Translate

terça-feira, 13 de setembro de 2011

TV. Empresas faturam alto com casamentos


Cê já deve ter visto na tv algum desses programas que se dizem do 'high society' e fazem cobertura de bodas. Tipo 'Noivos in Foco' que passa... em que canal mesmo? Eu soube que eles fazem a felicidade tanto de quem casa, quanto de quem produz os vídeos ($tlim-$tlim). O comércio em torno desses eventos é bem lucrativo. O faturamento é bom.

Esse tipo de cobertura vem se aprimorando tanto que até fotógrafos profissionais já fazem trabalhos mais criativos. Como esse do vídeo que a Vímeo lançou na rede e que é surpreendente do ponto de vista de edição.


joya and emre | wedding music video from David Robin on Vimeo.

IMPOSTÔMETRO. Hoje atingimos 1 trilhão



Hoje, 13 de setembro de 2011, a arrecadação dos governos federal, estaduais e municipais atinge a marca de R$ 1 trilhão. Para lembrar esse incômodo recorde a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) inaugura um portal repaginado do impostômetro, com 'layout' totalmente interativo e pleno de informações. O radar tributário – Impostômetro – sofreu várias mudanças desde que foi criado em abril de 2005, quando continha informações apenas sobre a arrecadação federal na época.

O Impostômetro 2.0, que entra no ar hoje, contempla todas essas propostas e vai além. O advogado tributarista, Gilberto Luiz Amaral, coordenador de estudos do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), responsável por alimentar o radar desde sua criação, diz que tanto o serviço online como o painel físico terão como principal objetivo provocar a reflexão do contribuinte oferecendo mais informações sobre a cadeia de tributos.
(Diário do Comércio)

TV. Globo desrespeitou termo de conduta?


Está no Outro Canal, da Keila Jimenez: "Quem viu a segurança do ator Henry Fiuka, de oito anos, na cena em que seu personagem teve de raspar os cabelos em "Morde & Assopra" (Globo), não imagina o trabalhão que isso deu.

A Folha apurou que o garoto não estava disposto a cortar seu cabelo pela arte. Vaidoso, o menino só consentiu após uma barganha: a mãe lhe prometeu um computador novo se deixasse cortar os cabelos.

Na trama, o personagem de Fiuka teve de raspar as madeixas porque enfrenta uma leucemia. A cena foi ao ar no dia 1º na novela e chamou a atenção de entidades como a Andi (Agência de Notícias dos Direitos da Infância).

A entidade disse que a Globo assinou em 2010 um Termo de Ajustamento de Conduta no qual se compromete a "não permitir a crianças e adolescentes o exercício de trabalho artístico que possa ocasionar prejuízos ao seu desenvolvimento".

A Andi explicou ainda que, nesse caso, é preciso averiguar se os direitos do ator foram violados e que o Ministério Público deve atuar.

Procurada, a Globo respondeu pelo ator. Disse que "todas as cenas envolvendo menores são gravadas mediante processo cuidadoso, priorizando o bem-estar dessas crianças e que a Globo jamais contrariaria a vontade do menor e de seu responsável".

INTERNET. Novos domínios para a rede


A Folha de SP traz informação que já demos aqui há algum tempo. A de que os endereços da internet conhecidos de praticamente todos os usuários da rede -".com", ".org" ou ".net"- estão prestes a se diversificar.

A partir de janeiro de 2012, as empresas poderão aposentar o tradicional padrão e escolher termos com que se identifiquem, como "www.iphone.apple" ou "www.hamburger.mcdonalds".

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

SEGURANÇA. Sobral na mídia internacional



Sobral, a conhecida 'princesa do norte cearense', ganhou destaque na mídia internaconal recentemente por conta do bizarro caso dos gansos que cuidam dos presos de uma delegacia. O registro foi feito pelo site 20 Minutos, da Espanha, com direito a comentários mais curiosos dos leitores.



"Pois na cadeia de Sobral (Brasil), um par de gansos foi colocado para que grasnem se virem algum movimento estranho.
Na prisão há 255 presos (218 homens e 37 mulheres), muito embora tenha sido concebida para albergar 153 pessoas. A isso, some-se dois agentes por turno e as medidas eletrônicas de segurança que foram instaladas na inauguração passaram seis meses sem funcionar.

Talvez imagines que a prisão seja antiga, mas não. Foi inaugurada em fevereiro de 2010, mas quase já dobrou o número da população carcerária prevista.


Por isso decidiram que uma ajuda de gansos não seria mal e fizeram experiência com dois deles, que vivem a ciscar pela prisão e a grasnar ao menor movimento. Por que gansos? Wellington Correia, diretor da cadeia e pai da ideia, explica: “Um ganso se adapta a qualquer ambiente e sempre faz ruído quando há um movimento estranho”.

LIVROS. Memórias sagradas de Flávio Paiva


Os livros têm uma capacidade incrível de dimensionar a alma humana. Claro, dependendo de quem os escreve e sobre quem eles falam. Pois quando bem escritos e que mergulham nas raízes de um ser, revelam o quanto elas nutrem a seiva da Vida. É aí que se tornam mais importantes. Como o "Toinzinho e Socorro - Uma Intensa e Fervorosa Flor", que o jornalista, músico, escritor e humano ser Flávio Paiva construiu e lançou no último sábado.

O autor viajou a época anterior ao seu nascimento, recompilando de memória a história dos seus pais, feita de encontros e parcerias, dignificada pelos exemplos de toda a família marcada pela simplicidade e bonomia. É uma projeção em flashbacks não apenas de uma biografia mas uma compilação da cultura de um geração e de uma região nos Inhamuns.

Como Flávio busca a perfeição em tudo que faz, nesse novo lançamento amplia esse conceito de qualificar sua obra na dimensão do seu próprio universo. E a gente se encanta lendo. Magnifique-se também.
FALANDO NISSO

Flávio escreveu em comentários: "Nonato, caro, que comentário lindo esse seu... obrigado. O lançamento aconteceu em um largo que acolhe a pequena estação de trem (que é citada no livro), onde funciona a Casa da Memória e a Estação Leitura, da ONG História Viva, em Independência. Noite de lua, noite de encantamento... Abraço fraterno. Até já. Flávio Paiva.

TV. CQC hoje no horário do Jornal Nacional


O "CQC" vai ao ar hoje em seu horário dos sonhos. Ou seria do pesadelo? Por conta do "Miss Universo" na Band, a atração começa hoje duas horas mais cedo, às 20h20, e bate de frente com o "Jornal Nacional" (Globo).

Pretensões à parte, o "CQC" de hoje terá uma edição especial, com o desafio de elevar a audiência da Band na faixa, que é de 1 ponto. Cada ponto equivale a 58 mil domicílios na Grande SP.

A trupe da atração também espera que a experiência chame a atenção da Band para uma possível migração do "CQC" para mais cedo.

Da coluna Outro Canal

MARKETING. Nova campanha da Ypióca


Que ator venderia melhor uma marca de cachaça? Para os marqueteiros da aguardente Ypióca o eleito foi Murilo Rosa. O ator global, chamado de garota-propaganda em matéria do Diário, é o nome que a empresa cearense foi buscar para lançar sua nova campanha de marketing. "Escolhemos o ator por ele demonstrar ser um autêntico brasileiro", reitera Cynthia Serretti, gerente de marketing da empresa.

A campanha, que terá como foco exclusivamente o Ceará, é desenvolvida pela Bolero Comunicação, em parceria com a Meida Contacts e vai durar seis meses, envolvendo TV, rádio, outdoor e redes sociais.


domingo, 11 de setembro de 2011

MERCADO. Consumidor da Pepsi levou Coca


Pode ser Pepsi? Não, acabou.


Pode ser Pepsi? "Não", foi a resposta que consumidores receberam neste fim de semana ao tentar aproveitar uma promoção que prometia refrigerantes da marca em dobro. Programado para suprir a demanda do sábado e do domingo, o estoque – que permitiria que clientes levassem para casa até 24 unidades pagando apenas metade – durou apenas algumas horas em várias cidades onde ocorreu a oferta. Varejistas foram obrigados a improvisar e chegaram a substituir o refrigerante por Coca-Cola para acalmar consumidores que se sentiram lesados.

O Grupo Pão de Açúcar publicou anúncios na TV e em jornais de grande circulação pedindo desculpas diante da repercussão negativa do episódio. De acordo com Wilson Barquilla, diretor comercial do grupo, foi um caso de "subdimensionamento da demanda". Para ele, a Ambev – responsável pelo engarrafamento e distribuição das bebidas Pepsi no País - subestimou o efeito cascata que uma promoção "leve dois, pague um" costuma ter.

No sábado, diante da falta de produtos, Barquilla negociou uma solução de emergência com a Ambev: passou a atrelar a promoção a qualquer refrigerante deles. Assim, guaraná e sodas também entraram na oferta da qual não faziam parte. Mesmo assim, em alguns casos, a demanda ainda superou a oferta. Por isso, em algumas lojas, o Grupo Pão de Açúcar chegou a garantir a promoção substituindo Pepsi por sua principal rival, a Coca-Cola.

FONTE

YOU TUBE. Reflexão sobre o 11 de setembro




O YouTube e o New York Times resolveram lembrar os 10 anos do 11 de setembro com uma página reunindo reflexões e memórias de como as pessoas viram a tragédia das Torres Gêmeas. Muitos enviaram vídeos com depoimentos interessantes que você acessa AQUI.


sábado, 10 de setembro de 2011

11 DE SETEMBRO. A profecia se cumpriu?



A quarenta e cinco graus o céu queimará,
O fogo se aproximará da grande cidade nova:
Num instante a grande chama se espalhará,
Quando os do norte fizerem a experiência.
(Nostradamus, Centúria VI-97)

INTERNET. Brasileiro faz mais uso de e-mail


De que forma o brasileiro usa mais a Internet? Enviando e-mails. Em segundo lugar, lendo notícias. Em terceiro, o acesso a sites de buscas e midias sociais. É o que revela pesquisa da GfK.

A pesquisa foi realizada em nove regiões metropolitanas (Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Belém) e três capitais (Brasília, Goiânia e Manaus). Quase a metade dos entrevistados (44%) apontou a troca de e-mails com familiares ou amigos como o principal uso da web. Entre as mulheres, esse índice chega a 51%, contra 38% dos homens.

LIVROS. Para quem trabalha e atua na tevê


Um livro para quem cursa Comunicação Social e para quem já atua no meio, a chance de fazer o download do livro do Válter Bonasio, "Televisão - Manual de Produção e Direção". É uma promoção da Escola de Televisão e Arte Eletrônica de SP. Clique AQUI para ler o livro online.

COMERCIAL. Ele tem voz fina e pulsos fortes


Você já viu o mais novo comercial naquela linha dos artistas que pagam mico? É o do Anderson Silva, o campeão mundial de MMA (Mixed Marcial Arts). Ele aparece dublando a canção "Loving you", de Minniie Ripperton.

Anderson, cê sabe, tem uma voz que não combina de jeito nenhum com aquele porte físico dele e nem com seus pulsos..É fina. Ainda hoje eu falava disso com o meu amigo, o humorista Bruno Motta. Pois foi esse ítem curioso da figura do lutador que levou a produtora RBA Cinema a convidá-lo a ser o garoto-propaganda do novo comercial do Mr. Burg, anunciando o sanduíche MegaBK..

O conceito é explicado após a apresentação do sanduíche, pelo mote: “Tão assustador que você afina”.




OUTROS MICOS


NOVELA. Fina estampa; edição, nem tanto


Parece que foi aberta a temporada de caça aos erros da novela da Globo, 'Fina Estampa'. Teve o caso do acidente do carro . Agora, a atriz Ângela Vieira. No capítulo de quarta, enquanto se passava pela rica mãe de Antenor (Caio Castro), foi flagrada com um dos pés descalço.

Ela disse à coluna Zapping, de SP, que a direção da novela da Globo deveria ser questionada pela falha. Em agosto, ela torceu o pé e tem evitado ficar muito tempo com salto alto. Na edição, a imagem escapou, e a Globo busca o responsável..

Mas o que chama mesmo a atenção na novela é o rosto sem nenhuma expressão do ator Caio Castro. Feliz, triste e até desacordado (depois do acidente) ele não muda expressão nenhuma. É um ator pouco convincente. 

JORNALISMO. A lei dos "5Ws" na notícia


Quem é jornalista ou estudante de Comunicação aprende logo nos primeiros anos do curso a trabalhar o conteúdo da notícia dentro daquela regra tradicional do 'lead': o quê, quem, quando, onde, por que.

Se você perceber bem, essa regrinha foi adaptada da conhecida lei dos “5Ws”: who (quem), what (que), when (quando), where (onde) e why (por que).

11/09/01. Onde você estava há dez anos?


Resposta AQUI na página do Estadão

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

ESTRELA. Deborah Secco é a mulher do ano


A atriz Deborah Secco, de 31 anos, foi eleita pela revista "Alfa" como a mulher do ano. Na edição de aniversário da publicação, Deborah aparece morena e abre seu coração: "Queria fazer uma doente terminal, emagrecer bastante, raspar a cabeça, esse tipo de coisa. Gostaria de buscar o desespero"

TWITTER. O microblog ganha mais anúncios


As propagandas -que terão de respeitar os 140 caracteres- vão aparecer até se o usuário não seguir as empresas promovidas. Até agora, o Twitter só exibia mensagens de anunciantes que o tuiteiro seguisse. A expansão representa uma investida para aumentar a receita.
(Folha de SP)

TV. Presidenta Dilma vai ao 'Fantástico'


Aliás, o título não está correto. Ao invés de a presidenta vai ao Fantástico, foi o programa que foi ao Planalto. Segundo a Folha de SP, "a presidente Dilma Rousseff voltou a afirmar que o governo será firme em combater malfeitos, mas que sua prioridade é o combate à miséria. Por mais de duas horas, ela gravou entrevista ontem para o "Fantástico", da Rede Globo.

Por volta das 9h, Dilma recebeu a equipe, comandada por Patrícia Poeta, no Alvorada. Ela só mostrou a área pública do palácio. A mãe, a filha e o neto de Dilma não participam da entrevista. A presidente foi questionada sobre a rotina, hábitos e como é viver no palácio projetado por Oscar Niemeyer.

NOMES. A morte do humorista Marcos Plonka


Um enfarto matou na noite desta quinta o ator Marcos Plonka, o Samuel Blaustein da Escolinha do Professor Raimundo. Ele tinha 73 anos de idade. E trabalhou em rádio. Além disso chegou a gravar no antigo selo Farroupilha, um disco em ídiche com Tzena Tzena.



Marcos Plonka nasceu em 26 de setembro de 1939, em São Paulo, capital, no bairro de Tatuapé. É de família judia. Seus pais são da Polônia e vieram para o Brasil, logo antes da segunda Guerra Mundial. Aqui foram ser comerciantes e passaram a ser chamados de “turco da prestação”, nome genérico que na época se dava a todos os mascates, a todo vendedor de “porta a porta”. Marcos Plonka, mesmo no tempo da escola, só pensava em fazer rádio, em ser locutor. Tentou, fez teste, mas não conseguiu. O que conseguiu foi um papel no “Teatro da Juventude”, de Tatiana Belinky e Julio Gouveia. 

Plonka começou na Televisão Tupi. Com ele estava, desde o começo, o amigo e “quase irmão” Elias Gleiser. Suas famílias vieram juntas da Polônia. Do “Teatro da Juventude”, Plonka passou a participar de todos os tele-teatros da casa. Participou de vários “TVs de Vanguarda”, fazendo papéis sérios. Mas se deu melhor nos “TVs de Comédia”, de Geraldo Vietri. Com ele fez inúmeros trabalhos, tanto na televisão quanto no cinema. 

Passou a fazer parte de seu elenco e Vietri tinha ciúme de sua turma. Zangava-se mesmo, quando algum deles participava de outros programas. Mas Plonka, embora adorasse Vietri, trabalhou também muito com Wanda Kosmo, e colaborou na direção do “Grande Teatro Tupi”, sempre na TV Tupi. Fez também muitas novelas, entre as quais: “Nino o italianinho” com muito sucesso. 

O humor, porém, estava no sangue de Plonka e ele acabou cedendo e participando apenas de comédias. Da Tupi, das dublagens, dos filmes e dos teatros, por fim a Globo apareceu em sua vida, já quando era um ator experiente. Nessa grande emissora para a qual foi, quando a Tupi foi à falência, Marcos Plonka participou de programas de grande sucesso, como “Planeta dos Homens” , “Balança, mas não cai” , “Os Trapalhões” , ‘Chico Anizio Show”, “Chico City” , “Escolinha do Professor Raimundo”. Nesse programa consagrou o personagem judeu Samuel Blaustein, com alguns bordões conhecidos e repetidos por todo o Brasil, como: “Fazemos qualquer negócio” . 

A coisa pegou tanto que Plonka montou um show com o mesmo nome, que apresentou por toda a parte, teatros, convenções, etc. Filmes também Plonka fez muitos, quase sempre ligado a Geraldo Vietri, em verdade, seu grande amigo e incentivador. Por outro lado, porém, Plonka sempre teve atividades paralelas. Não ficou apenas sendo ator. Foi empresário em várias áreas.

CINEMA. Um site para ver filmes antigos


Já tinha feito o 'post' anterior, quando leio no blog da Rosana Hermann a dica sobre o Cinema Cultura para o internauta fazer 'download' de filmes cult e antigos. E o que é melhor: de graça. Sem fins lucrativos.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

CINEMA. Pela web novo modo de ver filmes


Novidade para quem curte cinema pela Internet. Falo da NetFlix, que ao preço de R$ 14,99 oferece uma pá de filmes famosos (clássicos, inclusive) durante um mês.



TECNO. Vem aí capacete com visor 3D


O mundo tecnológico da realidade virtual anda na maior expectativa para o lançamento em novembro (dia 11) no mercado japonês do HMZ-Tique, um 'capacete' com vistor 3S que simula tela de 750 polegadas. Como anuncia o Gamehall "ele, literalmente, coloca o usuário dentro da imagem exibida".

Deixa eu pegar informação que a UOL trouxe: "Dotado de um visor 3D, o novo acessório da Sony - também chamado de Head Mounted Display Personal 3D Viewer -, promete colocar o usuário 'dentro' das imagens. As lentes simulam uma tela gigantesca de 750 polegadas a uma distância de 20 metros e simulação de som surround em canais 5.1.

Anunciado em 2010, o design do HMZ - T1 mudou consideravelmente até então, ganhando formas ligeiramente maiores do que o conceito original. O que não mudou foi a sua configuração de reprodução das imagens, transmitidas em um par de lentes OLED com resolução de 1280x720. O "óculos" ainda inclui saídas e entradas HDMI, que permitem ao usuário transferir a imagem transmitida no headset para a TV. Tanta inovação, no entanto, custa caro e o novo gadget não chega às lojas nipônicas por menos de 60 mil ienes, o equivalente a US$ 790. Ainda não há previsão de lançamento do HMZ - T1 fora do arquipélago".

ESPORTES. Homenagem a Tom Barros


Tom Barros vai ser homenageado na inauguração oficial do Estádio Presidente Vargas. Ele dará o ponta-pé inicial da partida entre os masters de Brasil e Argentina, que acontecerá dia 17 próximo.

A ideia partiu da própria prefeita Luizianne Lins, conhecedora da íntima ligação que o bom radialista tem com o velho PV. Ele é morador da Gentilândia, bairro onde se localiza o estádio, além de ter vivido um tempo de peladas no PV quando ainda era meninote. 

Homenagem mais do que nunca merecida.

CALENDÁRIO. Quem muda de idade hoje


E aí, você já viu um carro com 3 portas?


Deixa eu responder ao comercial da Hinduai: já, já vi um carro com três portas. A Kombi.

FILME. Quem era mesmo o melhor Beatle?


A resposta depende de cada indivíduo. Uns acham John, outro Paul, mas o cineasta Martin Scorcese garante que era George Harrison. Tanto que fez um documentário sobre o mais espiritualizado dos integrantes da banda que transformou o mundo: O filme chama-se "George Harrison: Living in the Material World", que você pode ver o 'trailer' aí abaixo.

IMPRENSA. Governador defende liberdade

Dá coluna de Cláudio Humberto: Marimbondos bêbados

O governador Eduardo Campos (PE) saiu em defesa da liberdade de imprensa. Acumulou pontos com Dilma, sua admiradora, que não quer mexer nessa casa de marimbondos futucada pelo porralouca Rui Falcão, presidente do PT, por ordem de Lula e José Dirceu.

TV. A Povo tira produtor da TV Jangadeiro


Quem desembarca próxima semana na TV O Povo é o produtor Lúcio Uchoa. Ele presta amanhã seu último dia de trabalho na TV Jangadeiro, onde coordenou equipe do Gente na TV! Lúcio foi contratado pela emissora do grupo do Dummar Neto e vai reforçar a produção de uma revista eletrônica da emissora. É um grande carater e uma pessoa transparente. Verdadeira.