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quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

PODER. O acróstico da liberdade


Criação de Dannolan

ERRO. Erradicaram Chopin. E a dengue, nada



Agora está explicado porque grandes compositores como Frederic Chopin sumiram do mapa musical da Terra. Ele foi "erradicado" (sic).

(ab)Sinto Muito...

Zoeira reproduz linguagem chula de Gadú


NOTAS SOLTAS


. O blogueiro Egídio Serpa está lesionado por esforço repetitivo. Ele diz que em consequência do uso permanente do computador e do seu “mouse”.

. Quem está colando grau é o companheiro Marcos Lima, ex-integrante da Povo AM e que hoje faz o policial da TV Diário. Parabéns.

. Parabéns a Karpegeane Vieira. Ele criou o blog Ibaretamanet.com destinado a levar informações da cidade cearense. www.ibaretamanet.blogspot.com

. O jornalista Wellington Senna, atual produtor do programa Paulo Oliveira no rádio, precisou enfrentar cirurgia de urgência por conta de uma hérnia estrangulada. Em casa, ele passa bem.

VÍDEO. Alguém se lembra deste comercial?




Aliás, alguém se lembra da Varig?

TV. Uso de mídias sociais para audiência


Artigo do de Brian Stelter, do 'New York Times', transcrito pela Folha, mostra como as mídias sociais estão cada vez mais presentes na programação das emissoras de TVs. Domingo, principalmente. "Quando o ganhador do primeiro prêmio for anunciado na cerimônia do Oscar [...] milhões de pessoas estarão conversando on-line sobre os premiados. E a rede de TV ABC estará pronta.

Por aqui, a gente já vê isso na programação da Globo e até mesmo emissoras cearenses como Jangadeiro e Verdes Mares, utilizam-se dessas ferramentas como parte de uma política de atender ao telespectador em termos de interatividade. Vide caso do 'Esporte da Jangadeiro', onde Juciê e Fabiane abrem espaço para a opinião de quem está assistindo o programa. Domingo, durante a cerimônia do Oscar, vai acontecer a mesma coisa.

"Para tentar explorar o uso simultâneo de televisores e aparelhos on-line pelo público, a rede criou um site especial do Oscar com imagens de vídeo dos bastidores; os ganhadores serão mostrados recebendo o prêmio no televisor e celebrando nos bastidores em vídeos via web.
Experiências como essa subitamente ganharam prioridade na televisão. À medida que cresce o número de pessoas que conversam on-line em tempo real sobre seus programas favoritos no Facebook, Twitter e diversos outros sites menores, as redes de TV tentam descobrir como aproveitar a tendência", escreve o articulista.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

FACEBOOK. Freira é expulsa por usar a rede



Já se sabe que o Facebook ajudou a depor até ditador, como Mubarak no Egito; tem provocado a união de pessoas no norte da África, mas poucos sabem que essa rede social é responsável até pela dispensa de uma religiosa da sua congregação.

Irmã da Internet. É como se intitula a freira pertencente a um convento da cidade de Toledo, na Espanha. Ela foi expulsa de sua congregação por ter participado da rede social Facebook. María Jesús Galan, o nome real da religiosa, foi orientada a apagar o arquivo inteiro do Facebook. Ela relatou sua expulsão dizendo que a medida foi tomada para manter a ordem dentro do convento.

Isso mostra o alcance que as plataformas sociais atingem até mesmo em campos incomuns como os ligados a pessoas religiosas, interessadas em comunicar-se com outros usuários cujas relações, provavelmente, seriam impossíveis de outra maneira.

MÚSICA. Porque cantar é melhor que sofrer



LIBIA. O encontro dos últimos ditadores


Uma foto diz tudo. Nela, a história se impregna. Realça o fato. Transmuta-se com ele. E com o passar do tempo é possível identificar como o tempo muda. Ou, seria melhor dizer, como mudam as pessoas?


Na foto de cima, os ditadores de países do Oriente Médio e norte da África onde a primavera de liberdade já expõe frutos. À esquerda, o ditador do Egito que desabou. Ao seu lado, escanchado no ombro como a querer se proteger, Muamar Kadafi, que há 42 anos é ditador na Líbia.

Na foto do meio, esses mesmos ditadores ao lado de expressões da democracia que, provavelmente, estejam mudando de opinião. E na última, Kadafi ao coneceder entrevista para a emissora oficial de TV não se separa do guarda-chuva. Com medo que o céu desabe sobre suas cabeças?

O tempo dirá, até quando ele se sustentará.

POLÍTICA. A mão que manipula o Senado


POLÍTICA. A ausência menos que sentida



Minha pulga atrás da orelha tem cada desconfiança! Será que isso não foi um arranjo para o senador deixar o desconforto de presidir uma sessão onde a casa que ele dirige está sob pressão do Planalto e o velho Senado mais parece uma casa de joana, onde se trai o povo em favor de uma decisão do alto?

Dona Marli, saude. Pra outras quedas no futuro.

HUMOR?! Eu tenho é vergonha disso



A foto reproduzida no Liberdade Digital me deixa preocupado: se o serviço público contrata gente para confeccionar esse tipo de inscrição e não há (na cidade) quem faça a devida correção, então mermão... estamos!

BLOGS. O Penteadeira comemora 3 meses



Hoje em dia, tudo é tão descartável que a permanência de três meses de vida de um blog já vira uma festa. É o caso do Penteadeira Amarela , um sugestivo blog feminino onde luluzinhas-jornalistas tricotam suas ideias sobre 'make up', moda e comportamento.

O blog foi gestado em dezembro por Alinne Rodrigues, Isabelle Leal, Mariana Pontes e Renata Viana. "Olhando assim, pode até pensar que o espaço é exclusivo para as mulherzinhas, mas é engano" escreve Joelma Leal, a assessora para divulgação dos 44 blogs de O Povo.

Os três meses, na verdade, seriam de experiência - aquele velho ritual trabalhista a que todo empregado precisa passar em novo emprego. Se vingasse, sobreviveria. E haveria comemoração. E ela vai reunir as "penteadas” e os leitores na Yozenn do Shopping Del Paseo, a partir das 15h, do próximo sábado. "No Encontro Amarelo, as meninas poderão tirar as dúvidas sobre os looks, esmaltes e “otras cositas más”, reforça Joelma.

Serviço
:
Encontro Amarelo - bate-papo com blogueiras do Penteadeira Amarela
Sábado, dia 26, às 15 horas
Local: Yozenn, Shopping Del Paseo
Twitter: @blogpenteadeira
Facebook: Penteadeira Amarela

MARKETING. Aluga-se domésticas sensuais


As donas-de-casa francesas estão protestando contra as 'domésticas sensuais'. Deixa contar com detalhes: uma empresa está disponibilizando para locação, empregadas vestindo roupinhas curtas e que mostram o lado sensual do corpo de todas elas.

Elas são contratadas para limpeza de casas. Como diarista. Por cada hora de trabalho, 200 euros. Mas não é o apimentado do preço e sim a maneira provocativa como elas se portam no trabalho, a ponto de os maridos sujarem rapidamente a casa só para que elas voltem ao batente.

MARKETING. Aluga-se domésticas sensuais




As donas-de-casa francesas estão protestando contra as 'domésticas sensuais'. Deixa contar com detalhes: uma empresa está disponibilizando para locação empregadas vestindo roupinhas curtas e que mostram o lado sensual do corpo de todas elas. São contratadas para limpeza de casas. Como diarista. Por cada hora de trabalho, 200 euros. Mas não é o apimentado do preço, mas sim da maneira provocativa como elas se portam no trabalho, a ponto de os maridos sujarem rapidamente a casa só para que elas voltem ao batente.



SOLIDARIEDADE. Ao Nélson, pelo título


Olha, se tem uma pessoa que faz um trabalho meritório - em termos de divulgação da Música Popular Brasileira e da boa Música Internacional - é o Nélson. E eu que pensava que ele fosse cearense. O título concedido pela Câmara, a partir de sugestão da vereadora Eliana Gomes, vem honrar o nome de Nélson Augusto e sua jornada de trabalho como jornalista e difusor cultural.

O maior contador de histórias é um menor




A dica nos foi repassada por Augusto Bonequeiro

JORNALISMO. Palestra sobre fotojornalismo


MÍDIA. Jornal lança página para diversão


Mistura de jogos, passatempo e histórias em quadrinhos, a página The Goods teve seu direito de publicação adquirido pela empresa de licenciamento Tribune Media Services.
Semanalmente, artistas e escritores de histórias infantis colaborarão para a criação da página, que será publicada em jornais dos Estados Unidos e do Canadá. Segundo a empresa, o lançamento agradará também aos adultos.

(Folha de SP)

JORNALISMO. Dicas do fazer jornalístico



Tim Radford é um veterano jornalista neozelandês. Em seu curriculum destaca trabalho para o diário inglês 'The Guardian', durante 32 anos, durante os quais ocupou postos como a direção das editorias de artes, literatura e Ciências. Precisamente nesse âmbito, a Associação dos Escritores Britânicos de Ciência o nomeou quatro vezes escritor do ano. Agora, decidiu compartilhar suas mais de cinco décadas de experiência na imprensa elaborando uma lista de 25 recomendações que todo jornalista deveria conhecer e respeitar. O GENTE DE MÍDIA traduziu esse texto publicado no site PeriodistaHOY, na expectativa de ser útil a todos nós que utilizamos a mídia de alguma maneira.
01. Quando você se senta para escrever, só uma pessoa é importante em sua vida. É alguém a quem, provavelmente, nunca você nunca conhecerá: o leitor de seu artigo.
02. Não trate de impressionar o cientista que acabou de entrevistar, nem ao diretor de sua mídia, nem a garota ou o garoto atraentes que conheceu numa balada. Escreva para impressionar o trabalhador que vai de metrô ou de ônibus e, se não sentir interessado, não tardará um segundo em deixar de ler-te.
03. Portanto, cada frase que escrever há de ser a mais importante de sua vida. Tem que ser interessante para o leitor.
04. Não use um estilo pomposo. Espanta os leitores. Utilize palavras simples, frases curtas e ideias claras.
05. Ninguém se molestará se escrever algo "demasiado fácil de entender”.
06. Ninguém é obrigado a ler o que você escreve.
07. Em caso de dúvida, considere que o leitor não sabe nada do tema do qual você fala. Mas tampouco pense que o leitor é estúpido. Não supervalorize seus conhecimentos, nem menospreze sua inteligência.
08. A vida é complicada. O jornalismo não pode (nem deve) ser complicado. Precisamente os leitores acorrem à imprensa para que ela lhes explique os assuntos complicados.
09. A teoria do espaguete: se algo está emaranhado, como um prato de espaguete, encontre um único fio e puxe. Deve dar ao leitor algo simples, nada complexo.
10. Escolha um único quadro da narrativa para a sua história. Se o assunto de que fala tem várias peças importantes, escolha o ponto onde se cruzam. Você pode obter outros bocados, mas que não se desviem do terreno de sua escolha.
11. Tente resumir em uma frase a idéia principal do seu artigo. Pergunte a si mesmo, por um lado, se sua mãe iria entender essa idéia e, por outro lado, se conseguiria 'vendê-la' ao editor de um jornal. Muitas vezes essa frase pode ser o 'lead' do seu artigo. Não comece a escrever até que você o tenha.
12. Há sempre uma primeira frase ideal para qualquer ítem. Procure pensá-la antes de começar a escrever. O resto será muito mais fácil.
13. Textos "simples" e "lights" não são insultos para nenhum jornalista. Quem paga por um jornal quer assimilar informações rapidamente, sem ter que recorrer a notas ou referências obscuras.
14. Há que se apelar para o sentimento do leitor. É uma das chaves para o sucesso. Não se sinta mal com isso, também recorrem a ele (o sentimento) até os clássicos da Literatura.
15. As palavras têm seu significado específico. Não invente, por muito que lhe pareça boa. Em caso de dúvida, vá ao dicionário.
16. Evite clichês ... salvo os que sejam corretos. Se você usá-los sabiamente pode ser muito útil.
17. As metáforas são até bem vindas, mas tente não ser muito chamativo. E não use várias ao mesmo tempo: pode ficar confusa.
18. A linguagem da imprensa é como a da rua. O texto não tem entonação, sem velocidade, sem acento e é baseado em gestos. Nada pode ser tomado como garantida. Seja claro e observe todas as regras da gramática.
19. Cuidado com as palavras excessivamente longas e os jargões técnicos. Se houver mais sinônimos comuns, use-os. Por exemplo: é melhor citar uma refeição "abundante" do que pantagruélica.
20. No nosso caso, vamos escrever em português. Se não for essencial, evite termos em outras línguas, incluindo referências latinas e inglêsas. Não há necessidade de usar "parking' se temos "estacionamento".
21. Ao público interessa aquilo que é mais próximo dele. A maioria de leitores preocupa-se mais com as ocorrências das rodovias do que amplas reformas econômicas lá no Suriname.
22. Leia. Muito. Tudo. Quanto mais variedades, melhor. Assim, aprende-se uma quantidade de coisas cujas palavras poderão encher meia página.
23. Cuidado com os dados absolutos. Se você definir algo como maior, menor, mais rápido ou mais forte... pode ser apareça outra coisa que o supere. Uma ação eficaz é utilizar a expressão "um dos mais ...." Ou, para citar referências, "o maior segundo (Guinness Book se for o caso)".
24. Há coisas que, por respeito à lei, quer pelo bom gosto, simplesmente não se deve escrever. Evite complicações e ofensas gratuitas aos seus leitores.
25. Além da lei, os jornalistas têm uma responsabilidade social. Nós procuramos a verdade. E se é difícil de alcançar (por vezes acontece), pelo menos, tente ser justo; há sempre duas versões de uma história.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

TECNO. Conheça o celular do futuro



Flip phone, um telefone com tres telas flexíveis é a novidade em termos de telefonia móvel. 

O protótipo, desenhado por Kristian Ulrich Larsen, dispõe de três telas que melhoram a interface habitual dos telefones ao aumentar a superfície de visualização. 

Parece um calendário. Na verdade serve também para esse tipo de mostruário. Além de ser um relógio de mesa. As múltiplas posições favorecem adotar posições segundo as necessidades. 



Visto no Projects

SOM. Tire aquele 'brega' da sua cabeça


Descobri (via Twitter) um site que ajuda a limpar de nossa cabeça aquelas músicas chatas que não desgrudam de jeito nenhum. É o Desescute - "que traz uma solução baseada nos mais recentes estudos científicos sobre Impregnação Melódico-Cerebral: nós substituímos uma música chiclete em seu cérebro por outra ainda pior”.

Qual é a música (chata) que não desgruda de sua cabeça?

NOMES. Vida de Tiririca vai virar filme


Quem diria, a vida do palhaço e deputado federal Tiririca deve virar filme. Leio na coluna do Ancelmo Góis que "se for aprovada a lei que proíbe censurar biografias não autorizadas de pessoas públicas, vários filmes parados pela interferência de parentes e herdeiros voltarão a ser produzidos.

Estão nesta situação longas sobre Raul Seixas, Noel Rosa, Santos Dumont e até um, acredite, sobre o deputado Tiririca".

HUMOR. Internet inspira nomes próprios


A lua-de-mel do mundo árabe com a Internet já rende frutos:

Um egípcio batizou sua primeira filha com o nome Facebook.

Se fosse menino ia se chamar Control Alt Del".


(Tutty Vasques)

TV. Telejornal mostra reção de prefeito




A reportagem de TV que bombou na rede em todo o território nacional foi a da TV Amazonas, afiliada da Globo. Nela, o prefeito de Manaus, Amazonino Mendes (PTB), discutiu com uma moradora de uma comunidade onde, no domingo, 20, uma mulher e duas crianças morreram soterradas sob um barranco que desabou.

O prefeito dizia, em entrevista a uma rede de TV local, que as pessoas na comunidade Santa Marta, zona norte da capital, ajudariam a prefeitura “não fazendo casas onde não devem”, ao que uma moradora não identificada interrompeu: “Mas a gente está aqui porque não tem condição de ter uma moradia digna”. O prefeito respondeu: “Minha filha, então morra, morra”.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

WEB. O mapa da censura da Internet



Azuis
- sem censura
Amarelo
alguma censura
Vermelho
sob vigilância
Preto
- censurado

TEVÊ. E aí o Bruno Formiga sai ou não?


Estou vendo (agora) a reprise do Esportes do Grande Jornal da TV O Povo. Nela, F. Grazianni e Bruno Formiga discutem sobre a falta do jogo onde houve a expulsão do jogador. Um diz que foi, outro diz que não. Passam o vídeo. Outro diz que não foi, um que foi e fica nesse bate-rebate.

Quem pergunta quer saber: e aí Bruno Formiga, fica na Povo ou vai para a TV Cidade?

FILMES. Para estudantes de jornalismo


O blogueiro e professor universitário José Luis Orihuela, do Curso de Comunicação da Universidade de Navarra (Pamplona, Espanha) fez uma lista de filmes recomendáveis a estudantes de Jornalismo.

Tinta vermelha (Francisco J. Lombardi, 2000)

Todos os homens do presidente (Alan J. Pakula, 1976)

Al filo de la noticia (James L. Brooks, 1987)

Chegadas e Partidas (Lasse Hallström, 2001)

Ausência de malicia (Sydney Pollack, 1981)

Boa noite e boa sorte (George Clooney, 2005)

A embriaguez do sucesso (Alexander Mackendrick, 1957)

Cidadão Kane (Orson Welles, 1941)

Farenheit 9/11 (Jehane Noujaim, 2004)

A Horas da Vingança -(eadline – U.S.A. (Richard Brooks, 1952)

Crimes e Pecados (Woody Allen, 1989)

A era do Rádio (Woody Allen, 1987)

O ano que vivemos perigosamente (Peter Weir, 1982)

El desafío – Frost contra Nixon (Ron Howard, 2008)

El dilema (Michael Mann, 1999)

A Montanha dos 7 Abutres (Billy Wilder, 1951)

O dossiê Pelícano (Alan J. Pakula, 1993)

El precio de la verdad (Billy Ray, 2003)

Profissão Reporter (Michelangelo Antonioni, 1975)

O show de Truman (Peter Weir, 1998)

Uma loira por um milhão (Billy Wilder, 1966)

Fogo sobre Bagdad (Mick Jackson, 2002)

Good Morning, Vietnam (Barry Levinson, 1987)

Grita libertad (Richard Attenborough, 1987)

In the Loop (Armando Iannucci, 2009)

Íntimo e pessoal (Jon Avnet, 1996)

Adorável Vagasbundo Frank Capra, 1941)

Cortina de fumaça (Barry Levinson, 1997)

A sombra do Poder (Kevin Macdonald, 2009)

As flores de Harrison (Elie Chouraqui, 2000)

Leões e Cordeiros (Robert Redford, 2007)

Os gritos do silêncio (Roland Joffé, 1984)

Lua Nova (Howard Hawks, 1940)

Network, Rede de Ibtrigas (Sidney Lumet, 1976)

Primeira página (Billy Wilder, 1974)

Vermelhos (Warren Beatty, 1981)

Territorio Comanche (Gerardo Herrero, 1997)

O Jornal (Ron Howard, 1994)

Tinta vermelha (Francisco J. Lombardi, 2000)

Todos os homens do presidente (Alan J. Pakula, 1976)

O preço da coragem (Michael Winterbottom, 2007)

FONTE

DUDU RANGEL. Os eufemismos jornalísticos


"A redução de custos é uma realidade em várias empresas de comunicação. = Esqueça, você não vai ganhar aumento este ano.

O jornal está passando por uma reorganização de seu ativo humano. = O jornal está demitindo um monte de jornalista.

Eu gostaria muito, senhor editor, que alguma providência mais drástica fosse tomada contra o seu repórter, que publicou uma notícia equivocada a nosso respeito. = Eu quero que você mande embora o merda do repórter que falou mal da gente.

O doutor está impossibilitado de atender a imprensa neste momento. = Não deu para entender ainda que o doutor não quer dar entrevista?

Por causa das chuvas e dos desmoronamentos, vamos precisar de um reforço em nossa equipe neste fim de semana. = Você acaba de perder a sua folga de fim de semana.

Não quero só números. Vamos dar atenção ao lado humano da tragédia. = Vamos explorar a desgraça humana ao máximo.

A direção do jornal pediu para adotarmos uma linha mais light com o governo para evitarmos desgastes desnecessários. = A direção do jornal pediu para adotarmos uma linha mais light com o governo para não perdermos os anúncios das estatais.

A expressão “situação meia complicada” não é correta e precisa ser evitada, ok? Mais atenção! = Porra, ainda não aprendeu a escrever este Português correto?

Oi, querida, pode ligar mais tarde, por gentileza? É que estamos no meio do processo de finalização da edição. Obrigado. = Que assessora chata você é, hein? Ligou bem na hora do fechamento!

O filme ficou muito aquém das expectativas da crítica e do virtuosismo de seu diretor. = O filme é muito ruim.

O jornalismo é uma profissão apaixonante! = Você nunca vai ficar rico como jornalista!"

CARNAVAL. Segurança lança hoje hotsite



Conversei com Henrique Silvestre, assessor de Imprensa da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, sobre o site que está sendo lançado hoje "Carnaval Seguro". Uma ótima dica para foliões ou qualquer pessoa que deseje se informar a respeito do período momimo.