Translate

quinta-feira, 17 de maio de 2012

MÚSICA. Câmara debate antibaixaria musical

.
Fortaleza discute amanhã, sexta dia 17, projeto de lei antibaixaria musical.

Vereador Ronivaldo Maia quer banir dos palcos de eventos públicos, bandas (ditas) de forró, cujas letras de música sejam ofensivas às mulheres.

Se aprovado, vai ser caco de banda ruim pra bem longe dos cofres públicos.

Leia mais AQUI.

NOMES. Morre a rainha do 'disco-music'

.
E lá se foi mais uma das musas da música: Donna Summer. Ela morreu aos 63 anos de idade, nos   EUA, vítima de câncer. Era a rainha da 'disco-music'.  Inesquecível, o seu "Bad Girls".

Segundo o site "TMZ", ela sofria de câncer de pulmão e acreditava ter desenvolvido a doença depois de inalar partículas tóxicas durante os ataques terroristas de 11 de setembro, em Nova York. Há poucas semanas, o TMZ foi informado que a saúde de Donna Summer não estava tão ruim, e que sua preocupação era finalizar o novo disco em que estava trabalhando.

HACKERS. Piratearam - vixe! - o 'Pirate Bay'

.
E o The Pirate Bay é a bola da vez,  - imaginem - dos piratas. O site foi invadido por um ataque de hackers pela primeira vez em toda sua história, o que explicaria o sumiço dele nas últimas 24 horas. 

O Pirate Bay (abreviado TBP) é um motor de busca de arquivos permite que as pesquisas de todos os tipos de material multimídia se faça hoje no mundo inteiro. 
(Via TorrentFreak )

TWITTER. A melhor hora para se tuitar

.
Empresas usam o Twitter; mas será que elas têm ideia de qual é o melhor horário para se consquitar nessa rede social? 

O site Tweriod está oferecendo - de graça! - essa resposta. Foi criado um relatório com os dias e horários em que os seguidores mais estão conectados ao Twitter e, com isso, o melhor período para que as postagens da empresa alcancem o maior número de leitores. 

JUSTIÇA. Jornalista vai ganhar imunidade

.
A aprovação de imunidade para jornalistas é o destaque da comissão de juristas criada para atualizar o Código Penal.  A categoria não será punida ao fazer críticas. A proposta coloca a imprensa junto a críticos literários, de arte e ciência. 


LIVROS. Lira Neto biografa Getúlio Vargas

.
O cearense Lira Neto, com quem trabalhei na redação de O Povo, é uma dessas figuras do jornalismo que melhor têm se prestado ao trabalho de biografar grandes nomes. São dele livros sobre Castello Branco, José de Alencar, Maysa e Padre Cícero.  Sua última pesquisa ilustre é sobre Getúlio Vargas, cujo livro está chegando às livrarias esta semana e que tem lançamento programado para Fortaleza, dia 14 de junho na Livraria Cultura. 

Projeto ambicioso com tiragem de 30 mil exemplares, "dez vezes a de um lançamento comum no Brasil", segundo matéria da Folha de SP, dividido em três volumes. O primeiro vai do nascimento em 1882, até a conquista do poder nacional, com a Revolução de 1930. O segundo, de 1930 a 1945 (Era Vargas e Estado Novo). E o último, que sai em 2014, abrangerá de 1945 a 1954, ano em que Getúlio se suicidou no Rio.

Cearense de Fortaleza, 48 anos, Lira gastou dois anos e meio para concluir o primeiro tomo.

FALANDO NISSO 
Lira Neto escreveu: "Olá, caro amigo Nonato. Obrigado, mais uma vez, por sua gentileza e carinho de sempre. Continuo leitor assíduo deste Gente de Mídia. E será um prazer enorme se eu puder reencontrá-lo no lançamento aí em Fortaleza, dia 14 de junho, na Livraria Cultura. Abraços para você e para sua legião de leitores".

quarta-feira, 16 de maio de 2012

CINEMA. Biografia de Parra disputa Cine CE


Em junho que vem, acontece a 22ª edição do Cine Ceará. Este ano, três personalidades serão homenageadas. O ator Marco Nanini, a produtora Lucy Barreto e o reitor da UFC Jesualdo Faria.

O certame terá nove longas e doze curtas, sendo o primeiro a ser exibido no dia 1º, "Violeta se Fue a los Cielos” (Chile) que abre a disputa pelo 22° troféu Mucuripe. O filme versa sobre a vida da compositora e cantora Violeta Parra, uma das vítimas da ditadura chilena.

ESPORTES. Violência Futebol Clube

.

Depois do vandalismo de domingo durante o clássico-rei, esperava-se uma medida punitiva a torcedores que promoveram toda aquela baderna. E ela veio. 

Leio no blog do Muniz, que a juíza Maria José Bentes Pinto, do 4º Juizado Especial Cível e Criminal da Comarca de Fortaleza, proibiu 12 torcedores de comparecerem a qualquer tipo de competição esportiva, amadora ou profissional. 

Eles foram autuados durante os plantões realizados pelo Juizado do Torcedor, no Estádio Presidente Vargas. Os infratores também cumprirão penas, como prestação de serviços à comunidade e pagamento de multa. Um deles responderá à ação penal. 

Os torcedores penalizados: Alex da Silva, Alison Oliveira de Santana, Bruno Alves do Nascimento, Francisco Jonatas da Silva Oliveira, Jefferson de Oliveira Holanda, João Batista de Sousa Filho, João Paulo Fernandes Vasconcelos, João Rodrigues Matos, Kleyson Júnior de Sousa Silva, Paulo César Silva Monteiro, Paulo Henrique França de Oliveira e Wladson Costa Lima.

CAPAS DE JORNAIS. Para onde vai a França

.
Tem razão o Eduardo Tessler, do Mídia Mundo. Pelas capas dos jornais parisienses, não se sabe para onde caminha a França. No Liberation, François Hollande vai para a direita. No Le Monde, para o centro. E o Le Figaro conseguiu fotografá-lo indo para a esquerda. 

CAMPANHAS. Combate ao alcoolismo

.
O alcoolismo é uma das doenças mais terríveis da humanidade. Incurável, ela é controlada pela ajuda da irmandade dos Alcoólicos Anônimos. No mundo todo, têm-se usado da propaganda para a realização de campanhas no mundo inteiro na tentativa de conscientizar o cidadão/cidadã da loucura que o álcool acarreta para toda a família. Alguns exemplos, via Iba Mendes.








RECLAME II. O que o galo dizia no comercial

.
Nas revistas, anúncio politicamente incorreto
Comerciais interessantes - e famosos - fizeram a alegria do rádio no passado. O GENTE DE MÍDIA está lembrando alguns reclames curiosos, a partir do post das 'Pílulas de  Vida do doutor Ross'. Agora, um exemplo de comercial dos anos 50. 

No jingle do Eucalol, o coro cantava uma musiquinha alegre onde dizia que "a gente pensa que ao romper do dia, o galo canta pra saudar o sol / mas quando canta, o galo diz somente  / se eu tivesse dente só usava Eucalol". Vá dizer isso em um anúncio dos nossos dias...


REVIVAL. Os noticiaristas da 'companheira'

.
E deu um 'revival' no blog. Depois que coloquei o tal 'reclame' das pílulas de vida do Dr. Ross, teve gente embarcando no túnel do tempo e memorizando outras lembranças. 

Caso do Edson Ferreira que lembrou do 'cast' de n oticiaristas da 'companheira'.  Reginaldo Santana,Alberto Rangel e Loy Filho. Reginaldo faleceu em Pernambuco. Alberto (o bom, enfatizo eu) trabalha na Tempo FM e no 'Momento Político' da Assunção/Globo. O Loy apresenta o 'Stereo Show' da FM 93. 

Concordo, Edson: saudade!!!

POLÊMICA. A Benetton de bem com a Igreja

.
E pelo visto, a Benetton e o Vaticano fizeram as pazes, depois de todo aquele entrevero provocado pelas polêmicas peças de publicidade  que a empresa italiana utilizou. Num dos anúncios, o papa Bento XVI aparece beijando na boca de um imã.  A empresa concordou em fazer uma doação a uma instituição de caridade católica para encerrar a disputa - e pronto!

O porta-voz Federico Lombardi disse que o Vaticano obteve uma vitória moral. 

A companhia prometeu não veicular mais nenhuma das fotomontagens e que tentará evitar o uso da imagem por terceiros. A imagem, no entanto, ainda estava disponível na Internet na terça-feira.

A fotomontagem do papa fazia parte de uma campanha de publicidade da empresa chamada UNHATE, que usa a imagem de uma série de líderes mundiais. 

O tamanho da doação da empresa não foi especificado. 
.

TEVÊ. Para onde vai Tom Cavalcante


Band quer contratar
Tom Cavalcante

São grandes as chances de Tom Cavalcante ganhar um programa semanal na Band. Um diretor da emissora confirmou à Folha o interesse da rede no passe do humorista.
As conversas começaram assim que Tom deixou a Record, no final do ano passado, mas ele pediu um tempo à Band, para voltar a fazer shows pelo país. Nos últimos dias, as negociações entre a emissora e o humorista foram retomadas.
Tom também foi sondado pelo SBT, mas as conversas não foram adiante.
A Band pretende completar sua linha de shows nos finais de semana.

(Keila Jimenez, Outro Canal)

JORNAIS. Empregada gostosa de se ver

.
Está lá na chamada do Zoeira: "Televisão. Delícias para ver e comer". E a foto da Débora Falabella. Mas não é nada disso que você pensou não. A matéria refere-se à culinária exibida pela novela das 9. 

Aliás, juntando "Avenida Brasil" e "Cheias de Charme", os noveleiros de plantão em termos de empregadas domésticas estão bem servidos. Cada uma, mais gostosa... de se ver.

MÚSICA. Para se ouvir no computador

.
Se você é dessas pessoas que gostam de música, mas prefere uma seleção mais bem elaborada à programação rotineira das rádios, então a dica é você acessar o EARBITS, um site de músicas dos mais diversos gêneros e épocas, traduzidas de forma excepcional pelos melhores intérpretes. 

terça-feira, 15 de maio de 2012

CELEBRIDADE. Natália, a noiva no restô

.
Encontro fortuito. Fui almoçar hoje no Frigideira e dou de cara com a Natália Varela. Simpática, ela que apresenta um programa na TV Diário, é a profissional mais citada atualmente nas redes sociais e programas esportivos.

Está noiva do Magno Alves - se não me falha a memória. E, por incrível que pareça, rapidamente subiu na cotação das celebridades de plantão.

Ela merece.

TV. A Globo na marcha dos evangélicos

.

A Globo anda mesmo precisando aumentar a audiência. Ela agora tenta captar (ou seria melhor dizer cooptar?) o público evangélico que se bandeou para a Record. 

Na sua coluna Radar, Lauro Jardim, conta que a Globo vai apoiar institucionalmente a Marcha para Jesus que vai acontecer no Rio sábado. 

"No ano passado, a emissora já tinha aberto espaço em telejornais para o evento que reúne várias igrejas evangélicas. Agora, até anúncios estão sendo feitos na programação da Globo", conta o colunista. 

RECLAMES. Pilulas de Vida do dr. Ross

.
Você talvez ainda não estava aqui no planeta, mas um dos reclames (como eram chamados os anúncios da época) que mais fizeram sucesso no rádio nos anos 50 e 60 era a do produto Pílulas de Vida do doutor Ross. O GENTE DE MÍDIA-MEMÓRIA viaja no tempo e vai buscar no fundo do baú esse comercial.

Ouça AQUI

REVISTA. Newsweek chama Obama de gay





E a capa da Newsweek, hein? Depois do anúncio do presidente Barack Obama de ser favorável ao casamento homossexual, a revista saiu ontem às ruas chamando Obama de "o primeiro presidente gay".  Há quem veja em Obama, interesse eleitoral.

TV. A Band dá grandes saltos de audiência

.
E a Band agitou a audiência do último domingo com "grandes saltos de audiência", segundo a jornalista Keila Jimenez, da Folha de SP. "A emissora, que sofreu para marcar um ponto de audiência na faixa matinal anteontem, registrou oito pontos durante Santos x Guarani. Cada ponto equivale a 60 mil domicílios na Grande SP.

Na sequência, o "Pânico" (Band) voltou a registrar dez pontos de audiência.

Na Globo, a final do Paulistão, Santos x Guarani marcou somente 18 pontos de audiência. O público se dividiu entre a emissora e a Band durante a transmissão".

segunda-feira, 14 de maio de 2012

JORNALISMO. A experiência conta pontos

.
O Hélcio Brasileiro nos enviou e-mail com link para a campanha que o New York Times promove na Internet, reportando-se a experiência da empresa nesses tempos de democracia da informação, na qual a notícia não tem dono. Hoje em dia, ela é difundida com  rapidez pelas redes sociais, ficando ao leitor a preocupação de saber se ela corresponde a verdade. Nesse ponto, a experiência e a credibilidade de um órgão sério contam pontos. 

Como diz o Hélcio, "notícia é cada vez mais 'commodity'. Está em todo lugar, ninguém sabe de onde veio, nem muito bem o que é fato. Um dos desafios atuais do jornalismo é fazer esta curadoria, imprimindo um selo de qualidade com boas apurações e investigações. 

Será só isso?  As grandes empresas de jornalismo estão cada vez mais buscando ir além, procurando posicionamentos mais específicos para tentar sobressair algum diferencial que fidelize o leitor. O assunto rende.

E ele indica os links abaixo para entender como o New York Times e o The Guardian estão tentando ser vistos.


Vender experiência e não jornal 

O NYTimes lançou sua nova campanha comercial. É exclusiva para a internet (não será exibida na televisão). Não tem o impacto inicial da campanha do Guardian e a sua filosofia de “jornalismo aberto”, mas reflete algumasmudanças que estão acontecendo nas empresas de jornalismo.

FLAGRA. Fábio Lima e a prova do crime

.
Algum tricolor pode até contestar o pênalti no jogo de ontem. A foto de Fábio Lima, do Esportes de O Povo, tira a dúvida. Ele conseguiu flagrar a 'prova do crime' do Cléber Carioca. 

POLÍTICA. Emissoras já pautam debates

.
Ano eleitoral, emissoras de rádio e TV vão realizar debates com candidatos. Jangadeiro, Cidade e, provavelmente, Verdes Mares já trabalham com a ideia. Em algumas já há data confirmada. 

A seguir o calendário da Record, a TV Cidade de Fortaleza deve promover o seu no dia 1º de outubro, data em que todas as afiliadas das principais cidades vão realizar o encontro. No segundo turno, o debate será no dia 22 de outubro. 

O que falta mesmo é confirmar os candidatos oficiais. 

T V. Globo perde audiência aos domingos

.
ESPORTE ESPETACULAR
Programa perde 
40% do público

Não é só nas manhãs de segunda a sexta-feira que a Globo está vendo sua audiência cair. O horário matutino aos domingos também virou um problema. O "Esporte Espetacular", tradicional programa esportivo da emissora, exibido desde dezembro de 1973, está perdendo telespectadores a cada ano. De 2002 a 2012, a atração teve uma queda de 40% no Ibope da Grande São Paulo. Há dez anos, em 2002, registrava 13 pontos de média. Até 6 de maio deste ano, o programa marcou 7,8 pontos. Na contramão dessa queda, a Record cresceu 159% nos últimos dez anos, saltando de 2,7 pontos para 7, também no Ibope da Grande São Paulo. (Zapping)


"Fantástico" perde público
entre jovens e mulheres

O "Fantástico" (Globo) está perdendo audiência entre jovens e mulheres. A Folha apurou que em recente reunião de avaliação do programa, ao debater os números de ibope, a equipe do dominical identificou uma perda de público entre mulheres com idade superior a 30 anos, e entre o público jovem.
A revista eletrônica, que vinha perdendo audiência a conta gotas, tomou um susto em abril. A média na casa dos 20 pontos caiu para 18 pontos no mês passado. Cada ponto equivale a 60 mil domicílios na Grande SP.
No perfil geral de público, a audiência do "Fantástico" é composta por 52% de mulheres com idade acima de 18 anos e 15% de jovens com idades entre 12 e 24 anos.
A perda de audiência entre os jovens pode estar ligada à estreia recente do "Pânico" na Band, que vem conquistando um bom ibope. A chegada de Rafinha Bastos na RedeTV! pode roubar mais uma fatia desse target.
Procurada, a Globo diz que momentos mais difíceis em audiência são normais, e que não é a primeira vez que o "Fantástico" enfrenta uma concorrência mais acirrada. Segundo a rede, atualmente há três emissoras disputando nariz a nariz o segundo lugar, e o "Fantástico" segue líder. A emissora diz que o programa voltará a ampliar essa liderança. (Outro Canal-Folha de SP)

domingo, 13 de maio de 2012

JORNAIS. Dia do Povo no dia das mães

.

FUTEBOL. A violência previamente anunciada

.
A chamada da TV Verdes Mares para o clássico-rei de hoje tinha como foco 'a batalha final". Referia-se, evidentemente, a decisão do campeonato cearense. Porém, houve quem fizesse uma leitura diferente.

Escaldados com o vandalismo de outros encontros, internautas consideraram que a peça estimulava era mesmo o confronto das torcidas, colocando para escanteio o futebol em favor da cultura de violência.

Não tardou e logo na rede surgiram denúncias de agressões, brigas, confronto de alvinegros e tricolores pelas ruas. Gente armada, tiros, correria, carros depredados. Confusão.

FALANDO NISSO
Jânio Alcântara escreveu: "Nonato, que a massa composta de pseudotorcedores e de verdadeiros criminosos - que se autointitulam "Torcida Organizada" - se digladie, brigue no estádio ou no seu trajeto - isto já virou rotina,sem que as autoridades façam algo para cessar tantas agressões, roubos e mortes. É de se lamentar que um órgão de grande penetração como o Sistema Verdes Mares, para promover sua transmissão e garantir audiência jogue gasolina no fogo ardente rotulando uma decisão de BATALHA FINAL!!!! É como se os jornalistas (pessoas de nível superior e responsáveis pela formação da opinião pública) vissem a última partida como uma BATALHA. A palavra BATALHA pertence à cultura de guerra, de destruição do inimigo. Sejam mais atentos aqueles que aprovam tais peças televisivas. Promovamos a CULTURA DA PAZ, principalmente, num esporte de massa como é o futebol. Acabada a partida, independentemente de quem ganhou, a vida continua". 
Antes do jogo, um internauta postou cenas deploráveis de gente brigando a caminho do estádio, numa prévia demonstração do que a própria chamada da televisão já destacava.

    

FORMULA 1. Pastor vence na terra de Alonso

.

HUMOR. Um jornal tem muitas utilidades

.
O talentoso Eduardo Tessler está publicando em seu blog 'Mídia Mundo' a série divertida do diário espanhol "Heraldo de Soria", que mostra outras 'utilidades' de um jornal. Uma delas: 'para não sujar o traseiro'.

DIA DAS MÃES. A homenagem do Google

.


Dia das Mães, também designado de Dia da Mãe, teve a sua origem no princípio do século XX, quando uma jovem norte-americana, Annie Jarvis, perdeu sua mãe e entrou em completa depressão. Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a ideia de perpetuar a memória da mãe de Anny com uma festa. Annie quis que a homenagem fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas. 
Wikipédia