Translate

18 junho 2010

Twitter. Como captar 'tweet' mudando a URL


Tuiteiro como eu que preciso fazer upload de 'tweets' para o blog 'Tuiteiros de Plantão', descobri que há uma forma bem simples de converter isso. Basta que no lugar do 'twitter.com' se aplique a URL chen.vc.



Você abre a página do Twitter, vai a barra de endereços e troca o twitter.com por chen.vc. Depois se dá “Enter” e imediatamente se tem uma imagem em JPEG con o conteúdo com uma aparência mais bem mais simples.



Ah! os agradecimentos vão para o site Digital Inspiration, fonte de tirei a dica.

Tecnologia. Mouse invisível que funciona




A evolução que tem alcançado o mouse é impressionante. Do exemplar quadradão e ainda rudimentar ao reciclado a cabo, passando pelo de controle remoto até chegar ao 'mouse invisível'. Ficção, uma ova! Pura realidade. E funciona mesmo.

Chama-se “Mouseless”. Opera com um laser infra-vermelho instalado no notebook e que detecta os movimentos dos dedos do usuário. Reconhece os movimentos e clics.

Criado por Pranav Mistry, investigador do MIT Media Lab, e responsável pela tecnologia do “sexto sentido”.

Embora seja apenas um protótipo, mas quando sair à venda já tem preço estipulado de apenas 20 dólares.


Link: Mouseless

Copa. Espanha x Suiça visto pelos chargistas



Charge publicada hoje no jornal suiço “Le Tribune de Genève

Blogs. O dos 'Amigos do Lula', ameaçado


E a Justiça ameaça calar o blog 'Amigos do Presidente Lula', uma espécie de palanque online armado pela Helena Stephanowitz em favor da candidatura Dilma Roussef. Mesmo assim, somos contra todo tipo de censura.

Nomes. Morre o escritor José Saramago


A morte de Saramago é o assunto.

Mídia. SP indignado com o 'caso Morumbi'



Em termos de futebol, diga aí qual é o assunto mais falado das últimas horas aqui em São Paulo? Se falou Copa do Mundo, acertou pela metade. Porque não é a competição da África, que ora se realiza, o foco das conversas das pessoas. Mas sim, a de 2014 e a indignação de muitos paulistas com a decisão da FIFA de vetar o Morumbi..

O que se ouve, o que se vê e o que se lê é surpresa das pessoas com o fato, aproveitando para colocar num mesmo barco de responsabilidades antigos administradores quanto Kassab a Goldman, prefeito e governador atuais. O noticiário local das emissoras de TV põe mais peso nessa carga.

O SP-TV usou o tema em suas reportagens. O 'Bom Dia, SP' pegou carona. Na imprensa, o editorial do Agora diz que foi um "golpe contra o Morumbi". E ao saber que Estado e Prefeitura não vão colocar um centavo nisso, conclui: "Se algum empresário bancar o novo estádio, ótimo. Mas, se for para fazer com dinheiro público, é melhor São Paulo dizer "não" e pular fora dessa Copa". O Estadão. adianta um tal plano B.

A Folha traz editorial falando de 'jogada suspeita' com relação ao veto e deu chamada de primeira página para a crônica de Barbara Gancia - "QUE VERGONHA, São Paulo! Minha vontade é de me enfiar no fundo do buraco do Adhemar e nunca mais sair de lá! Em vez de vir com esse "blá-blá-Blatter" de que não podemos gastar com um estádio para a Copa de 2014, o paulistano deveria atentar para sua vocação". E aí desenterra uma porção de motivos que levam a essa indignação.

17 junho 2010

Futebol. Para aproveitar o 'gif' do Maicon


Domingo é dia de futebol. E o Brasil, na copa, vai buscar melhorar a performance. Caso contrário, vamos ficar na (de)pendência de resultados alheios, como a França e a Nigéria já estão.

Brasil, redunga-se ao seu tamanho. Seja grande!

Crônica de SP. '... quando cheguei por aqui'


A frieza que despertou São Paulo nesta quinta feira, deu lugar a uma ensolarada tarde onde vi pessoas de terceira idade saindo de suas tocas departamentais. A impressão é de que elas saem para pegar o sol. Com as mãos.

Mãos enrugadas se despedem um pouco dos casacos e roupas de lã, certificado absoluto de que São Paulo tem um dos junhos mais frios dos últimos anos. Incrível, o número de idosos que a gente esbarra pelas ruas. Tanto na periferia quanto no centro.

A juventude dessa cidade, evidentemente tem compromissos nesse meio tempo. Estudam, malham ou em casas e nos apartamentos, interativam com o mundo que lhes rodeia. Tenho informação de que é grande o número de pessoas que, mesmo no trabalho, acessam no Facebook o link para jogar. Baralho, principalmente.

Aqui próximo onde estou há um curso de informática exclusivamente para idosos. E as salas envidraçadas deixam entrever ser grande o número deles. Velhos, de todas as raças.

São Paulo, nesses meus primeiros instantes de circulação, me alerta principalmente para o número acentuado desses velhos, arrastando seus anos pela tarde paulistana, antes que a noite os recolha de novo e fujam do frio que, segundo Patrícia Poeta, deve ser maior no dia de amanhã.

Embora nordestino, eu me dou bem com esse clima; a ponto de aceitar convite da Regina, do Alê e da Marcela para esticar até Campos do Jordão onde, provavelmente, a temperatura não faz inveja à da paulicéia por onde transitam meus passos. Se na volta eu pintar por aí 'pedra-dágua', que seja um bom 'scocth' o copo onde eu adormeça.

Copa. TVs buscam neutralizar as vuvuzelas




Enquanto Tutty Vasques ironiza aqui em SP dizendo que, depois daquele  fraco jogo do Brasil caiu a procura de vuvuzelas na 25 de Março, lá pelos lados da Europa a preocupação é outra. As emissoras de TV começam a dar um basta nesse perturbador ruído de abelha [ ou de mosca varejeira, como citou o presidente Lula ]. Países como Portugal, Inglaterra e França já neutralizam o som nas transmissões televisivas. .

A plataforma de televisão Meo, que difunde as partidas na Espanha anunciou uma nova tecnologia de filtragem de áudio que elimina esse ruído nas transmissões.

A Espanha segue a tecnologia da BBC e a do Canal+ da França. Todas trabalham para eliminar eficazmente os ruídos. Aliás, desde a Copa das Confederações que o barulho delas já perturbava os engenheiros de som das emissoras de tv.

O que diz a FIFA? Ela acha impossível proibir a entrada do instrumento nos estádios. E deixa com as emissoras a tarefa de neutralizar este ruido sem prejudicar o clássico som ambiental. Tem emissoras pagas ue oferecem aos assinantes dois sinais: um com e outra sem vuvuzelas.

Nomes. O sufoco pelo qual passou Thilba


Recebo ligação aqui em São Paulo da atriz Thilba Araújo, que está em Fortaleza, recuperando-se de um sufoco que ela diz ter convivido na última semana. Internada para submeter-se a uma cirurgia da vesícula, o procedimento acabou resultando num problema mais grave e ela esteve ruim, muito embora hoje esteja em recuperação. Chegou-me a falar em erro médico.

Em casa, depois de passar por esse tipo de vexame, nossa Thilba vai ficar no aguardo de ( outra vez ) tentar a cirurgia que não foi possível, o que tem lhe deixado apreensiva.

Durante o internamento, o marido Oscar Roney, ator e diretor teatral e garoto propaganda, esteve ao lado de Thilba dando aquela força. A mesma que almejamos para ela. E que tudo dê certo na nova cirurgia.

CQC. O que da pra chorar também da pra rir


Quer dizer que os deputados federais, que não se prestam nem para ler o que subscrevem, agora querem acionar judicialmente a turma do CQC pela reportagem da PEC da cachaça?

Eles matam a gente de vergonha e não querem que a platéia gargalhe.

TV. Equipe da Janga comemora vice-liderança

.
A equipe da TV Jangadeiro tem comemorado os excelentes resultados de audiência. O crescimento é permamente e, este mês de junho, a emissora retomou a vice-liderança na hora do almoço, de 11h às 14h. No horário são apresentados os programas locais Gente na TV, Jangadeiro Esporte Clube, Barra Pesada e Jornal Jangadeiro.

Ainda despontam na audiência o Giro das Ruas, Ceará Notícias e o Jangadeiro Kids, pela manhã, e o Rádio Encrenca, com Augusto Bonequeiro, à tarde. Em dois anos o crescimento da emissora é de mais de 80%.

Sampa 1. De noite eu rondo a cidade [Vanzolini]

.
De cima, Sao Paulo me dá a nítida impressãoo de uma placa de um gigantesco computador. Se vocês nunca viram um PC por dentro, imagine pois que a noite paulista, vista do espaço, me lembra isso. Toda vida que eu venho aqui tenho essa visão. E olha que já vim muitas vezes e não me sai do pensamento essa coisa de um gigantesco computador.

Postado do Iphone

16 junho 2010

Mundial 2010. As cores e as caras da Copa


Teatro. O José de Alencar chega aos 100




Amanhã, dia 17, o Theatro José de Alencar completa 100 anos. Se não bastassem todos os eventos que por ali já passaram, bastaria essa marca centenária para celebrar com festa a existência da melhor casa de espetáculos de Fortaleza.

A nossa relação de amizade com o TJA começou mesmo como plateia, durante as idas às montagens teatrais de sucesso, no início do inspirado Projeto Pixinguinha, até redundar num trabalho de rádio - o estúdio da Povo AM era montado, todo dia 17 de cada mes, fazendo um elo de interatividade com o público presente nas manhãs do Teatro.

Acontece que eu também já pisei o palco dessa casa por várias vezes, como ator. Sim senhores da plateia: na monagem feita pelo Grupo Opção, do qual fui integrante nos tempos da faculdade, fizemos ali a montagem de 'O Padre e o Podre', do Walden Luiz, com direção e Erotilde Honório e Reinaldo Farah, além de compor o elenco de 'Os Saltimbancos', primeira montagem da peça de Sérgio Bardotti e Chico Buarque de Hollanda, depois da versão original.

Salve o velho [ mas sempre renovado ] Zé de Alencar, ilustrado na foto que colhi da edição de O Povo de hoje.

Dança das cadeiras. Anote para conferir


Um grande nome do jornalismo cearense, na área de comportamento, está num pé e noutro para largar de vez a rotina da redação. Ele passou em concurso público federal e vai assumir cadeira de mestre fora de Fortaleza.

O passarinho que me contou pediu-me apenas para segredar o nome.

15 junho 2010

Copa na TV. A audiência da Globo no 1º tempo


Game. Até o Super Mário virou figurinha 3D


Copa 2010. O Brasil é uma vuvuzela só


Eventos. E o ano ainda nem chegou ao meio


Acordei hoje crente que 2010 estava ameaçado de morte. Pelo menos é o que se depreende da reca de festas de 'melhores do ano' que acontecem a torto e a direito no Ceará. "ô terra pra ter esse tipo de coisa!, exclamaria o iguatuense Zeca da Cotinha, do alto de sua sabedoria.

Depois da lista dos prefeitos da jornalista Silvana Frota, com direito a a sessão extraordinária na Assembleia Legislativa, os dirigentes municipais cearenses já mandaram engomar de novo os paletós para mais uma celebração dessas.

Será na segunda feira que vem, quando uma empresa dedicada a esse tipo de trabalho elege os melhores prefeitos do ano.

P.S. - Notei que ainda estamos em meados de junho. Sinal de que até o final do ano, ainda rola outras homenagens desse tipo, tirando do limbo aqueles que, 'por acaso' não foram aureolados nessa rodada.

Vide Vídeo. Galvão dança ao som de Shakira


TV. Doutor Mourão na filosofia da Cultura




Ele mora na Filosofia. Ou será melhor: Mourão na Filosofia. Falo do doutor (Antonio) Mourão. É uma dessas figuras da área médica mais requisitadas pela mídia nacional. Vira e mexe, produções de vários programas estão lhe convidando para participar. Aliás, já teve um quadro seu no extinto 'Na Boca do Povo' da Jangadeiro. No rádio, pra variar, é sucesso garantido. Pois dia 27 que vem, a TV Cultura vai exibir a palestra que ele proferiu para o 'Café Filosófico'.

Sob o tema 'A morte como encantamento', Mourão repetiu mais uma vez o sucesso de suas apresentações e que a TV Cultura resolveu editar e lançar no ar a partir das 23 horas. Provavelmente, o DVD com a palestra integral deve pintar nas locadoras, como a emissora tem feito em relação a outros convidados. Mas até lá, é possível ver/ouvir o palestrante no vídeo disponibilizado na rede via site cpflcultura.com.br.

Leituras. A chatíssima arte de prefaciar livros


Não deixem de ler hoje [ e todos os dias, claro ] a crônica do nosso querido amigo Airton Monte no caderno Vida&Arte de O Povo. Positivo como ele só, o cronista não disfarça sua chatice quando lhe pedem para escrever prefácios. E vai mais longe.

"Os livros estão cada vez mais carecidos de uma campanha de marketing do que de apresentações elogiosas", considera.

TV. E a Globo vai transmitir futebol em 3D


Uma novidade nas transmissões da Globo nesta Copa. A emissora vai mostrar o jogo do Brasil e Portugal em 3D.

Deve ser fantástico! A sensação de estar ali na beira do gramado, vendo a grama saindo do seu vídeo. Como não devem ficar as imagens incríveis do 'slow-motion' que a FIFA já está mostrando. Ah! vai ser demais...

Mas [ porém, contudo, todavia, entretanto ] pode ir tirando a sua vuvuzelinha da chuva. Isso será apenas para uma restrita plateia de convidados muito especiais leio na coluna da Patrícia Kogut.



Sendo assim, eu faço como aquela raposa da fábula de Esopo e jogo a maior peitica: "Pensando bem, esses óculos de 3D fazem um mal danado à vista. E essa tecnologiazinha azeda qualquer joguinho por mais michuruca que seja. Blargh!

Enquete. Imprensa do sul é preconceituosa


O tratamento dispensado pela imprensa do sul ao time do Ceará foi considerado preconceituoso por 58% dos internautas que participaram da enquete semanal do GENTE DE MÍDIA.

Em seguida vêm as alternativas: Indiferente, com 18 por cento. Uma média de 16% disseram que já esperavam por isso, Outros 7% acharam normal a forma como o sul vê o futebol nordestino.

Copa 2010. O frango inglês segundo o Lego


14 junho 2010

Jornais. Criatividade conta numa 1ª página


Blog. Gente de Mídia se desloca para Sampa




Viajar é sempre um prazer. Por isso, embarco na quarta feira para São Paulo, onde pretendo circular pela cidade e aproveitar a badalação cultural deste junho friorento. É de lá que pretendo postar informações para este blog. Também devo passar um fim-de-semana no Rio e dar uma esticada até Buenos Aires, na Argentina.

Férias, pra que te quero?

TV. 'Cala a boca, Galvão' detona no Twitter


Quem diria, o "cala a boca, Galvão" internacionalizou-se. A bronca da galera no Twitter contra o narrador da Globo ganhou matéria no famoso jornal espanhol El Pais. A matéria de Marina Gonçalves explica que a frase é "uma grande bronca dos usuários brasileiros do Twitter" contra o que eles erroneamente chamam Galvão de "uno de los comentaristas deportivos más conocidos en el país del fútbol. Y "cala boca" significa cállate la boca".



Tudo começou na cerimônia de abertura da Copa, quando Galvão Bueno não parava de falar durante a transmissão. Os brasileiros começaram a tuitar a expressão. E depois de algumas horas a frase já estava no pico dos 'Trendings Topics'. Os usuários que não sabiam português, norte-americanos principalmente, começaram a se perguntar o que significava a expressão e os brasileiros criaram então várias versões, todas elas falsas.

Blogs. O olho biônico e as senhas seguras





O blog ANTENA PARANÓICA revela curiosidades interessantes da rede. Um canadense que perdeu o olho e colocou uma câmera. Mais interessante: ele está lincando as imagens que seu olhar biônico capta para a Internet. Diz que é em protesto contra as muitas câmeras que tiram a privacidade humana.

Num outro post é possível se ter o tempo que leva um ladrão de senhas para raquear o 'password' de qualquer pessoa. Senhas só com números são fáceis de serem roubadas. Tem dicas importantes de como dar segurança ao seu registro em páginas do hotmail, gmail e facebook.

Para ver essas dicas, clique A N T E N A P A R A N Ó I C A