Eu li no blog do Gabriel Passajou, um texto interessante do DJ Sérgio de Marco, coordenador artístico da Verde Vale FM em Mineiros (GO), onde ele fala sobre a saturação do tipo de locução jovem das FMs.
"Na minha opinião a tal da locução jovem está com os dias contados.Leia o artigo completo
” E agora, mais um sucessoo pra você!!” ( música )
” Você ouviu uma das mais tocadas por aqui, após o break a gente volta”… ( break )
” ok, já estamos de volta com mais música aqui na melhor!” .
Com a chegada de novas midias, o rádio está perdendo muito espaço e precisa cativar, trazer o ouvinte de volta, com uma locução parecida como eram as FM’s no começo dos anos 80, onde não tinha muitos anunciantes, e logicamente o break comercial era menor, as condições técnicas não eram das melhores ( cartuchos engasgando, etc… ), o locutor devia ser bom no improviso para tapar eventuais furos, entender sobre o artista que estava executando no ar, saber que o U2 era da Irlanda, que o Freddie Mercury cantava em carreira solo, mas era o vocalista do Queen, etc…
Hoje o cara parace um robozinho: Anuncia música/chama o break/volta com música/ …
Nas rádio ditas ” jovens “, raramente se ouve um papo inteligente entre o locutor do estúdio e o da móvel, em eventuais ” blitz “.
As populares preenchem essa lacuna com horóscopo, fofocas, etc…e não raro, a programação musical é parecida com as ” jovens “
Lema dos anos 90!
Muita música, pouco papo!
Mas agora mudou, é melhor ouvir música no Ipod, mp4, celular…escolher só minhas canções preferidas.
Já que o comunicador não fala comigo ( sim, comigo! estou ouvindo ele, tem que dirigir-se a mim ).
Pode ser comunicação jovem, ( que hoje gosta de de diversos estilos musicais ), mas tem que cativar o ouvinte, só dizer que daqui a pouco tem mais música não cola mais."