Deu na coluna de Keila Jimenez:
A Globo não deve estar feliz com as recentes mudanças na amostra de
audiência do Ibope. O instituto intensificou neste ano o aumento no
número de domicílios participantes da medição de audiência em TV. As
mudanças na pesquisa, mais acentuadas em São Paulo, coincidem com a
queda de audiência da Globo no ano, o único canal a perder público na
região.
Em São Paulo, o número de domicílios com peoplemeter (aparelhos que
aferem audiência) passou de 800 (dezembro/2013) para 930 (janeiro) e
deve chegar a mil neste mês. É justamente nesta região que a Globo
perdeu 8% de seu público, passando de 14,3 pontos (média diária de
janeiro) para 13,1 (média diária de abril). Cada ponto equivale a 65 mil
domicílios na Grande São Paulo.
No período, a Record viu a sua audiência subir 27%. O SBT cresceu 20%, a Band, 30%, e a RedeTV!, 23%.
Até junho, o Ibope deve passar de 4.500 para 4.880 o número de peoplemeters instalados no país.
O investimento do instituto coincide com a chegada de um concorrente na medição de audiência: o alemão GfK.
Segundo o Ibope, a ampliação da amostra segue rigorosos padrões de
qualidade para assegurar que a implantação não crie nenhum viés nos
índices de medição de audiência.