Translate

quarta-feira, 26 de junho de 2019

FOTOGRAFIA. A imagem do pai e filha em busca de futuro

Uma imagem chocou o mundo hoje. O do pai Oscar Alberto Martínez Ramirez e sua filha de 23 meses, Valeria, na água do Rio Grande, na fronteira do México com o Texas, tragados pela correnteza quando tentavam atravessar a fronteira. 

Julia Le Duc, repórter do diário mexicano La Jornada e autora das imagens, conta ao The Guardian  o que aconteceu. No domingo, uma mulher chamada Tania Vanessa Ávalos soltou gritos desesperados, alegando que a Polícia tinha tirado a filha. Chegando de ônibus do sul do México na fronteira, ela e sua família tentaram fazer um pedido de asilo, mas os serviços de imigração dos EUA foram fechados pelo fim de semana e a espera foi longa. 

"Há alguns meses, havia cerca de 1800 pessoas esperando por uma entrevista para um pedido de asilo em Matamoros. Hoje, existem apenas 300, mas existem apenas três vagas por semana ", diz Julia Le Duc.

Foi então que o pai, Óscar Alberto Martínez Ramírez, decidiu atravessar o rio. "Ele foi primeiro com a menina e deixou-a do lado americano. Então ele voltou para procurar sua esposa, mas sua filha o seguiu avançando na água. Quando ele tentou salvá-la, a corrente prevaleceu. "
O Rio Bravo não é muito profundo, mas as correntes e redemoinhos são fortes, observa ela.

Nenhum comentário: