Translate

quarta-feira, 23 de setembro de 2020

VÍDEO. Projeto mostra cabeça de Bolsonaro usada em pelada

O presidente Bolsonaro é a mais nova figura política a ter a sua cabeça transformada em bola para ser chutada por jovens numa pelada.


O vídeo destacado hoje pela Folha de SP, faz parte do projeto "Freedom Kick" (Chute da Liberdade), "uma ação do coletivo americano de arte de rua Indecline com o artista plástico espanhol Eugenio Merino. A iniciativa promove partidas de futebol amador em que as bolas são réplicas de silicone de cabeças de líderes que o grupo define como populistas - além do brasileiro já entraram em campo Vladimir Putin e o americano Donald Trump", destaca o jornal paulista. O texto original do projeto trata os personagens como "déspotas que usam o medo para manter suas populações sob controle".


A América Latina tem uma história de ditadores. Em particular, a Quinta República Brasileira era conhecida por matar dissidentes. E Jair Bolsonaro é conhecido por seus discursos masturbatórios que esboçam seus sonhos molhados de restabelecer essa política. Ele se ofende com a homossexualidade, feminismo e socialismo, mas fica muito duro com cada fantasia de violência contra seus oponentes políticos. Mas esses oponentes não são tão rígidos e trazem alegria e movimento à sua resistência que fez de brasileiros como Pelé um ícone em todo o mundo.

No futebol, um tiro livre é uma chance de interromper o jogo por um momento e corrigir uma falta. Na democracia, a liberdade de expressão é a força esclarecedora que impede os tiranos de escaparem impunes do assassinato. Como a maioria dos músculos, deve ser exercitado ou murchará. Os déspotas usam o medo para manter suas populações sob controle. Os ativistas usam alegria e humor para mantê-los engajados. É um jogo antigo e o placar continua mudando, mas todos nós continuamos jogando.

O Freedom Kick é uma chance de reiniciarmos depois de anos de jogo sujo e conduta anti-desportiva. Embora aqueles que detêm o poder adorem proclamar a política como um jogo, para muitos os riscos são muito altos. O futebol sempre foi um esforço de equipe, envolvendo comunidade e organização, enquanto a ditadura é mais um esporte solo. Como dizem, só existe uma bola. Essa é uma metáfora perfeita para nossos chefes de estado. E nosso trabalho é chutá-lo sem piedade até encontrarmos uma maneira de transformar cada um de nossos esforços individuais em uma vitória da equipe.

Nenhum comentário: