Translate

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

CARREIRA. Solange Almeida dá um tempo

.
 cantora Solange Almeida vai dar uma paradinha na atividade musical como vocalista da Aviões do Forró. É recomendação médica. Ela está grávida e a médica recomendou-lhe ficar longe do palco até o parto. Nas redes sociais, Solange explicou tudinho agora há pouco: 
"Boa tarde meus amores. Já não é novidade para quem me acompanha que estou em uma das etapas mais felizes de minha vida. A sensação de ser mãe novamente me torna uma mulher extremamente realizada e feliz. E para aumentar esta felicidade nossa querida Maria Esther mandou notícias de que está a caminho.

Hoje durante uma consulta de rotina fui informada pela minha médica que já não posso mais viajar a trabalho até que chegue o dia do parto. Cumprir a agenda de shows requer muita disposição, energia física e por questões de saúde já não é aconselhado tanto esforço.

Contamos com o carinho, compreensão e paciência de todos vocês, pois em pouco tempo estaremos de volta. Eu e Maria Esther. Bjus a todos e que Deus esteja no coração de cada um.”

FILME Cine Hulliúdy vira assunto de concurso

.
Qual foi o filme brasileiro que, nos últimos 30 anos, chegou a virar assunto de prova de concurso? Pois ontem, isso aconteceu com Cine Hulliúdy.


GENTE BEM. Maísa embarca para o Teleton

.
Maísa Vasconcelos que está de 'love' novo (de novo) amanheceu no Istagram olhando o mar. Mar-avilha!

O seu oceano pessoal está pacífico, agora que o coração atlanticou um novo amor. 

Feliz, essa menina da NordesTV deve embarcar em novembro para Sampa, onde viverá uma nova versão do Teleton. 

No tom da televisão que ela tem...

TV. Manhã de despedidas no Bom Dia, Brasil

.
A excelente Renata Vasconcelos se despediu hoje da apresentação do 'Bom Dia, Brasil'. Ela e Chico Pinheiro deram as boas vindas a Ana Paula Araújo, a nova titular.

RÁDIO. A audiência das AM hoje de manhã

.
.

.

TV. A voz da Globo está ausente das vinhetas

.
A Globo aposentou Dirceu Rabelo.

- Quem?!!!

Dirceu era a voz das vinhetas (chamadas) globais. Ao longo dos anos, esse pernambucano marcou os ouvidos de milhares e milhares de telespectadores sem nunca ter mostrado a sua cara. 

Agora, as chamadas são feitas por atores e atrizes, numa tentativa de aproximar mais a Globo do que eles desejam: ser: uma emissora mais popular, já que pesquisa indicou que a tv era muito elitista.

domingo, 29 de setembro de 2013

CLÁUDIO CAVALCANTI sai da cena da vida

.
A lembrança mais antiga que tenho do ator Cláudio Cavalcanti, que hoje saiu da vida física, é da novela "Véu de Noiva" (1969/1970). Ele fazia um Renato Ladeira introspectivo, cujo tema de Nilson "Everibody talking", do filme "Midnight Cowboy" (Perdidos na Noite) dava um tom ainda carregado ao personagem. 


Nos últimos anos, Cláudio Cavalcanti se dedicou à política. Era atualmente secretário de Defesa dos Animais, da Prefeitura do Rio. Ele foi internado na segunda feira para uma cirurgia na coluna e teve complicações cardíacas.

Como protagonista, destacam-se entre seus principais trabalhos de tele-dramaturigia: Anastácia, a Mulher sem Destino; Rosa Rebelde; Véu de Noiva; Irmãos Coragem, O Homem que Deve Morrer, Carinhoso, O Bofe, Cavalo de Aço, Vejo a Lua no Céu, O Feijão e o Sonho, Maria Maria, Terras do Sem Fim, Pai Herói,Dona Xepa, Água Viva, Sétimo Sentido,Roque Santeiro, Hipertensão, Lua Cheia de Amor,A Viagem, Marcas da Paixão, Vidas Cruzadas e Roda da Vida. Em Teatro, entre outros, protagonizou Era Uma Vez nos Anos Cinquenta (Troféu Mambembe de melhor ator), Fernando Pessoa, Bodas de Papel, O Beijo da Louca, Obrigado Pelo Amor de Vocês (peça com que foi contratado para inaugurar o Teatro do Casino do Estoril, em Lisboa), Disque M para Matar, Estou Amando Loucamente, Vida Nova, O Nosso Marido, A Primeira Valsa, Freud e o Visitante, O Mundo é um Moinho, E Agora o que Faço como o Pernil, O Doente Imaginário e, em fevereiro de 2009, Quando se é Alguem, texto inédito de Pirandello. (Wikipedia)

FALANDO NISSO

Incrível como o Wikipédia atualiza rápido suas biografias. A do Cláudio que o diga.

TECNO. A velhice e o abandono das coisas


Eu li um artigo nostálgico do engenheiro José Ramon Hernandez que me deixou curioso. Fala sobre objetos que, talvez, tenhamos esquecido nesse mundo de tantas mudanças da Tecnologia. Algumas foram fantásticas descobertas que, in/felizmente,  deixaram de ser. Eu resumi algumas:

1. O ruído do modem ao conectar-se


Esse era um clássico para quem desejasse se conectar na Internet. 


2. Utilizar um bolígrafo para rebobinar um cassete



3. O  botão «Turbo» do PC


Este botão permitía alternar entre apagado ou aceso, às vezes também mediante a com binação de teclas CTRL+ALT+- y CTRL+ALT++, o que reduzia ou aumentava a velocidade do relógio interno.


4. Os antigos disquetes de 5" 1/4


5. O ruído de uma fita VHS ao ser rebobinada



6. A bolinha no mouse

7. Os «walkmans» ou «discmans»


8.. O ruído de um disquete ao encontrar um erro



RÁDIO. A gratidão é apanágio dos bons

.
Gratidão é virtude de quem é bom. Digo isso, depois de receber e-mail (mais gentilíssimo ainda do que ele) do José Wilton Bezerra, agradecido pela croniquêta que escrevi, relacionada ao exercício de comentar futebol. Ele escreveu:
Caro Nonato,
Não tivemos ainda a felicidade de um contato pessoal. Azar meu. Quero mais uma vez agradecer pelas gentilezas de sua parte com este velho comentarista. As considerações contidas no Gente de Mídia deste domingo tornaram mais prazeroso o dia do nosso aniversário. Suas palavras têm enorme significado para mim. 
Abraço
Wilton Bezerra, pai.

Já lhe respondi, via e-mail: Você tem merecido as palavras da croniqueta minha. Seu comentário nos permite dizer que engrandece o rádio, por impor no que faz tanta  qualidade.
Parabéns por ficar mais experiente. Ia escrever velho, mas a idade terrena não legitima o que somos.
Deus te dê muita energia para continuares cumpridor (e dos bons) do teu dever.
Paz e bem,

Nonato

ESCRITOS MEUS. A síndrome de Caim

.
.
A violência é doença da alma
Vem de eras longíqüas;
estende-se a todos os ramos da sociedade humana. 
Herdamos de Caim, a síndrome.
Esquecemos de Abel, a bonomia. 
Asas partidas, anjos decaídos somos.
circunavegamos na carne vezes muitas
e, apesar de todo o conhecimento, 
desconhecemo-nos francamente. 
O socrático apelo do conhecer-se 
não tem sido levado a sério. Nunca.
E aprofundamos o abismo no abismo. 
Há ainda muito do selvagem de ontem,
habitando nossa alma, 
abismada em meio a tanta modernidade.
Um dia virá, contudo, que isso findará.
Quando o Eu adormecido de cada um
reclamar a convivência do 'Nós' em todos. 
Filhos do Legítimo, voltaremos ao lar
onde tudo começou e onde tudo recomeça. 
E os gritos do silêncio, sufocados pela morte, 
irão adquirir uma era nova, agigantando-nos 
diante da nossa inferioridade humana. 
Seremos anjos, sim. Em tempos outros...
Por enquanto, somos espíritos, 
vivenciando uma experiência terrena. 
Até que a (eterna) Vida nos separe.

JORNALISTA. Sobrenome legal para Jocélio

.
Agradeço ao Elon pelo envio.

FIM DE SEMANA. Salve porque domingou

.
.

sábado, 28 de setembro de 2013

JORNALISTA do Estadão presa nos EUA

.
E aí, já foi explicada a prisão da jornalista brasileira Cláudia Trevisan? A correspondente do Estadão foi detida pela polícia norte-americana quando tentava entrevistar o presidente do STF, Joaquim Barbosa. Ficou detida, incomunicável, por cinco horas. 

RÁDIO. Comentar jogo de futebol é uma arte

.
Sábado, 28 de setembro. 18h20min. O relógio na calçada do IFCE também marca 28 graus. Na 13 de maio, um ruge ruge de gente. São os que saem do Presidente Vargas. O jogo entre Fortaleza e Luverdense acabou. Tráfego parado. No rádio começa Wilton Bezerra a comentar a vitória do tricolor por dois a um. Ouvi-lo é certificar-se de que comentar futebol é uma arte. Pelo menos para quem sabe.

Mais do que uma simples falação sobre futebol, a conversa de Wilton é uma reflexão sobre 'o fazer bem', qualquer que seja o que se faça. Wilton não é repetitivo. Usa imagens comparativas que fixam até quem é avesso a futebol. Ao cobrar mais eficiência dos jogadores do Pici, extrapola o espaço do campo de jogo para o campo da vida. E todos nos alimentamos com suas palavras. 

Profissional, não se importa quando o repórter Eudes Edson Ferreira interrompe a sua fala para ouvir o técnico do Fortaleza, referendar tudo o que ele acabara de dizer. E ao retornar o som à cabine, você tem mais uma lição de Wilton ao dispensar o pedido de desculpas do repórter, por deixar escapar uma indignação ao esguicho dágua do campo, perturbando o trabalho de todos. "Há ocasiões em que é preferível um palavrão dentro do contexto, do que um eufemismo que possa encobrir a sua indignação", diz Bezerra. 

O tráfego na 13 de Maio parece em dia de procissão. Tudo congestionado. Em frente a uma parada de ônibus da UFC, ouço o comentário da violência extra jogo. Um torcedor foi baleado. Mesmo instante, ao lado do meu carro, um motoqueiro do Raio para o veículo e informa pelo rádio ao seu chefe que a situação está sob controle. Não sei se em referência ao caso da violência ou ao trânsito. Que piora ainda mais. Agora, uma viatura da PM alardeia por passagem. 

Quando consigo sair da embrulhada, Wilton está de volta ao comentário e a analisar os gols. Nesse meio tempo, alcanço a Bezerra de Menezes. O digital da praça da Igreja das Dores assinala 18h53min. Nesse exato momento Wilton se despede. Eu saio da AM e me transporto para o FM, onde Gustavo Vieira, na Tribuna Band News, noticia o caso da torcedor baleado. Que morreu.

CAPAS DE JORNAIS. Uma lição de jornalismo

,
O Correio da Bahia saiu hoje com excelente capa interpretando os resultados divulgados pelo IBGE. Segundo Eduardo Tessler, do Mundo Mídia, tem tudo para figurar como candidata à capa do ano.

HUMOR. O troca-troca político no Ceará

.

MISS BR. E a Deborah Secco é candidata?

.
Olhando essa foto no portal da Tribuna, a primeira impressão é de que é da atriz Deborah Secco. Ledo engano. Trata-se da Adriana Vasconcelos, eleita a miss Ceará 2013 e que, hoje à noite em BH, disputa a chance de ser a Miss Brasil. A TV Jangadeiro transmite o concurso com a Renata Fan, como mestre de cerimônia.

Mas que parece a Deborah, parece... 

TV. Temática espírita volta em "Amor à Vida"

.
Deu na coluna Outro Canal, da Keila Jimenez: 

Fantasma O autor Walcyr Carrasco vai inserir em "Amor à Vida" (Globo) um tema que ele adora: o espiritismo. Thales (Ricardo Tozzi) vai começar se comunicar com Nicole (Marina Ruy Barbosa), que está morta, por meio de uma médium.
Fantasma 2 O autor, que chegou a escrever a cena em que Nicole deixava de vez a novela, voltou atrás. Resolveu manter a personagem na trama até o final, com essa história de amor além da vida, bem ao estilo "Ghost".

VÍDEO. O que passa pela cabeça de Pérez

.



Um doce para quem adivinhar o que estaria pensando o presidente do Real Madrid, Florentino Pérez.

- !!! 

Pois foi a mesma coisa que eu pensei... 

AUDIÊNCIA. Falar de cearense dá ibope

.
Falar de gente da terra, que atua na mídia, dá ibope. Essa constatação eu tenho feito, todo final de semana, ao avaliar as estatísticas de acesso ao nosso GENTE DE MÍDIA. Basta postar alguma coisa relacionada ao pessoal que trabalha em comunicação no Ceará e logo a audiência cresce. Vide o caso desta semana, onde a citação da Thaís Lopes bateu o recorde de acessos, além do convite do Amadeu Maya para a montagem do 'Cine Hulliúdy' no Teatro. 

481
318
187
175
82

JORNALISTAS. Ô amor danado de bom!!!

.
Sim, eles se amam como revela a foto. E vivem essa intensidade amorosa 25 horas por dia. Adriano e Sabrina - ou sabrinadriano, para ser mais justo com os dois - aguardam o vôo da cegonha. 

Jornalistas bem resolvidos, amados por Deus e pelo mundo (de amigos), os dois dividem o mesmo teto e aguardam - eu lí a declaração no Facebook, dona Sabrina - o pouso de quem vai chegar das estrelas para fazer dessa duplicidade, um trio. ô amor, danado de bom!.

LÍNGUA PÁTRIA. Alguém não foi à escola

.
Parafraseando Vinicius: Que me perdoem os burros, mas saber escrever é fundamental.




TV. Renata Vasconcelos vai para o Fantástico

.
E olha que surpresa:: a mais charmosa apresentadora de TV do Brasil, Renata Vasconcelos, será a nova apresentadora do Fantástico.  Zeca Camargo vai para o Vídeo Show e Renata Ceribelli vai para os EUA fazer reportagem do dominical.  As mudanças serão anunciadas no "Fantástico" neste domingo

PRÊMIO. Vamos lá, concorrer ao Bitácoras

.
Uma surpresa: o pessoal do buscador espanhol Bitacoras me envia e-mail para que inscreva o GENTE DE MÍDIA entre os blogs que vão concorrer ao prêmio Bitácoras 2013 na categoria blogs de variedades. 




sexta-feira, 27 de setembro de 2013

DOODLE. O Google completa hoje 15 anos

.
.

REVISTA.O pecado do bispo contra o sextum

.
A revista peruana Caretas sai hoje às bancas de Lima com reportagem sobre o pecado de um bispo "contra sextum". A matéria desce a detalhes minuciosos sobre o processo que o religioso responde junto á Santa Sé.

Sextum é uma referência a um dos mais temidos delitos relacionados no direito canônico, que vai contra o sexto mandamento - Não cometerás adultério.  

O envolvido na questão é um bispo do Peru, acusado de pedofilia e que se viu obrigado a retratar junto ao Vaticano sobre o fato. 

Em carta, o bispo titular de Usula, Gabino Miranda (53), nega haver cometido delito contra sextum, apesar de que “em algumas circunstâncias fui imprudente". 

A revista passou a investigar e descobriu fatos chocantes sobre a vida do religioso.  


ARTIGO. Julio Hungria e o jornalismo-ação

.
Artigo do mestre Júlio Hungria, hoje no Blue Bus, indaga se 'Jornalismo-Ação é Jornalismo?'. Resolvi compilá-lo aqui para análise do pessoal que torce o nariz para o trabalho desse tipo de reportagem. 

MARKETING. Depois do rato, a Coca convida

.
A história do rato na Coca-Cola pegou firme. A empresa fabricante no Brasil resolveu investir na divulgação de como o produto se situa desde a produção até a entrega ao mercado. E, no final do vídeo, um convite para que o cliente possa visitar uma das fábricas. 




FALANDO NISSO 

Interessante: o 'post' do Blue Bus, contando a história do rato na garrafa de Coca, sumiu. 
 

TWITTER. Para casos extrema emergência

.
O Twitter acaba de criar o Twitter Alerts, um sistema que permite as instituições públicas e ONGs enviar mensagens de alerta, via SMS do celular de seus usuários, quando se produza uma situação de emergência. 

Para utilizar o aplicativo tem que se inscrever para receber esse tipo de alerta de determinadas contas autorizadas. 

Algumas instituições como a Cruz Vermelha e a Organização Mundial da Saúde nos EUA utilizam o sistema.

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

MUDANÇAS. Zeca estreia no ''Vídeo' dia 4

.
Confirma-se o que o blog já havia antecipado: Zeca Camargo sai do 'Fantástico'. Estreia dia 4 de novembro no 'Vídeo Show'. 

 

PREMIO. Equipe da NordesTV ganha Estácio

.
A Maísa Vasconcelos publicou registro de premiação da sua emissora de TV que eu repasso aqui: 

Equipe do Nordestv Notícias conquistou o Prêmio Estácio de Jornalismo, categoria TV Regional, com a reportagem "Redenção - A Educação Reduzindo Fronteiras". Parabéns, Rita Brito, Eduardo Oliveira, Alana Medeiros, Dimitri Lima, Delane Ratts, Adilson Oliveira e Edmilson Vieira!
Um ano de Nordestv e essa conquista só nos impulsiona a todos.
É só o primeiro de tantos que virão.

TV. E Thaís Lopes revela-se na Verdes Mares

.
Um rosto bonito. E não apenas um rosto bonito. Uma repórter com perfil nacional. Como sei que fala mais dois outros idiomas, tem tudo para ultrapassar fronteiras. É de Thaís Lopes, essa menina de rosto bonito e que, na Verdes Mares, está sendo bem aproveitada.

TV. Gugu Liberato volta mesmo para o SBT

.
Gugu está voltando ao SBT.

Todo mundo já sabia disso.

Não se tem ainda a data da estreia, mas ele deve aparecer inicialmente na emissão do Teleton, daqui a um mês.

BLOG. Cearense associa Barbosa a macaco

.
Está na Folha de SP de hoje a notícia de que o Blog da Dilma, editado por um funcionário da Câmara Municipal de Fortaleza, associou o presidente do Supremo Tribunal Federal, joaquim Barbosa, à imagem de um macaco. O site, que não é ligado á Presidência da República, recebeu críticas por suposto racismo. Daniel Bezerra e a enfermeira Jussara Seixas, responsáveis pelo blog, fazem questão de acentuar que não se trata página oficial da presidente. 
Site pró-Dilma associa Barbosa a macaco
MARINA DIAS DE SÃO PAULO

Um site que promove a presidente Dilma Rousseff na internet desde 2008 virou fonte de constrangimento para o Palácio do Planalto nos últimos dias, ao associar o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, à imagem de um macaco.

A associação foi feita há uma semana pelo Blog da Dilma para ilustrar um artigo do ex-deputado federal pelo PT Luiz Eduardo Greenhalgh sobre o julgamento do mensalão. A ilustração era composta por um macaco sorridente em primeiro plano, Barbosa ao fundo e a legenda: "Ainda vai Barbosinha? kkkkk".

O episódio foi criticado nas redes sociais por pessoas que consideraram a associação racista com o presidente da Corte, que é negro. Após cinco dias no ar, a imagem foi substituída por uma foto do próprio Greenhalgh e o site divulgou um texto intitulado "Racismo não".

Assinado pela enfermeira Jussara Seixas, uma das editoras do blog, o artigo não fez referências à ilustração, mas soou como resposta à controvérsia nas redes sociais. "Racismo, preconceito e intolerância são o câncer da humanidade", escreveu Jussara.

O governo procurou ficar longe da confusão. "O único blog vinculado com a presidenta Dilma ou com a Presidência da República é o Blog do Planalto", disse o porta-voz da Presidência da República, Thomas Traumann.

Nos bastidores, interlocutores da presidente afirmam que a relação do Palácio do Planalto com blogs de simpatizantes do PT é delicada. Para eles, o governo não tem como impor restrições a sites de militantes que ajudam a mobilizar as bases do partido nos períodos eleitorais.

Criado em 2008, antes da eleição da presidente, o Blog da Dilma reproduz artigos e vídeos publicados antes em outros sites. Ele se intitula "o maior portal da Dilma Rousseff na internet", tem perfil no Facebook, canal no YouTube e conta no Twitter para divulgar textos sempre elogiosos à presidente.

O funcionário público Daniel Bezerra, editor responsável do blog, disse que a substituição da foto serviu para "acabar logo com a polêmica". "Não foi racismo. Utilizamos esse banner do macaquinho há muito tempo. Macaco é sinônimo de alegria", afirmou à Folha.

Segundo ele, o site é mantido com ajuda de 56 colaboradores e não recebe dinheiro de partidos políticos. "Os custos são pequenos e, quando aparecem, dividimos em cotas entre a gente".

Funcionário da Câmara Municipal de Fortaleza, Bezerra afirmou que nem ele nem Jussara Seixas são ligados a partidos políticos.

A assessoria do STF informou que o ministro Joaquim Barbosa "tomou conhecimento do ocorrido", mas "não havia informações sobre providências ou comentários dele sobre o tema".

INTERNET. "Jesus foi o precursor do Twitter"

.
E aí, você também acha que "Jesus Cristo foi o primeiro usuário de Twitter no mundo"? Esse é pensamento do cardeal  e presidente do Conselho Pontifício para a Cultura do Vaticano Gianfranco Ravasi. 

 Expicando melhor: "As frases (de Jesus) eram curtas, com menos de 45 caracteres, mas cheias de significado. É o caso de ‘amai-vos uns aos outros’, por exemplo”. 

Ele falava isso para incentivar o uso da comunicação digital pela Igreja. 

“Se um padre ou clérigo não estiver interessado na comunicação, eles estão desprezando seu dever, que é o de levar a palavra adiante”, disse Ravasi, que é um usuário ativo do Twitter, com cerca de 56 mil seguidores.
Seu perfil é recheado de citações da Bíblia e de pensadores – de Shakespeare ao intelectual canadense Marshall McLuhan.

O Papa Francisco I, por sua vez, conta com 3 milhões de seguidores, mas é bem menos conectado que Ravasi, focando sua atenção em entrevistas para a mídia tradicional, com direito a longas cartas publicadas na imprensa italiana.

(Com informação do blog do Bruno Capelas)

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

VÍDEO. Quem se lembra de Françoise Hardy?


leia AQUI
ONTEM
HOJE

MARKETING. CE faz campanha para doação

Para mostrar à população cearense a importância de doar órgãos, o Governo do Ceará lança uma campanha inspirada em personagens mundialmente conhecidos, aproveitando a Semana Nacional de Doação de Órgãos (de 23 a 27 de setembro). Com o conceito “O verdadeiro poder está em você”, as peças “Homem-Aranha”, “Super Homem” e “Capitão América”, criadas pela Propeg, trazem imagens de coração, pulmão e rim revestidos com o mesmo tecido da roupa dos personagens.
 
O objetivo da ação é conscientizar e incentivar as pessoas a se tornarem doadoras, mostrando que o poder que elas têm, por meio dos seus órgãos, também é capaz de salvar vidas.

Ficha técnica:
Direção de criação: Ana Luisa Almeida e Fabiano Ribeiro
Criação: Chico Lucas, Daniel Prata e Vitor BarrosPlanejamento: Melina Romariz e Breno CarvalhoAtendimento: Vitor Barros, Vívian Nóbrega e Rubenia RochaMídia: Eder Galindo e Renata LimaProdução: Ariana Guerra, Cleinice Bela e Thais Leite  Estúdio 3D: Z-AxisAprovação pelo cliente: Arialdo Pinho, Daniella Navarro e Carol Mota

TEATRO. O estilo 'Cine Hulliúdy' vai ao palco

.
"Olá caro amigo Nonato, estou passando aqui pra te pedir mais um favorsão: estou produzindo o espetáculo "Made In Ceará", no Teatro Via Sul, dias 11,12 e 13 de outubro, com Edmilson Filho (o ator de Cine Hulliúdy) e direção de Halder Gomes. Gostaria que o amigo desse uma notinha no seu blog , que tem muita credibilidade. 
Um abraço do amigo Amadeu Maya 

Aqui você não pede, Amadeu. Aqui você se ajoelha, como diria Zeca da Cotinha, lá nos Iguatu. 

RÁDIO. Um brasileiro antecipou-se ao invento

,
O rádio, cujo dia transcorre neste 25 de setembro por conta da data do nascimento de Roquete Pinto - o "Pai do Rádio Brasileiro" -, foi inventado por Marconi. Mas, a exemplo do que ocorreu com o avião de Santos Dumont, teve um brasileiro que se antecipou à descoberta do italiano em dois anos. Foi um padre. O brasileiro Roberto Landell de Moura. 

Em 1894, Roberto havia desenvolvido aparelho semelhante e efetuado a emissão e recepção de sinais a uma distância de oito quilômetros, do bairro de Santana para os altos da avenida Paulista, em São Paulo.

Fanáticos religiosos, contudo, cientes de que o padre brasileiro tinha pactos com o demônio, destruíram seu aparelho e suas anotações, o que atrasou o reconhecimento de sua criação pelas autoridades científicas. Só em 1900 Roberto conseguiu fazer uma demonstração pública de seu invento.

TV. Renato Aragão e Casseta encostados

.
A Globo diz que não, mas não dá a impressão que Renato Aragão e a turma do Casseta & Planeta estão encostados? O cearense Didi tinha planos para fazer três telefilmes, segundo conta a colunista Camila Caron, mas não realizou nenhum.

PRÊMIO. Ganhadores do Comunique-se 2013

.
Foi realizada na noite passada, em SP, a entrega do prêmio Comunique-se aos melhores de 2013.  


‘Apresentador de Rádio’. ‘Jornalista de Economia - Mídia Impressa’. ‘Jornalistas de Economia - Mídia Eletrônica’. Nessas três disputas do Prêmio Comunique-se 2013, Carlos Alberto Sardenberg foi o vitorioso. Com a tripla conquista, o profissional de CBN, Rede Globo e O Globo teve 100% de aproveitamento nas categorias em que chegou a ser finalista e foi o grande vencedor da noite.

Artur Xexéo, colunista do jornal O Globo, e Edney Silvestre, apresentador do ‘Globonews Literatura’, foram os vencedores da categoria ‘Jornalista de Cultura’

Jornalistas do Estadão, BCC e Globo, Jamil Chade, Tim Vickery e Marcos Uchoa, respectivamente, são os grandes vencedores da categoria Correspondente Internacional em 2013.

Prêmio 'Jornalista Nacional': Ricardo Boechat e Clóvis Rossi foram anunciados como os grandes vencedores desta edição.  Em discurso, Boechat celebra seu 10º Prêmio Comunique-se.

Por sua atuação no 'Bom Dia Brasil', Renata Vasconcellos conquista o prêmio de melhor Apresentadora de TV e entra para a galeria Mestres do Jornalismo. No ar pela CBN há 13 anos, Sardenberg leva o terceiro troféu para casa, eleito pelos pares como Âncora de Rádio. A categoria é patrocinada pela Bayer.

Ancelmo Gois, Miriam Leitão e Patricia Kogut são os grandes vencedores da categoria ‘Colunistas’ do Prêmio Comunique-se 2013. Eles venceram em ‘Notícia’, ‘Opinião’ e ‘Social’, respectivamente. Os jornalistas são amigos de redação em O Globo, jornal que reúne o trabalho do trio.

Categoria Esportes: Mauro Beting levou dois troféus, como grande vencedor em mídia impressa e eletrônica. O colega de emissora, José Silvério foi eleito o melhor Locutor. 
23h26 - O trio de vencedores da categoria Repórter é estreando no primeiro lugar da premiação. Pedro Bassan levou mídia eletrônica, Catia Seabra em impresso e Ana Paula Paiva em imagem. Os profissionais são, respectivamente, da TV Globo, Folha de S. Paulo e Valor Econômico.   

TV. Ex-ministro volta ao batente jornalístico

.
Quem está de volta ao batente no jornalismo é o ex-ministro Franklin Martins. Ele retorna à TV hoje como apresentador da série "Presidentes Africanos". 

Em documentário realizado ao longo de 13 dos maiores países africanos, Martins retrata aspectos históricos, políticos e econômicos dos países visitados.

terça-feira, 24 de setembro de 2013

TV. Parque do Cocó está no Medida Certa

.
A Globo trabalha muito bem o marketing de seus programas. O 'Medida Certa', quadro do Fantástico, ganha reforço nos Estados com a realização de eventos como vai acontecer sábado em Fortaleza. 

A cantora Preta Gil e o fisicultor Márcio Atalla estarão sábado pela manhã no Parque do Cocó, com várias mobilizações em favor de uma vida saudável. 

Vale perguntar se os acampados do Parque vão poder se globalizar também?

MODA. Na passarela Gagliasso e Solano

.
Quem esteve em Fortaleza, participando do Maraponga Mart Moda, foram os atores Bruno Gagliasso e Mateus Solano, o Félix de Amor à Vida. 


DICA. Site orienta mudança de nome estranho

.
Você não gosta do nome que seus pais lhe deram? Então, saiba que é possível mudá-lo. É necessário que atenda a certos critérios. Visite o site Especial Cidadania que dá orientação sobre isso.

Abecê Nogueira, Antônio Dodói, Naída Navinda Navolta. Criatividade não falta a pais brasileiros
 
O etnógrafo Mário Souto Maior lançou na década de 1970, pela Fundação Joaquim Nabuco, o livro Nomes próprios pouco comuns – Contribuição ao estudo da antroponímia brasileira. Com prefácio de Carlos Drummond de Andrade, a obra traz um levantamento de nomes estranhos de brasileiros encontrados em diversas fontes, como guias telefônicos, jornais e publicações de órgãos do governo.
Drummond analisa que "o nome próprio extravagante é motivo de riso, que faz sofrer seu portador em benefício do fígado alheio, mas sua motivação é sociológica e psicologicamente séria". Drummond ressalta ainda que, "na hora de colar ao filho uma etiqueta para toda a vida, não só a imaginação se põe a trabalhar. Entram no jogo o espírito religioso, a definição política, a fascinação por supostos heróis do dia, o desejo de transferir ao recém-nascido virtudes e glórias de um modelo prestigioso, pela identidade onomástica".

Veja alguns nomes, e as respectivas fontes, que Drummond destaca em seu prefácio da obra de Souto Maior:

Abecê Nogueira; Barrigudinha Seleida; Eclesiaste Cardeal da Costa; Gilete Queiroga de Castro; José Amâncio e Seus Trinta e Nove. Citados em Onomástica, Waldemar Valente. Recife, Diário da Noite (23/9/1966).

Antônio Dodói; Antônio Manso Pacífico de Oliveira Sossegado; Magnésia Bisurada do Patrocínio; Naída Navinda Navolta Pereira. Equipe, Recife.

D’Artagnan Pascal. Guia dos Radioamadores Brasileiros. Brasília, 1973.

Francisco Facada Sargento de Cavalaria. Miçangas, Afrânio Peixoto. Rio de Janeiro, 1931.

Getúlio Subirá. Guia dos Telefones da Zona da Mata Mineira, 1967/8.

Prodamor de Marichá e Marimé (Junção de "produto do amor de Mariano Chagas e Maria Amélia"). Nomes Curiosos, Domingos Vieira Filho. São Luís, MA, O Imparcial, 29/8/1973.

Veneza Americana Derecife. Diário Oficial da União, Brasília, 13/10/1987, secção I, parte II, pág. 402.

TELEVISÃO. A briga pela vice-liderança



E aí, o SBT e a Record, divulgaram nesta segunda números diferentes para valorizar os desempenhos de suas atrações aos domingos. 

A Record informou: “Em sua edição ao vivo, neste domingo (22/09), ‘O Melhor do Brasil’, comandado por Rodrigo Faro, registrou seu melhor índice de audiência desde que passou a ser exibido aos domingos: 9 pontos de média, consolidando o segundo lugar. A atração marcou ainda pico de 13 pontos e share de 17%.”

Vamos aos números do SBT: “Eliana conquistou a vice-liderança e venceu o programa do apresentador concorrente, que foi exibido ao vivo. Com crescimento de 30%, no ar das 14h59 às 19h01, Eliana marcou 9 pontos, contra 8 da terceira colocada e 13 da primeira. Na briga com o apresentador da concorrente, das 15h14 às 19h01, Eliana obteve 9 pontos contra 8 do apresentador.”

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

CHARGES. Pizza...ria com o mestre Clayton

.
Uma semana de pizzas com Clayton foi o que se viu nas últimas charges do criativo chargista. Aliás, ele está sendo apontado como um dos melhores traços do Brasil. Do Nordeste, a gente já sabe que é o melhor. 




domingo, 22 de setembro de 2013

MUNDO DIGITAL. O que aconteceu?

.
E a Reuters fechou seu site Reuters Next que vinha desenvolvendo há dois anos. Na 'homepage' a gente dá de cara com o aviso: "Estamos construindo um novo site e convidamos você a explorar uma pré-visualização do mesmo. Nossa nova abordagem vai deixar os leitores focar melhor reportagem do mundo, foto jornalismo, dados de mercado, de vídeo e de opinião, todos entregues com o contexto que você precisa".


TV. Faustão e Datena se desencontram

.
Se foi para fazer concorrência ao 'Quem Fica de Pé", da Band, que retornou ao vídeo aos domingos no mesmo horário do 'Programa do Faustão", o quadro "Tem gente atrás" revelou-se desastrado e desencontrado. 

Fausto Silva estava completamente por fora das regras, a ponto de errar várias vezes e ter que retornar o último participante porque não havia entendido bem as normas do programa. Ainda assim, continua menos dificil digeri-lo do que o insosso Datena. Sem graça e sem jogo de cintura.