Translate
15 novembro 2010
PRÊMIO. Tem comemoração nas redações
Redações comemorando a premiação do Sindiverde de Jornalismo, promovido pela FIEC. O primeiro em telejornalismo foi da equipe da Jangadeiro com a série de reportagens "Reciclar".
Os vencedores:
Telejornalismo
1º José Reginaldo Aguiar e equipe
Matéria: Série RECICLAR
Veículo: TV Jangadeiro
2º Camila Andrade Lopes e equipe
Matéria: Reciclagem: Boas práticas para o desenvolvimento sustentável
Veículo: TV Ceará
3º Veralyne Munique dos S. Moreno Melo
Matéria: Óleo pelo ralo
Veículo: TV Cidade
Jornalismo Impresso
1º Maristela Machado Crispim
Matéria: A miséria e a riqueza do lixo.
Veículo: Diário do Nordeste
2ºTerezinha Fernandes de Oliveira
Matéria: Negócios do Lixo
Veículo: O Povo
3º Daniela Nogueira de Souza
Matéria: O que fazer com o lixo?
Veículo: O Povo
TV. Mudança na classificação indicativa
Li na coluna Outro Canal e repasso procês: "O Ministério da Justiça quer criar uma nova e única portaria de classificação indicativa. Para tanto, abrirá na próxima quinta-feira uma consulta pública na internet, com duração de 30 dias, para ouvir a população e definir as novas normas.
Hoje, há cinco portarias em vigor, com pontos considerados contraditórios.
A consulta, que disponibilizará vídeos explicativos na web, buscará debater os critérios de classificação.
"Por exemplo: no item violência fantasiosa, você verá que é o Pica-Pau jogando uma bigorna", disse o secretário Nacional de Justiça, Pedro Abramovay.
Por meio de comentários no site, o público poderá opinar ou corrigir regras jurídicas da portaria, que terá um pré-texto disponibilizado.
A discussão será ampliada para as questões de idade e horário de programação. "Será que é preciso faixas etárias tão estreitas? Será que dá para ter menos faixas horárias?", disse o secretário.
Abramovay afirmou que as emissoras estão dispostas a participar do processo. "Queremos chegar num ponto em que a proteção à criança e ao adolescente não fira a liberdade de expressão."
Além do site, o ministério estenderá as discussões para redes sociais como o Twitter. A ideia é que a portaria entre em vigor neste ano".
CINEMA. Hollywood de olho em José Padilha
José Padilha, diretor do filme 'Tropa de Elite', está cotado para dirigir um longa sobre gangsters, produzido pela Warner Bros. Segundo o jornal ‘Los Angeles Times’ da última quinta-feira, além de Padilha, os diretores Fleischer (‘Zumbilândia’) e Scott Cooper (‘Coração Louco’) conversaram com a produtora.
Até agora, nada foi confirmado. ‘Tales From the Gangster Squad’ é o título do novo projeto, que relata a vida do sargento John O’Mara e suas perseguições a Micky Cohen, ex-capanga do lendário Al Capone, na década de 1940.
14 novembro 2010
Missão. Localizar casa de Bezerra de Menezes
Um domingo indianajones. Na companhia de Aldésio Pinheiro, ex-coordenador do curso de Química da UFC e professor da Unifor; do historiador Luciano Klein; do médico Roberto Lindolfo, do guia de turismo Djanir Pinheiro, do repórter fotográfico Ubiratan de O Estado, além de Junior, Katia, Eugênia e Josie, fomos a Jaguaretama. A missão: localizar o verdadeiro local onde nasceu o cearense Bezerra de Menezes.
Todas as biografias dão como sendo a casa onde hoje está situado o polo cultural, criado por Jayme Rollemberg e o coronel Ednardo Weyne em 1977. No entanto, há falhas nas informações. O historiador Luciano Klein fez hoje pesquisas com remanescentesw dos Bezerra, das antigas localidades de Riacho do Sangue, Rio das Pedras, Pasto e Solonopole e confirmou que a casa dada como local do nascimento do 'médico dos pobres' não é a que se considera como tal.
Tudo o que foi levantado pela equipe, inclusive com recolhimento de material da casa que foi soterrada por um antigo prefeito de Jaguaretama. Foram feitas gravações com descendentes de Bezerra que confirmaram essa suspeita do historiador Klein, lançando ano que vem o resultado em livro que promete mudar a História. Nesse caso, a bem da verdade.
13 novembro 2010
PÃNICO. Ceará vai dar um tempo no 'Silvio'
E os problemas financeiros de Silvio fizeram seu principal imitador, o humorista Wellington Muniz, o Ceará do programa 'Pânico na TV!', dar um tempo nas brincadeiras e assumir tom sério.
"É um assunto delicado. Eu até poderia fazer piada, mas respeito o Silvio e quero que ele se recupere logo disso tudo. Fiquei com pena dele", afirmou Ceará, que revelou ter combinado com os colegas de trabalho de não alfinetar o empresário enquanto a crise não terminar.
"Cabe o bom senso para não fazer piada sobre isso. Sei que o responsável é o banco, não ele. Se eu fosse um cliente, também estaria chateado".
TV. Quem é o melhor narrador esportivo
Esse menino Antero Neto, que faz as transmissões esportivas da TV Verdes Mares, é sem dúvida o melhor narrador da TV cearense.
Há três anos atrás, ele já conquistara esse título em enquete feita pelo site Tá na Área. Derrotando sabe quem?
Antero Neto...............38,30%
Tom Barros................18,09%
Ivan Bezerra ..............15,25%
Bosco Farias..............14,89%
Luiz Carlos Amaral.......8,16%
Victor Hannover ..........5,32%
E ainda por cima, o cara é irmão de outro figuraça: o Juciê, da TV Jangadeiro.
MPB. Diogo Nogueira fará show vem a Fortaleza
4 de dezembro Diego Nogueira em Fortaleza. Ele é o maior da MPB atualmente. Puxa o pai.
Pô, vai ser massa!
JORNAL. JB passa a ser só para assinantes
Terça feira que vem tem mudanças no JB Digital. O site ficará disponível só para assinantes do Jornal do Brasil. Vai custar R$ 9,90 mensais, pagos por cartão de crédito.
A empresa está prometendo material exclusivo, reportagens diferenciadas e recursos tecnológicos que enriquecem a informação. Textos com corpo maior e nova diagramação permitendo ao leitor visualizar sempre toda a página com facilidade, utilizando o zoom apenas se quiser.
TELEFONIA. Jogando meu dinheirinho fora
Preciso do número do telefone da TV Verdes Mares. Na falta das listas amarelas que a companhia simplesmente não entrega mais, disco o 102. Sou atendido pela eletrônica voz [ que não é de secretária, pois ela seria mais competente ].
- Bem vindo ao um zero dois. Para telefone comercial, disque 2. Para demais solicitações digite 3.
Faço tudo o que ela manda. A voz me pede aquele velho blábláblá do diga o nome da cidade - eu digo; fale se está correto; confirmo que é Fortaleza. Pede o nome da empresa; digo TV Verdes Mares. E ela diz
- Entendi. Tevê Cidade. Diga se está correto.
Eu me esgüelo: NÃO.
Ela repete de novo toda a operação, que se feita por qualquer um ser seria mais humana, até eu repetir o nome da TV Verdes Mares e ela, outra vez, dizer que entendeu e me pergunta se é a TV Cidade.
Desligo. Fazer o quê? A empresa me venceu pelo cansaço. E eu sei que perdi mais dinheiro com a ligação.
Socorro Procon!!!
CINEMA. Chico está de volta a tela grande
Estreia nos cinemas do Dragão do Mar, "As cartas psicografadas de Chico Xavier", um documentário que busca analisar o trabalho desse incrível médium brasileiro.
LUCAS LEITE. Um repórter com conteúdo
Este é um 'post' de reconhecimento ao trabalho eficiente de um repórter que sabe zelar pela sua profissão.
Quem ouve rádio - e sou ouvinte desde que me entendo por gente, além de atuar no meio há mais de 35 anos - deve ter lá aquelas figuras que mais admira. Seja um locutor, um animador de estúdio, um narrador esportivo. O critério de avaliação é pela referência. Na área de reportagens externas são muitos os profissionais de qualidade. Já trabalhei com muitos deles. E hoje tenho a honra de dividir o espaço nas ruas do 'Grande Jornal', com Lucas Leite.
Gente, quem se interessa por cursar Jornalismo e objetiva fazer carreira de repórter, devia ouvir o trabalho do Lucas. Ele é primoroso. Qualquer que seja a pauta, ele não enrola com enchimento de linguiça. Suas informações têm conteúdo. E sem a gordura dos vícios de linguagem da grande maioria.
Ao contrário de repórteres ( de tv, inclusive ) que chegam a um local e demonstram imaturidade profissional, falando pelos cotovelos mas sem nenhum dado concreto, Lucas tem se firmado pela competência de informar.
O seu fazer jornalístrico não utiliza as inconvenientes muletas das dispensáveis adjetivações, tampouco perde tempo com advérbios para preencher a falta de dados como é comum em alguns repórteres, inclusive os que atuam na TV. Eu confesso que, poucas vezes, um repórter esteve a merecer um 'post' como este quanto o nosso caríssimo Lucas Leite. Por reconhecimento à qualidade de seu trabalho e por um necessário dever de justiça.
FALANDO NISSO
"Dá-lhe,Raimundinho !!!
Paulo Roberto".
"Meu caro Nonato, a minha formação profissional é na área de treinamento e formação de profissionais de vendas, nessa relação a fase mais importante, consistente e motivadora é sem sombra de dúvidas o feed-back, o reconhecimento !! E essa sua atitude reflete naturalmente a excelente e profissional que é vc!! Acompanho o rádio AM como ninguém, gosto mesmo, e o LUCAS LEITE (não o conheço pessoalmente) preenche todas as qualidades de um profissional de alto nível, concordo com vc, o LUCAS é excelente, valeu, PARABÉNS !!!!
Paulo Santiago"
3. "Lucas é um menino bom. Um excelente profissional. Decente, ético e honrado. É um repórter de rádio com vaga garantida em qualquer emissora do País.
Tertuliano Siqueira"
RÁDIO. Entreouvido numa estação local
CAIXA. Site está instável há 1 semana
Hoje completa uma semana que o site da Caixa (sistema de Internet banking) está com problemas.
O banco diz que isso se deve aumento expressivo nos acessos ao Internet Banking, o que levou o banco a adotar novas soluções de tecnologia que já vêm minimizando eventuais períodos de instabilidade no sistema.
HQs. Lula vira herói de quadrinhos
Lula já foi tema de livro, virou herói nas telas de cinema, personagem do 'South Park' (nos EUA) e da “Ilha Presidencial” (do site de humor venezuelano “El Chiguire Bipolar”). Pois agora, ele vira tema do primeiro gibi da “História do Brasil em Quadrinhos”, da editora Sarandi.
A coleção, que chegou às bancas e livrarias de todo País nesta semana, começa com a “Série Brasileiros”, que aborda a história de personalidades que marcaram a história do Brasil. A menos de dois meses do final de seus oito anos de mandato, o presidente Lula aproveita a publicação para se despedir do poder em uma carta publicada no final do volume, onde diz que deixa o governo com a “sensação do dever cumprido”.
TV. Alan Neto agora na telinha dos kids
Um passarinho me contou que Alan Neto anda maravilhado com o novo horário do seu programa de esportes na TV.
Para quem desejar mais informação...
Foi o passarinho 1 de 4.
MEMÓRIA. Alguém se lembra do Irapuan?
Alguém aí se lembra quando os sábados eram dias de programa do Irapuan Lima? “Cadê Cacá, Cacá, Cacá? Tá no Boris, Boris, Boris. Cadê Cacá, Cacá, Cacá? Tá no Boris, Boris, Boris“.
O refrão era do comercial que patroinou durante muito tempo um dos programas de auditório de maior sucesso da TV cearense. Era o 'Programa Irapuan Lima', ele próprio autodenominado de Chacrinha do Nordeste e que até próximo de sua morte física - em 4 de maio de 2002 - era a atração maior da tv em Fortaleza.
O GENTE DE MÍDIA lembra esse importante nome da comunicação cearense.
12 novembro 2010
JORNALISMO. O fim da USNews no papel
Tem mais uma publicação que está dando adeuzinho a versão impressa. Trata-se da “US News & World Report”. Era considerada como a terceira revista dos Estados Unidos, junto com a Time e a Newsweek. Pois os editores abandonar sua edição impressa e focar-se, única e exclusivamente, na Internet.
Como bem escreveu o pessoal do CyberP@ais, "papel ou digital, esta é a encruzilhada na qual se encontra a imprensa tradicional nos EUA, depois da irrupção das novas tecnologias, para dar com a equação que permita conter a queda da publicidade sem quebrar a qualidade do produto".
Há sinais de que o gigante News Corporation, proprietário do The Wall Street Journal, planeja fazer um diário unicamente em formato eletrônico.
FACEBOOK. Dia 17 é o dia do não amigo
Descubro no site Yorokobu, uma nova comemoração: o Dia do Não Amigo do Facebook. Discute-se a facilidade como hoje em dia se atribui-se a qualquer pessoa o título de amigo. E sabe quem é o cara que é focado para a discussão toda? O brasileiro Roberto Carlos.
O autor da idéia propõe que, no próximo dia 17, os usuários de Facebook eliminem de suas listas de amigos todos aqueles contactos que eles adicionaram e nem os conhece e deixem apenas os conhecidos.
"A amizade é algo sagrado e creio que o Facebook está desvalorizando-a", afirma o autor da idéia, o apresentador do programa 'Jimmy Kimmel Night'.
CELEBRIDADES. O vestuário dos ídolos
E que tal comprar por uns 30 dólares, uma peça do vestuário das lendas masculinas da música? Pois elas já estão à venda na Internet. Sobre essa dica, achei curioso o post do Yorokobu que diz:
"Elvis Presley não foi só música. Foi um jeito de dançar, um jeito de vestir. Igual como Michael Jackson. E com Jimi Hendrix. E com Jim Morrison…
Uma série de posters chamada ‘Ensemble: The Style of Music’ representa a indumentária dessas quatro lendas masculinas da música e de 16 mais. O desenho é de Glenn Michael, de Moxy Creative House e as ilustrações são de James Alexander".
CINEMA. Documentário investiga Chico
Já tinha lido a dica no Conexão Espírita, do Janio Alcântara e, agora, o faço com um convite aos interessados. Ver o filme "As cartas psicografadas de Chico Xavier" que estreia hoje.
"O filme entrevista diversos pais e mães que perderam seus filhos e recorreram ao médium Chico Xavier (1910-2002) para comunicar-se com eles. Uma característica em comum a todos é que a morte dos filhos ocorreu na infância e juventude -- um fator a mais para a dor e o inconformismo que sentem.
Todos declaram a Cristiana acreditarem piamente de que se trata de uma comunicação do próprio filho ou filha -- o que seria comprovado, segundo eles, por detalhes ou pessoas mencionados na carta, dos quais o médium não teria conhecimento prévio.
Independentemente da opinião que se tenha sobre o Espiritismo, é visível a autenticidade da dor de todas essas pessoas -- uma dor tão profunda que é preciso preencher com alguma coisa. Alguns, como um casal judeu, chegaram a deixar de lado a própria religião para recorrer ao médium -- e a aflição dessa mãe é, talvez, o momento mais comovente do filme". (Com texto do Diário de SP)
GRAMMY. Nossos brasileiros vencedores
E a Música Popular Brasileira esteve relacionada na noite passada na entrega do Grammy Latino 2010.
Como melhor álbum de jazz Latino, o CD 'Sambolero' - João Donato Trio
Melhor Álbum Contemporâneo Brasileiro
Bom Tempo - Sergio Mendes
Melhor Álbum de Rock Brasileiro
Camisa 10 joga bola até na chuva - Charlie Brown Jr
Melhor Álbum de Samba/Pagode
To fazendo a minha parte - Diogo Nogueira
Melhor Álbum de Música Popular Brasileira
Banda Dois - Gilberto Gil
Melhor Álbum de Música Sertaneja
Double Face - Zezé di Camargo & Luciano
Melhor Álbum de Música de Raízes Brasileiras - Regional Nativa
Fé na festa - Gilberto Gil
Melhor Canção Brasileira - Idioma Português
Tua - Compositora: Adriana Calcanhotto. Intérprete: Maria Bethânia
NEGÓCIOS. Silvio diz que vende o SBT
Charge de Clayton
A jornalista Mônica Bergamo entrevistou Silvio Santos por telefone. Ele disse que, se alguém pagar o que ele deve ao FGC (Fundo Garantidor de Crédito), que emprestou à sua holding dinheiro para cobrir o rombo do banco PanAmericano, pode comprar o SBT.
Entrevista AQUI para assinantes.
11 novembro 2010
TV. Vem aí uma nova 'dança das cadeiras'
Um dos rostos mais bonitos da televisão cearense, além da expressiva presença como repórter, está muito próximo de se transferir com essas armas e bagagens para outro endereço.
As cadeiras vão dançar.
Quem me ler, verá...
Ô coisa boa, Tiririca passou na prova
Nosso Tiririca não precisa mais se preocupar com a Justiça Eleitoral em relação a questão de saber ler. Ele sabe. Pelo menos é o que se deduz do resultado o Enem dele, feito hoje em SP. Ele passou.
"Francisco Everardo Oliveira Silva (PR-SP), o palhaço cearense Tiririca, passou no teste de leitura e escrita feito pela Justiça Eleitoral, neste quinta-feira (11), em São Paulo.
De acordo com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), Walter de Almeida Guilherme, Tiririca escreveu um ditado tirado de um livro editado pelo tribunal: “Justiça Eleitoral, uma retrospectiva”. O deputado eleito também foi obrigado a ler uma notícia de jornal e teve que fazer uma interpretação do que leu e escreveu.
Com a aprovação nos testes, Francisco Everardo Oliveira Silva vai poder ser diplomado deputado federal para o quadriênio 2011/2014", acabei de ler no site da Jangadeiro.
Assinar:
Postagens (Atom)








