Translate

segunda-feira, 26 de outubro de 2020

LEITURAS. Artigo lista obsessões de RC com suas músicas

Roberto Carlos tem um férreo domínio de suas músicas. Dificilmente você vai encontrar alguma catalogada nos 'playlists' da Internet. O uso de alguma por algum cantor depende da aprovação ou não do cantor. Até mesmo homenagens que colegas fazem ao cantor/compositor podem ser alvo de proibição, como diz o excelente
artigo de Leonardo Lichote, no El Pais.

Como aconteceu a Nando Reis - segundo leio no El Pais- que gravou um vinil em homenagem ao rei, mas só depois recebeu o veto do autor para algumas faixas. 

Na faixa "Nossa Senhora", por ser ateu, ao invés de cantar os versos de “Nossa Senhora/ Me dê a mão/ Cuida do meu coração”, Nando apenas cantou as notas: “Nanananana / Nananana/ Nanananananana”. O rei não gostou, por isso a versão no vinil foi cancelada. Em seu lugar "Como vai você" (de Antonio e Mário Marcos). 

A matéria do jornalista Leonardo Lichote lista ainda uma fala de Jorge Mautner na gravação "A Guerra dos Meninos", que foi retirada com texto do Evangelho de Lucas.  

Por convicções religiosas ou consequência de TOC, escreveu Leonardo Lichote, de El País, Roberto recusou-se a gravar uma música do Gil "Se eu quiser falar com Deus" e, assim não veste preto ou marrom, Roberto foge da sua originalíssima "Quero que vá tudo pro inferno". 

Para descobrir outros pormenores da carreira do rei e a lista de controle que ele exerce sobre sua obra, só indo ler o artigo do El País, na íntegra. Muito bom, diga-se de passagem.

Nenhum comentário: