Translate

20 novembro 2010

NOMES. Ricardo Kelmer está chegando


Próxima sexta feira quem desembarca em Fortaleza é o escritor e jornalista Ricardo Kelmer para suas férias de fim-de-ano. Via e-mail, ele diz que está vindo para a capital cearense para "me deleitar no aconchego da minha loirinha desmiolada de sol". E roteiriza por onde deve pintar.

De 26nov a 02dez
For Rainbow - Festival de Cinema e Cultura da Sexualidade.
Casa Amarela Eusélio Oliveira, Benfica. Registrarei e filmarei o evento. www.forrainbow.com.br

03dez, sexta-feira
Cabaré Soçaite - Uma festa de sensualidade
RKBaré comandando a 7a edição da festa mais sensual da cidade. Radioleiro convidado: Beruaite. No Acervo Imaginário (Centro Dragão do Mar), 22h. Veja vídeos da festa: blogdokelmer.wordpress.com/2010/04/18/essa-vida-de-dono-de-cabare

Parceiros do Cabaré: Pousada Casa do Ângelo (Jericoacoara) - Pousada Roane (Taíba) - Barong Sushi Bar & Café (Taíba) - Via Libido Sex Shop - Bar do Papai

04dez, sábado
Literatura em Revista: Poderosa Ponto Com
Falarei sobre o feminino em meu livro 'Vocês Terráqueas' e interpretarei meu conto 'Vou Tirar Você Desse Lugar'. Meus livros estarão à venda. CCBNB - Centro Cultural Banco do Nordeste, 18h. blogdokelmer.wordpress.com/2010/01/08/vou-tirar-voce-desse-lugar

RÁDIO. Skolástica estreia na Mix 95,5


Pois é, andava saudoso de Zé Fernandes, digo da Skolástica, e agora tomo conhecimento em seu Facebook que ela fez estreia na Rede Mix 95,5. O nome do quadro é 'Mixtérios..." A humorista recebe a ligação do ouvinte (ou trinta!) e resolve seu problema - "ou te arranjo um bem diferente e novo", diz ela irreverentemente.

Saude para o quadro ( e para a boa Skolástica ) é o que desejamos.

19 novembro 2010

MÍDIAS SOCIAIS. Eike lança nova plataforma


Quem me conta a novidade é Cynthia Polzer, do Núcleo de Mídias Sociais, de SP, de que o grupo EBX, do empresário Eike Batista, acaba de lançar sua nova plataforma eletrônica, multimídia.


"O site do empresário ( www.eikebatista.com.br ) traz informações sobre suas realizações nas áreas socioambientais, de educação e cultura, empreendimentos e visão de futuro. A página apresenta ainda a Visão 360⁰, trajetória pessoal, conceitos de empreendedorismo e acervo digital, com palestras e entrevistas.

- Descubra a Ebx (www.descubraebx.com.br): com conteúdo rico sobre as cinco companhias do grupo: OGX (petróleo), MPX (energia), LLX (logística), MMX (mineração) e OSX (indústria offshore).

- O grupo lança hoje um canal customizado no YouTube www.youtube.com/grupoebx , traz diversas entrevistas de Eike Batista e vídeos sobre os empreendimentos do grupo, além de palestras ministradas por Eike a estudantes e demais realizações ocorridas desde a criação da Ebx, na década de 1980.

Os sites vão funcionar de modo integrado ao Twitter de Eike Batista, no endereço www.twitter.com/eikebatista, que já possui mais de 226 mil seguidores.

A ideia dessas iniciativas digitais é materializar esses valores numa plataforma aberta, integrada e acessível a todos."

CINEMA. Cine Ceará começa na segunda


O Cine Ceará está de volta. Já é a 20ª edição. Eu participei de cinco delas, levando filmes para a plateia dos bairros. Foi uma deliciosa experiência de contato com um público, maioria que nunca tinha entrado numa sala de cinema. A jornalista Cíntia Medeiros informa que este ano tem mais novidade. O festival alcança agora as cidades do interior.

A mostra itinerante do Festival, que se inicia nesta segunda, 22, e segue até 8 de dezembro, vai passar por 15 municípios, escolhidos com base no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). O objetivo é garantir que as comunidades mais carentes tenham acesso ao cinema. As exibições acontecerão em praças públicas, sempre às 7 da noite, apresentando filmes de curta-metragem nacionais que participaram do Cine Ceará. O projeto é desenvolvido há 10 anos e já atingiu um público de aproximadamente 70 mil pessoas.


As cidades que participarão da itinerância são: Salitre, Araripe, Potengi, Assaré, Altaneira, Antonina do Norte, Aiuaba, Arneiroz, Catarina, Saboeiro, Tarrafas, Jucás, Cariús, Quixelô e a minha querida Acopiara.

HUMOR. Paulistas no Circo do Motoka


Eles fazem o melhor da figuração no 'Domingo Legal', que o Celso Portiolli herdou do Gugu. No quadro da piscina maluca, Huck, Magrelo e o cover do Tiririca aprontam de tudo e dão a alegria à festa dominical do SBT. Agora em Fortaleza, os tres vieram se apresentar no Circo do Motoka e ficam em Fortaleza até quarta feira, quando aproveitam para gravar participação em programas de TV.

VSM. Flagrantes da festa do Marcos Borges


VIDEO. Assoviar e chupar cana é possível


Assoviar e chupar cana é impossível? Pois esse cara faz algo parecido e igualmente difícil! No vídeo "Beatboxing Flute" (Beatbox e flauta), Greg Pattillo mostra que consegue, ao mesmo tempo, tocar flauta e fazer "beatbox" (em português, caixa de batida), arte que consiste em reproduzir sons de bateria utilizando apenas voz, boca e cavidade nasal. Incrível! FONTE

Bote sua tv para dormir antes de você


O hábito de deixar a televisão ligada madrugada adentro, além de interferir na qualidade do sono, pode provocar mudanças no cérebro relacionadas à depressão. Esse é o resultado de uma pesquisa desenvolvida nos EUA. ONDE LI

PRÊMIO. Os meninos do Povo ganham outro


Do jeito que está no Jornal O Povo: "O POVO saiu vitorioso ontem em uma das categorias nacionais do prêmio mais importante do jornalismo brasileiro. A cerimônia de entrega foi realizada no hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro.

O editor-executivo do núcleo de Imagem, Gil Dicelli, conquistou o prêmio com o projeto gráfico da trilogia “Inquisição – No Rastro dos Amaldiçoados”, na categoria nacional Criação Gráfica - Jornal. Na final, concorriam também O Estado de S.Paulo e o Jornal do Commercio, de Recife (PE).

O projeto gráfico da trilogia foi todo inspirado em azulejos portugueses dos séculos XVI a XVIII.

Os jornalistas Demitri Túlio, Luiz Henrique Campos, Cláudio Ribeiro, Ana Mary C. Cavalcante e Fátima Sudário, que escreveram o caderno, foram finalistas ao prêmio na categoria Regional Norte/Nordeste.

“Esse é um prêmio que eu divido com toda a equipe”, disse Dicelli, na cerimônia de premiação. O conceito gráfico veio de pesquisas do período e após a visualização dos arquivos. “O caderno então nasceu editorialmente, e depois veio a nascer conceitualmente”, explicou o vencedor."


Preciso dizer mais alguma coisa? Ah, parabéns.

TV. William Bonner fora do Jornal Nacional


A partir de hoje, William Bonner ficará afastado do "Jornal Nacional", da Globo, por uma semana. Vai dar palestras em Portugal e na Inglaterra. Márcio Gomes o substituirá.ONDE LI

18 novembro 2010

Twitter. Penalizada por retuitar mensagem


Já imaginou retuitar um post de alguém e, por causa disso, pegar cadeia? Pior do que isso: ser sentenciado a um ano de trabalhos forçados por divulgar uma informação? Pois foi o que aconteceu com Cheng Jianping (@wangyi09) que foi acusada de perturbar a ordem pública ao usar o Twitter lá na China e, por isso, foi condenada aos eles chamam de "re-educação através de trabalhos forçados". Sabe o que dizia (ess)a mensagem?


"Manifestações antijaponesas, destruir produtos japoneses, isso já o fiz há anos. Guo Quan (um ativista e expert no massacre de Nanjing]. Não é um truque novo. Se realmente quiseres levar adiante, viajarás imediamente a Xangai e destrua o pavilhão do Japão na 1ª Expo".

O mais incrível é que o tweet original é de Hua Chunhui (@wxhch), que fazia um protesto contra os barcos pesquieros da China e Japão. Ela agregou a seu RT um irônio: "à carta, juventude iracunda!”.

Web. A fotolegenda que não combina



A fotolegenda acima não dá a impressão de equívoco? Naverdade, ela apareceu quando eu fazia a mudança da página da UOL. Como o computador da empresa está leeeento, surgiu primeiro o texto e só muito tempo depois a foto relacionada. Printei na ocasião para revelar o que pode causar um 'efeito-tartaruga'.

HUMOR. Xexéo lança o 'Mala do Ano'


Artur Xexéo iniciou hoje em seu blog, a votação de 'A mala do ano' - que seria melhor se fosse dito no masculino (o mala). Quem desejar votar nessa eleição...

... seu voto pode chegar por e-mail (axexeo@oglobo.com.br), twitter (@axexeo) ou na forma de comentário no blog (oglobo.com.br/cultura/xexeo). E por carta ou fax, é claro. E até por sinal de fumaça ou batida de tambor. O importante é que você não deixe de se manifestar", diz Xexéo.

TV. Folha diz que SBT pode perder afiliadas


A colunista Keila Jimenez, do Outro Canal, da Folha de SP publica hoje que o SBT pode perder afiliadas no Norte e no Nordeste

"Em meio a um clima de incerteza que ronda o Grupo Silvio Santos, o SBT enfrenta agora mais problemas: a ameaça de debandada de importantes afiliadas e a concorrência faminta por engordar a rede.

A Folha apurou que uma comissão de afiliadas do SBT das regiões Norte e Nordeste pretende se reunir com Silvio Santos para saber sobre a real situação da emissora. As praças estariam preocupadas com o repasse e a divisão do faturamento comercial da rede -atualmente com 92 praças- em 2011.

Silvio Santos ainda não sinalizou se irá atender a comissão.

São justamente essas praças que interessam às emissoras com potencial de expansão de rede, como Band e Rede TV!. Ambas estariam de olho nas afiliadas do SBT em Maceió, Aracaju, Fortaleza e Teresina. A Band, que não tem geradora de sinal nessas regiões, só retransmissoras, já teria até iniciado conversas nesse sentido.

Record e Globo, que passaram da casa das 100 afiliadas, são leões mais mansos nessa disputa.
Mesmo assim, vale ressaltar que a TVB, que transmite o SBT em Campinas e em Santos, deve migrar para a Rede Record em janeiro.

Procuradas, as emissoras não quiseram se manifestar oficialmente sobre o assunto".

RÁDIO. Emissoras cearenses na Internet


A emissora POVO-CBN: http://www.opovo.com.br/radios-e-tv/radioopovocbn/

Rádio Verdes Mares AM: http://www.verdinha.com.br/

TV. Pastores eletrônicos invadem a telinha


Deu no blog do Lauro Jardim: "Enquanto algumas emissoras abrem espaço para a grade religiosa, outras reduzem. A Rede TV! estipulou em seu planejamento estratégico que eliminará, até 2015, a venda de espaços na programação para grupos evangélicos.

Já o SBT, que antes rejeitava a hipótese, agora aceita conversar. Este mês, Silas Malafaia esteve com Guilherme Stoliar, superintendente comercial do SBT. Propôs um programa diário noturno.

R.R Soares e Valdemiro Santiago também apresentaram ideias semelhantes recentemente. A tendência é o SBT aceitar (se aceitar) apenas uma delas". FONTE

17 novembro 2010

Show do ABBA. O que se fala no Twitter



TWITTER do Nivaldo

TV. Canal experimental da estudantada


Li comentário no blog do Plinio Bortolotti e fui conferir a TV Jabá, o televisivo produzido pelos estudantes do Curso de Comunicação da UFC. Mas a pulga que alimento atrás da orelha me deixou com um pé atrás.

Tinha lá no canto da página uma oferta dizendo que eu fora premiado por ser o visitante de número X. E olha que eu já vi muita gente perder toda a programação do PC na tentativa de tirar proveito. Por isso, eu quero saber do pessoal do curso: isso tem a ver ou vocês não estão pagando com jabá para os leitores do blog?





Watch live streaming video from tvjaba at livestream.com

RÁDIO. Sérgio adianta nome do novo técnico


O 'Toque Esportivo', apêndice do Grande Jornal que fazemos na Povo-CBN, lançou a questão no ar: quem é o novo (sic) técnico do Ceará? E até revelar a identidade foi uma chuva de telefonemas de torcedores/ouvintes dando os mais diversos palpites.

Sérgio Ponte fez o maior suspense até divulgar que seria o próprio Dimas Filgueiras que vai continuar à frente do alvinegro.

RACHEL, 100. Crônica de 24/10/1959


Hoje é celebrado o centenário de nascimento de Rachel de Queiroz. O GENTE DE MÍDIA pinçou um trecho de uma das crônicas que ela assinava na revista O Cruzeiro na 'Última Página':

[...] Os primeiros satélites ganhavam não só manchetes histéricas, mas edições extras dos jornais, emissões especiais das estações de rádio e televisão. Já os de agora, a menos que não levem consigo alguma novidade cem por cento - recebem umas poucas linhas em terceira ou quarta página, e, no noticiário, aparecem entre despachos do exterior, junto com a última paixão de Soraia e um discurso do General De Gaulle.
* * *
Será por acaso essa indiferença fingida - no fundo nós estaremos mesmo é fazendo como o povo do Iguatu?

O Iguatu, como vocês sabem, é uma brava e ilustre cidade do sertão do Ceará. O povo do Iguatu é gente altiva, detesta ser tomado por bôbo, ou pior ainda, por matuto. Aliás todos os sertanejos somos assim; sertanejo não “se admira” de nada, por principio, por compostura. Traga um aqui ao Rio, mostre-lhe os prédios de trinta andares, os túneis, o rush os automóveis, a bôca da noite, televisão, “girls” do Carlos Machado - êle lhe dirá apenas, polidamente, mas sem entusiasmo, que acha tudo “bonitinho”. Por isso, há uns vinte ou mais anos atrás, quando no céu cearense começaram a cruzar os aviões do correio aéreo, o povo do Iguatu resolveu não dar bola: se acaso passava avião por cima da rua, todo mundo timbrava em olhar para o outro lado, na mais completa indiferença. Mas, certo domingo, pela manhã, justamente na saída da missa, com a praça cheia de gente, veio vindo em vôo baixo uma esquadrilha completa. O povo, firme, não espiava: foi então que um garotinho não se conteve, o zumbido dos bichos no céu era um imã, - e êle virou-se todo, em contemplação.

A mãe, porém, vexadíssima, o puxou por um braço:

- Deixa de bestidade, menino! Baixa essa cabeça! O povo te vendo assim é capaz de pensar que tu nunca na vida viu um lioprano!"


O Cruzeiro - 24 de outubro de 1959

FESTA. Convocação da Coletiva é amanhã


A gente sabe que o ano está chegando ao fim quando começam as festas de confraternização. Uma delas já é amanhã, dia 18 com a realização da 6ª edição da 'Convocação Coletiva'.

Considerada uma das mais animadas festas de confraternização com a imprensa, a 'Convocação' é uma realização da VSM Comunicação. Este ano, o encontrão vai ser no Náutico Atlético Cearense.

Aliás, hoje mesmo já tem o coquetel de lançamento do The Club Music, nova casa de show de Fortaleza, localizada na avenida do aeroporto. O convite da festa diz que o clube de shows e eventos "surge com uma proposta de unir glamour, sofisticação e diversão em único lugar".

CIDADE. O Povo textualiza a perda do campo



Tema discutido desde os primeiros instantes em nosso programa de rádio (Povo-CBN), a notícia da venda do campo do América começa a ser devidamente explorada por diversos segmentos. O Povo-jornal coloca em evidência essa questão e mostra que jogo de interesse está por trás do leilão.

16 novembro 2010

CINEMA. 'Cine Holiúdy' é filmado no Ceará


E para quem desejar conhecer os bastidores das filmagens do 'Cine Holiúdy', é bom acessar o site do filme dirigido pelo competente Halder Gomes. Dele, eu já assisti um documentário sobre futebol (maravilhoso) e o próprio curta no qual é baseado esta produção.

No elenco do filme estão Falcão, João Netto (Zé Modesto), Roberto Bomtempo e Mirran Freeland.

Podem aguardar que vai dar o que falar.

BLOGS. Mourão, mais uma voz em defesa


REDES SOCIAIS. Foto de Maísa nos portais


A apresentadora Maísa Vasconcelos teve fotos que ela fez sobre o incêndio do Cocó publicadas nos portais Verdes Mares e Jangadeiro.

Ela havia saído do programa na TV Diário e fez a primeira por curiosidade, publicando-a no Twitter. "Chegando à Antônio Sales, me deparei com uma viatura do Corpo de Bombeiros. Uma enorme nuvem de fumaça encobria a avenida", diz Maísa que usou o Twitpic e ficou feliz ao ver suas fotos ilustrando matérias nos dois portais.

"Bom pra todo mundo :) Detalhe: nunca tinha registrado tantos acessos a fotos publicadas quanto dessa vez. até agora são quase 2000 acessos", contou ao GENTE DE MÍDIA.

JORNALISMO. As pautas recorrentes


SILVIO SANTOS. Globo presta solidariedade


Li no Outro Canal que os proprietários da Rede Globo ligaram para Silvio Santos, para prestar solidariedade neste momento de crise.

"A família Marinho tem um grande apreço por Silvio, que trabalhou na Globo por muitos anos", disse um diretor da emissora à Folha.

Gesto bonito.

15 novembro 2010

REDES SOCIAIS. Facebook lança seu correio


Pintou a novidade que a gente cantou a pedra aqui no blog. O Facebook lançou seu próprio serviço de correio eletrônico. Ele é tido como 'o mensageiro da próxima geração'. O GENTE DE MÍDIA anunciou isso há cerca de uma semana.

Entre as características do novo serviço, integração fácil, informalidade, imediatismo, simplicidade, minimalista e curto.

* Integração: o sistema - que não é 'e-mail' (pronuncia-se 'i-meio') funciona integrado: você pode mandar uma mensagem como e-mail, SMS ou o chat.

* Histórico social: Todas as mensagens com uma determinada pessoa se integrarão em único lugar, sem importar se são de chat, correio ou SMS.

* Haverá aplicação de iPhone que será lançada junto com o produto.

* As direções para o serviço de Facebook serão iguais a seu nome de usuário do Facebook.

LUCAS LEITE 2. Ele tem outros seguidores


Pra você ver que não estou só na minha avaliação do repórter Lucas Leite - 'post' mais embaixo. O que tem de gente comentando, não está no gibi - como se dizia antigamente.Uma leitora, Sinara Leite, derreteu-se em elogios e me destituiu do posto de primeiro fã. Também, filha pode.
Sinara Leite: "Nossa admiração por esse repórter é imensa também. Posso me dizer fã número 1 e deixo a vaga de número 2 para você, Nonato. rsrsrsrs"
E não ficou só nisso. Teve radialistas e jornalistas famosos confirmando a qualidade do repórter que trabalha conosco na Povo-CBN. Um deles, lá de Recife, da TV Globo, meu caro Celso Tomaz:
Celso Tomaz (TV Globo/Recife): "Assino embaixo meu caro Nonato ! Quando eu ainda morava em Fortaleza sempre ouvia o colega Lucas Leite. Abraços, Celso Tomaz".

Jorge Luiz Malkomes Muniz "Nossa admiração por esse repórter é imensa também. Posso me dizer fã número 1 e deixo a vaga de segundo".

TWITTER. Mais gente adota a campanha


A socióloga Glória Diógenes integra campanha movida pela rede Twitter contra o Bar Docentes e Decentes. É que o proprietário foi preso depois de passar num carro atirawndo a esmo. Uma rajada de balas atingiu o rosto de um mendigo. Ele vai ficar cego.