação 2D, com o foco voltado para o 3D que levaram companhias como os Pixar Animation Studios, a DreamWorks Animation e o Blue Sky Studios ganharem notoriedade.


VIDEO. Comercial revela a criança que somos

.

Esse anúncio da Evian está bombando na Europa e até agora foi visto por 33 milhões 393 mil 824 acessos no YouTube. Ele mostra a criança que habia em cada um de nós. Achei interessante.

CURIOSIDADE. As leis que regem a Internet

.
As regras pelas quais se rege a Internet tem arrostado pelo mundo nomes curiosos. Se no Brasil, a lei contra crimes digitais recebeu o nome da atriz de TV Carolina Dickman, existem outras que carregam nomes de famosos como Barbara Streisand e até de Adolf Hitler. 

Leia matéria no ALT 1040.

SOS! Roubaram Lessa, de Carros e Corridas

.
Se tem uma criatura doce nesse meio jornalístico, que é bemquisto por todos, é o Robério Lessa. É dele o blog 'Carros e Corridas', onde fala tudo sobre esporte automobilístico. Pois ontem, o nosso Robério foi roubado. E levaram o carro dele.

Trata-se de um Santana HVM 3368, Chassi 9BWZZZ327TP046998. ano 96, cor Prata. O carro estava com o irmão dele, que deixou ao lado do Itaú da 13 de maio. Ao voltar do banco o veículo havia sido roubado. Se alguém vir um carro com esssa característica, por favor, avisar a polícia. agradeço. 

Depois que foi noticiado, ele recebeu telefonema de um cara, dizendo-se dono de oficina e que havia adquirido o veículo. Faria tudo pra devolvê-lo se o Robério molhar a mão dele com uma certa quantia: 400 reais. 

Gente, isso é a fina ladroagem. A Polícia precisa pegar tanto o ladrão quanto o receptador - que deve ser o mesmo. O Ceará vem sendo desmoralizado em termos de segurança.

ERRO. Site G1 cearense comete um deslize

.

SHOWS. Site lista o custo milionário deles

Leia AQUI
E o pagamento de cachês a artistas por administrações públicas estaduais e municipais é o tema de destaque do site R7 que fez levantamento de quanto os goernantes andam torrando em termos de dinheiro público para shows 'gratuitos'. 

O Ceará é citado várias vezes, principalmente por conta dos 650 mil reais pagos à cantora Ivete Sangalo durante inauguração de hospital de Sobral. em ruas, avenidas, praias e até hospitais (como é o caso de Ivete).


Shows gratuitos em ruas, avenidas, praias e até hospitais, diz o texto, "no fim das contas, custam (muito) caro aos brasileiros. Artistas como Ivete Sangalo, a banda Restart, Luan Santana, Claudia Leitte, Roberto Carlos e Steve Wonder cobraram até R$ 6,4 milhões dos cofres públicos por uma única apresentação!"


Ivete Sangalo: a cantora baiana recebeu, em janeiro deste ano, R$ 650 mil do governo do Ceará no show de inauguração de um hospital no município de Sobral. O cachê, em destaque, como mostra o documento acima, foi contestado pelo Ministério Público Federal. A fachada do hospital, a propósito, desabou um mês depois da festa. O R7 revirou documentos oficiais municipais e estaduais para provar, nas imagens a seguir, quanto cada artista embolsou

Ivete Sangalo se recusou a cantar este ano na Micareta da Feira de Santana (Bahia), que ocorre desde 1937, por causa do cachê “pequeno” de R$ 350 mil — ela pediu R$ 500 mil. O valor nem se compara à quantia paga à artista pela Prefeitura de Fortaleza no réveillon de 2011: R$ 840 mil. 

Zezé di Camargo & Luciano: a dupla sertaneja recebeu R$ 500 mil à vista do governo do Ceará para se apresentar na virada de 2012/2013 no Aterro da Praia de Iracema, em Fortaleza, capital do Estado. Nessa época, vale ressaltar, os cachês costumam ser maiores que em outros períodos do ano. A ordem de pagamento do documento oficial você vê no destaque

Billy Paul: vira e mexe uma atração internacional desembarca no País para uma apresentação “gratuita” ao público. Na última virada de ano em Fortaleza (Ceará), o cantor norte-americano e sua banda receberam R$ 400 mil dos cofres públicos para tocar a sua música soul

quarta-feira, 24 de abril de 2013

RÁDIO. A voz do 'Spotlight' era a minha

.
Wagner Veras posta comentário lembrando-me dos tempos do Estúdio da Volta da Jurema, que a então FM DO POVO apresentava. 

"Nonato, sou desta época. As transmissões do SPOTLIGHT são memoráveis. Lembro até como eram...uma música agitada como tema, o locutor do estúdio dizia "DIRETAMENTE DA VOLTA DA JUREMA....SPOTLIGHT"...e aí transmitia da volta, comentando o movimento, a agitação no calçadão, vocês no estúdio com mulheres selecionadas a dedo, e já puxava uma música como 'DER KORMISSAR', ou 'KC and the Sunshine band', ou 'Kool and the Gang', etc. Por gentileza você tem algum áudio de uma destas transmissões..."DIRETAMENTE DA VOLTA DA JUREMA....SPOTLIGHT" etc etc...E-mail wagner.veras@bol.com.br - Abraço meu caro".

Meu caro Wagner, a voz da chamada do Spotlight era exatamente a deste amigo que vos escreve. Eu não tenho cópias, mas sei de alguém que pode me arranjar e fico de publicá-la aqui. Obrigado

TEVÊ. Omar Jacob está de aviso prévio

.
Quem pediu as contas da TV Jangadeiro para atender a um convite 'muito especial' é o repórter Omar Jacob. Por enquanto, nada de tv.

Prometo detalhes...

PRÊMIO. 'Amigos' conquista o melhor do ano

.
Lembra-se desse comercial aí da foto? Pois ele deu a AlmapBBDO o prêmio de agência do Ano do Colunistas Propaganda Brasil 2012. 

Essa imagem é do vídeo criado pela agência para a campanha “Amigos”, elaborada para a Visa.

MÚSICA. A caxirola de Carlinhos para a Copa

.

TV. Tiririca estaria em atrito na Record

.
A notícia é publicada pelo colunista Flávio Ricco

Tiririca é malvisto na Record

O manifestado desejo da maioria, hoje, na Record, é ver  Tiririca pelas costas. Poucos ainda suportam a sua presença.
A situação é bem desagradável e, de acordo com as mesmas fontes, se tornou insustentável a partir do momento em que foi decidida a sua participação no “Programa da Tarde”, como convidado especial, às segundas-feiras.

terça-feira, 23 de abril de 2013

TV. Chagas no 'De volta para minha terra'

.
Gente me pergunta se eu sei da volta de Chagas Vieira ao Ceará. Desconheço, respondi. Mas aí, descubro a ligação da pergunta. O ex-repórter e apresentador da TV Jangadeiro, hoje morando em Salvador, andou feicebucando uma brincadeira e alguém entendeu errado. 

" São tantas as demonstrações de respeito e carinho que acho que vou ligar para o Domingo Legal para fazer comigo o quadro 'De volta para minha terra'". 

Na verdade, era uma forma de ser grato a todos os que, ao cruzarem com ele nas redes sociais, revelam a atenção e o respeito que têm pelo profissional Vieira.
 

TV. Rede proíbe falar de Daniela Mercury

.
O Departamento de Jornalismo da TV Record recebeu recomendação: ninguém pode falar, comentar ou fazer "análises" sobre a recente 'saída do armário' de Daniela Mercury. 

É ordem do bispo da Igreja Universal do Reino de Deus..

NEWS. Lula vai escrever no New York Times

.
Deu no Blue Bus:Julio Hungria
E o ex-presidente Lula fechou contrato,
fará coluna mensal no New York Times

Nem repercutiu tanto na midia brasileira, que nao gosta dele – “O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá espaço fixo para suas ideias oferecido por 1 dos maiores jornais do mundo”– diz a revista Exame na internet. Em viagem aos EUA, fechou 1 contrato para colaborar mensalmente com uma coluna distribuída pela agência do The New York Times. Segundo informaçoes do Instituto Lula, a coluna tratará de política e economia internacional, além de “iniciativas para o combate à fome e à miséria no mundo”. “Nao é a primeira vez que o ex-presidente conversa com o Times. O convite para ser articulista do jornal teria vindo no final de 2012, mas só foi aceito após as eleiçoes municipais no Brasil” – diz Exame. Logo depois da morte do presidente venezuelano Hugo Chávez, Lula já havia colaborado com o NYT, que publicou um artigo escrito pelo ex-presidente e traduzido do português por terceiros”.

TV. Carla Vilhena vai para o Fantástico

.
E, pelo noticia hoje a colunista Keila Jimenez, a dança de cadeiras no jornalismo da Globo passa valer a partir de maio. 

Rodrigo Bocardi assume a apresentação do "Bom Dia SP" e Carla Vilhena vai para a reportagem do "Fantástico".

segunda-feira, 22 de abril de 2013

RÁDIO. Tem novo programa esportivo no ar

.
A Verdes Mares tem mais uma atração esportiva no ar. Hoje, às 20 horas, na 810 AM o P.C. Norões estreia o 'Show do Esporte - Debate', com a participação do jornalista Marcelo Bloc, além do presidente do Fortaleza, Ribamar Bezerra, e o empresário Ângelo Oliva que está negoc iando o Centro de Treinamento do Nordeste-Cetren com o Ceará Sporting Club.

WEB. Ah! Internet net net net net net net net...

.
Tentei, tentei, tentei... mas só agora consegui acessar a página do Blogger. E vi que não era problema com o meu servidor, pois o Facebook estava liberado. Lá me deparei com gente reclamando da dificuldade para o acesso a alguns aplicativos.


DOODLE. O Google homenageia dia da Terra

.

HUMOR. Piada: eles ganham sem trabalhar

.
Sim, Renato Aragão, Dedé Santana e toda a trupe da 'Turma do Didi' continuam contratados da Rede Globo. Programa no ar, não. 

Mesma coisa com o pessoal do humorístico 'Casseta & Planeta'. Keila Jimenez, da Folha, informa que a maior parte dos integrantes não tem ainda rumo certo na Globo, mas todos eles terão os seus contratos renovados com a emissora neste ano. A volta da trupe em novo programa de humor está descartada.

JORNAIS. Cochilo na redação de O Povo

.

domingo, 21 de abril de 2013

REDES SOCIAIS. O Facebook tem novo logo

.

Tem mudanças no Facebook. O novo logo já não tem a linha horizontal azul clara e a letra F chega até o limite inferior da logomarca. Dica do designer Tom Waddington.

FATURAMENTO. Globo perde verbas federais

.
A Rede  Globo perdeu 11 pontos percentuais das verbas publicitárias federais nos últimos anos. É o que revela hoje o Meio & Mensagem. A emissora passou de uma participação de 54,96% em 2000 (ano em que foi investido R$ 1,239 bilhão) para 43,98% no ano passado (quando o investimento foi de R$ 1,797 bilhão). Os dados são da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom).

Leia detalhes AQUI

DESIGN. A arte de Dicelli de fazer o jornal

.
Gil Dicelli é um jornalista que faz artes plásticas ou é um artista plástico que faz (bom) jornalismo? Qualquer uma das respostas é válida, pois ele faz tudo de forma competente. 

Mal saído do coração que pulsou o recente aniversário de Fortaleza, na edição comemorativa de O Povo, eis ele impressionando com a capa do Vida &Arte deste domingo, sobre erotismo. Trabalhos assim deviam vir com a rubrica do artista. Um salve pro Gil.

TV. Uma estreia para esticar mais o domingo

.
Karlen e Amenhotep apresentam
Durante a maior parte de seus 44 anos, a TV Verdes Mares foi uma mera retransmissora da Globo no Ceará. De produção local existiam apenas os boletins informativos - hoje são 'Bom Dia, CE', 'CETV' e 'NE Rural'. 

Aos poucos foram sendo introduzidas emissões locais, como 'Se Liga, VM' , voltado para linha de cobertura de shows e entrevistas com famosos. Hoje,  estreia 'Destaque VM', que promete esticar a noite de domingo, com o jovem apresentador que tem nome de faraó egípcio Amenhotep Rodrigues e a modelo Khrisley Karlen. 

O programa é uma revista eletrônica que vai falar de arte, cultura, lazer, esporte, com várias entrevistas, buscando dar um ar de informalidade ao que foi notícia durante a semana. Aguardado com expectativa, o único senão é o horário, lá final da noite. 'Destaque' vai ao ar depois do Revenge, que é exibido depois do Fantástico. 

TV. Cultura estreia hoje o 'É tudo Verdade'

.
Estreia hoje na TV Cultura, às 23h, o "É Tudo Verdade Internacional", nova faixa semanal do canal dedicada apenas a documentários estrangeiros.

Desenvolvido a partir da parceria com o Cultura Documentários e uma complementação ao "É Tudo Verdade" do Canal Brasil, o programa será apresentado pelo crítico de cinema Amir Labaki.

Na estreia, será exibido o documentário "Se uma Árvore Cai - A História da Frente da Libertação da Terra", indicado ao Oscar da categoria em 2012.(Folha de SP)

sábado, 20 de abril de 2013

RÁDIO/TV. A voz ainda é tudo nessa mídia

.
Não tem saída: onde o trabalho exigir a sua presença, a voz é importante. Em rádio ou tv, ela é tudo. Não digo nem boa voz, mas voz. 

É incrível como tem gente que se capacita a esse meio e não procura melhorar o que, antigamente era exigência comum: (boa) dicção e (boa) leitura. 

Cada vez mais as mídias radiofônica e televisiva 
preocupam-se em arregimentar  profissionais formados em Comunicação Social. Exigências desses tempos, no que concordamos. Mas, além de capacidade em termos profissionais, deve-se exigir: voz.

Muitos jornalistas estão ocupando hoje em dia mais espaço na grade programacional das emissoras de rádio e da tv. Isso, porque a segmentação exige a participação deles, reportando-se, informando, noticiando e cumprindo a tarefa de 'dizer' a notícia. Se há exemplos de boas vozes, em contrapartida, tem muito profissional precisando de um fonoaudiólogo para necessárias correções.

Claro, não se exige voz perfeita; precisa-se de voz, no mínimo, agradável. No telejornalismo cearense há casos nos quais as vozes reclamam o uso apropriado do diafragma; outras, de serem  mais encorpadas, enquanto outras mais parecem crianças ocupando espaço de adultos. 

Insisto, não se pede perfeição de vozes como se fazia no passado, mas apenas que sejam agradáveis de serem ouvidas. E de saber ler: tem gente que emprerra toda vez que se depara com uma palavra proparoxítona. É um deus nos acuda. Evidente que ninguém consegue passar mais do que alguns minutos ouvindo uma pessoa falando com vozinha infantilóide e gaguejando na leitura. No meu caso, eu mudo de estação. Oxente!

REVISTAS. O terror ganha capas. Veja difere

. 778_capa istoeterror1 capa380vejaveja

sexta-feira, 19 de abril de 2013

IMPRENSA. Um jornalismo questionador

.

O presidente Obama, um dia após os ataques hediondos de Boston:  "Toda vez que alguém  usa bombas contra civis inocentes é um ato de terrorismo"

E, em seguida, jornalista Amina Ismail, repórter do McClatchy perguntou isso para o porta-voz da Casa Branca:

"Quero enviar minhas mais profundas condolências às vítimas e famílias em Boston. Mas o presidente Obama disse que o de Boston tem sido um ato de terrorismo. Eu gostaria de perguntar se você acha que o bombardeio dos EUA de civis no Afeganistão no início deste mês, que deixou 11 crianças mortas e uma mulher é uma forma de terrorismo? Por que ou por que não? "

E o porta-voz, Jay Carney, respondendo a ele, foi como se não desse nenhuma resposta:

"Bem, eu tenho que saber mais sobre o incidente e, em seguida, o Departamento de Defesa terá as respostas para as suas perguntas sobre o tema. Temos mais de 60 mil soldados norte-americanos envolvidos na guerra do Afeganistão, uma guerra que começou quando os Estados Unidos foram atacados, em um ataque que foi organizada no terreno no Afeganistão pela Al-Qaeda, Osama Bin Laden e outros, e mais de 3.000 pessoas morreram em que o ataque. E tem sido um dos objetivos do presidente desde que ele assumiu o cargo de deixar claro que o nosso objetivo no Afeganistão é de destruir, desmantelar e finalmente derrotar a Al Qaeda. E com isso nosso objetivo é prestar assistência suficiente para forças nacionais afegãs eo governo afegão, que lhes permitam fazer sua própria segurança. E esse processo está em curso e os EUA removeu um número substancial de soldados e estão no processo de redução de gastos, enquanto que a segurança para as forças afegãs. E este é certamente o caso que encaminhá-lo para o Departamento de Defesa para detalhes que têm muito da cidade na continuação desta guerra e estamos muito conscientes do que isso é que é o nosso objetivo." (Compiladodo Guerra y Paz)