Translate

terça-feira, 28 de março de 2023

CINEMA. Projeto queria os Beatles para "Senhor dos Anéis"


 O que tem a ver os Beatles com "O Senhor dos Anéis"? Se você estranhou, fique sabendo que John, Paul George e Ringo quase protagonizaram uma adaptação desse sucesso literário no cinema. O projeto só não foi adiante porque acabou sendo engavetado. O excelente site "Memórias Cinematográficas" contou tudo, inclusive que o diretor do filme seria Stanley Kubrick, de "2001 - Uma Odisséia no Espaço". 


 
"A preciosa ideia surgiu em 1968, quando o produtor Denis O'Dell fez Um Beatle no Paraíso (1968), uma comédia estrelada por Peter Sellers e Ringo Starr. O'Dell ficou empolgado em trabalhar com o baterista da banda, e decidiu produzir um filme com todos os integrantes.

Ele então decidiu que iria fazer uma adaptação do livro O Senhor dos Anéis, escrito por J. R. R. Tolkien, em 1954. Ele elaborou um roteiro, e enviou para os Beatles, que na época estavam em um retiro espiritual na Índia.

Ringo nunca leu o roteiro recebido, mas os outros três integrantes ficaram empolgados com o projeto, um épico de fantasia, muito diferente dos filmes em que eles haviam atuado. Paul daria vida a Frodo e Ringo seria Sam, o hobbit fiel. George Harrison interpretaria o mago Gandalf, enquanto John interpretaria o Gollum.


 

Para dirigir o ambicioso projeto o diretor Stanley Kubrick foi sondado, o que nos deixa ainda mais intrigado para saber como ficaria este filme. Porém, um grande balde de água fria logo enterrou o projeto.

Tolkien, que ainda estava vivo na época, se recusou a vender os direitos da obra, porque havia detestado a ideia de ver cantores pop dando vida a seus personagens. Dois anos depois, em 1970, os Beatles se separaram.

Nenhum comentário: