Translate

sábado, 20 de abril de 2013

RÁDIO/TV. A voz ainda é tudo nessa mídia

.
Não tem saída: onde o trabalho exigir a sua presença, a voz é importante. Em rádio ou tv, ela é tudo. Não digo nem boa voz, mas voz. 

É incrível como tem gente que se capacita a esse meio e não procura melhorar o que, antigamente era exigência comum: (boa) dicção e (boa) leitura. 

Cada vez mais as mídias radiofônica e televisiva 
preocupam-se em arregimentar  profissionais formados em Comunicação Social. Exigências desses tempos, no que concordamos. Mas, além de capacidade em termos profissionais, deve-se exigir: voz.

Muitos jornalistas estão ocupando hoje em dia mais espaço na grade programacional das emissoras de rádio e da tv. Isso, porque a segmentação exige a participação deles, reportando-se, informando, noticiando e cumprindo a tarefa de 'dizer' a notícia. Se há exemplos de boas vozes, em contrapartida, tem muito profissional precisando de um fonoaudiólogo para necessárias correções.

Claro, não se exige voz perfeita; precisa-se de voz, no mínimo, agradável. No telejornalismo cearense há casos nos quais as vozes reclamam o uso apropriado do diafragma; outras, de serem  mais encorpadas, enquanto outras mais parecem crianças ocupando espaço de adultos. 

Insisto, não se pede perfeição de vozes como se fazia no passado, mas apenas que sejam agradáveis de serem ouvidas. E de saber ler: tem gente que emprerra toda vez que se depara com uma palavra proparoxítona. É um deus nos acuda. Evidente que ninguém consegue passar mais do que alguns minutos ouvindo uma pessoa falando com vozinha infantilóide e gaguejando na leitura. No meu caso, eu mudo de estação. Oxente!

5 comentários:

Anônimo disse...

Pelo jeito Nonato, vc não deve ouvir a emissora na qual trabalha. As vozes são desagradaveis, e muitos erros, com raras exceções. Bota esse povo para treinar ou fazer outra coisa. Gabriel de Souza.

Anônimo disse...

Concordo com o amigo. Em todas as ocasiões em que sintonizei na 101,70, escutei erros de leitura. Além de que a voz do emissor não me passa credibilidade. Quando sai do nacional, apresentado pelo Boechat e vai pro local, a diferença é gritante. Parece até que ainda estão no "piloto", ainda vão pro "valendo".

Anônimo disse...

A Verdinha tb está a cada dia pior com as audições do seu informativo Verdes Mares,depois que esse Roberto Moreira assumiu a rádio, ela está de mal a pior.Te cuida Verdinha!!

Anônimo disse...

Infelizmente algumas emissoras de radio estão cada dia mais preferindo pagar menos (estagiários) do que ter um um bom profissional,locutor,produtor.Tão brincando de fazer rádio . Detalhe: perdendo ouvintes e Credibilidade.

Anônimo disse...

uma nova radio no ar . Detalhe só mesmice. Radio é o agora ,o momento , é antecipar a informação , o que os jornais só vão dar amanhã .
Relôoooo