Translate

sexta-feira, 13 de setembro de 2024

DANÇA DAS CADEIRAS. Boninho ganha bilhete azul da Globo

 



TV. Em um ano, esporte da TVC gerou 1,8 milhão de acessos

 


quinta-feira, 12 de setembro de 2024

CHARGES. Planeta tenta se equilibriar segundo Quinho

 

PODCAST. O das Cunhãs se classifica com um dos melhores

Nesse Brasil de mãe preta e pai João, os podcasts ganharam interesse de um público mais seletivo e se expandiram rapidamente. No Ceará, o PC "As Cunhãs" se notabilizou pela criatividade, irreverência, humor e qualidade da informação. Elas dão de dez nos demais e deixam a reboque todos aqueles que prentendem fazer história nesse modelo, resgatando um pouco o jeito popular do fazer rádio, agora com a repaginada da força digital.  

 

terça-feira, 10 de setembro de 2024

O QUE HÁ PRA LER. Globo registra pior audiência do ano

 A Globo registrou a pior audiência de 2024 no último sábado (7). A novela Cabocla bateu o recorde negativo histórico da Edição Especial e a reprise do último capítulo do remake de Renascer teve o pior desempenho do folhetim.


Segundo dados da Kantar Ibope, a média da emissora em 24 horas foi de apenas 8,8 pontos na Grande São Paulo. Antes, o pior índice tinha sido 9,0 pontos – em 9 de junho e 11 de fevereiro.

Em sua segunda semana de exibição, Cabocla registrou apenas 8,3 pontos, assumindo o posto de recorde negativo da Edição Especial, criada em 2021. Já a reprise do final de Renascer cravou só 18 pontos, menos até do que a novela das sete, Família É Tudo, que marcou 18,2 pontos.

ORIGINAL

TV. A Globo tenta reabilitar o seu horário nobre de novelas

 

A Globo não atravessa uma boa fase em termos de novelas. Vivendo particularmente de  que foram sucesso no passado, como a recém concluída Renascer, a criação na área de temática urbana tendo deixado a desejar, como bem mostra "Família é Tudo". 

Caiu o número de público que assistia novelas, até mesmo porque há uma demanda para as redes sociais e novelistas de respeito andam criticando a falta de criatividade nos folhetins de temática urbana. 

Com a estreia ontem de "Mania de Você", a emissora busca reabilitar o seu horário nobre e reencontrar roteiros que absorvam público como no passado. 

segunda-feira, 9 de setembro de 2024

HUMOR entra na disputa e partido pede remoção da peça

A campanha política à Prefeitura de Fortaleza está pegando fogo e passou a usar o humor cearense para tirar partido - nos dois sentidos, diga-se de passagem. Uma paródia das "Garras da Patrulha" chegou as mídias digitais de um dos candidatos,  fazendo pilhéria com seus dois mais fortes concorrentes. Um dos candidatos não gostou e acionou a Justiça para que seja removida a propaganda. 

"Em um dos trechos do diálogo, por exemplo, o boneco representando Fernandes chega a chamar o boneco de Wagner de “candidato profissional”. Para a defesa do União Brasil, conteúdo é "injurioso" e tem como objetivo "degradar a imagem" do candidato", cita a coluna Vertical de O Povo. 

O uso de bonecos na propaganda eleitoral não é novidade no Ceará. No passado, o sucessor de Juracy Magalhães, Antonio Cambraia, foi alvo desse tipo de ação feito pela concorrencia do PDT.

domingo, 8 de setembro de 2024

TV. Seriado do Chaves volta após 4 anos, menos no Brasil


Chaves e Chapolin estão fora do ar na TV brasileira - e mundial - desde agosto de 2020, ocasião em que os detentores dos direitos de transmissão do seriado acabaram não chegando a um acordo por direitos de transmissão. Ontem, o canal Unimás, dos Estados Unidos, anunciou que vai voltar a exibir as atrações.

Chaves volta ao ar pela emissora a partir de 23 de setembro, enquanto Chapolin faz sua reestreia no dia seguinte. Além da televisão, os programas também estarão disponíveis no país pelo streaming ViX.

Ainda não há confirmação ou expectativa sobre o retorno das atrações à TV ou ao streaming no Brasil, mas a retomada da exibição por uma rede é um indício de uma possível chegada a novos acordos pelos direitos de exibição no restante do mundo.

Criado pelo mexicano Roberto Gómez Bolaños em 1972, Chaves fez sucesso no Brasil a partir de 1984, quando passou a ser transmitido pelo SBT. Na década de 2010, o programa também chegou à TV paga, onde foi exibido em canais como Cartoon Network, TBS e Multishow.

Em 2020, os programas saíram do ar por conta de divergências entre a Televisa, emissora que produziu as atrações, e a família de Bolaños.

Informe MEIA HORA

sexta-feira, 6 de setembro de 2024

SAÚDE precária deixa Augusto Bonequeiro hospitalizado

NOMES. Mundo registra a morte do brasileiro Sérgio Mendes

ORIGINAL

REPORTAGEM. Deutsche Welle analisa "homicídios ocultos"


A imprensa alemã - leia-se Deutsche Welle - analisa dados do Atlas da Violência do Brasil e aprofunda um ponto interessante ligado aos "homicídios ocultos". Seriam mais de 51 mil que deixaram de ser registrados desde 2012 nos sistemas do Ministério da Saúde, segundo Atlas da Violência. Pesquisadores apontam que omissões levam estados a mascarar taxas de violência. A reportagem é de Alice de Souza e Gustavo Queiroz, publicada por Deutsche Welle, ontem. 


Se os homicídios ocultos de 2022 fossem somados às estatísticas oficiais, por exemplo, o estado do Ceará saltaria cinco posições no ranking. 

A falta da informação atestada pelo médico-legista exclui pessoas como Damião das estatísticas oficiais de homicídios no Brasil e o coloca em uma outra que só cresce, a de Morte Violenta por Causa Indeterminada (MVCI), que contempla os chamados "homicídios ocultos".

COMPORTAMENTO. A moda nem sempre é de ideia nova

 




BLOG. As postagens mais acessadas no GENTE DE MÍDIA


 

quinta-feira, 5 de setembro de 2024

ELEIÇÕES. "Nostradamus" diz quem será o próximo vencedor

 

 Allan Lichtman, professor da American University que previu corretamente o vencedor de nove das últimas 10 eleições presidenciais (incluindo a de Donald Trump em 2016), deu seu veredito final nesta quinta-feira (5/9) sobre a corrida de 2024.

Em vídeo postado pelo "New York Times", o "Nostradamus das eleições" previu que a vice-presidente Kamala Harris derrotaria o ex-presidente Trump em 5 de novembro e manteria a Casa Branca nas mãos dos democratas.

Lichtman se tornou uma figura renomada — e controversa — a cada quatro anos ao implantar suas chamadas "Chaves para a Casa Branca", um conjunto analítico com 13 categorias para avaliar as perspectivas de cada candidato dos dois partidos majoritários.

De acordo com o professor, Kamala tem vantagem em oito "chaves", enquanto Trump se põe à frente tem três, embora Lichtman tenha enfatizado no vídeo desta quinta-feira que "o resultado depende de você. Então saia e vote".

quarta-feira, 4 de setembro de 2024

CURIOSIDADADE. Brasileiro já nasce formado em marketing


BLOG. Um blog bem informado vale por um bom jornal

X DA QUESTÃO. Alguém me diga para onde foram "As Cunhãs"

 


TV. Dança das cadeiras vai provocar mudanças na Globo

 O crítico de televisão Guilherme Beraldo foi quem cantou a pedra: o Grupo Globo promoverá a maior dança das cadeiras do jornalismo nos 60 anos de sua existência. Ricardo Villela atual diretor-geral de jornalismo da TV Globo, cargo que assumiu em janeiro de 2024 promete ”sacudir” a GloboNews e até o GNT que terá mudanças significativas em sua linha editorial, claro, sem esquecer da ”matriz” onde as mudanças serão maiores.Ricardo substituiu Ali Kamel, que ocupou o cargo desde 2012.

E nas redes sociais já começam a se noticiar o foco das mudanças. Nilson Klava no Conexão, a Lima no Edição das 18, Natuza Nery em um programa de entrevistas, César Tralli no JN, Andrea Sadi e Cosme devem ir para o JH, Ana Paula deve ir para o J10.


terça-feira, 3 de setembro de 2024

JORNALISTA Roberto Maciel vê a falência do debate político


O esgotamento do modelo dos debates políticos ganha do jornalista Roberto Maciel uma excelente reflexão - O modelo dos debates na TV faliu miseravelmente; quem vai propor novos formatos?” -, tanto para quem promove quanto para os que se oportunizam do espaço para troca de ataques e baixarias. No portal Investe.com o jornalista diagnostica essa realidade em artigo que merece ser lido por quem atua no mercado e pelo público a quem ele é dirigido. 

"O despencar de audiência, a incapacidade de conter o oportunismo, a mentira e a leviandade, a apatia em lugar de estímulo à apresentação de propostas e a mais completa incompetência para engajar o público compõem a soma de situações que, neste ano, volta a estrangular os debates entre candidatos a cargos majoritários nas emissoras de televisão.

O que deveria ser confronto de ideias foi posto novamente num beco sem saída. Tornou-se um mundo-cão sem limites, sem ética, sem verdade e sem-vergonha. Uma espécie de “espreme que sai sangue”. É a chacina da política. Quem perde tempo assistindo a troca de xingamentos é quem perde. E as cenas dos próximos capítulos?

Não se pode dizer que a finalidade dos programas é inútil. Nem de longe. O que há agora é o esgotamento do modelo. O diagnóstico é esse. É necessário que se disponham de novos modos, novas regras, caminhos diferentes para que se exponham planos, haja questionamentos e que os candidatos tratem com os eleitores de maneira transparente, adulta, com a compostura que o momento exige.

A grande estrela dos debates, no modelo atual, tem sido um sujeito já processado e condenado por fraude contra idosos no sistema bancário. Chama-se Pablo Marçal, candidato a prefeito pelo PRTB – partido que, segundo os adversários, foi tomado por interesses nada republicanos. Não só. Ele tem agora as redes sociais vetadas pela Justiça Eleitoral por manipular, pagando por isso, audiências. Marçal é, ou foi, bolsonarista convicto.

O que Pablo Marçal tem dito e feito dentro e fora dos debates em São Paulo é motivo de sobra para que já tivesse saído das emissoras num camburão da Polícia. Há uma fileiras de delitos cometidos. De injúria e difamação a confissão de crimes. Mas note-se: Marçal está desempenhando papel de destaque no assalto à democracia que começou em 2018 e obteve força incomum em 8 de janeiro de 2023."

*Roberto Maciel, Jornalista e empreendedor cultural.

X DA QUESTÃO. Não consegui acessar o bom Mídia Cearense

Com o bloqueio do X (antigo Twitter) perdemos alguns acessos. O 'Mídia Cearense" é um deles. Lamentável. Para evitar o prejuízo maior, aguarda-se a retomada das postagens no Facebook, ou então resgatar o antigo endereço da plataforma Medium, versão expandida do perfil oriundo do Twitter e Facebook.

Mídia Cearense

Mídia Cearense

Versão expandida do perfil oriundo do Twitter. Instagram e Facebook: @midiacearense.

BLOG DA DANIELA. "Prefeitura municipal" é redundante?


CAUSA DÚVIDA O TERMO "PREFEITURA MUNICIPAL". É redundante? Vale lembrar: redundância é um vício de linguagem caracterizado pela repetição desnecessária dos termos. São exemplos: "repetir de novo" (repetir já é dizer de novo), "protagonista principal" (o protagonista já é o personagem principal), "adiar para depois" (adiar só pode ser para depois) além dos clássicos "subir pra cima", "entrar pra dentro" etc. Assim, há gramáticos que sugerem evitar o uso de "prefeitura municipal". Afinal, prefeitura já é do Município. E há gramáticos que defendem o "prefeitura municipal", pelo uso já consagrado da expressão no dia a dia. Como não há um consenso ainda, indico sempre evitar esse uso específico em redações em geral. Use o "Prefeitura da cidade tal" e "prefeito da cidade tal".  (Daniela Nogueira/O Povo)

segunda-feira, 2 de setembro de 2024

JORNALISMO. Focus muda o estilo e revoluciona no Ceará


O
jornalismo do site Focus mudou. E achei interessante. Revolucionário. Deu nova forma ao trato da notícia. Deixa-o mais claro ao leitor, quando trata de partamentalizar os assuntos, em relação ao fato, contexto e relevância. 

É novidade para o Brasil já que copia o estilo "smart brevity" ou seja a "brevidade inteligente", desenvolvido pelo jornalismo dos EUA. Repito: permite ao leitor a compreensão de um fato na sua dissecação mais abrangente. 

É o próprio editor, o jornalista Fábio Campos, que se encarrega na edição de hoje em explicar a mudança. 

Características do modelo do Focus Poder

  1. Brevidade e clareza: As matérias são curtas e objetivas, evitando longos parágrafos e complexidades desnecessárias. O foco é informar rapidamente sem sacrificar a precisão. As matérias são desenhadas para serem rápidas de ler. Parágrafos curtos e frases diretas eliminam rodeios e mantêm o foco na essência da notícia.
  2. Estrutura segmentada:
    • Título impactante: Atrai a atenção do leitor e dá uma ideia clara do conteúdo da matéria.
    • Lide direto: A primeira frase ou parágrafo apresenta o essencial da notícia. O lide responde rapidamente às perguntas fundamentais do jornalismo: quemo quêquandoondecomo e por que. Nem sempre todas essas perguntas precisam ser respondidas, mas as mais relevantes para a notícia devem estar presentes.
    • Bullet points: Os pontos principais da notícia são frequentemente organizados em listas com marcadores, o que facilita a leitura e destaca as informações mais importantes.
    • Subtítulos curtos: Pequenas seções, muitas vezes em negrito, destacam diferentes aspectos da notícia (“Por que importa”, “O que está acontecendo”, “Entre aspas”, etc.).
  3. Uso de links e multimídia: Integra links internos e externos para aprofundamento e utiliza elementos visuais (imagens, gráficos, infográficos) para complementar a informação.
  4. Contextualização e análise: Oferece contexto ou análises curtas que ajudam o leitor a entender a relevância da notícia, mesmo que ele não esteja familiarizado com o tema.
  5. Tons conversacional e informal: A linguagem é acessível, evitando jargões e priorizando uma comunicação direta.

Com isso, a gente pega uma notícia do site sobre Saúde e acompanha a forma com que o fato é descrito nesse novo modelo: 

Contexto rápido: Nísia Trindade, Ministra da Saúde, afirmou que não há condições de eliminar a dengue no Brasil, doença presente há 40 anos no país, e que o foco do governo é reduzir o número de casos e o impacto da doença.

O que ela disse: Durante evento do Grupo de Trabalho Saúde no G20, em Natal (RN), Trindade declarou que a dengue “ampliou muito a escala” nos últimos anos e que a prioridade do novo plano nacional é controlar a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

• Tecnologia em foco: O plano usará a tecnologia Wolbachia, que libera mosquitos infectados por uma bactéria que impede o desenvolvimento do vírus.
• Aumento de casos: Em 2023, houve um aumento exponencial de casos devido a fatores como urbanização, mudanças climáticas e cuidados inadequados.

O que mais: A ministra destacou a vacina contra a dengue do Instituto Butantan como “grande aposta” do governo Lula, embora campanhas de vacinação em massa não sejam viáveis a curto prazo, pois o imunizante ainda está em fase de testes.

• Vacinação atual: A primeira vacina contra a dengue foi incorporada ao SUS em janeiro de 2024, destinada a crianças de 10 a 14 anos.
• Desafios logísticos: A escassez de doses para uma campanha mais ampla em 2025 não é exclusiva do SUS, mas um reflexo de uma falta generalizada de imunizantes.

Por que importa: A dengue continua sendo um grande desafio para o sistema de saúde do Brasil, exigindo esforços coordenados entre o governo federal, estados e municípios para melhorar o enfrentamento da doença.

F-1. Apesar da crise, a Band vai continuar com a corrida


Deu na Folha: O locutor Sérgio Maurício bancou que a Fórmula 1 vai continuar na Band em 2025. O anúncio, feito durante a narração ao vivo do GP da Itália, em Monza, no domingo (1), afasta os rumores que emissora irá perder os direitos de transmissão da principal categoria de automobilismo. Ele destacou que o contrato é válido até o fim de 2025 e a empresa pretende manter o vínculo, apesar de uma crise nos bastidores.

Maurício então comentou: "A Fórmula 1 não para nunca aqui no grupo Bandeirantes, e estaremos juntos durante essa temporada. A próxima temporada até Abu Dhabi. Estaremos juntinhos aqui na Band com a melhor transmissão da F1, aqui no grupo Bandeirantes".

A Band transmite a F1 desde 2021 em uma parceria com a Liberty Media. As duas empresas dividem, de forma igualitária, os valores pagos por patrocinadores, mas a emissora paulista tem tido problemas para realizar pagamentos. Segundo o jornalista Flávio Ricco, uma casa de apostas comprou uma cota de patrocínio de R$ 20 milhões, mas não pagou O problema virou um processo na Justiça.

RÁDIO. Giro das emissoras do CE com mais acessos digitais

De acordo com o site Rádios.com, esse é o resultado do mês de agosto das 10 primeiras emissoras AM/FM com mais acesssadas segundo dados da própria plataforma. 

  

Rádio Verdes Mares 92.5 Fortaleza / CE

Rádio 93 FM Fortaleza / CE

Rádio Jangadeiro 88.9 FM Fortaleza / CE

Rádio Ministério Canaã 93.5 FM Fortaleza / CE

Rádio Vale 99.9 FM Juazeiro do Norte / CE

Rádio Poty 100.5 FM Crateús / CE

Rádio FM Dom Bosco 96.1 Fortaleza / CE

Rádio Liderança 94.3 FM Fortaleza / CE

Rádio 89 FM Fortaleza / CE

10º Rádio Cidade 99.1 FM Fortaleza / CE


domingo, 1 de setembro de 2024

POR ONDE ANDA? Ex-repórter da Jang é psicólogo na Irlanda

Semana passada tive o prazer de receber zap de Ronaldo Costa, ex-repórter integrante do telejornalismo da Jangadeiro e que, atualmente, mora em Dublin, na Irlanda e atua como Psicólogo. Saudações a esse profissional que sempre se destacou no seu fazer jornalístico.