Translate

quinta-feira, 25 de abril de 2013

GOOGLE. Aumentou remoção de conteúdos

.
Cresceu 265% o número de ordens de remoção de conteúdo recebidos pelo Google, só no segundo semestre de 2012.

De acordo com a mais recente edição do Relatório de Transparência, a empresa recebeu 697 ordens de remoção de conteúdo de suas plataformas, maior parte delas no 2º semestre de 2013, principalmente relacionados ao período eleitoral. Foram feitas 316 ações baseadas no Código Eleitoral Brasileiro por "ofensa à dignidade ou decoro" dos candidatos e foram expedidas em caráter liminar, ou seja, sem análise e decisão definitiva". (Via: IDGNow)
  • O Google recebeu 316 solicitações para a remoção de 756 partes distintas de conteúdo relacionadas a supostas violações do Código Eleitoral Brasileiro durante as eleições de 2012 no país. O Google removeu o conteúdo em resposta a 35 decisões judiciais.

    Também um pedido de um promotor público para remover cinco postagens e quatro resultados de pesquisa com links para blogs que supostamente o difamavam acusando-o de incompetência e corrupção. Não foi removido o conteúdo em resposta a esse pedido.

    Um outro pedido de um advogado para remover um blog que supostamente o difamava e o acusava de corrupção. O Google não removeu o blog.

    Foi recebido de um pedido de um juiz para remover um blog que supostamente o difamava, fazendo referência ou vinculação a acusações de corrupção, e um pedido semelhante de um outro juiz para remover um resultado de pesquisa. Não removeram o blog nem o resultado da pesquisa.

    Foi também recebido um mandado assinado por um juiz que ordenou a remoção de duas postagens de blog, uma das quais fazia críticas ao juiz que assinou o mandado. Contestou-se o mandado e o caso ainda está pendente.

Nenhum comentário: