Translate

25 setembro 2010

Marketing. As capas de duas faces de jornais


No ANTENA PARANÓICA mostramos que a ideia da capa de duas faces do jornal Extra, de ontem, já teve antecedentes na imprensa. Nos EUA, às vésperas da eleição presidencial, o DeMorgan colocou duas faces do jornal com os dois candidatos que poderiam ganhar a eleição. Obama estava por cima. E provou que era o vitorioso.


E até o Correio Braziliense já chegou a utilizar esse tipo de recurso:


Jornais. Capas denunciam violência no trânsito


Vivemos a violência do trânsito. Uma tragédia que não se compara nem aos números das guerras. Neste sábado, um jornal uruguaio criou capa com lista de mortos em acidentes de trânsito, a primeira causa de morte entre pessoas de 25 a 35 anos.


No Brasil, estamos encerrando a Semana Nacional do Trânsito. E, por aqui, a onda de violência nas ruas e rodovias não é menor. Sinal de imprudência, o fator maior de toda essa tragédia que levou o Folha da Região a essa capa.

Briga. JB declara guerra a Rede Bandeirantes



E parece que o JB resolveu detonar a Rede Bandeirantes. Todo dia agora tem artigo denunciando crise na emissora de TV.

O que será que há por trás de tudo isso?

Vídeo. Globo divulga vídeo de Cid e Ciro


O Globo publica vídeo da viagem de Cid e Ciro à Nova York e que caiu na rede. Está na coluna da jornalista Adriana Vasconcelos.

Jornais. E 'O Povo.online' está de cara nova


Publicação. Diário do NE lança revista 'Gente'


O jornal Diário do Nordeste lançou ontem, durante a festa da Sereia de Ouro, a revista Gente, "publicação idealizada para ser um referencial no mercado editorial cearense a partir de seu conteúdo abrangente, que valoriza artes em geral, culinária, sociedade, economia, esportes, história, entre outras temáticas".

Errata. E a Folha.com 'matou' Romeu Tuma


Novela. O final de 'Escrito nas Estrelas'


O último capítulo da novela "Escrito nas Estrelas", da Globo, teve ontem 32 pontos de média, segundo a prévia do Ibope da Grande São Paulo. No horário, a Record marcou 7, a Band, 5, o SBT, 2, e a Rede TV! deu 1,5 ponto.

No final da trama de Elizabeth Jhin, Gilmar (Alexandre Nero) foi engolido por um tubarão. Com forte referência a "A Viagem" (1994), o espírito Daniel (Jayme Matarazzo) reencarnou no filho que Viviane (Nathália Dill) esperava de Ricardo (Humberto Martins).

(Coluna Zapping)

Boato. Estou vivo e agradeço aos amigos



Estava eu próximo a praia do Pacheco quando recebo ligações do jornal O Povo, da Marylenne (Rádio O Povo) e do Alan Neto, além de mensagens no celular, todos preocupados com uma informação de que eu havia morrido. Achei estranhíssimo e - como o iPhone estava descarregado, liguei para o Emílio Moreno me socorrer. E ele pôs os pingos nos íis tranquilizando todo mundo. Estou (bem) vivo. E se tivesse desencarnado (ainda assim) estaria também.



Na verdade, o Albuquerque que morreu foi o jurista José Albuquerque Rocha.

24 setembro 2010

TV. Tom Cavalcante sumiu da reprise do Viva


Ou é minha impressão ou estão cortando a participação do Tom Cavalcante na reprise do 'Sai de Baixo' que a TV Viva está mostrando todas as tardes?

Nos cinco últimos episódios, todos desta semana, o único sinal do personagem que ele fazia no humorístico é na abertura.

Blog. Campanha 'abra a porta para Adísia"


O GENTE DE MÍDIA e o Blog do Eliomar estão lançando um manifesto intitulado 'Abra a porta para Adísia". Ele surge depois que a jornalista e professora Adísia Sá contou ao microfone da Povo-CBN que um sonho seu nunca pode ser realizado. O de visitar a casa onde nasceu.

Há dois anos atrás, ela esteve em visita à cidade natal, Cariré, para receber uma homenagem concedida pela municipalidade. Manifestou na ocasião o desejo de rever a casa onde nasceu, na rua da estação ferroviária. Chegou até ir ao local, mas foi impedida pelos atuais moradores que não permitiram o acesso da 'baixinha' no imóvel.

"A dona-da-casa teve o despropósito de bater a porta na minha cara', queixou-se a professora hoje no programa que comandamos na rádio O Povo.

Interessados em reverter essa situação, eu e o Eliomar de Lima, estamos iniciando uma campanha entre os leitores: você é a favor que Cariré permita à professora rever a casa onde nasceu há 80 anos? Deixe sua opinião nos comentários.

Jornais. ''Extra' dá o troco às críticas de Lula


Dica do compadre Evilázio Bezerra

Jornais. O Povo e o portal darão repaginada


Novidades: O Povo vai ter um novo projeto gráfico. O portal, idem.

Quem me passou a dica foi o Eliomar de Lima, que é uma das pessoas mais bem informadas do jornalismo.

Cinema. Lula vai disputar o Oscar 2012























FONTE

Jornal. Um jeito criativo de manchetar


Imprensa. Estadão destaca autocensura


A e4ição de hoje do Estado de SP fala acerca da autocensura vivida pela imprensa mexicana em relação a abordagem do tráfico de drogas. Falei disso aqui em 'post' anterior.

Censura. O documentário proibido no Ceará


Um filme francês, realizado no Ceará pelo documentarista José Huerta, tem ganho intensa campanha em sua defesa, por parte de entidades ligadas ao meio ambiente e direitos humanos. O filme já rendeu oito ações judiciais, entre as quais uma por "crime", acompanhadas de pedido de indenização de 60 mil euros.

O filme chama-se "Une semaine in Parajuru"(Uma semana em Parajuru), realizado em 2008 no litoral cearense, mostra a expansão turística e seus efeitos perversos na pequena aldeia de Parajuru. Até a atriz alemã Hanna Schygulla< apareceu na TV irritada com os empreendimentos austríacos, que a seu ver “descaracterizam e desestabilizam a coesão de um vilarejo no Brasil”. Uma citação de O Povo.



Entre as acusações, estão alegadadas declarações difamatórias que não aparecem no documentário. Em agosto último aconteceu uma audiência na Justiça do Ceará, onde correm os processos, quando pescadores foram favoráveis ao cineasta.

O autor ganhou também a adesão da ONG Reporteros sin Fronteras , que chegou a solicitar à Justiça não cedesr a eventuais pressões, nomeadamente económicas, e que não validasse um pacto de censura.

O filme será exibido dia 20 de outubro em Rennes, na França; dia 4 de novembro em Toulouse e no dia 26 de novembro em Montpellier.


teaser "Une semaine à Parajuru"

Para adquirir o DVD do filme clique AQUI.

23 setembro 2010

Pesquisas. Há algo no ar, além dos aviões...


Cinema. 'Mães de Chco' tem pré-estreia


'Teaser' do filme "As Mães de Chico Xavier" vai ser mostrado pela primeira vez para a imprensa, em sessão especial dia 28, às 22 horas. Diretores e produtores vão conversar sobre o filme, além da assinatura do contrato de distribuição com a Paris Filmes, que é responsável por êxitoas como a trilogia 'Crepúsculo'.

No mesmo embalo do sucesso de “Chico Xavier”, do diretor Daniel Filho - mais de três milhões e quatrocentos mil expectadores na estreia e de “Nosso Lar”, megaprodução que já levou, até sua terceira semana de exibição, quase três milhões de pessoas aos cinemas -, a temática espírita/transcendental voltará às telas com o filme dos diretores Glauber Filho e Halder Gomes.

A produção é da Estação da Luz Filmes, co-produtora de “Chico Xavier” e realizadora de “Bezerra de Menezes – O Diário de um Espírito”, precursor do gênero no Brasil.
Serviço:

Entrevista Coletiva, assinatura de contrato de distribuição e exibição de teaser “As Mães de Chico Xavier”
Terça-feira (28/09), 10h
Livraria Cultura - Shopping Varanda Mall Endereço: Av. Dom Luís, 1010 - Meireles

Facebook sofre problemas já resolvidos.


E parece que a bruxa anda à solta no campo das redes sociais. Depois do caos criado esta semana pelo Twitter, agora há pouco, o Facebook sofreu uma queda. Mas pelo que me consta atingiu apenas alguns países.

Redes sociais. Twitter terá versão Analytics


E agora tomo conhecimento de que o Twitter oferecerá uma versão beta de um 'dashboard' de analíticas em tempo real, a um grupo limitado de usuários a cada final de ano.

A companhia de análises web, WebTrends, oferece em seu blog alguns detalhes (em inglês) sobre a nova ferramenta.

TV. Queima de maconha lombra repórter


Jornalismo. O combativo Hélio Fernandes


O jornalista Hélio Fernandes, mesmo impedido de publicar a versão impressa de seu Tribuna da Imprensa, continua combativo na edição online. Amanhã, ele está prometendo contar algo que nenhum outro órgão de imprensa jamais falou: conta de Lula em bancos da Suiça.
"NÃO DEIXE DE LER AMANHÃ:

O governo Lula tem 267 BILHÕES DE DÓLARES na Suíça, “recebe” 2 por cento ao ano, de juros. Diz que pagou a DÍVIDA EXTERNA”, não pagou. Despende, anualmente, 188 BILHÕES
de juros da INTERNA, e não revela juros da EXTERNA", anuncia.

TV Gabi 'de frente' com Rodrigo Santoro

Foto: Divulgação
E sabem quem vai ser o entrevistado de domingo da Gabi? Rodrigo Santoro. Ele vai estar no ‘De Frente com Gabi’, no SBT, às 23h.

Santoro fala de cinema no Brasil e em Hollywood. Revela que tinha preconceito com a TV e que está solteiro. Mas acrescenta: “Fico bem sozinho, mas não me entenda errado, gosto da companhia de pessoas”. Tem ídolos? “Paulo Autran e Robert De Niro”. Ele também falou sobre ser galã: “Ajuda e atrapalha. Tem o status, mas tem o preconceito”. E ainda conta que procura meditar diariamente 10 minutos para descansar a mente.

Conexão Repórter. Padres pedófilos, dois


O programa de Roberto Cabrini, "Conexão Repórter", exibe hoje um documentário sobre padres e pedofilia. Ao contrário do programa que tratou desse tema, o conteúdo de hoje é de produção da tevê inglesa.

Segundo Cabrini explicou à colunista Laura Matos, da Folha, "o objetivo é mostrar um material importante sobre um assunto que está quente no noticiário". O "Conexão" vai também mesclar reportagens do SBT.

TV. Globo vai reorganizar afiliadas na mídia


A informação é da coluna Outro Canal: "A Globo formará na internet, no celular e em outras novas mídias o mesmo esquema de rede de televisão que mantém com as suas emissoras afiliadas.

Esse modelo foi apresentado em um encontro entre acionistas de afiliadas e os da rede realizado ontem e anteontem na sede da Globo em São Paulo.

Segundo a Folha apurou, a emissora pretende adotar esse modelo em todas as negociações que envolvam a veiculação de seu conteúdo, inclusive na transmissão em ônibus, que já acontece em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Assim, as afiliadas poderão ter conteúdo regional, por exemplo, no portal da Globo na internet, no celular, iPad etc.. Com isso, têm a oportunidade de negociar também com anunciantes locais a publicidade nessas novas plataformas.
Com a perspectiva do aumento do faturamento, acionistas das afiliadas foram simpáticos à ideia.

Para a Globo, a vantagem desse sistema é padronizar a sua marca em outras mídias e contar com as afiliadas para ampliar a difusão de seu conteúdo para além do televisor convencional".

Política. Rede TV realiza debate hoje no CE


A Folha e a RedeTV! realizam hoje em Fortaleza, às 22h15, debate com os principais candidatos ao governo do Ceará -a transmissão pela TV será só para o Estado. O UOL, a Folha.com e o portal da emissora transmitem o evento pela internet.

Participarão do debate Cid Gomes (PSB), Lúcio Alcântara (PR), Marcos Cals (PSDB), Soraya Tupinambá (PSOL) e Marcelo Silva (PV).

Serão cinco blocos, com duas rodadas de confronto direto entre os candidatos e um bloco com perguntas de jornalistas. No primeiro bloco, os candidatos responderão à mesma pergunta, formulada pelo mediador. A última parte será dedicada às considerações finais dos candidatos.

(Folha de SP)

22 setembro 2010

Violência. Jornal pergunta o que deve publicar



A que ponto chegou a violência no México. Traficantes de drogas controlam posições importantes no país e determinam o que devem ou não se fazer. O jornal El Diario , da cidade de Juarez, chegou ao ponto de indagar aos cartéis o que deveria ser publicado.

Há 17 anos, quando deixei meu trabalho na redação de O Povo, onde atuava como repórter no Vida&Arte [ e muita gente achou que estava louco ], seguia uma orientação de uma amiga paranormal (séria e confiável) de que o mundo passaria por uma grande provação e a violência chegaria a um ponto tal que haveria campanhas em favor da pena de morte nas ruas.

Á princípio, recusei terminantemente o convite do saudoso Tancredo Carvalho, superintendente da Jangadeiro, para me transportar para fazer um programa policial. Cheguei até a aceitar o convite do coronel Ronald, da Roma Propaganda, para ser o apresentador de um show que ia estrear na TV Cidade junto a uma equipe que tinha só gente de peso.

Resumo da ópera: fui para o Barra. Alguém pensou que fosse fazer trampolim para política, o que não é meu caso. Nesse tempo, assisti a violência triplicar. E, atualmente, registramos pelas ruas de Fortaleza campanha de candidato defendendo a pena capital - no que é um erro.

Temo que nosso país venha sofrer a mexicanização, caso os políticos só pensem em si e não apliquem sua inteligência em favor de mudanças radicais no sistema, onde a crise na educação, na saúde e na seurança estimulam ainda mais violência.

Flagra.Imagens da visita de Dilma no CE


A foto da visita da candidata Dilma ao Ceará. Imagem foi enviada com exclusividade por um leitor do GENTE DE MÍDIA.



Equipe da Povo-CBN quem fura sobre Dilma


Quem ler hoje no jornal O Povo a informação sobre a visita surpresa da candidata Dilma Rousseff à Fortaleza, não tem ideia de que foi a equipe de produção da rádio Povo-CBN quem revelou a história. Nem os aliados da candidata sabiam da presença dela em nossa capital.

Antenados, como sempre, os produtores [ Letícia Lopes, Gustavo Vieira e Meryllenne Freitas ] da 'rádio que toca notícia' deram, uma vez mais, provas de que trabalho sério rende efeitos produtivos.