Translate
domingo, 27 de setembro de 2020
TEVÊ. Tarcísio e Glória falam na Globo sobre suas demissões
sábado, 26 de setembro de 2020
RÁDIO. Peça antiga da Tribuna resiste no estúdio da 101,7
Marcos Maranguape, que parece ser um leitor mais atento, percebeu na foto do estúdio da Jangadeiro Band News FM resquícios da antiga marca Tribuna. É o banner de acrílico da antiga marca foi esquecido debaixo da mesa, próximo ao pé do William Barros. E assim como as cartas, as fotos não mentem jamais.
RÁDIO. As vozes femininas marcantes desse novo tempo
Quando se fala de voz feminina no rádio cearense, alguns nomes surgem à mente: a da saudosa Neide Maia, de Rita Oliveira (aposentada) - e da veterana Samanta Marques. Evidente que, num mercado onde o predomínio machista foi marcante em qualquer atividade, sempre foi dificil achar apresentadoras de programas na faixa do AM. Aqui acolá surgiam nomes no noticiário, porém, sem nenhuma prevalência na titularidade de programas. Hoje em dia, a realidade mudou, principalmente no que se refere a ancorar e comandar horários de entretenimento.
É que os tempos mudaram. E o mercado se viu obrigado a isso. Abriu as portas - eu diria, os microfones - para a figura da mulher como radialista de ponta e elas vêm se destacando bem na área.
Basta ligar qualquer estação AM ou FM e vamos nos deparar com vozes protagonistas desse tempo. A da Samanta, na FM 93 ainda continua; mas a desenvoltura de nomes como Daniella de Lavor (AM Verdes Mares), Maísa Vasconcelos (Povo-CBN), Márcia Santos (FM 93), a nomes mais recentes que vieram do Jornalismo como Ariane Cajazeiras, Karla Moura e outras, garante a certeza de que o meio radiofônico se insere entre os setores que fogem ao predomínio machista. E a mulher mostra seu empoderamento.
RÁDIO. Durante a pandemia, o veículo cresceu 38 por cento
DIA DO RÁDIO. Histórias curiosas relacionadas ao dia a dia
sexta-feira, 25 de setembro de 2020
RÁDIO. No seu dia, destaque é para a Jangadeiro Band News
Karla Moura, Iury Costa, Mônica Damasceno e William Barros fazem parte do elenco do nosso "Jornal Jangadeiro" - eu apresento o programa de "home-office" - no dia em que o rádio é celebrado por ouvintes e profissionais. É o veículo que incorpora novas ideias e se resignifica cada vez mais atual. Essa equipe marca pontos no 'Jornal Jangadeiro' (rádio).
quinta-feira, 24 de setembro de 2020
PORTAL. Herman Hesse explica a saída do CNews da internet
INTERNET. O CNews some e ninguém dá uma explicação
Andei buscando informações sobre o ocorrido, mas a ligação não me foi atendida até agora.
ELEIÇÕES. Belmino está de volta e quer lugar na Câmara
Uma leva de profissionais de comunicação - do humor, do rádio e da TV - está buscando uma oportunidade na Câmara Municipal nas eleições de novembro. Um nome que chamou a atenção é o de Sebastião Belmino.
quarta-feira, 23 de setembro de 2020
VÍDEO. Projeto mostra cabeça de Bolsonaro usada em pelada
O vídeo destacado hoje pela Folha de SP, faz parte do projeto "Freedom Kick" (Chute da Liberdade), "uma ação do coletivo americano de arte de rua Indecline com o artista plástico espanhol Eugenio Merino. A iniciativa promove partidas de futebol amador em que as bolas são réplicas de silicone de cabeças de líderes que o grupo define como populistas - além do brasileiro já entraram em campo Vladimir Putin e o americano Donald Trump", destaca o jornal paulista. O texto original do projeto trata os personagens como "déspotas que usam o medo para manter suas populações sob controle".
A América Latina tem uma história de ditadores. Em particular, a Quinta República Brasileira era conhecida por matar dissidentes. E Jair Bolsonaro é conhecido por seus discursos masturbatórios que esboçam seus sonhos molhados de restabelecer essa política. Ele se ofende com a homossexualidade, feminismo e socialismo, mas fica muito duro com cada fantasia de violência contra seus oponentes políticos. Mas esses oponentes não são tão rígidos e trazem alegria e movimento à sua resistência que fez de brasileiros como Pelé um ícone em todo o mundo.
No futebol, um tiro livre é uma chance de interromper o jogo por um momento e corrigir uma falta. Na democracia, a liberdade de expressão é a força esclarecedora que impede os tiranos de escaparem impunes do assassinato. Como a maioria dos músculos, deve ser exercitado ou murchará. Os déspotas usam o medo para manter suas populações sob controle. Os ativistas usam alegria e humor para mantê-los engajados. É um jogo antigo e o placar continua mudando, mas todos nós continuamos jogando.
O Freedom Kick é uma chance de reiniciarmos depois de anos de jogo sujo e conduta anti-desportiva. Embora aqueles que detêm o poder adorem proclamar a política como um jogo, para muitos os riscos são muito altos. O futebol sempre foi um esforço de equipe, envolvendo comunidade e organização, enquanto a ditadura é mais um esporte solo. Como dizem, só existe uma bola. Essa é uma metáfora perfeita para nossos chefes de estado. E nosso trabalho é chutá-lo sem piedade até encontrarmos uma maneira de transformar cada um de nossos esforços individuais em uma vitória da equipe.
TEVÊ. O jornal que mais reúne jotas na televisão cearense
JORNALISMO. Vício de linguagem dominando as reportagens
Tem repórter de TV (e de rádio, também) comendo letras em palavras que são usuais no dia-a-dia das pessoas. Não sou perfeito, mas os meus ouvidos não se habituam a vícios de linguagem que se repetem nas matérias de rua e até no comentário dos apresentadores durante os telejornais.
JORNAIS. Sites confiáveis disseminaram 'fake news'
terça-feira, 22 de setembro de 2020
TV. A melhor tradução do nosso jeito moleque no Futebolês
Hoje foi o dia em que, travestido de sheik árabe - ou seria melhor dizer sheik de araque? - ele anunciou a transação do Romarinho para o futebol daquele País.
Aliás, só em tirar o Jussie do sério já é um ganho do repórter.
JORNAIS. O Povo a marca mais citada pelos leitores no Ceará
Mesmo que fosse considerada uma hipotética associação das marcas Diário do Nordeste e Diário, ainda assim, a liderança seria inalterada. A soma chegaria a 22,8%.
Na sequência, a pesquisa registrou o jornal paulista Folha de S. Paulo, com 1,9%. O jornal O Globo cravou 1,3% das citações.
(Do blog do Eliomar)
Bolsonaristas se articulavam para comprar estação de rádio
E a Polícia Federal apreende mensagens no telefone celular do empresário Otávio Fakhoury apontando que empresários bolsonaristas se articularam para comprar uma estação de rádio que apoiaria pautas de interesse do governo.
Fakhoury é investigado no inquérito que apura a organização de atos antidemocráticos, em tramitação perante o Supremo Tribunal Federal (STF) sob relatoria do ministro Alexandre de Moraes. Ele foi alvo de busca e apreensão realizada em 16 de junho pela Polícia Federal a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) e, por isso, teve seu celular apreendido.
(Com informação de O Globo)
PROTESTO VIRTUAL. O preço do verde consumido pelo fogo
Após o lançamento da nota de R$ 200 pelo governo, foi a vez do GreenPeace lançar uma nova moeda. Em protesto virtual, a organização criou uma cédula de R$ 2,3 milhões representando o “real valor do descaso com o meio ambiente”. A quantia é uma referência à área consumida pelo fogo no local até o momento. |
segunda-feira, 21 de setembro de 2020
TV. Cabrini é demitido do SBT. Pode ir para Band ou Record
RÁDIO. Dia do radialista é hoje ou é no dia 7 de novembro?
sexta-feira, 18 de setembro de 2020
GENTE. Ian Gomes vira valete de carrinhos de compra
Ian Gomes é uma radialista responsável. Sua mais recente postagem revela o quão (!) ela gosta das coisas certas, nos míiiiiinimos detalhes. Ela reclama da falta de educação e respeito dos consumidores que vão aos supermercados e não fazem o menor esforço para deixar o carrinho de compras do lugar onde retiraram. A maioria sai jogando pelo estacionamento, ocupando o espaço de um veículo. Hoje, a Ian foi ao supermercado e, mais uma vez, encarnou seu papel de valete em benefício do politicamente correto. Bravo!
TIKTOK manda os jovens alinhar os dentes com lixa de unha
A nova febre nas redes sociais é lixar os dentes, algo que vem se tornando tema de preocupação para os profissionais. O site Vix está fazendo um alerta aos internautas que estão seguindo um daqueles desafios propostos nas redes sociais: o de lixar os dentes. Os dentistas dizem que isso é um perigo.
De tempos em tempos, uma nova tendência ou desafio viraliza na rede social de vídeos TikTok, e uma das mais recentes está preocupando os dentistas. Isso porque, seguindo vídeos com resultados esteticamente positivos, usuários da plataforma estão lixando os próprios dentes com lixas de unha para deixá-los alinhados – mas o que muita gente não sabe é que isso pode fazer muito mal para a saúde bucal.Na rede social, são diversos os vídeos em que pessoas aparecem lixando os dentes da frente para fazê-los ficar retos e alinhados – e, apesar de os resultados serem aparentemente satisfatórios, a “técnica” pode prejudicar, e muito, a saúde dos dentes. Segundo dentistas e outros profissionais da saúde bucal famosos na rede social, lixar os dentes destrói o esmalte que os reveste, e isso pode gerar problemas sérios.
quinta-feira, 17 de setembro de 2020
ELEIÇÕES. Bate recorde candidatos com nomes curiosos
Como era de esperar, em 2020 a campanha eleitoral promete bater recorde de candidatos com nomes curiosos. É que muitos deles utilizam nas urnas os nomes ou apelos pelos quais são mais conhecidos.
LEITURAS. A agitada noite de estreia da TV no Brasil
Aos 70 anos, que completa nesta sexta, 18, a TV brasileira está em um ponto de renovação, tanto pela multiplicidade de mídias quanto por fatores econômicos e até mesmo sociais, como a pandemia.
No meio de smartphones, lives, plataformas de streaming e segundas telas, parece difícil dimensionar qual foi o impacto da chegada da televisão ao Brasil. Enquanto qualquer pessoa pode transmitir de casa o próprio canal nos dias de hoje e até criar uma programação, uma geração de diretores, técnicos e atores precisou aprender a fazer televisão e inventar uma linguagem, iniciando uma aventura que mudaria os rumos e a cultura do País.
Assis Chateaubriand, dono dos Diários Associados, inaugurava há exatos 70 anos a TV Tupi de São Paulo. Naquele 18 de setembro de 1950, 22 aparelhos de televisão foram instalados em pontos de São Paulo e no saguão dos Diários Associados. À noite, o ator Walter Forster fez o anúncio definitivo: "Está no ar a PRF-3, TV Tupi de São Paulo, a primeira estação de televisão da América Latina".
Como narra o jornalista Fernando Morais na biografia Chatô: O Rei do Brasil, a transmissão inaugural foi feita de modo improvisado, apesar dos vários ensaios. A cerimônia seria exibida com três câmeras fixas, mas uma não funcionou.
Ao tentar colocar a TV Tupi de São Paulo no ar com apenas duas câmeras, os técnicos descobriram que as três só funcionavam em conjunto, o que deixou Chateaubriand irritado. Ao se dar conta disso, o norte-americano Walther Ober Müller, supervisor do projeto e diretor da NBC, um dos três canais que existiam nos EUA na época, desesperou-se e foi para o hotel "tomar um porre". Além disso, como disse o próprio Müller, havia mais gente trabalhando atrás das câmeras do que assistindo à TV.
Cassiano Gabus Mendes (futuro autor de novelas da TV Globo, como Anjo Mau) e Dermival Costa Lima tomaram à frente a transmissão e, com uma hora e meia de atraso, a inauguração foi ao ar e os envolvidos descobriram que o improviso em televisão não funcionava.
O programa de estreia, Show na Taba, era de variedades e protagonizado por artistas como Wilma Bentivegna, Walter Foster, Lia de Aguiar, Lima Duarte, Romeu Feres, Lolita Rodrigues, entre outros. Com uma das três câmeras pifada, tudo teve de ser reformulado às pressas. Também entrou para a história da TV a ausência de Hebe Camargo na cerimônia. Ela iria cantar o Hino da Televisão Brasileira, com letra de Guilherme de Almeida, mas não compareceu e Lolita Rodrigues assumiu seu lugar - anos depois, Hebe contou, entre sorrisos, que teve um encontro amoroso.
A noite de estreia da programação foi assistida apenas por uma seleta plateia que jantava no Jockey Clube de São Paulo, por alguns dos proprietários dos aparelhos distribuídos pelo próprio Chateaubriand e por curiosos que se aproximaram dos receptores distribuídos em vitrines de 17 lojas no centro de São Paulo.
O alcance da transmissão era de cerca de cem quilômetros, abrangendo cidades como Campinas e Santos. Um ano e alguns meses depois, no final de 1951, estimava-se que existiam no Brasil cerca de sete mil aparelhos de televisão, a maioria em São Paulo e o restante no Rio de Janeiro.
A primeira década da televisão no Brasil foi feita ao vivo, por pessoas que vieram do rádio, e por isso não há registros do período. Nos anos 1960, veio a revolução do videotape, tornando possível a gravação de novelas, programas de auditório e teleteatros. Como não havia capacidade técnica para implantar o conceito de rede, um programa que era exibido em São Paulo poderia ser visto no Rio de Janeiro só depois que a fita chegasse à capital fluminense.
Padrão Globo
O padrão de programação uniforme para todas as afiliadas foi criado pela TV Globo, na gestão de Boni e Walter Clark. A estreia do Jornal Nacional, em 1969, foi um passo importante nesse sentido, com o Brasil todo assistindo ao mesmo programa. Algo que foi possível porque a Embratel inaugurara um sistema de micro-ondas que possibilitava a exibição simultânea. A emissora de Roberto Marinho alcançou a liderança em audiência a partir daí, com uma linha sólida de jornalismo, teledramaturgia e programas de auditório.
Nestes últimos anos, devido à crise econômica, agravada pela pandemia da covid-19, a TV Globo, que garantia contratos vantajosos de longo prazo a astros e estrelas, optou por cancelar o vínculo com nomes fundamentais da história da televisão, entre eles Tarcísio Meira e Glória Menezes, o casal 20 das novelas. Resta saber se os próximos capítulos terão final feliz. (Colaborou Ubiratan Brasil)
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
quarta-feira, 16 de setembro de 2020
domingo, 13 de setembro de 2020
sábado, 12 de setembro de 2020
TEVÊ. Quanto vai custar patrocinar a Libertadores no SBT
A cobertura oferecida pelo SBT contempla duas temporadas do torneio: a de 2020, cujos jogos serão retomados na próxima semana, e a de 2021. Ao todo, a emissora disponibiliza 6 cotas de patrocínio, com valores de tabela de R$ 325 milhões que envolvem a exposição das marcas nos jogos, na cobertura e em outras inserções ao longo de toda a grade da emissora. Informações apuradas pela reportagem junto ao mercado publicitário indicam que, com as negociações, o preço final pago pelos anunciantes devem ficar em torno de R$ 35 milhões.
Têm prioridade na negociação os patrocinadores oficiais da Conmebol: Qatar Airways, Amstel, Bridgestone, EA Sports, Gators, Santander, Rexona, Betfair e Mastercard. Desse grupo, o Santander está bem próximo de fechar com o SBT. A reportagem também apurou que a Claro, que não faz parte do grupo das marcas da Conmebol, deve fechar com o SBT.