Alguns leitores do GENTE DE MÍDIA nos indagam sobre a maneira correta da gesticulação quando se transmite alguma informação. Fui pesquisar num trabalho da professora Lívia Carvalho Dias Bello, especialista em Comunicação Corporativa e ela considera que a postura de quem fala - seja como palestrante, âncora de tv ou um professor em sala de aula - contribui muito para um melhor entendimento das informações transmitidas.
Imagem do Clube da Fala |
"Quando utilizada de maneira correta, a gesticulação contribui para um melhor entendimento das informações transmitidas. Na hora de fazer uma apresentação importante, as mãos, os olhos, a postura e toda a expressão corporal devem acompanhar seu raciocínio de forma harmônica. Cada atitude possui um papel complementar à mensagem, que terá sucesso ou fracasso, dependendo de como é emitida.Existem treinos e técnicas que podem contribuir na hora de gesticularmos bem em apresentações. Conhecer as técnicas não significa repeti-las mecanicamente, mas passar a gesticular com naturalidade. Além disso, a individualidade de cada um também se manifesta em como sua linguagem corporal se expressa, pois movimentos específicos são desenvolvidos ao decorrer da vida. É a partir da união entre os gestos que pertencem a você e às técnicas de oratória que percebe-se uma comunicação espontânea e real".
[...] ;Deixe as mãos livres
"Há quem goste de segurar um papel nas mãos com os itens que abordará. No entanto, isso faz com que seu olhar fique preso nas anotações e se desvie do público. Se for muito necessário lembrar de alguns pontos, crie um roteiro com palavras-chave e letras grandes para deixá-lo em algum local onde possa recorrer a ele. A dica serve para evitar ter qualquer objeto nas mãos, seja caneta, papel, copo, entre outros. Assim, suas mãos poderão se expressar da melhor maneira.
Outras dicas AQUI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário