sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

É ANO DE VOTAÇÃO. Mas é no blog, GEEEENTE DE MÍDIA

Você já deu uma olhadinha aí do lado direito da página do GENTE DE MÍDIA? Está vendo esse 'button' do Top 100? Pois estou entre os classificados. Mas para melhorar nossa performance, precisamos do seu voto. Os resultados saem em março que vem. Clique na imagem e vote no blog. O editor agradece. 

CHARGES. Cartunista ganha prêmio internacional da ONU

Parabéns ao cartunista maranhense Raimundo Rucke que logrou (logrou é ótimo! ninguém fala assim) o segundo lugar em concurso da ONU, na charge publicada pelo O DIA, do Piauí. No desenho, o dono de um cachorro manda o animal ir buscar o jornal. Porém, ao olhar a capa, o cão volta chorando sem trazer o pacote.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

CARNAVAL16. Ian Gomes sairá de negra maluca na avenida


Ian Gomes, considerada a repórter das dicas gastronômicas de Fortaleza, deve sair na avenida Domingos Olímpio durante o carnaval. Ela foi vista provando a fantasia de 'negra maluca' e, pelo visto, deve integrar ala de algum maracatu de Fortaleza. Maluca, ela é. 

RÁDIO. Tem estreia na madrugada da Clube de Fortaleza

E a pioneira Rádio Clube está preparando novidades na programação para depois do carnaval. O diretor Aurino Araújo nos telefona para contar da estreia, dia 15 de fevereiro, do 'Madrugada na Clube", com Marquinhos Araújo. Entusiasmado, com tudo que faz, Aurino diz da expectativa em torno de reforçar cada vez mais o elenco da emissora que, hoje em dia, já conta com a presença do Nilson Bezerra, nas tardes da emissora. Nilson ficou conhecido do público televisivo pela atuação como repórter da Jangadeiro. 

TWITTER. Cronistas destacam os problemas do Castelão


Diferente da maioria dos cronistas esportivos que só têm loas às administrações dos estádios, existe uma nova geração que não tem necessidade de esconder o sol com a peneira, nem enterrar a cabeça no chão feito avestruz. Marcelo Bloc e Fernando Graziani estão denunciando no Twitter os problemas que sobram no Castelão, uma obra reformada para a Copa do Mundo de 2014 e que detém hoje, segundo os dois, problemas de estacionamento, sujeira nos banheiros, péssima qualidade da alimentação, elevador quebrado, etc. 

MÍDIAS DIGITAIS. A imagem desfocada da Pátria Educadora

Bombou nas redes sociais, a matéria de O Povo denunciando a falta de estrutura de uma escola do município. Alunos, sentados no chão da sala, utilizam as cadeiras como mesa para escrever. Na internet, além da compreensível indignação, uma curiosidade: os internautas acharam por bem desfocar a imagem das crianças, muito embora não fosse necessário, de vez que não se trata de algo que possa colocá-las em risco. Mesmo assim, achei interessante. Em relação a esse caso, o que está desfocada é a imagem da autoridade responsável pelo setor Educação numa pátria que se 'slogan' de educadora.  



QUEM PERGUNTA... Por onde anda o repórter Mário Costa?

Quem sabe do paradeiro do repórter Mário Costa, que integrou a TV Diário?

WEB-SÉRIE. O humor cearense descoberto por Portugal




O humorista Diogo Portugal lança hoje na internet o seu vídeo sobre Fortaleza. Faz parte da web-série "Portugal Descobrindo o Brasil". No programa, entrevistas com Tirulipa, Lailtinho Brega, Falcão e outros nomes, além de referências à cidade, maioria delas teorias que fogem verdadeiramente ao contexto histórico. 

LIVROS. Jornalista Lêda Maria lança livro sobre gastronomia

Nesta sexta-feira, a jornalista Lêda Maria estará lançando no Ideal Clube, o livro “Memória Gastronômica de Famílias Cearenses”.  

Segundo li no blog do Eliomar de Lima, "é o mais novo e completo registro contando as histórias apaixonantes sobre o encontro dessas famílias à mesa, mantendo laços e atualizando os bons assuntos, saborosamente".

Como temos um carinho enorme pela Lêda, torcemos pelo sucesso do livro.

MEMÓRIA MUSICAL. O sucesso 'Dez Anos' completa 65 anos




O bolero de Rafhael Hernandez, versão de Lourival Faissal, interpretado por Emilinha Borba, está completando 65 anos que foi gravado. Foi sucesso durante muito tempo, época em que as amplificadoras VPA-Voz Progresso de Acopiara e VPS-Voz Progresso do Socorro (pertencente a matriz) executavam-no incessantemente. Anos depois, no início de sua carreira, Gal Costa regravou com uma interpretação das mais belas.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

MEMÓRIA. O 'baixo meretrício' na Música Popular Brasileira

O texto a seguir é de Paulo Carvalho, do Musicaria Brasil, e fala de como era comum o uso de expressões ligadas ao baixo meretrício na Música Popular. 

Na época de ouro dos bordéis no Bairro do Recife, era motivo de orgulho para alguns, dizer: tenho escova de dente, toalha e sabonete na zona, dava status. O restante da rapaziada ficava com inveja do amigo pelo prestígio que o mesmo desfrutava no meio das raparigas. Um destes privilegiados, meu amigo Duda, o mais velho da turma, raparigueiro experiente, principalmente no quesito venéreas, recomendava: tomar bastante líquido antes de afogar o ganso, para depois de terminada a função urinar bastante com a finalidade de lavar o canal urinário. Finalmente, como preventivo, usar pomada Oftil, própria para conjuntivite, esta possuía um aplicador que permitia colocar o conteúdo diretamente na uretra. Fazendo estes procedimentos, garantia, estávamos livres da gonorréia e de outras doenças. Em ultimo caso, recorríamos ao prestimoso balconista da farmácia que invariavelmente prescreveria cápsulas de Tetrex, um verdadeiro milagre na cura da blenorragia. Fica claro quenada disso funcionava, mas, diminuía o medo da contaminação. Admitir estar com uma “doença do mundo” em casa, para os pais, era ficar sujeito aos castigos de quem tinha cometido um pecado mortal.

Subir as escadas dos quatro andares do número 58 da Rua do Bom Jesus era chegar ao paraíso. Domínio da cafetina conhecida como Nega Loura, o local tinha todas as características dos cabarés da região portuária. Luz vermelha no ambiente, mesas espalhadas pela sala, corredores com várias portas indicavam alcovas de prazer e luxuria. Na vitrola discos de vinil com 78 rotações por minuto, tocavam músicas que levavam os boêmios às lágrimas com sentimento de culpa pelo abandono do lar.

Este sucesso na voz de Carlos Gonzaga conta um pouco desta história.




Obs.: Os medicamentos citados estão em desuso.

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

MARKETING. Polêmica entre comerciais que vendem café

Deu no UOL: George Clooney está causando discórdia em Israel: um ator muito parecido com o galã foi contratado para estrelar a campanha da Israeli Espresso Club. O pequeno detalhe é que Clooney é garoto-propaganda da concorrente Nespresso. 

No vídeo (em hebraico) o sósia conversa com outra pessoa sobre as qualidades de ter uma máquina da Espresso Club. Enquanto isso, um asterisco informa que aquele não é George Clooney. 
Segundo o "New York Post", a Nespresso processou a companhia israelita alegando que seus clientes podem ser enganados. A disputa ainda envolve 50 mil dólares de indenização e o pedido para a propaganda sair do ar.
Ainda de acordo com o jornal norte-americano, a Espresso Club diz que o uso de alguém parecido com George Clooney era uma tentativa de atingir clientes que estejam em busca de uma experiência mais informal com o café. 

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

TEVÊ. Falabella deve ocupar de novo as noites de domingo

Miguel Falabella está prestes a voltar a ocupar as noites de domingo na Globo. O antigo espaço do ator em 'Sai de Baixo' poderá ser novamente seu. Para isso, o autor, diretor e ator já convidou Arlete Salles e Ney Latorraca para compor o elenco da história que ele está escrevendo para as noites, depois do Fantástico. 

A jornalista Lígia Mesquita, da coluna Outro Canal, adianta que a história gira em torno de uma companhia aérea prestes a falir que tem uma concorrente com o slogan "Você prefere ir de ônibus?". 

RÁDIO. Mais da metade dos ouvintes já o escutam via digital

Levantamento do Instituto Kantar Ibope Media revela que mais da metade dos ouvintes de rádio online o escutam pelo notebook e 45% por celular tradicional ou smartphone. Ainda que o cenário digital proporcione acesso a um número variado de emissoras, independente de sua localidade, as emissoras locais são as favoritas para 83% dos ouvintes. 


78% ouvem música, 34% escutam conteúdos relacionados à emoção e 41% informação. Entre os locais onde mais se escuta rádio estão a casa, o automóvel e o trabalho. Durante a manhã, os ouvintes tendem a consumir o meio em trânsito ou no escritório. À tarde o consumo no trabalho é 38% mais alto do que a média e, à noite, os destaques são o automóvel ou transporte público.

O aparelho de rádio comum é o mais utilizado para escutar o meio (70%), seguido de 27% em automóveis e 18% pelo aparelho celular. Já o rádio online é ouvido por 5% dos internautas, destes, 49% utilizam notebook, 45% ouvem por celular ou smartphone, 32% no desktop e 8% por tablet. Neste aspecto, ainda que a internet tenha ampliado a possibilidade de contato com emissoras de diversas localidades, vale ressaltar que 83% dos ouvintes de rádio online ouvem emissoras locais, segundo uma pesquisa realizada pela Kantar IBOPE Media.
Neste ambiente de transformação, se torna cada vez mais importante se manter informado. Quanto mais a mídia se expande, aumenta a complexidade e a necessidade de se acompanhar os hábitos e comportamentos do consumidor para antecipar as tendências e criar inovações que atendam às necessidades desse consumidor.
4
2

3
Fonte: Target Group Index Br Y16w1+w2, Rádio 7 dias
Leia matéria completa AQUI.

MODA. Uma dica sobre como usar ternos e sapatos na tv


domingo, 24 de janeiro de 2016

CURIOSIDADE. O ateu que se converteu ao escrever 'Ben-Hur'

Estava lendo no blog de 'Filmes Antigos Club' curiosidades sobre o filme 'Ben-Hur". O ditador Benito Mussolini, responsável pela criação do estúdio Cinecittá detestou a versão de Ben-Hur, interpretada por Ramon Novarro - porque ele não admitia um romano perder uma corrida de bigas para um judeu. 

Em 1959, a nova produção da história de Judah Ben-Hur, com Charlton Heston no papel título, foi inteiramente filmada em Roma, levando 9 meses. Teve ainda uma serie de TV e um desenho animado, narrado por Heston, então com 80 anos. 

Mais curioso: O general Lewis Wallace, autor do romance, era um ateu que ia escrever um livro para provar que Jesus nunca existiu e acabou por mudar o rumo de seu projeto original.

CINEMA. Blog de filmes antigos volta em março que vem

Quem curte cinema e informações sobre produções antigas do blog 'Filmes Antigos Club' vai ter que esperar até março. 

Desde o último dia 19 de dezembro de 2015, o blog, coordenado pelo pesquisador e cinéfilo Paulo Teles, está em recesso. Um dos portais mais completos em termos de informação sobre filmes do passado, nele é possível se obter informações raras de produção, distribuição e o sucesso de filmes conhecidos. 

TELEVISÃO. Quanto ganha cada participante do Big Brother

Alguém sabe quanto ganha cada participante do Big Brother Brasil-16? Os escolhidos assinam contrato de seis meses com a Globo com pagamento de um salário mínimo por mês e direito a lano de saúde. Além disso, cad concorrente recebe R$ 500 por semana casa. Sendo assim quem fica quatro semanas confinado ganha 2 mil reais. Os três primeiros colocados é que irão renovar por um ano com salário de R$ 1 mi. 

Enquanto isso, a Globo deve faturar R$ 190 milhões na área comercial.

(Com informes da Zapping)


sábado, 23 de janeiro de 2016

LITERATURA. Tino Freitas vem falar sobre contos de fadas



  • Hoje
  • Tino Freitas
    13:16
    Tino Freitas


    Querido Nonato, da vez passada vc "reclamou" da minha falta de notícias. Então passo por aqui para dizer que desembarco na nossa Fortaleza logo após o carnaval para apresentar um curso sobre a História dos Contos de Fadas. Podemos tomar um café para colocar o papo em dia, ou seguir a conversa mesmo por aqui. Mas agora estou dando um "oi" antes... hehehe... querido, que 2016 seja um ano de mais conquista, mais saúde e muitos sorrisos. No mais, abraços musicais. Tino.

    P.S. Envio em anexo o flyer com mais informações sobre o curso, caso interesse a ti ou a alguém do seu círculo.

RÁDIO. A Sucupira tira sarro com o mais honesto do mundo

E até a Rádio Sucupira resolveu gozar do ex-presidente Lula com relação a 'viva alma' mais honesta do mundo.

OUÇA AQUI

JORNALISMO. Deutsche Welle está inscrevendo jornalistas

Tem vagas para jornalistas trabalharem na Deutsche Welle (A Voz da Alemanha). O grupo da emissora está desenvolvendo treinamento para jornalistas do mundo inteiro que sejam curiosos, críticos e de mente aberta para ocupar as 12 vagas oferecidas. Com 18 meses de duração, o estágio tem salário inicial de € 1.590 nos primeiros seis meses. Dois aumentos são oferecidos durante o programa – € 1.790 e € 1.855.
Para se candidatar às vagas, é necessário ter bons conhecimentos em inglês e alemão, além de um pouco de experiência em Jornalismo.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

RÁDIO. Jornalistas se debulham em lágrimas na BandNews


Pense numa imagem entregona: as jornalistas Daniella de Lavor (e enxaguou) e Ariane Cajazeiras (da Paraíba) se debulharam toda ao microfone da Tribuna Band News, ao ouvir o Thiago Silva, operador-master (para caramba!), fazer a imitação do Ka-Ximbinha e a X-Apocalypse. As meninas não tiveram como segurar o chorador, mesmo com a Cagece empenhada na campanha para evitar desperdício dágua. Ainda bem que a dona Dina (Rousseff) Sampaio reuniu-se com o editor É 1, É 2, Elon(a) e resolveu apaziguar essa sofrência. (*)

Moral dessa estória: quem pode, pode. Quem não pode se Tchaikowsky.
(*) A gente aumenta mas num inventa. 

RÁDIO. Uma emissora que só toca músicas... de pássaros!

Já imaginou amanhecer (e passar) o dia ouvindo uma emissora que só transmite cantos de passarinhos? Pois ela existe. Aliás, elas! São muitas. Tem a Birdsong uma rádio digital da Grã-Bretanha, que transmite 24 horas, o canto de pássaros gravado em um jardim britânico. Meio milhão de ouvintes já sintonizaram a estação e um número crescente de pessoas está incorporando a emissora à sua rotina matinal, despertando ao som tranqüilo dos pássaros. Ela inicia transmissões às seis da manhã e toca uma gravação de vinte minutos que é repetida continuamente até meia-noite. 

Para ouvir a emissora, clique AQUI

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

REDE SOCIAIS. A molecagem come solta sobre alagamentos

A molecagem cearense é coisa antológica. Num bom cearencês "é ó concu''. Por isso, basta um motivim qualquer para bombar. A grande chuva de hoje não poupou a irreverência e as críticas à administração pública com relação aos alagamentos da cidade. No Twitter, por exemplo, até a ex-prefeita Luzianne Lins tirou uma casquinha. 

TV. Jornal do Absurdo analisa a chamada do cearensão

A edição de hoje do 'Jornal do Absurdo' tira uma casquinha em cima da chamada do Cearensão, exibida pela TV Verdes Mares. 

REDES SOCIAIS. O uso delas para a promoção dos produtos


Já reparou como as empresas estão usando as redes sociais para promoção de seus produtos? A Globo é exemplo disso. Em tempo real, ela divulga a cada minuto imagens ou 'potins'' em torno do que está no ar. Chama a atenção do público que está vidrado na internet. O Twitter é o mais usado nesse caso Por aqui, guardadas as devidas exceções, as emissoras ainda não dão a mesma importância. 

MARKETING. Começa hoje nova estratégia da Coca-Cola

Ao longo dos 130 anos desde sua criação, a Coca-Cola já mudou seu slogan 45 vezes. De 'Deliciosa e Refrescante', em 1886 a 'Sinta o Sabor', a nova estratégia de marketing começa a ser veiculada hoje. Serão dois comerciais em TV aberta e fechada, nos cinemas e nas redes sociais da marca. 

Conheça os slogans ao longo do tempo: 



CHARGES. Quem é bom já nasce Clayton, de O Povo-CE


quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

DANÇA DAS CADEIRAS. A TV Diário perde Marcos Valli


Li no Facebook do Marcos Valli que ele largou a TV Diário. Pediu demissão hoje, depois de 19 anos de atividade junto a emissora onde ficou conhecido pelos programas de turismo. Vai cuidar da família e da carreira de jornalista, segundo ele mesmo. 

NOVELA. Um bom enredo, mas uma abertura inexpressiva

Convenhamos: a abertura de "Eita Mundo Bom!" fica muito a desejar. As crias de Hans Donner que nos perdoem. 

TELEVISÃO. Eduardo Barão está no vídeo na Band News


Quem o ouve nas manhãs da rede Band News, não sabe que Eduardo Barão é um dos responsáveis pela montagem das emissoras afiliadas pelo Brasil afora. Foi ele quem preparou os profissionais da Tribuna Band News em termos de empostação, uso da mesa de som, edição de áudio, além do tipo de filosofia de trabalho da rede. Atualmente, ele apresenta o noticioso da BandNews-TV.

CARNAVAL. Festival de músicas carnavalescas no Benfica


RÁDIO. Tempo e Atlântico superam a mediocridade musical


O segmento musical das emissoras FM, pelo menos no Ceará, tem nas rádios Tempo e Atlântico o diferencial em termos de roteiro. Ao contrário da maioria que se apoia, quase que exclusivamente no (falso) forró e no sertanejo, essas duas emissoras pontuam suas músicas no item qualidade. Por isso, em termos de FM musical, Tempo e Atlântico estão anos-luz distantes da mediocridade que impera nas outras. 

FALANDO NISSO 

Gostaria de lembrar que a Universitária Fm 107,9 foi esquecida na citação. A Rádio Universitária, além de valorizar o artista cearense, a música brasileira, tem o programa Reouvindo o Nordeste - o musical e o poética da cultura nordestina. Também fazem parte da grade de programação,o samba, o chorinho, o erudito, o instrumental,músicas de cinema, as canções gravada em disco de cera, a antologia da música popular brasileira, o hip -hop, o rock, o jazz e blues, um programa dedicado aos Beatles,as músicas internacionais, e um programa chamado Cantos do mundo onde música internacional não é sinônimo de música em inglês, dentre outros. Não poderia deixar de citar o Jornalismo e os programas voltados para a Educação, assim como o melhor programa de debates do rádio cearense: Rádio Debate. Atenciosamente, Fernando Torres Maia

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

TELEVISÃO. Estreia de 'Tá no ar' é prejudicada pelo BBB16

Tarde, a estreia da segunda temporada de "Tá no Ar" acabou indo para o início da madrugada. Mesmo assim, valeu a estreia, embora não curta muito o apresentador. 

MARKETING. Sinal verde para a campanha do Detran CE


Em boa hora, a agência responsável - qual é mesmo o nome dela? - pelos anúncios do governo elegeu nomes cearenses para a campanha oficial do Detran. Eles estão bem. Dão conta do recado. Afinal, tem mais empatia com o nosso público, ver uma divertida Rossicléa, jogadores do tricolor e do alvinegro, além de cantores bregas como Xand do Aviões, Luis Marcelo e Gabriel, dando um recado que tem a cara da gente. Louve-se a (boa) ideia. 

RÁDIO. A fábula moderna da cigarra AM e da formiguinha

Era uma vez uma antiga cigarra chamada AM que vivia na verde mata. Embora guardasse a beleza em seu canto, na atualidade parecia não conseguir mais a empatia de outros tempos. 

Hoje, uma dessas cigarras recebeu apelo de uma carente formiguinha, necessitada da solidária ajuda de um ser da mata que lhe doasse generosamente uma folha, para um hospitalar repouso em seus dias de sofrência. Queria que a cigarra irradiasse ao mundo o seu apelo. 

Ouviu-se a cigarra chiar, chiar, chiar, chiar aquele pedido, mas não conseguia o intento. Um inconsequente grilo juntou sua voz à dela. E exagerou na dose ao pedir de forma piegas, a pronta resposta do público. 

O grilo estrilou o máximo possível, fez de conta que chorava. Clamou aos céus os recursos divinos, cobrou ao deus da mata e aos santos duendes para influenciar a audiência - e, mesmo assim, a floresta parecia impassível.  

Depois de longos e ininterruptos 45 minutos, conseguiu-se levantar a grana para a compra do objeto em vista. Ouviu-se, então, um troar de loas, vivas e aleluias - a floresta, finalmente, respondera com um 'milagre'.    

Noutros tempos, quem diria, dona cigarra AM já fora mais poderosa. Sua força era inigualável. Seu canto calava a mata. Bastava um pequeno chilrear seu para que, rapidamente, os bichos todos se solidarizassem. 

Nos dias atuais, ela própria reconhecia conviver com uma grande crise. Crise de credibilidade. Da perda de audiência. Da falta de criatividade. Afinal, a mata inteira têm ouvidos atualmente para outros cantos e interesses. E a sua comunicação está defasada. 

'Não seria o caso de a cigarra reciclar-se', é o que no fundo da mata interrogou uma ave sábia que vivia corujando a AM. 

MORAL DA HISTÓRIA: o rádio já foi usado de forma mais respeitosa. 

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

TELEVISÃO. A surpresa da Xuxa que o povo não engole mais


Xuxa foi à casa do Marcelo Rezende para fazer-lhe uma surpresa. Bate à porta e, antes que ela abra, uma câmera de dentro da casa é ligada mostrando o apresentador do outro lado recebendo Xuxa. "Você!!!", diz com ar de surpresa, como se ele não tivesse conhecimento da visita. Não dá pra enganar, né Zé?

PROFESSORA ADISIA. O sonho de visitar à casa onde nasceu

Há 15 anos, a professora Adísia Sá lamentou, à beira do microfone da AM do Povo, o sonho de visitar a casa em que nasceu em Cariré, a 268 quilômetros de Fortaleza. 

Em 2008, após receber homenagem na Câmara Municipal de Cariré, lembrou em postagem o jornalista Eliomar de Lima, Adísia chegou a ir até a residência, na rua da estação ferroviária, mas foi impedida pelos atuais moradores de visitar a casa. 

Eliomar, por sinal, ficou solidário à mestra e lançou a campanha "Abra a porta para Adísia". Pelo visto, não repercutiu. Até hoje, Adísia não pode visitar a casa onde nasceu. 

OBITUÁRIO DE BLOGS. Há três meses o Hipersessão não bloga


PROFISSIONAIS DO ANO 8. Rafael Luis Azevedo e seu blog


Um nome do universo blogueiro que merece estar entre os destacados de 2015 é o de Rafael Luis Azevedo. Ele é o editor de 'Verminosos Por Futebol', o blog que melhor se distingue no segmento esportivo no Ceará. E, a partir de agora, ele integra o elenco dos blogados pelo nosso GENTE DE MÍDIA. Já era tempo! 

CARA DE UM... Descoberto um sósia de Leonardo DiCaprio


TEVÊ. Levar um animal para o palco pode resultar em susto

A volta de Fátima Bernardes ao 'Encontro', depois das férias, foi marcada pela inusitada reação de uma vaca que foi levada ao estúdio, como parte da entrevista da novela "Eita Mundo Bom". Na hora de tirar o leite, a vaca fez xixi em pleno palco.  


CINEMA. Tradutores antecipam o ano 8.249 em um filme

O frame é do filme "Joana, a Papisa". Mostra a legenda traduzindo o ano da história em 8249, quando na verdade é 824. 

WHATSAPP. O aplicativo desiste de cobrar uma taxa anual

E os internautas do WhatsApp já podem ficar tranquilos. O aplicativo decidiu que não vai cobrar anuidades, como chegou a ser propalado. 
Em comunicado, a empresa informou que desistiu de cobrar um dólar de cada usuário após o primeiro ano de uso. Ao longo das próximas semanas, o recurso de pagamento desaparecerá dos aplicativos à medida que a empresa atualiza seu app em cada plataforma.

NOTAS SOLTAS

. A Rádio Cidade contratou Junior Marquezine para seu quadro esportivo. Ele teve passagem pela Verdes Mares, AM 810. 

Lucas Veloso, filho de Shaolin, foi escalado para "Velho Chico", próxima novela das nove da Globo. Ele fez teste para o papel.

. Tim Maia virou nome de ciclovia. Com 3,9 quilometros de extensão ela une os bairros do Leblon e São Conrado, no Rio de Janeiro. 

. A propósito: por que não denominar as ciclovias de Fortaleza, homenageando esportistas da área de mobilidade urbana? Fica a sugestão.



JORNAIS. Os 50 impressos mais vendidos em todo o Brasil

Para os que se interessam em saber como anda a saúde do jornalismo impresso no Brasil, em termos de venda, temos a pesquisa da Associação Nacional de Jornais, de 2014. A do ano passado ainda não foi divulgada. Entre os 50 títulos pesquisados, os cearenses Diário do NE e O Povo, aparecem nas posições 34 e 46, respectivamente. Os dois mais lidos são Folha de SP e O Globo. 

1
FOLHA DE S.PAULO
SP
351.745
2
O GLOBO 
RJ
333.860
3
SUPER NOTÍCIA
MG
318.067
4
O ESTADO DE S.PAULO
SP
237.901
5
ZERO HORA
RS
210.661
6
EXTRA
RJ
 205.994
7
DAQUI
GO
203.157
8
DIÁRIO GAÚCHO
RS
152.310 
9
CORREIO DO POVO
RS
123.062 
10
MEIA HORA
RJ
114.036 
11
AQUI (CONSOLIDADO)
MG
112.187 
12
AGORA SÃO PAULO
SP
 93.714
13
ESTADO DE MINAS 
MG
 87.388
14
O TEMPO
 MG
82.055
15
 DEZ MINUTOS
 AM
66.736
16
 LANCE!
 RJ
 62.675
17
CORREIO*
BA
60.968
18
VALOR ECONÔMICO
SP
59.798
19
 EXPRESSO DA INFORMAÇÃO
 RJ
56.362
20
 CORREIO BRAZILIENSE
 DF
52.612
21
A TRIBUNA
 ES
49.754
22
A TARDE
BA
41.827 
23
JORNAL DO COMMERCIO
 PE
41.748
24
 JORNAL NH
 RS
41.616
25
 DIÁRIO DE S.PAULO
 SP
41.439
26
O DIA
 RJ
 40.621
27
GAZETA DO POVO
 PR
40.525
28
AQUI PE
 PE
40.214
29
DIÁRIO CATARINENSE
 SC
37.311
30
 CORREIO POPULAR
SP
 30.804
31
 AQUI DF
 DF
 30.440
32
 O POPULAR
 GO
30.389 
33
 AQUI MG
 MG
29,234 
34
 DIÁRIO DO NORDESTE
 CE
28.564 
35
 FOLHA DE LONDRINA
 PR
28.256 
36
 PIONEIRO
 RS
27.694 
37
 NA HORA H
 DF
26.763 
38
 DIÁRIO DO PARÁ
 PA
24.744 
39
 GAZETA DE PIRACICABA
 SP
24.212 
40
 HORA DE SANTA CATARINA
 SC
23.553 
41
 MASSA!
 BA
23.099 
42
 NOTÍCIA AGORA
 ES
 23.062
43
 DIÁRIO DE PERNAMBUCO
 PE
24.580 
44
 A GAZETA
 ES
24.368 
45
 CRUZEIRO DO SUL
 SP
21.806 
46
 O POVO
 CE
20.748 
47
 NOTÍCIA JÁ
 SP
20.088 
48
 DIÁRIO DE SANTA MARIA
RS
19.992 
49
 A NOTÍCIA
 SC
19.971 
50
 DIÁRIO DA REGIÃO
 SP
19.227