sábado, 31 de janeiro de 2015

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

CULTURA. Novo secretário abre debate com artistas



Gosto da maneira como o novo secretário da Cultura do Estado do Ceará, Guilherme Sampaio, trabalha. Ele está arregimentando artistas, produtores, técnicos, gestores, educadores, formuladores e articuladores do setor cultural para o encontro “Diálogos Culturais - 1º Ato”, que acontece na segunda-feira, 2/2, no Crato (na Escola Profissional Violeta Arraes, no bairro São Miguel) e na quarta-feira, 4/2, em Fortaleza, na Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. 

 DIÁLOGOS CULTURAIS – 1º ATO 
• Segunda-feira, 2/2, 17h – Crato (Escola Profissional Violeta Arraes, São Miguel). • Quarta-feira, 4/2, 17h – Fortaleza (Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Rua Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema). Informações: Secretaria da Cultura do Estado do Ceará – Secult - (85) 3101-6759 / (85) 9181-3595 / 8543-7826

Saiba mais: http://bit.ly/1ydILK4

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

CINEMA. Um jeito curioso de aprender e praticar inglês


Quer praticar e aperfeiçoar o seu inglês? Nada melhor do que ouvir a pronúncia de diferentes atores. 

Filmes famosos como 'Jornada nas Estrelas' (Star Trek), 'Clube de Luta' (The Fight Club) e 'Pulp Fiction', são algumas das fontes que essa ferramenta curiosa utiliza e você pode até digitar a palavra que desejar no PlayPhrase.me . 

Uma dica pra lá de imperdível!

TV. Empresa proíbe expressões com medo de terrrorismo



Sabe a Al Jazeera, aquela rede árabe de comunicação? A política editorial da empresa estabeleceu em memorando a todo o pessoal a restrição do uso de algumas expressões. Carlos Van Meek distribuiu terça-feira um memorando, proibind o uso de 'extremistas' e 'islâmica'. Os jornalistas podem até usar 'terrorista'', mas jamais de forma a adjetivá-lo com 'islâmico'. 'Militante' pode; mas é a mais indicada é trocar essa palavra por 'guerrilheiro'. Medo. Do Estado Islâmico.

Via Poynter

LIBERDADE DE EXPRESSÃO. Maomé ainda causa reboliço


Maomé e seus seguidores continuam dando o que falar. Agora foi com o editor da revista Urdu, na Índia, Shireen Dalvi. Ele foi preso por várias horas ontem autorizar a impressão de uma caricatura do profeta Maomé do semanário Charlie Hebdo , que foi atacado no dia 7 de janeiro passado , deixando 12 mortos.
O jornal reproduziu a charge em honra da revista satírica, que perdeu dez dos seus cartunistas e jornalistas.

TV. Canal cearense Diário inicia testes com resolução HD


A TV Diário, do Grupo Edson Queiroz, iniciou uma série de testes para integrar seu sinal à resolução HD. A pretensão dos dirigentes da emissora é de que isso aconteça nos próximos meses. 

Ela permite que a imagem seja exibida em 1.280 colunas de pixels e 720 linhas, resultando em quase 1 milhão de pontos para formar as imagens.


RÁDIO. Aumenta o número dos que optam pelo jornalismo



A preferência do público pelo rádio informativo começa a ganhar projeção. É o que revela enquete feita pelo site tudorádio.com, onde fica clara a intenção dos ouvintes pelo rádio musical (61%) e os que manifestam interesse pelo segmento jornalístico (38% - considerando-se notícias, esporte e os que gostam de todos os estilos). 

RÁDIO. Esqueceram de dizer ao João que Cássia morreu


Ouvintes da Verdes Mares é que me contaram essa: João Inácio Júnior trocou as bolas ao anunciar o sorteio de ingressos para o documentário sobre Cássia Eller. Ao invés de falar que era um filme, o apresentador fez o anúncio de que os convites eram para o show da cantora em Fortaleza. Regininha, a colega de bancada no programa de rádio, salvou João fazendo o devido conserto. Cássia Eller não mora mais aqui, Joãozim. 

RÁDIO. Rede Band faz campanha para economizar água


A falta de chuva e os baixos níveis dos reservatórios são preocupação em todo o País. São Paulo e Belo Horizonte vão iniciar racionamentos. Por aqui, a estiagem provocará cancelamento de carnaval com gastos oficiais. Até que ponto o rádio pode ajudar a população a se conscientizar sobre isso?

O exemplo vem do sul, segundo leio no site tudorádio.com. As rádios Bandeirantes AM 840 FM 90.9, BandNews FM 96.9, SulAmérica Trâsnsito FM 92.1, Band FM 96.1, Nativa FM 95.3 e Bradesco Esportes FM 94.1 de São Paulo deram início à campanha “Manual de Sobrevivência”, que exibirá durante a programação dicas e práticas desenvolvidas pelos ouvintes para driblar a falta de água e luz na Grande São Paulo. Com a assinatura “A nossa parte a gente faz”, as emissoras levarão especialistas em água e energia à casa de ouvintes, para eles explicarem medidas práticas de economia para o dia a dia. 

A campanha visa mostrar o engajamento da população, dividir as experiências entre os ouvintes e dar voz a especialistas para amenizar a atual situação da falta recorrente de luz e água. De acordo com a editora-executiva da Rádio Bandeirantes, Thays Freitas, o rádio vai mostrar, mais vez, sua vocação de prestador de serviços na ajuda aos ouvintes em momentos delicados. “Hoje em dia, o rádio consegue potencializar e filtrar as informações que nos são passadas pelas redes sociais, levando este conteúdo ao público. Mais uma vez, as rádios se aproximam do ouvinte levando a ele uma informação que vai refletir na sua vida cotidiana”, disse. 

Âncora da BandNews FM, Eduardo Barão acrescenta. “Estar ao lado e dar voz ao ouvinte é uma das principais marcas da BandNews FM. E, claro, ouvindo quem vive na cidade nós estamos trazendo informação de utilidade pública. As dicas compartilhadas entre ouvintes reforçam também o caráter social da rádio, afinal nosso trabalho não é apenas identificar e noticiar falhas, mas também apontar soluções e possíveis melhorias”.

WEB. Site da Clube precisa urgentemente ser atualizado


Volto a falar da Super Clube, a pioneira PRE-9, para cobrar do seu pessoal a atualização do site da emissora. Na 'listnews' da homepage tem informações dos resultados das eleições em seu primeiro turno, mescladas com informes mais recentes - ainda assim com atraso de mais de uma semana. 

RÁDIO. Afinal, para onde vai a Super Clube: Globo ou não?


Tem leitor perguntando de onde procede a informação de que a Globo (Rio) seria transmitida pela Ceará Rádio Clube em Fortaleza.  Foi o jornalista Roberto Moreira quem divulgou, semana passada, a possível mudança.

O leitor Raimundo Moura  diz ter consultado o site tudoradio.com e lhe informaram que a Globo nega a informação.

Outro leitor do GENTE DE MÍDIA, Sandro Moreira, escreveu nos comentários que "o Grupo Hapvida comprou todas as emissoras de rádio, jornal e TV dos Diários Associads no Nordeste". 

Diante de tantas versões diferentes, que o pessoal da própria Ceará Rádio Clube se manifeste e possa confirmar ou desmentir essa história. 

CHARGES. 'Beijo' entre diretores de futebol causa fúria




Jogadores se beijando não é normal no futebol. Diretores, pior ainda. Mas o chargista paulistano Diogo Salles retratou os presidentes do São Paulo, Carlos Miguel Aidar, e do Palmeiras, Paulo Nobre, trocando um beijo, em pose que lembra - e homenageia - a charge do satírico Charlie Hebdo. A publicação francesa, todo mundo sabe o que sofreu. Aqui, causou o maior furor.

Publicada no SPFCharges, que Diogo publica no ESPN FC, a charge mexe com um dos tabus brasileiros, a homossexualidade e provocou reações. Houve um ataque pela internet dos torcedores do Palmeiras. O autor sofreu ameças e pedidos para que não mexesse com isso.  

Liberdade de expressão, evidentemente, tem limites.

TV. Queima de programas da grade de emissoras do Ceará


E o ano novo televisivo promete (mais) mudanças na televisão cearense. Depois do 'tevemoto' (alusão ao terremoto na tv que ocorreu na TV Diário de Fortaleza, com o corte de pessoal e de vários programas), tem emissora preparando-se para lançar o seu 'pacote de maldades'. Isso significa supressão de programas que estão na grade e que serão retirados do ar. Há quem suspeite em dispensa de pessoal. 

Quem hoje está no ar, pode muito bem entrar no 'queima' da liquidação. Quem viver, verá!


NOMES. Morre no Rio a atriz Vanja Orico de 'Lampião'


Depois de Maria Della Costa, agora foi a vez da atriz e cineasta Vanja Orico que morreu nesta quarta-feira, aos 85, no Rio. 

Vanja ganhou projeção entre os anos 1950 e 1970 em filmes como "Lampião, O Rei do Cangaço" (1965) e "Jesuíno Brilhante, o Cangaceiro" (1972), longas do movimento Ciclo do Cangaço, do qual era considerada musa. 

Ela também atuou no longa "Mulheres e Luzes" (1950), dos italianos Federico Fellini e Alberto Lattuada.

REDES SOCIAIS. Inês Aparecida fala sobre a TVC em 2015



quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

LEITURAS. A CIA utilizaria música-chiclete como tortura



tortura1

Você deve viver por conta com algumas músicas que pregam na nossa cabeça e nos deixam perturbados. Pois, agora, tomamos conhecimento de que o pessoal da CIA, nos EUA, usa esse tipo de 'tortura' nos interrogatórios em suas unidades prisionais. 

"De acordo com uma nota de rodapé em um memorando de um programa de interrogatórios dos EUA de 2005, a CIA mantém “condições de detenção” em cada uma de suas unidades prisionais, onde os detidos são sujeitos a “ruído branco/sons altos (que não excedam 79 decibéis)” durante interrogatórios", narra o jornalista Brian Anderson no artigo 'Entenda Como a Tortura Sonora Machuca'. 

Prestenção: na lista da CIA estão sessões de 'tortura musical' que utilizam sucessos como “Born in the USA” de Bruce Springsteen a “Diirty” de ChristinaAguilera a “I Love You” de Barney, o Dinossauro, “Fuck Your God” do Deicide, “Enter Sandman” do Metallica, “Babylon” de David Gray, “We Are the Champions” do Queen, “Killing in the Name Of” do Rage Against the Machine e também músicas de Meat Loaf, Aerosmith, AC/DC, Marilyn Manson Drowning Pool, 2Pac, Dr. Dre, Eminem, Britney Spears, e Matchbox 20. Por aqui, que tipo de chiclete-musica vive a nos torturar?

(Via Motherboard)

LOGO. Firefox usa estratégia conceitual do 'doodles'



terça-feira, 27 de janeiro de 2015

BBB 2015. Chato no Zorra, Rodrigo Santana piora com Bial



RÁDIO. Leitor quer saber quando a Globo volta ao dial



Leitor escreve: Olá Nonato, você sabe quando é que a Rádio Globo de SP vai entrar para o mercado de Fortaleza? Eu já esperava há algum tempo por esta mudança no dial. Em Recife, os Diários Associados já tinham alugado o espaço da tradicional Rádio Clube, aquela com o som potente em todo o nordeste e era questão de tempo chegar aqui. Soube estes dias que o grupo HapVida comprou uma parte das ações das emissoras criadas por Assis Chateaubriand. Será que existe alguma coisa a ver com a chegada da Rádio Globo em Fortaleza? Eu gostaria de que você, caro amigo, respondesse as minhas dúvidas. Deixo um grande abraço a ti. Sou Tito Gonçalves e moro no bairro Aldeota. 

FALANDO NISSO

Eu já soube por terceiros da possibilidade de a Clube integrar a rede Globo de rádio. Fico à espera de que os companheiros da velha PRE-9 nos dêem mais dicas. 

MARKETING. Onde o leite de vaca é melhor que o materno



Qual é o melhor leite: o materno ou o da vaca? Para a marca alemã de leite Plain Milch, não há comparações. E a empresa lançou uma campanha de publicidade que está criando a maior polêmica, a ponto de se tornar um fenômeno viral no país. 

O clipe dura apenas um minuto, mas o bastante para desagradar as mães que amamentam seus filhos, considerando a mensagem rude e deasagradável, por degradar a figura da mulher que se presta a um desserviço ao aleitamento materno. .

Resumo da ópera: uma mãe de aspecto virginal amamenta a seu filho em um banco, composto por um cenário que nos remete a algo celestial e divino. 

Entretanto, depois de alguns segundos, tudo muda. A criança começa a chorar de forma inconsolável porque a mãe parou de dar leite. Qual é a razão? A mãe, na verdade, é um robô e precisa ser recarregada, como se fosse uma máquina de café. 

Em seguida, um homem entra em cena e recarrega a mãe-robô com uma lata de leite. Pronto. Uma luz ilumina o rosto do bebê, que imediatamente volta a sorrir e a mamar. E como se isso não bastasse, no final do anúncio uma bela jovem bebe o leite e pronuncia “Mu”, deixando claro que o leite de vaca é melhor que o materno.

O QUE ROLA NA REDE. Roberto Carlos fala hoje na RedeTV


Rei 1 Um disco em espanhol com convidados e uma autobiografia estão nos planos de Roberto Carlos, segundo entrevista do cantor a Amaury Jr., no programa desta terça-feira (27), na RedeTV!.

Rei 2 Roberto ainda falou sobre sua dieta, namoro, mas fugiu de questões relacionadas ao seu contrato publicitário com a Friboi e ao corte de cenas do filme sobre Tim Maia, na Globo, que incluíam uma briga entre eles.

(Outro Canal-Folha de SP)

FALANDO NISSO 

Danilo Patrício escreveu: Nonato, Roberto Carlos bom mesmo comemorará seus 70 anos no domingo de carnaval, participando, como faz todo ano, do Bloco Sanatório Geral, 10h, na Praça da Gentilândia (em frente à Residência Universitária). Mais do que "cover", trata-se do Sílvio Mendes, que mora no bairro, ali pertinho do Tom Barros. Adora Tim Maia e não aprecia 'friboi', preferindo os quitutes da padaria do Seu Cleiton (o Bloco deve trazer uma música sobre a trajetória desse Rei, sem trairagem). 

Outro homenageado (In Memorian) será o músico Zezinho do Sax, presente na formação inicial do Sanatório, que virou estrela em 2014. 

O Bloco também trabalhará as músicas do vinil "O outro lado desse lado de cá", com músicas autorais de compositores diversos, coordenado musicalmente pelo Alan Morais. 

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

NOTAS SOLTAS

.
1. A transmissão do concurso Miss Universo 2015 pela Band chegou a ficar na vice-liderança durante boa parte, atrás apenas da Globo. O evento foi apresentado por Luiz Bacci e Renata Fan. 

2. Tina Holanda, da Assunção, em ponto de bala para reassumir a atividade radiofônica. Ela deve voltar na próxima segunda feira ao batente. Não se cansa de elogiar a equipe do Hospital Geral de Fortaleza.   

3. A Ceará Rádio Clube, segundo nos informa o leitor Raimundo Moura, passará a transmitir a programação da Rádio Globo do Rio.

4. Internautas do blog CoreauSiará nos enviam
comentários do que dizem ser "um escorregão do Eliomar de Lima", que imagino seja a referência do jornalista em identificar a charge de O Povo como sendo de Carlus. Na verdade, é do Carlus, mesmo. Durante as férias do Clayton, é ele o substituto-mor. 

JORNALISMO. O Povo abre inscrições para os novos talentos


O Povo está arregimentando pessoal para o curso Novos Talentos. Começa em abril e vai até julho.

Galera que está cursando Jornalismo pode concorrer até o dia 20 de fevereiro inscrevendo-se no site www.opovo.com.br/novostalentos

Quem pode integrar a equie dos Novos Talentos são alunos que estejam a partir do 4º semestre em faculdades localizadas em Fortaleza. No decorrer dos três meses do curso, os estudantes têm aulas de Português, Redação e Apuração Jornalísticas, e treinamento prático nas editorias dos veículos do Grupo de Comunicação O POVO: jornal, rádio, portal e TV. 

domingo, 25 de janeiro de 2015

MISS UNIVERSO. Cearense não perde a chance de fazer piada


PLÁGIO. Cantora denuncia o uso indevido do termo 'tombar'



Há uma pá de tempo que eu navego na página da cantora cearense Karine Alexandrino, onde ela criou o conceito de 'mulher tombada'. Pois agora, uma artista de Curitiba passou a usar a expressão e - como era de se esperar - a nossa maravilhosa KA não vai deixar por menos. Vai cobrar na Justiça os direitos de autoria. 

Leia a matéria completa no Tribuna do Ceará.

RÁDIO. Abidoral de O Povo, a exemplo de Ringo, não perdoa



JORNALISMO. Leitura indicada para os profissionais da área


“O fim do jornal é uma das coisas mais previsíveis do nosso futuro. Os únicos que ainda não sabem disso são os jornalistas”. Assim o político e empresário editorial italiano Gianroberto Casaleggio iniciou uma palestra em novembro de 2014 sobre o futuro da imprensa, aniquilada pelo chamado “robot journalism”. Em breve os jornalistas serão substituídos por “bots”, softwares capazes de escrever artigos jornalísticos com rapidez e talvez até com mais exatidão do que os profissionais de carne e osso.
Vários jornais, sobretudo as publicações online, já abordaram o tema em artigos e reportagens, em geral em tom alarmista. Títulos como “Robôs roubam o trabalho de jornalistas” ou “O caminho da morte do jornalismo” são bons para conseguir cliques, mas os textos acabam oferecendo análises superficiais. Muitas são as implicações que este fenômeno poderia ter para os profissionais e também para as pessoas que buscam informação na internet.
No fundo, “o ‘robot journalism’ é o novo nome de um problema debatido desde os anos 1990, quando surgiu o Daily Me, um jornal virtual personalizado”, lembra Stefano Epifani, professor de gerenciamento de mídias sociais na Universidade La Sapienza, em Roma. Seria apenas a versão 2.0 do secular debate sobre a relação entre o ser humano e as máquinas.
Texto compilado do Opera Mundi

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

ARTE. Site levanta casos de blasfêmia anteriores ao Charlie


Bem antes dos chargistas do Charlie Hebdo lançarem trabalhos considerados agressivos ao chamado sagrado islã, artistas do passado já faziam arte (no sentido de maldade, traquinagem) usando ícones das religiões.

O La Pedra de Sísifo, em 'Breve História da Blasfêmia na Arte', revela exemplos que chamam atenção: o Piss Christ é uma das obras mais conhecidas do artista Andres Serrano e mostra um crucifixo imerso na própria urina do artista. Algo degradante e que, provavelmente, não encontraria defensores da 'liberdade de expressão' entre os cristãos.

E a coisa é bem mais antiga. Albrecht Durher já descrevia o papa como anticristo em seus desenhos. O crucifixo de Dorota Nieznalska, de terrível mau gosto deve ter esgotado a paciência dos católicos. A obra de Eugênio Merino, mostrando três religiosos rezando (judeu, cristão e mulçumano) é lembrada e a peça de Mauricio Catellan, mostrando João Paulo II derrubado por um meteorito. 






CHARGES. Clayton mostra onde o brasileiro foi lançado



quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

WEB. Twoo anuncia relacionamento até com quem já morreu


A falta de atualização no cadastro dos sites de relacionamentos acaba por revelar situações vexatórias. Como o da publicidade do aplicativo Twoo da Sonico, que utiliza fotos de pessoas com quem a gente pode se relacionar. Uma dessas fotos é a do publicitário cearense Xyco Teófilo. Se alguém desejar se comunicar com o saudoso publicitário vai ter que usar os recursos de algum médium. O Xyco, infelizmente, não pertence mais a esse mundo.

FOTOGRAFIA. O uso da câmera por quem se especializa

Emílio Moreno anda nas nuvens. Suas fotos no Facebook revelam a sensibilidade de um verdadeiro artista que sabe usar com primor a câmera. 

VÍDEO. Repórter não segura o riso em matéria sobre manga


WEB. E o aplicativo 'whatsApp' lançará versão para PCs


O WhatsApp vai lançar versão para trocar mensagens usando o PC, anunciou a empresa. O acesso só funciona no Google Chrome, é feito pela página web.whatsapp.com, que já está no ar, e exige autenticação com o celular. Por enquanto, o serviço não funcionará para usuários de iPhone.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

MARKETING. Publicidade de colégios mostra rivalidade no CE


Briga de cachorro grande, como dizem os locutores esportivos, parece se travar entre colégios particulares de Fortaleza, através de publicidade. Escolas de renome trocam acusações veladas mas bem perceptíveis ao ouvinte mais arguto.

Um dos colégios lançou um 'spot' onde orgulha-se do posicionamento de um de seus alunos na prova de redação do ENEM e ao relacionar o ranking cita o principal concorrente, apenas como "colégio B" em segundo e terceiro lugares. Adiante nomina o nome de um terceiro colégio (mais antigo). 

Pois agora, o comercial do terceiro estabelecimento resolveu dá o troco. O texto faz alusão à publicidade do concorrente citando que ele utiliza mensagens destacando apenas o bom rendimento de um aluno em detrimento do coletivo; enquanto o colégio diz preocupar-se com a turma inteira.  

A disputa promete. Pelo andar da carruagem - se é que dá para usar ainda essa expressão colonial - deve vir mais carga nas próximas peças. O ouvinte só tem que ficar no aguardo para ver quem leva essa briga publicitária.

MARKETING. Grana faz Angélica mudar hábito alimentar



O que não faz uma boa grana! Um contrato milionário fez a apresentadora Angélica mudar seus hábitos alimentares. 

Sem comer carne vermelha há 27 anos, a apresentadora aparece na propaganda da Perdigão mordendo um cachorro-quente, aparentemente feito com uma salsicha comum. Ela estrela o comercial da marca ao lado do marido, o apresentador Luciano Huck.

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

MISS. A cearense é a sexta mais votada pelo público



O brasileiro vai poder contribuir com seu voto - aliás, com seus 19 votos - para eleger a cearense Miss Brasil como a mulher mais bonita do mundo. Tem um aplicativo do concurso que recebe votação popular e a nossa miss já está no sexto lugar entre as mais votadas. Para votar clique AQUI.

TELEVISÃO. Um dos barracos mais famosos de Kajuru



TV. Repórter da Rede Globo é deportado da Indonésia


Depois das notícias sobre a execução do brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira, a Indonésia volta a ser assunto no Brasil com a deportação do repórter Márcio Gomes, da Globo, e um cinegrafista. 

De acordo com informação da UOL, o jornalista estava no país para acompanhar a execução do brasileiro e ele chegou a ser detido no sábado (17) na cidade de Cilacap. A dupla foi liberada depois, mas os passaportes ficaram retidos.
O jornalista entrou no país com visto de turista.

Ontem, segundo a Globo, Gomes e o cinegrafista foram transportados para a capital, Jacarta, pela polícia –o acompanhamento foi necessário por estarem sem passaporte. Lá, aguardariam em um hotel o voo para Tóquio (Japão), onde Gomes atua como correspondente.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

VLOG. Jayme Ribeiro revela o 'american way of life'


Jayme Ribeiro, que já atuou como repórter na TV Jangadeiro, TV Verdes Mares, Record (correspondente nos EUA) continua com seu vlog dando o maior show. Quem deseja seguir dicas curiosas desse brasileiro na terra do Tim Sam, pode 'viajar' com ele neste endereço: https://www.youtube.com/user/agrandemaca.

Cês vão adorar. 

FLAGRA. Lucinha Menezes tem seu dia de Marilyn Monroe


A cantora cearense Lucinha Menezes, que esteve
recentemente em Buenos Aires, postou em sua página no Facebook fotografias onde aproveita a ventilação de um bueiro para refrescar-se do enorme calor que faz na cidade. A la Marilyn Monroe, Lucinha simplesmente não perdeu a chance de imitar a famosa cena de "O Pecado Mora ao Lado", realizado em 1955. 

MÚSICA. Os famosos clássicos no universo nordestino

Pois é, quem curte os clássicos e torce o nariz para esse forró que as bandas dizem tocar, certamente vai admitir que o acreano Chico Chagas fez uma excelente conversão ao adaptar peças clássicas para o ritmo nordestino. Tem de tudo: 'Also Sprach Zarathrusta', 'Sinfonia no. 40' de Mozart, 'Tristesse', de Chopin, 'Moto Perpétuo' de Paganini, entre outros.

TEVÊ. Ian Gomes volta das férias e assume novos desafios



A repórter Ian Gomes está de volta ao batente para assumir um novo desafio. O de trazer novidades para o 'Gente na TV', da Jangadeiro.  Ela, inclusive, já anda à cata de pessoal para um desses trabalhos. 

Nas férias, Ian circulou por locais diversos. De Canoa Quebrada, passando por Milhã, Senador Pompeu e Deputado Irapuan Pinheiro, onde a apresentadora do "Jangadeiro é Aqui" voltou ás raízes. 

Retorna com mais disposição e assume a partir de agora o elenco de mulheres do 'Gente na TV', efetuando reportagens. Ninguém duvida da sua capacidade. 

TV. Afiliada do SBT elegerá a sambista do carnaval do CE


As emissoras de tevê, em boa hora, reconheceram a importância do pré-carnaval e passaram a fazer mais cobertura sobre a festa. São reportagens em telejornais, citações em programas de entretenimento e até promoções, como a da NordesTV, cujo programa 'Pode Contar', elegerá a sambista do carnaval cearense. 

A vencedora desfilará no carnaval de Fortaleza com a Crônica Carnavalesca, além de ganhar prêmio de 1 mil reais. As elçiminatórias do concurso acontecerão dias 28 (janeiro), 4 e 12 de fevereiro.


sábado, 17 de janeiro de 2015

IMPRENSA. Miguel e Márcia Diógenes com novos projetos


Encontro-me numa livraria com Miguel Macedo e Márcia Diógenes, duas figuras luminares do jornalismo - ele, hoje, professor unversitário; ela, deixou o excelente trabalho de coordenação do Unicef para se dedicar a novos projetos. Um deles, que a gente não pode revelar agora, tem muito a ver com essa área de comunicação e que, esperamos, seja logo logo colocado em prática. 

CONCERTO. Orquestra de câmara celebra o Dia do Ceará


Os 216 anos da autonomia administrativa do Ceará da dependência de Pernambuco são comemorados neste dia. Dentro da programação, um concerto realizado pela Orquestra Eleazar de Carvalho faz uma homenagem a Humberto Teixeira, grande parceiro de Luiz Gonzaga. No repertório, músicas conhecidas do grande público e que foram consagradas na voz do rei do baião como Estrada de Canindé, Respeita Januário, Paraíba masculina e Asa Branca. O maestro Paulo Leniuson conduz o repertório que vai de Luiz Gonzaga a Mozart, passando por sucessos dos Beatles.

Além do concerto, uma série de atividades está programada para o dia como apresentações artísticas, distribuição de árvores nativas e frutíferas, visitas ao Museu Sacro São José de Ribamar, Missa Campal na Praça da Matriz e muito mais.


Serviço:

19h30: Concerto Orquestra Eleazar de Carvalho - Igreja São José de Ribamar (Aquiraz)

LIVROS. Sérvulo Esmeraldo lança hoje 'É PerIcoloso Sporgersi'


No dia do Ceará, que transcorre hoje, a Editora Armazém da Cultura homenageia o artista cearense com o lançamento do livro 'É PERICOLOSO SPORGERSI' acontecendo com uma exibição de obras recentes de Sérvulo Esmeraldo e conversa mediada com a escritora Ana Miranda, na sede da editora, na Aldeota (Rua Jorge da Rocha, 154, Aldeota). Feito à semelhança do artista nascido no Crato em 1929, para quem “inventar é a melhor coisa” o livro e a exposição reafirmam exatamente isso. 

Reunindo textos dos escritores Angela Barros Leal, Gilmar de Carvalho e Eduardo Jorge, o livro É PERICOLOSO SPORGERSI (É perigoso se expor) é ilustrado com esculturas e 24 desenhos a base de carimbos, inéditos, realizados entre 2011 e 2012. A exposição homônima tem curadoria de Dodora Guimarães e apresenta, além dos 24 desenhos do livro, esculturas e relevos. A mesma permanecerá aberta à visitação do público até 20 de fevereiro, mediante agendamento por telefone ou e-mail (32249780 armazemdacultura@armazemcultura.com.br) 

 As invenções de Esmeraldo, segundo o artista plástico, poeta e arquiteto Almandrade, “são referências que apontam caminhos à arte contemporânea e fazem dele protagonista das transformações da arte neste começo de século. É impossível ignorar a importância da obra deste artista para a arte brasileira dos últimos 50 anos”.

Lançamento
Data: 17 de janeiro de 2015
Hora: 17 horas
Local: Editora Armazém da Cultura                                
Editora: Armazém da Cultura
Páginas: 84
Preço de capa: R$ 30,00

TELEVISÃO. A Diário mostra novidades no vídeo de domingo


A TV Diário apresentará três novos programas neste domingo. Às 6h30min, 'Diário no Campo'; o 'Nordeste Empreendedor', às 22h30min, abordando temas ligados ao empreendedorismo e o 'Questão aberta', às 23 horas, abordando um tema específico da semana na área política. 

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

GOSSIPS. Nome nacional recusa entrevista em emissora local


Tem gente famosa nacionalmente que, esta semana, chegou a recusar participação em um programa local. Dica da produção para apresentador convidá-lo, teve de volta a informação de que o 'astro' dissera um sonoro não. Vou atrás de mais detalhes para saber os motivos alegados e repasso pra vocês com tudo muito esclarecido. 

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

TV. Record vai ter engolir Chris Flores e Edu Guedes de volta


E que embrulhada a Record se meteu: deu as contas do pessoal que apresentava o 'Hoje em Dia', mas aí tem que chamar de volta Edu Guedes e Chris Flores. É que os anunciantes não engoliram os novos apresentadores César Filho, Ana Hickmann e Renata Alves. O próximo a voltar será Celso Zucatelli, por conta de que o fabricante de produtos de cachorro, também, cancelou o merchã com os novos. 



CINEMA. Conheça os nominados para o Oscar deste 2015




TELEJORNALISMO. Equipe dá novo ritmo ao 'Bom Dia, CE'


A edição 2015 do 'Bom Dia, Ceará' botou mais gente do jornalismo da Verdes Mares para madrugar. Além de Leal Mota Filho e Eveline Frota, apresentadores, uma equipe de repórteres agora está nas ruas para realizar alguns 'ao vivo' dando um ritmo maior ao jornal. Destaques para Wâniffer Monteiro e Jorge Talmon, com 'qualidade global'. Azeitada para a tarefa, essa equipe tem recorrido, também, do auxílio da redação - onde, alguns, ainda destoam da maioria. 

TELEVISÃO. Oscar Filho ficará ao lado de Tom Cavalcante


O ex-CQC Oscar Filho foi um dos que fizeram testes nos últimos dias para o elenco da sitcom ambientada em um shopping, que marca o retorno de Tom Cavalcante à televisão e será exibida pelo canal pago Multishow.

(Outro Canal)

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

CINEMA. Rodrigo Santoro vai ser o Cristo em Ben-Hur


A revista The Hollywood Reporter noticiou ontem que o nosso querido Rodrigo Santoro está em negociações com a MGM e a Paramount para ser Jesus na refilmagem de 'Ben-Hur', que que está sendo preparado nos EUA, com lançamento previsto para 2016.

O mais incrível é que, mais uma vez, Santoro vai entrar calado e sair mudo - caso prevaleça o 'script' do original filmado com Charlton Heston. 

JORNAIS. Coluna semanal do Abidoral ausente do Povo


Tem leitor do Abidoral (who is who?) reclamando a ausência da coluna de domingo na 'homepage' de O Povo. Como atento observador e cobrador de tudo (e todos!), espera-se que o próprio colunista faça essa citação na próxima edição. 

NOMES. Morre Lincoln Olivetti, o feiticeiro dos estúdios


Quem deixou de existir foi o produtor e arranjador Lincoln Olivetti. Ele, segundo informação da UOL, foi pioneiro no uso de sintetizadores no Brasil e que definiu a sonoridade da música brasileira nos anos 80, com uma aproximação com o pop, derivada da assimilação da disco music e da música negra dos Estados Unidos. 

Chamado de “feiticeiro dos estúdios” e “mago do pop”, ele trabalhou com Martinho da Vila, Gal Costa, Gilberto Gil, Tim Maia, Jorge Benjor, Rita Lee, Roberto Carlos, Caetano Veloso, Maria Bethânia, Ângela Rô Rô, Zizi Possi, Fagner, Wando, Joanna, Emílio Santiago, Zeca Pagodinho, Alcione.

NOMES. Sangerry, o primeiro colunista social do Ceará


Faleceu em Fortaleza, no último dia 7, Geraldo Campos da Silveira, ele que é considerado um dos primeiros profissionais do colunismo social no Estado do Ceará. 

Durante muito tempo, assinou colunas na imprensa sob o pseudônimo de Robert de Sangerry. Morou durante muitos anos no Rio e em Brasília, onde na capital da República trabalhou como serventuário da Justiça. 

Hoje, na Igreja da Paz, acontece a missa de 7o. dia, a partir das 17 horas. 

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

TV. Gente na TV integra o maior cast feminino do Ceará


Se me perguntassem qual é o programa da tevê cearense que conta com o maior número de mulheres, rapi-10 eu responderia: o 'Gente na TV'. Com exceção do jornalista e produtor Jeovani Silva, todo o quadro de produção e de apresentação é feminino. 

Com a saída de Nilson Fagata, para assumir horário na NordesTV em março, o programa da TV Jangadeiro ficou entregue à Fernanda Nepomuceno e à Lorrane Cabral. 

E nos próximos dias, o programa deve receber a atuação da repórter Ian Gomes, consideravelmente uma grande conquista e que deve dar mais motivação conteudística ao horário que já foi de Maísa, Ilam, Weberte Lemos e até da própria Ian. 

Saúde ao Gente, é o que desejamos!

TV. Maísa Vasconcelos continua 'frila' mas aberta à convites


Circulou um tititi, hoje, dando conta de que o nome de Maísa Vasconcelos estaria nos planos da TV Diário, que anda reformulando sua programação. Fui conversar com a jornalista. Ela me disse não ter conhecimento de nada a respeito, 'mas até que aceitaria um convite para voltar a emissora da qual tenho boas lembranças'. O penúltimo contrato profissional dela foi na emissora do grupo Queiroz, onde atuou como apresentadora até ir para a NordesTV, de onde saiu por vontade própria. 

Em 2014, Maísa resolveu dar um tempo de trabalho na televisão e fazer 'free lance', atuando em campanhas publicitárias e eventos culturais, além de dar um tempo à sua vida, agora que os filhotes estão crescidos e tomam conta de suas(deles) vidas. 

Um convite para trabalho, segundo ela, não seria descartado. 

TV. Ex-CQCs vão para a Globo: Calabresa e Andreolli


Dani Calabresa acertou sua ida para a TV Globo. O contrato ainda não foi assinado, mas  todos os detalhes já foram verbalmente negociados. No princípio, ela entrará no novo "Zorra total". O humorístico, que passa por uma reformulação, tem estreia prevista para abril. O vínculo dela com a emissora, num primeiro momento, será de um ano.
Felipe Andreoli, que também foi do "CQC", da Band, assinou contrato com a Globo nesta segunda-feira, 12. Ele participará do "Encontro com Fátima Bernardes".

MÚSICA. Letras dos Beatles traduzidas por Carlos Drummond


Não percam a oportunidade de conhecer AQUI as letras de músicas dos Beatles traduzidas por Carlos Drummond de Andrade. Como é que isso aconteceu? O Estadão contou: 

Em março de 1969, os editores da extinta revista Realidade tiveram a feliz ideia de convidar o poeta Carlos Drummond de Andrade e lhe propor uma tarefa inusitada: traduzir seis músicas do então recém-lançado “Álbum Branco”, dos Beatles. O resultado da empreitada saiu melhor do que a encomenda. Drummond deu graça e estilo à letras de John Lennon, Paul McCartney e George Harrison.


REVISTA. A capa do Charlie Hebdo que sai amanhã às bancas



LEITURAS. O filão mais substancioso do jornalismo


CARLOS HEITOR CONY

O quarto Poder


RIO DE JANEIRO - Caí na asneira de ser jornalista antes do tempo, quando era moço, nada conhecia da vida e da profissão, nem a vida e a profissão me conheciam, nem tinham necessidade disso. Só me recuperei bem mais tarde, quando as coisas mudaram no mundo e em mim mesmo. E verdade seja dita, se o mundo e a profissão mudaram para pior, eu mudei para bem pior.
Após quebrar a cara no ofício, cobrindo delegacias, motins em penitenciárias, enchentes em Petrópolis e Barra do Piraí, velórios de imortais da Academia Brasileira de Letras, no Instituto Médico Legal, onde cometi a façanha de entrevistar um defunto esfaqueado em Brás de Pina, defunto que ainda vivia, estrebuchando embora.
Custei a descobrir o filão mais substancioso do ofício, custei mas descobri. Era o mercado de trabalho nos institutos governamentais e das grandes empresas, estatais ou não, hospedagem em hotéis cinco estrelas, classe executiva nos aviões, isso sem falar na intimidade com funcionários, autoridades e empresários que em momentos de aperto me requisitavam para matérias de emergência.
Profanei a profissão escrevendo um "furo" do Departamento de Águas e Esgotos, sabiamente dirigido pelo engenheiro Amandino de Carvalho, que no dia seguinte faltaria água no Catumbi e bairros adjacentes.
O único favor que me pediam era guardar o sigilo das fontes (ah! as fontes!). A maioria dizia coisas abomináveis, mas exigia o "off". Mesmo assim, consegui ser preso seis vezes durante o regime militar e ser eleito para a Academia, onde me fizeram imortal porque não tenho onde cair morto.
Exemplo famoso de outro imortal, piada conhecidíssima, pediram a Alcindo Guanabara um artigo sobre Jesus Cristo. O jornalista perguntou: "Contra ou a favor?".

(Esse é um texto compilado da Folha de SP)

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

TEVÊ. Novas mudanças na Diário atingem até o esporte


Mais uma alteração entre as muitas que a TV Diário tem anunciado para 2015. Depois do corte de programas como 'Arena Hit', 'Levanta Poeira', 'Sábado Alegre' e 'Manias de Você', agora é a vez do esportivo que o Tom Barros conduzia aos domingos ao lado de Sérgio Pinheiro e Denise Santiao. A partir de agora, há indicações de que ele será transferido para as noites de sábado. Há quem considere que a mudança acarretará em prejuízos já que nas noites de domingo se tinha o balanço completo da rodada do fim de semana.