Translate

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

TV. O arcebispo falará na missa do galo


Poucas vezes, se ouve e se vê o arcebispo de Fortaleza na mídia. Ao contrário de Dom Aloísio, que não buscava mas era sempre chamado a opinar sobre os assuntos mais diversos, dom José Tozi é mais arredio. Aliás, ele nunca dá entrevistas. O fortalezense que não frequenta a catedral vai poder ouvi-lo na Missa do Galo que a TV O Povo vai transmitir.

Quem nos informa é a jornalista Joelma Leal, assessora de imprensa do Grupo de Comunicação do Povo: "No dia 24 de dezembro, às 20h, a TV O POVO (canal 48 – UHF; 23 – NET e 11 - TV Show) transmitirá a Missa celebrada na Catedral Metropolitana de Fortaleza e às 23h transmitirá (em rede) a Missa do Galo - com Papa Bento XVI - ao vivo do Vaticano.

Já no sábado, dia 25, o programa “Porque Hoje é Sábado Especial” será especial, com uma hora e meia de duração e presença do cantor e compositor Fausto Nilo".

NATAL. O Povo costura histórias do 'nascer'


Nascer. Esse é o 'leit-motiv' do especial de Natal de O POVO. A edição circula nesta sexta-feira, 24. Ao longo de oito páginas, seis histórias de vida inspiradas nos mineiros chilenos que nasceram das profundezas do deserto de Atacama.

A equipe escalada para o projeto foi formada pelos jornalistas Ana Mary C. Cavalcante, Demitri Túlio, Érico Firmo, Magela Lima, Manoella Monteiro, Tânia Alves e os fotógrafos Deivyson Teixeira, Iana Soares e Igor de Melo.

“Escolher um tema e, a partir dele, buscar pessoas que nos tragam o Natal, é uma tradição do O POVO, que há anos presenteia seus leitores com histórias emocionantes, uma leitura leve e comprometida com a reflexão. Um conteúdo de qualidade reforçado pela concepção visual dos editores de arte do jornal. Este ano, o editor de Arte, Gil Dicelli, construiu os personagens em fragmentos de espelhos, que expressam a pluralidade das emoções”, explica a diretora-executiva da Redação, Fátima Sudário, que assina a edição do material.

MISTÉRIO. O estigma que cerca as duplas


Incrível o que nos contou hoje o humorista André Luiz - que faz o Belo, no 'Gente na TV' e de outros humorísticos. Ele listou algumas duplas sertanejas que começaram a carreira e tiveram que interrompê-la por causa da morte de um deles. O curioso: sempre o que vai na frente é o que tem o primeiro nome da dupla.

Coincidencia ou não, eis alguns exemplos: João Paulo e Daniel, Caju e Castanha, Cascatinha e Inhana, Alvarenga e Ranchinho, Leandro e Leonardo, Claudinho e Buchecha.

HUMOR. 'Travestis' se vestem de homens

Tem humor na agenda cultural natalina

Glayco Salles e L.C. Galetto estão de volta à cena do humor, hoje no 'Entre Amigos', onde os dois funcionam bem em termos de "stand-up comedy". É aquele tipo de show onde os caras contam piada de cara limpa.

"Vocês que estão acostumados a assistir shows de humor de homem vestido de travesti, vão ver travestis vestidos de homens", contou Glayco, ainda há pouco no 'Tarde Livre', da TV Diário, com Carla Soraya.

E a dupla já tem programado novidades para o ano novo. Dia 26 de janeiro que vem montam um novo show no Teatro Via Sul.

Quem já viu a dupla diz que ela não repete as mesmas piadas de 10 anos, como acontece com alguns shows de humor que você viu uma vez e... anos depois, continua o mesmo.

RÁDIO/TV. Torcedores elegem os melhores

Fernando Graziani vence em duas categorias

Os torcedores do Ceará Sporting Club elegeram, via site oficial e das comunidades de relacionamento, os melhores comentaristas e narradores de futebol do Ceará e do Brasil nas categorias rádio e televisão, além do melhor setorista alvinegro e melhor jornalista esportivo do Ceará (jornal impresso).

Levando-se em consideração, nos comentaristas, a imparcialidade e o entendimento do futebol, nos narradores, a boa dicção e a emoção que coloca no jogo, nos setoristas, a qualidade da informação e nos jornalistas esportivos (jornal impresso) a boa escrita textual e a imparcialidade, a torcida alvinegra elegeu os seguintes nomes:

COMENTARISTA DE RÁDIO DO CEARÁ - Fernando Graziani
COMENTARISTA DE TV DO BRASIL - Lédio Carmona
NARRADOR DE RÁDIO DO CEARÁ - J. Rômulo
NARRADOR DE TV DO BRASIL - Luís Roberto Múcio
SETORISTA ALVINEGRO - Déo Luis
JORNALISTA DO CEARÁ - Fernando Graziani

VIDEO. O mais visto na rede em 2010

"Will it Blend" é a propaganda mais vista na internet

O vídeo "Will it Blend", da companhia Bledtec, foi o vídeo de propaganda mais visto na internet em 2010, com mais de 134 milhões de acessos, de acordo com lista publicada ontem pelas empresas Advertising Age e Visible Measures.

Em segundo lugar está o vídeo da Evian, que mostra bebês patinadores. Campanha da Nike, com Ronaldinho, ficou em 12º lugar na lista.

Em comum, todos esses vídeos têm a característica de fazerem partes de campanhas virais, ou seja, direcionadas para se espalharem rapidamente pela internet, via divulgação "boca a boca" em sites de relacionamento, como Facebook ou Twitter.

BLOG. O do Planalto chama Folha de 'ranheta''


Voces viram que a Folha de SP levou uma bordoada do Blog do Planalto? O veículo oficial de comunicação do Palácio do Planalto chamou a turma do jornal de "ranheta" e "ranzinza".

O blog criticou comparação entre um discurso do presidente Lula em 2008, quando no auge da crise econômica ele incentivou os brasileiros a gastar, e a fala do petista anteontem, em que ele recomendou à população que vá às compras, mas "com muita responsabilidade para não se endividar".

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

TV. E 'A Fazenda' consegue a liderança


MÍDIA. Quem substitui quem na tv e no rádio


Tem gente me perguntando quem substituiu quem nas vagas deixadas recentemente em rádio e tv. Na TV, a Jangadeiro ainda não definiu quem será o sucessor de Nilo Sérgio. Já em relação a Rádio Assunção-Globo, o diretor que ocupa o lugar de Paulo Henrique Raulino é Vicente Júnior.

GERAL. A morte de um humorista cearense

No Twitter, a informação da morte do humorista

FACEBOOK. 94% aceitam qualquer estranho


E aí, você adiciona qualquer um no seu Facebook? A empresa de segurança BitDefender acaba de demonstrar isso por uma experiência curiosa.

Ela criou um perfil falso de uma mulher loira, de 21 anos, que age ingenuamente na rede e tenta fazer amigos de 2.000 usuários selecionados aleatoriamente. Metade dos homens e mulheres selecionados, com idades entre 17 e 65 anos, várias posições sociais e de emprego.

A todos eles foi enviado um pedido de amizade e os resultados obtidos foram mais do que interessante. Depois de uma semana, 1.872 pessoas já haviam aceitado o pedido de amizade e alguns fizeram-no sem dizer uma palavra, antes de adiconá-la.

E 10% dos usuários que iniciaram conversa com ela, dentro de meia hora já tinham divulgado informações confidenciais, pessoais ou de trabalho - o que é estranho. Para um rosto atraente, o pessoal esquece as precauções de segurança.
OS NÚMEROS

De acordo com os resultados da BitDefender, "em uma rede, as primeiras impressões contam muito: um atraente, jovem, sempre atrai um monte de amigos. 94% da amostra de 2.000 usuários concordaram em se tornar amigos com o perfil criado pelo BitDefender.

Dos usuários que responderam 53% responderam "porque ela tinha um rosto bonito" . Para 17%, foi um "rosto familiar naquele momento não conseguia se lembrar exatamente onde ele conheceu", e 24% disseram que se agregaram "porque ela trabalhava no mesmo setor que ele."
ORIGINAL

RETRÔ. A Bundas em que Ciro foi capa


VALE A PENA LER DE NOVO. Veríssimo

Texto publicado dia 16.10.2008

"Uma barata acordou um dia e viu que tinha se transformado num ser humano. Começou a mexer suas patas e descobriu que só tinha quatro, que eram grandes e pesadas e de articulação difícil.

Quis emitir um pequeno som de surpresa e, sem querer, deu um grunhido. As outras baratas fugiram aterrorizadas para trás do móvel. Ela quis segui-las mas não coube atrás do móvel.

O seu primeiro pensamento humano foi: que vergonha, estou nua! O seu segundo pensamento humano foi: que horror! Preciso me livrar dessas baratas".


Esse pequeno trecho de "A Metamorfose" já diz muito do que espera o leitor de "Comédias Para Ler na Escola", o livro do cronista e homem de mídia Luis Fernando Veríssimo.

Para quem trabalha com mídia de humor é... um achado!

VALE A PENA LER DE NOVO. Veríssimo

Texto publicado dia 16.10.2008

"Uma barata acordou um dia e viu que tinha se transformado num ser humano. Começou a mexer suas patas e descobriu que só tinha quatro, que eram grandes e pesadas e de articulação difícil.

Quis emitir um pequeno som de surpresa e, sem querer, deu um grunhido. As outras baratas fugiram aterrorizadas para trás do móvel. Ela quis segui-las mas não coube atrás do móvel.

O seu primeiro pensamento humano foi: que vergonha, estou nua! O seu segundo pensamento humano foi: que horror! Preciso me livrar dessas baratas".


Esse pequeno trecho de "A Metamorfose" já diz muito do que espera o leitor de "Comédias Para Ler na Escola", o livro do cronista e homem de mídia Luis Fernando Veríssimo.

Para quem trabalha com mídia de humor é... um achado!

MÍDIA. 20 coisas que não ocorrerão em 2011

O texto é de Jose Luis Orihuela e de seu blog eCuaderno

A descoberta do modelo de negócios da mídia digital
O regresso a um modelo centralizado de comunicação pública e hierarquizada
O fim dos 'intersticiais'
O declínio dos gerentes da comunidade

A consagração da Universidade de 2.0
A diminuição do tempo gasto on-line
A generalização do eGovernment
A morte de imprensa / rádio / televisão / do livro

E-mail enviar mais
Pelo envio de PDFs
Enviar mais comentários para a moderação
Enviar solicitações de amigo a menos

Menos eventos físicos dedicados ao mundo virtual
Menos 'downloads'
Haverá muitos políticos mais comprometidos com a defesa da neutralidade da rede
Haverá menos interferência por parte dos operadores de atividade na Internet

Menos postagens de tweets
Postar mais 'posts'
Publicar menos erros
Vou postar mais no papel

Ler menos
Vamos ler na mídia de qualidade inferior
Vamos ler textos cada vez maiores
Vamos ler mais livros em papel que os eBooks

Vamos fazer previsões
Vamos ouvir discursos apocalípticos sobre a mídia
Vamos parar de reclamar sobre o atendimento ao cliente das operadoras móveis
Vamos parar de reclamar

BLOGS. Vocês já visitaram o EitaPíula!Net?

Uma dica de blog bem feito

Uma [ fortuita ] descoberta nossa: o blog "EitaPíula!Net".

Por ser fã de diários com temática relacionada à mídia digital, fico feliz em indicá-lo.

NOTAS SOLTAS


* Nova mudança no horário do Jornal Nacional. Nesta terça-feira, ele será exibido às 20h30min, numa mudança que parece ter a ver com problemas de audiência. A novela 'Araguaia' não cavalga muito bem e isso perturba a área comercial.

*. Autores de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade & Propaganda), podem concorrer ao Prêmio Gandhi de Comunicação 2011, promovido pela Agência da Boa Notícia.

*. Pela primeira vez, foi incluída a categoria TCC no concurso, que está em sua quarta edição e vai distribuir R$ 35 mil em nove categorias, englobando profissionais e estudantes de Comunicação.

* O Grupo Imagens lança convites para a re-estréia do "Dr. Qorpo", sob a direção de Edson Cândido. Vai ser no Teatro SESC-Iracema, nos dias 13, 20 e 27 de janeiro.

* A turma da AD2M anuncia a inauguração do 'Bar da Boa', inserido no espaço do Colher de Pau. Ambiente projetado pela 333 Propaganda, cm pinturas e adesivagens tipicamente cearenses.

* Ou estou enganado ou O Povo mudou o uso dos colchetes. Criado há pouco mais de dois meses para orientar leitores sobre os assuntos das matérias, venho notando que o jornal vai eliminando os colchetes das chamadas de primeira página.

* Do ponto de vista estético, não tem a mesma funcionalidade que o sutiã. Já que o jornal adotou a cor diferenciada, o colchete fica bastante dispensável.

2010. Povo e Verdes Mares, veículos do ano


O POVO, escolhido o veículo do ano, juntamente com a TV Verdes Mares, na festa da propaganda cearense - Festival da Propaganda do Ceará (Fest Pro), Prêmio Assis Santos.

Também foram homenageados o governador Cid Gomes, como personalidade cearense, e Tarcísio Tavares, como mestre publicitário.

No concurso de peças publicitárias a agência Bolero obteve o melhor desempenho. A agência ganhou prata, na categoria campanha institucional, com a peça “O porquê das coisas”, da TV O POVO.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

TV. A Diário vai exibir novelas em 2011

A primeira será "Meu Pé de Laranja Lima"

A novidade me foi contada por uma integrante do 'cast' da emissora: a TV Diário vai exibir novelas. Isso demonstra a vocação do canal 22 para diversificar a sua programação, depois que deixou de transmitir nacionalmente por imposição da Globo.

E o primeiro título de folhetim eletrônico escolhido será a reprise de "Meu Pé de Laranja Lima", um sucesso que teve duas versões: uma dos tempos da Tupi e outra na Bandeirantes. Eu imagino que o Garcia tenha escolhido essa segunda.

O horário de exibição não está ainda definido, muito embora se saiba que será a partir de março que a TV Diário insere novelas em sua grade programacional.

Quem dera começasse o pessoal a pensar em produções locais.
FALANDO NISSO

Ricardo Kelmer disse: "Produções locais. Isso mesmo, Nonato! Foi justamente pensando nisso que este ano acertei com O Povo Online a publicação do meu curso de Roteiro de Sitcom (http://www.opovo.com.br/colunas/kelmericas) para interessados em ser roteiristas. A ideia é no futuro criar um pólo de roteiristas de seriado de humor no Ceará para produzir sitcons. Humor não nos falta, né? :-) > Ricardo Kelmer, São Paulo-SP"

RÁDIO. O Parreão que nunca saiu do papel

Na Povo-CBN denúncia de abandono

Ouvintes da Povo-CBN anunciaram hoje no 'Grande Jornal', a sua preocupação em relação à questão do terreno que se localiza no Montese e onde seria criado o Parque Parreão 3. Projeto incluído no Orçamento Participativo da Administração Luizianne Lins, ainda na primeira gestão, sabe-se agora que tudo poderá entrar pelo cano.

"A Prefeitura teria perdido a causa e o terreno voltou a pertencer a um particular", informou a ouvinte Elza Silva.

O terreno está localizado no quadrilátero das ruas Sõ Mão Mateus, Julio da Silveira, André Chaves e avenida Luciano Carneiro.

NOMES. Morre a irmã de Chico Anísio


A atriz Lupe Gigliotti, de 83 anos, morreu, no início da noite deste domingo, no Rio de Janeiro. Irmã do humorista Chico Anysio e mãe da diretora de TV Cininha de Paula, Maria Lupicínia Viana de Paula vinha lutando contra um câncer de pulmão há cerca de dois anos.



Ela morreu em sua casa em Copacabana, na Zona Sul do Rio. As causas da morte, entretanto, ainda não foram divulgadas.

JORNAIS. Os números que viram manchetes

Semana passada foi o 26.700 dos parlamentares

PLÁGIO. Roubaram texto do Paulo Gurgel

O 'Entrementes' denuncia uso irregular de seu texto

Está no blog do PG a denúncia de roubo de texto: "Uma das postagens do EntreMentes tem o título de "Palanque". Foi publicada no blog em 23 de abril de 2010. Na verdade, é apenas o início de uma crônica com uma ilustração a ela relacionada. Para ler o texto completo, o leitor precisa clicar num link que inseri na postagem. Ao fazê-lo acessa o Preblog, no qual publico meus textos mais antigos.

Essa crônica "Palanque" tem já uma longa história nas mídias eletrônica e impressa.
23/10/10 - Publicada no EntreMentes
11/12/09 - Publicada no Preblog
Agosto/1994 - Publicada no jornal "O Povo"
30/07/94 - Publicada no jornal "Diário do Nordeste"
Dezembro/1989 - Publicada no "JAMB"
15/07/89 - Publicada no "POVO CULTURA".

Uma prova de que, como diz o provérbio, o diabo esconde os chifres mas não esconde o rabo. Pois a tal crônica é do tempo em que a blogosfera não existia! E, assim como ela, há outros textos e imagens de EntreMentes que Olívio Sampaio pôs em seu enxovia cibernética. Precisam sair de lá.

A propósito

A ilustração acima, além de trazer a cópia de "Palanque" feita por ele (imagino o seu trabalho de copiar e colar), mostra uma foto de Olívio Sampaio. É como ele gosta de aparecer em seu blog, tendo ao fundo os equipamentos que utiliza para fazer o "back-up" de EntreMentes. O diacho é que ele não consegue se conter e sai logo publicando as minhas postagens - SEM FAZER AS CITAÇÕES DE FONTE E AUTOR!!!


domingo, 19 de dezembro de 2010

PUBLICIDADE. A beleza de um anúncio

O comercial natalino que mais me agradou



Quem já assistiu, admirou-se. Falo do comercial no qual o Bradesco explora o lado humano da sociedade. É belíssimo. “Uma vez mais lado a lado” tem tom documental e estética cinematográfica. São clientes, os protagonistas.

As filmagens foram feitas na estação Julio Prestes de trem, em São Paulo. E mostra o vai-e-vem de quem chega e mata saudades, reencontra-se com seus familiares.

A narração no final reforça: “O Bradesco deseja que em 2011 sua presença seja sentida e faça toda a diferença na sua vida e na de quem você gosta. Porque presença é estar lado a lado”.


Ficha técnica

Criação: Alexandre Gama, André Kirkélis e Carlos Schleder
Direção de criação: Márcio Ribas e Alexandre Gama
RTVC: Xanna Daguiar, Fernanda Crespo, Mariana Barbiellini, Tiago Cruz e Marcos Camurati
Planejamento: Eduardo Lorenzi e Gustavo Casas
Mídia: Giulilana Checkin, Fabiana Lia e Aline Castro
Atendimento: Regina Madeira, Sandra Karila e Arthur Taneli
Produtora do filme: Mixer
Direção de cena: João Caetano Feyer e Paschoal Samora
Direção de fotografia: Lito Mendes da Rocha
Montagem: Ivan Kanter Goldman
Finalização: Tribbo Post e Mixer
Produtora de som: Tentáculo
Aprovação pelo cliente: Jorge Nasser, Angela Pellicer e Daniela Ugayama

SUSANA VIEIRA. Atriz deixa à mostra o seio


Susana Vieira, de 68 anos, cantou ao vivo no 'Domingo do Faustão', e, ao sentar no colo do namorado, Sandro Pedroso, se descuidou e acabou deixando o seio à mostra, ao vivo em rede nacional.

Por conta disso, o nome 'Suzana Vieira' ficou no topo dos termos mais citados no Twitter. O mico da atriz alcançou o primeiro lugar no Brasil e o segundo na lista mundial.
(O Dia)

VIDEO. Natal de vozes num shopping

A surpresa do canto natalino num shopping canadense

O 'Domingo Espetacular' da Record mostrou o vídeo dos cantores que se uniram para festejar o Natal do Cristo em um shopping, promovendo uma surpreendente audição.

ARTIGO DA FOLHA. São todos "Tiriricas"

Artigo do Clóvis Rossi sobre os nossos políticos

O levantamento dessa excelente repórter que é Érica Fraga destroça o único suposto argumento para justificar o obsceno aumento para congressistas aprovado nesta semana. Ganhavam pouco, diziam.

Talvez até ganhassem, mas o aumento aprovado é tão desproporcional que passaram a ganhar mais do que congressistas de todos os países relevantes. Quinze por cento mais, por exemplo, do que nos Estados Unidos, que têm uma economia 12 vezes maior.

O "argumento" de que ganham pouco vem acompanhado de um raciocínio estapafúrdio, o de que, ganhando bem, não precisariam roubar. Se fosse verdade, o escroque-financista norte-americano Bernard Madoff não estaria preso.

A obscenidade fica ainda mais revoltante porque revela características indeléveis do ser brasileiro. Não por acaso, é no Brasil que se dá a maior diferença entre o salário do congressista e a renda média da população (20 vezes praticamente, contra 4,4 vezes na Argentina, para ficar apenas na vizinhança).

Ou seja, suas excelências fazem questão de reproduzir entre eles e os que deveriam representar a mesma distância que existe no conjunto do país, obscenamente desigual, por mais que o lulo-petismo se esforce para vender uma lenda, a da queda da desigualdade.

A velocidade supersônica com que aprovaram o autoaumento de cerca de R$ 10 mil contrasta brutalmente com as letárgicas discussões em torno de um reajuste de R$ 10 (e não de R$ 10 mil) para o salário mínimo.

Ainda bem que o Tiririca foi eleito. Ele não tem pudor em festejar a feliz coincidência entre sua primeira visita à Câmara dos Deputados e a aprovação do aumento. Pior: nem para dizer que nós é que somos os palhaços. Ninguém que aprovou o aumento usurpou o cargo. Foram todos eleitos pelos "tiriricas" cá de baixo. Bem feito.


Texto publicado hoje na Folha.

FOTOGRAFIA. Capa da Folha, esplendorosa

A modelo Kéiji Lemos no Guarujá


A foto de Debby Gram, parece uma pintura! Linda...

NATAL. Estamos há uma semana da festa

Para ler o texto integral clique AQUI

FACEBOOK. Mas com que cara eu vou?

Facebook aprimora as imagens dos usuários

A novidade para usuários do Facebook é que ele vai atualizar o seu sistema de fotos e reconhecimento facial. Com isso, A nova versão é capaz de reunir imagens semelhantes e sugerir nomes para as pessoas retratadas, caso elas já tenham sido "marcadas" em outros álbuns.

De acordo com o site, o objetivo é ajudar o usuário a compartilhar imagens e memórias com os seus contatos. “Enquanto as tags são uma ferramenta essencial para o compartilhamento de situações importantes, muitos usuários disseram que o processo de marcar foto por foto pode ser muito chato”, explica Justin Mitchell, engenheiro da rede.

O funcionamento do novo serviço é simples. Toda vez que o usuário cadastra uma foto, o sistema de reconhecimento faz uma comparação entre todas as imagens que ele já publicou. Caso encontre similaridade entre feições, o sistema deve exibir uma série de opções.

E para garantir que seu rosto seja marcado em todas as fotos, é possível desabilitar o recurso dentro da página de configurações de privacidade. As sugestões deixaram de aparecer, mas seus amigos ainda poderão adicionar as tags manualmente.