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O Hélcio Brasileiro nos enviou e-mail com link para a campanha que o New York Times promove na Internet, reportando-se a experiência da empresa nesses tempos de democracia da informação, na qual a notícia não tem dono. Hoje em dia, ela é difundida com rapidez pelas redes sociais, ficando ao leitor a preocupação de saber se ela corresponde a verdade. Nesse ponto, a experiência e a credibilidade de um órgão sério contam pontos.
Como diz o Hélcio, "notícia é cada vez mais 'commodity'. Está em todo lugar, ninguém sabe de onde veio, nem muito bem o que é fato. Um dos desafios atuais do jornalismo é fazer esta curadoria, imprimindo um selo de qualidade com boas apurações e investigações.
Será só isso? As grandes empresas de jornalismo estão cada vez mais buscando ir além, procurando posicionamentos mais específicos para tentar sobressair algum diferencial que fidelize o leitor. O assunto rende.
E ele indica os links abaixo para entender como o New York Times e o The Guardian estão tentando ser vistos.
Vender experiência e não jornal
O NYTimes lançou sua nova campanha comercial. É exclusiva para a internet (não será exibida na televisão). Não tem o impacto inicial da campanha do Guardian e a sua filosofia de “jornalismo aberto”, mas reflete algumasmudanças que estão acontecendo nas empresas de jornalismo.
O NYTimes lançou sua nova campanha comercial. É exclusiva para a internet (não será exibida na televisão). Não tem o impacto inicial da campanha do Guardian e a sua filosofia de “jornalismo aberto”, mas reflete algumasmudanças que estão acontecendo nas empresas de jornalismo.
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