Um profissional da imprensa integrado às discussões ambientais e à defesa dos povos originais, André Trigueiro (GloboNews) é um ativista de primeira hora e uma dessas vozes atuantes na mídia em seu exercício profissional. Hoje, ele discorre em seu perfil do Instagram sobre essa decisão do Congresso a respeito do Marco Temporal, numa decisão equivocada proposta pela maioria dos congressistas em Brasília.
"O Congresso que ressuscitou ontem a excrescência do Marco Temporal (apesar do posicionamento contrário do STF por 9x2 e do veto do presidente da República) atropelou direitos fundamentais da Constituição de 88 em favor dos povos originais. O texto que será promulgado promove a insegurança jurídica, eleva a tensão sobre as comunidades indígenas, abre caminho para desmatamento e garimpo em áreas onde hoje isso não é possível, entre outros impactos importantes. Menos verde, menos nascentes protegidas, menos ar puro, mais emissões de gases estufa.
É triste testemunhar tamanha violência institucional contra os povos remanescentes. Mais de cinco séculos de flagelos, genocídios e perseguições não foram suficientes para percebermos nosso imenso débito com nossos irmãos brasileiros, os primeiros habitantes desta terra.
Nem a Carta Magna - claríssima em seus postulados - foi capaz de blindar os direitos deles permanecerem em suas terras, com suas culturas e modos de existir. Se questionado, o STF haverá de declarar o projeto inconstitucional. Mas o parlamento brasileiro, movido por outros interesses, não percebeu nada disso."
Nenhum comentário:
Postar um comentário