Translate

terça-feira, 1 de outubro de 2024

SHOW Rogérios (Franco e Rodger) para público selecionado

Texto de Dalwton Moura

 Rodger Rogério e Rogério Franco fazem nesta quinta, 3/10, às 19h, show intimista no Estúdio Estação Fronteira, em experiência diferenciada. Participação de Nonato Luiz e Dalwton Moura. Ingressos no Sympla. Apenas 25 lugares



Mestre da geração que se tornaria conhecida por "Pessoal do Ceará" ao abrir espaços na indústria fonográfica nacional no início dos anos 70, Rodger Rogério, cantor, compos/itor, violonista, destaque como ator nos filmes "Bacurau", "Greta" e "Pacarrete", e Rogério Franco, compositor de centenas de canções, cantor, violonista, produtor e diretor musical, fazem show intimista, em uma experiência diferenciada, nesta quinta-feira, 3 de outubro, às 19h, no Estúdio Estação Fronteira (Av. Heráclito Graça, 144, 1o. andar, Centro de Fortaleza).


A dupla recebe como convidados o mestre do violão, das composições e dos arranjos Nonato Luiz e o compositor, cantor e produtor cultural Dalwton Moura. 

A noite marca a apresentação do Estúdio Estação Fronteira, batizado com o nome de uma das composições emblemáticas de Rogério Franco, título de seu primeiro disco. O estúdio é de propriedade de Rogério e dos colegas compositores Johnson Soárez, João Pirambu e Alan Mendonça, que também estarão presentes nesta noite de estreia do espaço para a realização de eventos musicais intimistas. 

O evento também celebra o lançamento do single "O que virá", música de Rogério Franco e Dalwton Moura, gravada pela cantora hondurenha radicada no Brasil Indiana Nomma, com o violão de Nonato Luiz, que estará presente para interpretar a canção ao lado de Rogério Franco. Indiana, hoje radicada em São Paulo, gravou a faixa em visita a Fortaleza, em 2023, no estúdio Som do Mar, de Anfrísio Rocha, na Praia de Iracema.

Outro diferencial é o fato de o público ser recebido em um estúdio, em uma experiência diferenciada e intimista, e poder conhecer como se dá a realização de ensaios e gravações, em um ambiente tecnicamente preparado para o fazer musical. O Estúdio Estação Fronteira tem recebido ensaios de mestres como Rodger Rogério, Ednardo, Fausto Nilo, entre inúmeros outros artistas. 

Agora o estúdio entra em uma nova fase, com a realização de eventos, shows em formato intimista, gravações de podcasts e vídeos com depoimentos de artistas cearenses e outros que estejam de passagem por Fortaleza, em um trabalho de reflexão e de geração de registros históricos da nossa música e para a nossa música, conforme destaca Rogério Franco.

"Queremos convidar as pessoas a conhecer o estúdio, a vivenciar essa experiência absolutamente especial, de um show bem intimista, com poucos lugares e no espaço diferenciado que é o estúdio. É uma chance de poder ouvir o Rodger bem de perto, desfrutar também a presença de convidados como Nonato Luiz, e para muitos que nunca estiveram em um estúdio de ensaios ou gravações é também uma chance de poder conhecer melhor esse espaço tão importante para a música acontecer", ressalta Rogério Franco.

"Nossa cena musical pede muito mais visibilidade, respeito, impulsionamento, espaços, condições... Mais atenção. O Estúdio Estação Fronteira vem para contribuir com uma mudança de mentalidades para uma mudança de realidade. É um projeto de quatro compositores reunidos, com o apoio de outros artistas e produtores, em busca de contribuir para chamar atenção para a nossa cena, para os potenciais que poderiam ser muito mais realizados, para a necessidade de termos mais encontros musicais, mais registros, depoimentos, gravações, especialmente de artistas que têm maior trajetória, que estão acima de 60, 70, 80 anos. Ao mesmo tempo em que o estúdio também vem contribuindo para artistas jovens, sendo um espaço de ensaios, encontros e, agora, também para shows intimistas, podcasts, entrevistas e outras ideias", enfatiza o compositor e coordenador dos trabalhos do estúdio, ao lado de Genilda Azevedo. 

"Queremos convidar o público que acompanha e ama a música do Ceará para a estreia especial na quinta-feira, 3 de outubro. Vale garantir lugar, porque, pelas próprias características do espaço do estúdio e do formato do projeto, os lugares são bem limitados", ressalta Rogério Franco. São apenas 25 ingressos à venda no Sympla. Com alguns lugares reservados para os sócios do estúdio, parceiros próximos, equipe técnica e convidados.

Rodger Rogério começou as comemorações de seus 80 anos com shows em janeiro no Cineteatro São Luiz, em Fortaleza, e em fevereiro no Festival Jazz & Blues, em Guaramiranga, como homenageado especial do evento. Em agosto deste ano realizou shows especiais marcando o aniversário no Crato e em Juazeiro do Norte, a convite do Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri. Também neste ano se apresentou no CCBNB Fortaleza, lançando o livro-disco "Cinema Carruagem", em parceria com Rogério Franco e Alan Mendonça, interpretando músicas deles. O livro também traz uma entrevista com Rodger, feita por Rogério, Alan e Dalwton Moura. E foi premiado como melhor ator coadjuvante no referencial Festival de Cinema de Gramado-RS.

Em 2023 Rodger lançou, em parceria com o cantor e compositor cearense Vitoriano, o álbum "Instante Zero ou O Primeiro Sinal Luminoso", incluindo inéditas em parceria entre os dois. 

Em 2022 lançou o especial audiovisual "Chão Sagrado Revivido", regravando a íntegra do repertório do álbum que em 1975 dividiu com a cantora Téti. E há cinco anos, no Cineteatro São Luiz, Rodger comemorou 75 anos lançado o EP "Velho Menino", em parceria com Dalwton Moura, incluindo o clipe da canção "As deusas d´Iracema". 

Atualmente, o mestre também está gravando canções com seu filho, Pedro Rogério, professor do Curso de Música da UFC, e se dedicando à pré-produção de um disco de inéditas de sua autoria e de diversos parceiros, incluindo três canções compostas com Belchior. Uma delas será mostrada em primeira mão nos shows no Crato e em Juazeiro do Norte, respectivamente, nos dias 8 e 9 de agosto. 

"Com toda a sua vontade de viver, Rodger nos dá mais uma lição de que vale a pena se dedicar à arte", destaca Pedro Rogério, sobre este momento de expectativa para o show e para a abertura do ano inteiro de comemorações. 

"Eu comecei a celebrar os 80 anos em janeiro. E continuo a celebrar durante o ano todo, até os 81", ressalta Rodger, que costuma dizer que não tem carreira, e sim uma caminhada. 


80 anos e muitas comemorações  


Entre outras ações pretendidas para a comemoração de 80 anos de Rodger está a sequência do lançamento dos singles que fazem parte do álbum que o cantor, compositor, multi-instrumentista e multi-artista cearense Gustavo Portela gravou, todo dedicado a releituras de lados B e inéditas de Rodger, incluindo clipes de diversas faixas. 

Há ainda planos para novas apresentações do show "Futuro e Memória - Grandes Nomes da Música do Ceará", projeto de Rogério Franco e Dalwton Moura com dois discos lançados e um espetáculo em que Rodger sobe ao palco com Téti, Edmar Gonçalves, Davi Duarte, Kátia Freitas, Calé Alencar, Gilmar Nunes, Theresa Rachel, entre outros.

Nenhum comentário: