Translate
14 setembro 2010
FM. Assembleia conta a história do rádio
A vida do rádio vai ser contada pela FM Assembleia. Estreia próximo dia 26, na 96,7 MHz, o documentário 'A História do Rádio'. A coordenadora Fátima Abreu diz que o especial contará a vida do veículo de comunicação desde seu surgimento no Brasil nos anos 1920 até os dias atuais, com foco no seu desenvolvimento no Ceará.
O documentário será uma versão sonorizada do painel Narcélio Limaverde, um mural de 17 metros localizado nas instalações da Fm Assembleia, que conta os momentos marcantes do rádio no Ceará e no Brasil. Conforme a jornalista Fátima Abreu, o programa irá relembrar momentos, jingles e comerciais das principais rádios que atuaram no Estado, como a Iracema, Dragão do Mar e Verdinha, por exemplo.
Depoimentos de nomes importantes como Mário Lago, Demócrito Dummar e Paulo Gracindo, serão resgatados no documentário, que conta entre outros, com a participação de Adísia Sá, Cid Carvalho e Nonato Albuquerque, como representantes do rádio cearense.
Ibope. Tiririca pode ser o mais votado
O Ibope pesquisou e diz o humorista nascido no Ceará aparece em primeiro lugar na preferência do eleitorado paulista entre todos os candidatos que brigam por uma vaga na Câmara dos Deputados.
Tiririca é candidato pelo PR, na coligação "Juntos por São Paulo". Em seu registro no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP), informou não ter nenhum bem declarado. Na aparição durante o horário eleitoral gratuito, Tiririca diz que quer ajudar os mais necessitados, inclusive sua família.
Em outra propaganda, o cantor se pergunta: "O que é que faz o deputado federal? Na realidade, eu não sei. Vote em mim que depois eu te conto. Vote no Tiririca, pior do que está não fica".
Aurélio. O dicionário ganha novos termos
Além de incorporar neologismos nascidos do mundo tecnológico - como tuitar e blogar -, inseriu expressões tipicamente brasileiras como "ricardão", para amante de mulher casada, e "chocólatra", que define pessoas viciadas no doce.
Glossário
BLOGAR:Manter um blog.
CHOCÓLATRA: Aquele que é devorador contumaz de chocolates e afins
BULLYING:
Em estabelecimentos escolares, provocação, intimidação ou agressão, física ou verbal, feita por indivíduo mais desinibido, mais velho, mais forte, etc., a outro mais tímido
POP-UP:
Na Web, janela indesejada.
RICARDÃO:
Amante de mulher casada ou comprometida
TUITAR:
1. Postar no twitter comentários, informações, fotos, etc. 2. Acompanhar os fatos e ideias registrados por alguém em seu twitter.
VIA: Mariana Zylberkan
13 setembro 2010
TV. A redação do telejornalismo da Janga
Digo sempre que jornalista funciona sob pressão. Em TV, principalmente, que as coisas são muito rápidas. Aconteceu, corre-se com o material para a edição, quando muitas vezes, o noticioso já está no ar. Tudo para que o telespectador tenha a informação na hora, quase em tempo real.
Na foto Kézya, Juliana, Paulo (em pé) e Fabianne Kaczan (de costas)
TV. Discovery Channel abre sinal na NET
Até o dia 20 de setembro, o Discovery Channel terá seu sinal aberto, disponível para telespectadores de todas as seleções da operadora. O que isso quer dizer? Significa que os telespectadores de todas as seleções da operadora poderão acompanhar a programação no canal 51.
Entre as novidades que os telespectadores acompanharão durante a abertura do sinal está a estréia do episódio brasileiro de "Megaconstruções", no dia 17 de setembro, às 21h. A série "Como funciona o Universo" também terá seu primeiro episódio exibido no dia 17 de setembro, às 22h.
12 setembro 2010
TV. 'Estrelas' cita despedida de Belmino
Sebastião Belmino quer abandonar a TV. Pelo menos é o que li no blog 'Estrelas'. Mas tenho minhas dúvidas.
Belmino é um comunicador de mão cheia. A tv precisa dele. Por ser irreverente, brincalhão. Colocou sua informalidade nesse veículo cearense, quando todo mundo ainda seguia o padrão global: o da imagem do apresentador durinho em frente às câmeras, como se um mero boneco. Belmino quebrou esse paradigma. E influenciou outros.
Sai não, macho réi...
Audiência. Surpresa: Sílvio bate o Fantástico
Literatura. Cartas para médicos viram livro
Próxima quinta, dia 15, acontece lançamernto do livro "Você pode me ouvir, doutor?". A dica é do Leônidas Macêdo Neto [leomacneto@bol.com.br], que diz ser um trabalho organizado pelos médicos Álvaro Jorge Madeiro Leito e João Macedo Coelho Filho, ambos professores da UFC.
O livro reúne cartas de médicos, sociólogos, jornalistas e educadores qeu redigiram cartas direcionadas à jovens profissionais, buscando uma reflexão sobre o exercício dessa profissão que vive um instante de transformação.
Serviço
Livro: Você pode me ouvir, doutor?
Lançamento: dia 15 de setembro
Hora: 19:30h
Local: Livraria Cultura - Shopping Varanda Mall
Endereço: Avenida Dom Luis, 1010 - lojas 8,9 e 10
Ilustrações. As que marcaram uma época
Um passeio sobre ilustrações antigas, que figuraram em edições originais de autores famosos, é o que regisgra o blog ANTENA PARANÓICA neste domingo.
TV. O ringue está montado, quem vencerá?
Ilustração FSP
Neste domingo, aguarda-se um novo 'round' da guerra de audiência entre os principais programas de tevê do país. Gugu pode repetir o feito da última semana e chegar a bater de frente com o Faustão, ganhando em alguns instantes.
Mesma coisa pode se dizer do horário noturno. Quem sabe, surjam novas surpresas como Silvio Santos levar a melhor e ficar lado a lado com Zaeca Camargo do Fantástico, que chega a perder em alguns instantes do 'Domingo Espetacular'.
A coluna de Audrey Furlanetto avalia os números da semana anterior quando "Faustão fechou o dia com 16 pontos de média (na Grande São Paulo). Já Gugu, 15. O apresentador global mostrava, entre outras "atrações", os bastidores do show da banda Garota Safada. Na Record, Gugu contava o "caso da menina-velha" (Jocélia, 10, criança que aparenta ser bem mais velha)".
E ela mesma lembra a questão da audiência pulverizada que inclui o SBT: "o "Programa Eliana" chegou a empatar com Gugu na faixa de confronto dos dois em agosto. No último domingo, fez média de nove pontos.
À noite, a briga segue pior para um tradicional nome da programação global, o "Fantástico". No ar há 37 anos, o programa com Zeca Camargo e Patrícia Poeta obteve 17 pontos de média, contra 15 do "Domingo Espetacular".
"No mesmo horário, há ainda Silvio Santos, no SBT, que tem obtido médias de 11 pontos de audiência".
FALANDO NISSO
Neste exato momento, é o seguinte o ranking do Ibope em São Paulo:
17h00 - Glo 12 / SBT 8 / Rec 6 / Band 2
16h05 - Glo 14 / SBT 9 / Rec 8 / Band 4
15h50 - Glo 12 / Rec 9 / SBT 8 / Band 3
TV. Uma boa coluna social. E acontece aqui
Desses programas 'colunas sociais' da TV cearense - os que seguem a linha Amaury Jr & cia -, o 'Acontece Aqui', que a TV Cidade exibe aos domingos, chama a atenção. É dinâmico. Evita a mesmice de se demorar nos papos sem conteúdo - que, geralmente, formam o roteiro da grande maioria dessas pretensas revistas eletrônicas, além de se garantir com uma ágil edição.
O apresentador Felipe Revuelta é descontraído, demonstra familiaridade com as câmeras. Tem texto e isso o diferencia daqueles apresentadores sem senso de ridículo. Tem um veterano aqui no Ceará, que passa meia hora na maior babação do entrevistado, dando impressão que a máquina registradora está ali engatilhada ao lado da câmera.
Parabéns Felipe. Longa vida para o 'Acontece Aqui'.
11 setembro 2010
Tire aquela música chata de sua cabeça
Você já amanheceu com aquela música chata que, vez em quando, surge na sua cabeça? É o chamado 'Earworm" ou 'germe de ouvido'. O site Unhear.it promete solucionar esse problema. Leia detalhes no ANTENA PARANÓICA.
In Bb 2.0. O projeto que mistura músicas
Já ouviu falar do projeto In Bb 2.0? Reune vídeos onde um grupo formado por músicos de diversos países tocam juntos apenas pela Internet? Criado pelo compositor norte-americano Darren Solomon, ele mistura sons fazendo surgir uma nova música.
O compositor reuniu 20 vídeos do YouTube que, tocados ao mesmo tempo, eles viram uma coisa só. Não importa a hora que aperte o play, a música sempre irá se encaixar e manter a harmonia. Isso se deve ao fato de que todos os instrumentos e vozes foram gravados em Si Bemol, ou seja, estão na mesma tonalidade.
Sinceramente, sou mais eu tocando piano... Que não toco!
VIA
Big Brother Brasil. Inscrições estão abertas
Tema alguém aí interessado em ser rico e famoso da noite pro dia? Pois estão abertas desde ontem as inscrições para o Big Brother Brasil que vão até o dia 31 de outubro.
Além de fazer um cadastro na Globo.com e responder a um questionário, quem se candidatar terá que enviar um vídeo. A produção também pede para que um álbum de fotos seja disponibilizado em alguma rede social.
10 setembro 2010
Eles São 2010. Sai amanhã nova pesquisa
O poessoal da redação de O Povo está fechando neste momento a edição do sábado e o jornalista Arlen Medina acabou de postar no Twitter que tem novidades em relação à campanha eleitoral do Estado.
"[...] teremos nova rodada de exclusivas pesquisas Datafolha para Governo e Senado".
Provavelmente, nada que possa deixar com sono quem já vinha liderando a corrida.
Redes sociais. Facebook supera a Google
Facebook consegue bater pela primeira vez a Google no tempo de permanência dos usuários. Essas estatísticas, publicadas por comScore, são aplicáveis só nos EUA, mas são uma mostra da espécie de batalha que estão desenvolvendo as duas empresas.
O estudo mede o tempo em que os internautas passam nas diferentes páginas das empresas como Facebook, Yahoo ou Google.
FONTE
Flagra. Quem é bom procura ouvir o melhor
Em qualquer atividade profissional, a troca de experiências entre veteranos e novatos é realidade. Flagramos em plena redação da Jangadeiro, o competente Jeovani Silva orientando o jornalista e produtor David Teixeira, uma das promessas que se confirmam a cada dia que passa.
Foto Nonato Albuquerque
Oscar 2011. 'Nosso Lar' lidera enquete
O filme 'Nosso Lar', de Wagner de Assis, está no topo da lista do filme que o brasileiro gostaria de ver concorrendo ao Oscar 2011. A seleção está sendo feita no site do Ministério da Cultura numa votação inédita que vai até o próximo dia 20.
A pontuação final será divulgada no dia 23 e enviada à Comissão de Seleção oficial (já confirmada com a Academy), composta por representantes do Governo, sociedade civil organizada e especialistas no setor.
É bom lembrar que a votação será apenas uma indicação para auxiliar a Comissão na escolha do filme vencedor.
FALANDO NISSO
Leia crítica na Folha Ilustrada.
Marketing. Equipe de Dilma pisou na bola
A turma que responde pela propaganda da candidata Dilma Roussef acabou trocando as bolas e alterando a História política da Espanha.
Um dos anúncios afirma que ela já foi recebida em Washington pelo presidente Barak Obama, pelo presidente da França e "pelo presidente da Espanha"(sic).
Perguntinha que eu fiz no Twitter: o rei já informado da sua destituição?
Explicando: Twitter
TV. Rodrigo Santoro no SBT domingo
E Marília Gabi Gabriela gravou entrevista com Rodrigo Santoro para o SBT. Na ocasião, Rodrigo falou sobre o novo trabalho dele na série da Globo 'Afinal, O Que Querem as Mulheres?'.
O programa vai ao ar no domingo, depois do horário do Silvio Santos.
Gente. Ian, triste com quem não tem tempo
Ian Gomes anda lamentando a falta de tempo das pessoas para conversar. Em sua coluna no jornal Estado , ela se confessa triste.
"Como é que não se tem tempo para conversar com um amigo, tomar um café, ir ao cinema, responder um email, ir à praia, cinema..."
A repórter do Gente na TV, da Jangadeiro, é um dos bons papos do meio jornalístico e não perde a oportunidade de atrair pessoas de sua amizade para colocar em dia as ocorrências.
Blog. Diário destinado a quem tem bruguelo
Show. Quem topa trazer 'Chico' para o CE?
Essa informação destina-se a empresários interessados em show de qualidade e de sucesso [ alô Liége da FreeLancer, pessoal da D&E ou do Siará Hall ]: A produtora Paula Granello, responsável pelo show "Histórias de Canções - Chico Buarque" tem interesse em incluir Fortaleza no roteiro de apresentações do espetáculo.
O show teve estreia em Belém do Pará, em março de 2010 e até hoje não ficou um só fim de semana sem que fosse agendado. Último sábado, por exemplo, foi apresentado no SESC paulista e para setembro e outubro tem agenda lotada. Agora, deseja excursionar pelo resto do País e a produtora me manda esse recado:
Boa tarde Nonato,Pessoal de eventos, mãos à obra!
sou produtora do show "Histórias de Canções - Chico Buarque" e tenho grande interesse me levá-lo a Fortaleza, mas não temos patrocínio e nem sei a quem recorrer para nos dar um suporte. Você teria como me passar algum contato para que eu tente uma parceria?
Veja os videos do show no link http://www.historiasdecancoes.com.br/algumashistorias.php?h=videosfecap
Um abraço.
Paula Granello
Cel. 7364 8992
Fone. 2365 8992
Skype: ana.paula.granello
MSN: paulagranello@gmail.com
Twitter: pgrada ">
TV. 'Bora Viajar'' volta em outubro na Cidade
O novo 'tour' empreendido pelo apresentador Patriolino Ribeiro Neto vai mostrar as belezas, curiosidades, culinária típica e muita aventura no Chile e Argentina. Em seu Twitter, Pat revelou que a edição do programa está lhe tomando tempo e maior dedicação.
09 setembro 2010
Rádio. Que é que você tem contra 'trash'?
Brincadeira tem hora. Na Ceará Rádio Clube [ hoje, Super Club ], Tina Holanda amplifica denúncia de ouvinte do programa do Fernando Maia, sobre a podridão numa área do Parque do Cocó. Chega até a brincar trocando a acentuação tônica. De repente, o 'partner' Louro Maia sai com essa:
- O que é que você tem contra podridrão?
Quem bancaria a vinda de McCartney ao CE?
Os shows ainda não têm locais nem data definidos, mas fica aí a expectativa de algum empresário local - alô pessoal do Siará Hall - negociar a vinda até a capital cearense do mais famoso beatle ainda vivo.
Assinar:
Postagens (Atom)