Translate

quinta-feira, 26 de maio de 2011

DÚVIDA. O que vem a ser o KS da Coca?


O 'post' anterior me faz puxar uma outra dúvida: de onde vem a expressão KS que se diz ao pedir um refrigerante em embalagem de vidro? A todo garçom que eu pergunto, ninguém tem resposta. Resolvi ir ao Google e - é incrível - não há resposta satisfatória.

Encontrei uma falando que seria abreviatura de garrafa retornável (em inglês ficaria "returnable bottle'. Outra de que o K teria ligação com o estado do Kansas, onde são produzidas as garrafas.

A mais satisfatória mesmo é a que diz que seria King Size,, em português seria Tamanho Rei/"Real" ou Padrão. Equivale a garrafa de 290ml.

18 comentários:

ivo.lavor disse...

Acho que uma vez um garçom me explicou que vem da Abreviação de CASco.
A letra K soa como "CA" de CARRO. K = CA.

Pareceu-me plausível a explicação.

Marcos MPE disse...

Na mesma linha queria te perguntar os significados de CC,WC,OK. Enquanto isso ainda tem muitos que ainda nao sabem o que é RG e UF na hora de preencher algum cadastro.

Unknown disse...

WC: Water Closet (banheiro)

CC: Com cópia (email será remetido a todos os destinatários especificados neste campo)

RG: Registro geral (número do documento nacional de identidade)

UF: Unidade Federativa (O Brasil é uma república federativa e cada estado representa uma unidade federativa.)

Renato Durval disse...

http://jorgexerxes.wordpress.com/tag/garrafa-de-klein/

AJ Falcão disse...

Acho esta a mais plausível.
Nunca ninguém me disse, mas no auge da filosofia de botequim, eu acabei chegando a conclusão de que o tal KS refere-se a justamentre uma abreviação de Casco.

Fico feliz por encontrar alguém que compartilha dessa tese que não leva a lugar nenhum.

Achei bacana também a 'tiuria' do Kansas. Realmente as garrafas retornáveis americanas são/eram produzidas lá.

Unknown disse...

Quando a coca cla chegou ao Brasil só era vendido refrigerante guarana (antartica) em garrafas muito pequenas. A coca lançou então a coca 290ml como sendo "maior" ou "mais alta" denominação de king size, que pode ser maior, mais alta ou mais comprida e mais fina. Igualmente se utilizou na época a denominação king size para cigarros mais longos e finos, especificamente o CHANCELER.

Leonardo Rodrigues Magalhães disse...

Cc, na verdade, vem do inglês Carbon Copy, algo como cópia carbono. Felizmente, dá pra virar Com Cópia sem problemas. Já o Bcc, Blind Carbon Copy, algo como 'cópia carbono às cegas', esse não teve jeito, precisou virar Cco, Com Cópia Oculta.

Unknown disse...

O interessante é a expressão ser utilizada em diferentes regiões do País. Já ouvi utilizarem o termo KS do Rio Grande do Sul ao Ceará.

Marcus Sioffi disse...

nossa.. realmente pensava q era KS uma abreviacao de CASCO, como a maioria ai em cima acredita.... fui pesquisar agora no google e achei essa thread e seu post... ah... quando eu era pequeno ninguem falava KS.. soh casco.. acho q por isso muita gente associou.. foi soh uma coincidência da fonetica!! XD

Anônimo disse...

Não poderia ser, também, uma abreviação meio aportugusada de glass? Tipo glass... ks... bem parecidos... fizeram isso com várias palavras, por exemplo, forró.

Anônimo disse...

KS realmente significa King Size. Conjunto de letras muito utilizada por americanos para denominar os tamanhos dos produtos.
OK vem de um codigo muito utilizado por soldados em guerras. o "o" na verdade era um 0 [zero] e o "K" é a abreviação da palavra Killed [morto, mortos]
quando um soldado perguntava ao outro como tinha sido a missao, ou o dia, se o outro respondesse OK , significava que nao havia morrido ninguem naquele dia.

Unknown disse...

Estive pensando nesse assunto e KS não é abreviatura de caçula? Antigamente existia uma garrafa menor que tinha esse nome: K sula... será?

Edson Piracity disse...

CC pode ser tambem Corrente Continua, Conta Corrente e WC pode ser Wanderley Cardoso ou quando vc esta na Rodoviaria nao tem sempre uma plaquinha com uma setinha?? WC -----> ?? então Waso Çanitario kkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Há algum tempo atrás, o site americano da Coca Cola fez uma campanha para o relançamento das garrafas de 290ml. Dentre outras informações contidas nesta campanha, podia-se acessar também o real significado da sigla KS, “King Size”. A principal mensagem que o comercial da Coca Cola gostaria de transmitir é que a embalagem de vidro de 290ml era a medida certa para matar a sede dos jovens naquele verão. E no verão há um grande aumento no consumo de refrigeranmte em embalagens indiduais.

Read more: http://www.bloghupe.com.br/2014/01/curiosidade-por-que-coca-cola-ks.html#ixzz3FU5IPSGy

Anônimo disse...

Já trabalhei em uma distribuidora da Coca Cola e ouvi em uma palestra sobre vendas que significa KING SALES ou Rei de Vendas.

Anônimo disse...

Esse tema dá o que falar, rs, minha humilde opinião é que o negócio foi lançado como KS, abreviação de estado do Kansas, por motivo de ter sido essa garrafa criada alí - salve Dorothy. Porém depois se atribui o KS também a King Size, que não está de todo errado já que o padrão 29cl foi criado pensando em ser a quantidade ideal para para matar aquela sede ou acompanhar uma refeição. Por fim a Coca hoje tem tudo quanto é versão porque o negócio é verder... Zero, Light, Normal, Pequena, Grande, Garrafa, Lata, Máquina, com Nome, sem Nome, etc.

Bia Novaes disse...

A explicação está aqui.

http://www.adbranch.com/coca-cola-magazine-ads-from-1950s/coca-cola_chuckwagon_1958/

War disse...

Essa explicação está completa em português e com vídeo com a comprovação. https://blog.brasilacademico.com/2016/06/por-que-garrafa-de-coca-cola-chama-ks.html