Translate

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Copa. TVs buscam neutralizar as vuvuzelas




Enquanto Tutty Vasques ironiza aqui em SP dizendo que, depois daquele  fraco jogo do Brasil caiu a procura de vuvuzelas na 25 de Março, lá pelos lados da Europa a preocupação é outra. As emissoras de TV começam a dar um basta nesse perturbador ruído de abelha [ ou de mosca varejeira, como citou o presidente Lula ]. Países como Portugal, Inglaterra e França já neutralizam o som nas transmissões televisivas. .

A plataforma de televisão Meo, que difunde as partidas na Espanha anunciou uma nova tecnologia de filtragem de áudio que elimina esse ruído nas transmissões.

A Espanha segue a tecnologia da BBC e a do Canal+ da França. Todas trabalham para eliminar eficazmente os ruídos. Aliás, desde a Copa das Confederações que o barulho delas já perturbava os engenheiros de som das emissoras de tv.

O que diz a FIFA? Ela acha impossível proibir a entrada do instrumento nos estádios. E deixa com as emissoras a tarefa de neutralizar este ruido sem prejudicar o clássico som ambiental. Tem emissoras pagas ue oferecem aos assinantes dois sinais: um com e outra sem vuvuzelas.

Um comentário:

P A R A L E LO disse...

Imagine aqui no Brasil! Torcida ao som de escola de samba, trio eletrico e forró? Quem vai impedir?