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segunda-feira, 12 de julho de 2010

Política. A campanha tira do ar profissionais


Tem mais gente largando o microfone para se candidatar. Falo de Hiran Delmar, o humorista. Ele, que deixou o 'Garras da Patrulha' na TV Diário e atuava na Rádio Tropical FM, vai se candidatar ao cargo de deputado estadual.

Por conta também da campanha, sairam do ar os apresentadores da Diário Ferreira Aragão e Ely Aguiar que disputam a reeleição.

Livros. Boa leitura para jornalistas na rede


Eu vi a dica no Twitter, via Glória Diógenes: "PUC-SP: Livros de Comunicação para 'download' Grátis. Ótimo Blog. Jornalista.com. Muito bom", diz ela. Concordo.

Rádio. Tom Barros e os cuidados com política

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Tom Barros foi feliz no comentário feito agora há pouco na Verdes Mares 810 sobre a campanha política e o papel dos que lidam na mídia. Ele lembrou a necessidade de cada profissional resguardar-se para evitar que a "maledicência fanática" de uns possa ser interpretada em favor de candidato A ou B.

A respeito, o próprio Tom foi vítima de uma má interpretação da frase "o juiz vem dá liberdade" e que foi distorcida para "o juiz vende a liberdade", tendo que se explicar junto à Justiça.

Ele, particularmente, liberou-se de participar de qualquer entrevista com candidatos durante esse período, a fim de evitar qualquer tipo de confronto com os que pregam uma coisa impossível de cumpri-la e Tom , certamente, iria contradizê-los na ocasião.

Twitter. Globo sorteia pufe para seguidores

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Tuiteiros de plantão, abram o olho: a Globo vai realizar uma promoção curiosa a partir desta semana. Vai sortear os 200 mil seguidores do Twitter da casa, a emissora vai sortear o pufe em que o comentarista Caio Ribeiro se sentou no cenário do "Central da Copa".

Vide Vídeo. O beijo do goleiro na repórter


domingo, 11 de julho de 2010

Marketing. Conquista e prejuízo para Espanha




Enquanto toda a Espanha vibra com a conquista da Copa do Mundo da África do Sul, um bom número de empresas daquele país vai ter que arcar com dívida com seus clientes.

Deixa explicar melhor: é que no calor dos meses que antecederam ao evento - e como não se acreditava muito na possibilidade dos espanhóis ganharem a Copa -, as firmas realizaram promoções espetaculares prometendo aos clientes todo tipo de coisa que, agora, terão que cumprir a partir desta segunda feira.

Toshiba: prometeu a restituição a todos os clientes que compraram laptops e televisores desde 10 de abril. DETALHES

TomTom: o reembolso do montante de quatro de seus modelos de GPS para todos aqueles que compraram entre 15 de abril e 08 junho de 2010.
Carrefour: Para cada 15€ de compra, ele deu como prêmio um bilhete como comprovante para compras de até 100 €. Um total de 10.000 bilhetes foram distribuídos, ou seja, um milhão de euros.

Banesto: vai aumentar a taxa de juro de 3% a 4% para todos os clientes que adquiriram o plano "Depósito de seleção" (rendimento mínimo de € 3.000), antes de 30 de junho de 2010. Perderá 10 milhões de euros.
PC City: um cupom de 10 € por cada gol da Espanha para todos os clientes que compraram uma TV LED de 32 polegadas. Foram oito gols. Em outras palavras, 70 €, ainda não está claro quantas pessoas compraram aparelhos de televisão.
MediaMarkt: prometeu devolver o dinheiro a todos aqueles que comprassem um televisor, um projetor ou monitor TFT, mas sob a condição de a seleção espanhola não perdesse nenhuma partida. Essa se livrou já que a Espanha perdeu o primeiro jogo.

FONTE

TV. Sai Alberto, entra Lia. Cinthia deixa a Jang


O 'Bom Dia, Ceará' desta segunda feira terá novidades na bancada. O apresentador Alberto Perdigão cede o lugar para a jornalista Lia Aderaldo que passa a apresentar o telejornal editado pela Lianne Quezado. Alberto foi deslocado para o programa rural.

Enquanto isso, na Jangadeiro, a jornalista Cinthia Mederos deixa a produção do 'Gente na TV' para assumir posto na campanha do candidato Cid Gomes, do PSB.

Copa. Não sou polvo, mas meu palpite é esse



Colunas. A do Waldemar vai além da superfície



Para acessá-la clique no título do post.

Crise. Quando uma cuspida é o show do show



Vivemos um tempo onde o fútil e o descartável atraem muito mais atenção do que aquilo que tem essência, conteúdo. É a visão do TER dessa geração que pouco liga ao SER. Onde os valores não contam, mas tudo o que se liga ao sem moral e ao ilegal ganham manchetes.

Onde já se viu, por exemplo, uma cuspida num palco render manchete mais do que o talento que devia permear o espetáculo? Os tempos de hoje não levam em conta a essência das coisas; vale mais a embalagem do que o próprio produto. É a tal da lógica do mercado. E nessa onda, todos mergulhamos.

Jornais. Caso Bruno na visão do ombundsman


Ombundsman Suzana Singer, da Folha sobre o caso Bruno e a cobertura da Folha: "Casos policiais são há muito tempo uma pedra no sapato dos jornais considerados de prestígio. Mesmo depois da rua Cuba, Daniela Perez, Suzane von Richthofen e Isabella Nardoni, persiste um medo atávico de se confundir com os jornais populares, do tipo "espreme sai sangue".

É muito raro, por exemplo, manchetar um crime. Recorre-se a um quadro no alto da capa, uma forma de destacar o assunto sem conferir-lhe a honra de ser a manchete. Dos grandes casos nos últimos 20 anos, só Isabella Nardoni foi o título principal da Folha, em abril de 2008.


[...] A Folha não caiu nessa fórmula, mas pecou pela falta de investimento, contentou-se em publicar o que todo mundo já tinha visto no dia anterior na TV ou na internet.
A cobertura policial é um dos calcanhares de Aquiles do jornal. Faltam bons jornalistas na área -só ontem, 14 dias depois que o escândalo surgiu, uma repórter especial entrou na história.

Não se gasta tempo transformando relatos de delegados em tramas que deem vontade de ler. Não se usa a criatividade para descobrir o que dá para tirar de um caso como o de Bruno e Eliza, para além dos detalhes sórdidos.

Falta inventar uma maneira Folha de cobrir crimes. Afinal, o jornal que "não dá para não ler" tem que tratar bem história que "não dá para não ler".

Opinião. Nomes famosos ligados à violência


Elio Gaspari em sua coluna de hoje fala sobre o caso do estupro de uma menor envolvendo filho de Sérgio Sirotsky, diretor do Grupo RBS de comunicação em Santa Catarina e a reação equivocada do delegado que investiga o caso.

"A conjunção carnal do delegado de Santa Catarina" denota que "reapareceu a teoria segundo a qual não existe estupro, existem mulheres mal comportadas", a partir da declaração feita pelo delegado. Leia o artigo completo AQUI (para assinantes da Folha).

O colunista também trata do caso Bruno e a reação dos patrocinadores diante dos equívocos que os atletas cometem na vida.

Google. Logo homenageia Copa da África


TV. Articulista elogia as novelas brasileiras


Somos um país melhor também graças as novelas? Essa pergunta é respondida pelo Emílio Odebrecht na Folha deste domingo. "As novelas, forma de arte na qual somos mestres, podem contribuir e muito para elevar os brasileiros a mais altos padrões de princípios morais e cívicos, conhecimento e desenvolvimento pessoal", conclui o articulista.

Alguém discorda?

sábado, 10 de julho de 2010

Dança das cadeiras. Kélia deixa a Sercefor


A campanha eleitoral que já está no mundo, anda desfalcando assessorias do trabalho de bons profissionais. A jornalista Kélia Jácome, por exemplo, desde ontem não é mais responsável pela Assessoria de Comunicação da Secretaria Executiva Regional do Centro de Fortaleza (Sercefor). Quem assume a vaga é Aline Kemp.

A partir de segunda feira, dia 12, Kélia passa a inregrar a equipe do candidato Camilo Santana em sua campanha para deputado estadual.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Bruno. A mídia internacional se ocupa dele


O caso Bruno ganhou destaque na imprensa internacional pela maneira terrível e irracional como agiram os asssassinos da amante do goleiro do Flamengo.

E, pela primeira vez, eu ouvi mestres da área de Comunicação afirmarem que o tratamento dado pela mídia nacional sobre o caso está correto. Foi o que afirmou hoje em seu comentário na Povo-CBN, a mestra Adísia Sá.

Veja o vídeo AQUI

TV. O prejuízo que o Brasil deu às emissoras


Muita gente pergunta qual foi o prejuízo das emissoras de tv com a eliminação do Brasil na Copa da África. Para ser bem objetivo: pelo menos R$ 20 milhões.

Como é possível avaliar esse prejuízo? Simples: Globo e Band arrecadariam isso com anúncios de empresas que festejariam caso o Brasil chegasse à grande final nesse domingo e fosse campeão.

Porém, em relação ao lucro, essa quantia parece 'ínfima'. A Globo faturou R$ 486 milhões brutos somente com a venda de cotas para Coca-Cola, Itaú, Ambev, Olympikus, Oi e Fiat.

(Com informação do Daniel Castro)

Rádio. Uma baixa na radiodifusão cearense


Ian Gomes, que está afivelando malas para viajar a Argentina em excursão, vai deixar o rádio. Não de vontade própria, fique bem claro. Ela, que vinha atuando com talento e descontração nas tardes da Povo-CBN, só vai decidir pela permanência no 'sem fio' quando retornar das férias.

Eu, particularmente, acho uma perda. Grande perda, diga-se de passagem. Principalmente, porque vocacionada para o rádio, Ian veste a camisa do que abraça. Tem conhecimento da área onde atua. Sabe o que é rádio. Tem tarimba e um público que está habitualmente engajado ao seu trabalho.

Ah!, faltou dizer que a Ian é uma daquelas 'pessoas boas' que todo dia está procurando crescer, que se nutre de conhecimentos novos e está no meio do povo - tem referência melhor que essa para dizer que o rádio sofre uma baixa com a sua [ momentânea, é o que eu penso ] ausência?

ESP x HOL. Polvo e periquito fazem previsões


A Espanha ganhará a Copa do Mundo no próximo domingo. É o que previu hoje o 'polvo-profeta' Paul no aquário de Oberhausen.

Mas a copa dos animais-videntes promete emoções iguais ou maiores que a do campo africano: um concorrente do polvo, o periquito Mani, de Cingapura diz que será a Holanda. Se tiver algum bicho aí que tenha feito outra adivinhação, por gentileza entre em contato conosco. Essa estória de bichos videntes está interessante.

Justiça. Globo ganha liminar contra UOL


Informação da Folha: A Rede Globo obteve na noite de quarta-feira uma liminar judicial que restringe a liberdade do UOL, portal de internet controlado pelo Grupo Folha, de usar imagens dos jogos da Copa do Mundo.

A Globo é detentora de direitos exclusivos para a transmissão dos jogos no Brasil, mas a legislação brasileira permite que outros veículos de comunicação usem essas imagens em sua cobertura jornalística, desde que não aproveitem mais de 3% do tempo total de cada jogo.

A liminar obtida pela Globo, concedida pela juíza Fernanda Xavier de Brito, da 44ª Vara Cível do Rio, determina que o UOL, além de respeitar esse limite e não fazer uso comercial das imagens, tire os vídeos do ar após 48 horas.

Censura. 'Playboy' ameaçada de fechamento



Precisava a Playboy portuguesa misturar o sagrado com o profano? Isso é coisa de escandaloso que precisa chamar a atenção para vender o produto. Pois a edição deste mes está sob ameaça de deixar de circular em Portugal. A notícia está na Folha de hoje e o GENTE DE MÍDIA pinça pra você:

"Após fazer um ensaio de capa com uma mulher desnuda ao lado de um homem vestido como Jesus Cristo, a "Playboy" portuguesa enfrentou rumores de que seria fechada em Portugal pela dona da revista, a empresa Frestacom-Lisbon.
A informação foi dada pelo jornal "USA Today". Logo em seguia, o periódico "Correio da Manhã", de Portugal, afirmou que a Frestacom-Lisbon desmentiu a informação.

Acquário. O que há de novo sobre o projeto


Para quem anda com saudades de notícias sobre o projeto do Acquário, o jornal O Povo de hoje diz que a empresa CG Construções ganhou com o preço de R$ 16,9 milhões a concorrência pública para a primeira fase do projeto.

Ela vai construir a estrutura que abrigará todos os equipamentos do Acquario e será feita num prazo de seis meses. O empreendimento total é de R$ 250 milhões e ainda virá mais uma fase, que é a montagem dos equipamentos do projeto.

Depois do sucesso de Paul, 'o polvo-médium' daquele aquário alemão adivinhando os jogos da África, aí é que deve ter aumentado o interesse de alguém no governo de colocar um similar desse bicho para atrair visitantes.

Logo. Não parece com alguém envergonhado?




Se você notar bem vai perceber que o logo da Copa de 2014 do Brasil parece o rosto de alguém de cabelinho curto repartido no lado e com a mão esquerda tapanndo a face com vergonha de alguma coisa. Vocês saberiam dizer de quem?

A primeira impressão que eu tive era de um torcedor da canarinha bastante envergonhado com a atuação da seleção do Dunga na África do Sul. Mas não se trata disso. São mãos envolvendo a bola. Muito embora não tenha sido essa a ideia original. Outras chegaram a ser divulgadas.


FALANDO NISSO


E olha só o texto da UOL sobre o lançamento do logo ontem lá em Johannesburgo. A Globo foi mais citada que o próprio símbolo.

Logo é citado como 'Chico Xavier'


quinta-feira, 8 de julho de 2010

Política. A terapia do jumento chega ao CE


Na edição de julho da Seleções há uma reportagem sobre a 'terapia com jumentos' implantada em Courtiziere du Millieu por Toon Mastenroek e que ajuda terapeuticamente a combater o estresse e a depressão. Leia MAIS.

Será que foi a descoberta desse tipo de terapia que levou o governador Cid Gomes, do Ceará, a não rejeitar uma carona num jumentinho em sua caminhada para reeleição e que foi publicada na página 2 de O Povo?


Para a professora Adísia Sá, a foto revela um péssimo exemplo do governador, "pegando carona num jumento!..." resumiu no seu comentário na Povo-CBN.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Morre Ezequiel Neves, produtor de Cazuza


Exatamente no dia em que se completam 20 anos da passagem de Cazuza, quem morreu foi Ezequiel Neves, produtor e jornalista responsável pelo lançamento do cantor e compositor.

Zeca, morre aos 74 anos, depois de conviver nos últimos cinco anos com um tumor benigno no cérebro, enfisema e cirrose. Pelo que vi no filme sobre o astro, Ezequiel representou muito na vida do cantor.

Política. A quermesse e os bois da campanha


Campanha eleitoral lembra as antigas quermesses do novenário de minha querida Acopiara. Lá tinha os famosos pastorís que se dividiam em partidos azul e encarnado. Havia disputa para se saber quem era o melhor. O critério, claro, era quem ganhava mais adeptos. No caso dos políticos, eleitores.

Pois nesta campanha de 2010 descubro que as cores continuam a dar o tom da festa. Dilma Roussef é vermelho em todos os terninhos que passou a usar de uns tempos para ca. José Serra não desgruda a sua camisa azul, como manda o figurino marquetado pelo PSDB.

Aqui pelo Ceará, essa preocupação 'fashion' também sustenta alguns nomes. Cid Gomes, como diz a antiga canção de Nonato Buzar, vestiu azul desde os tempos do PSDB e continua com sorte no PSB. Luizianne Lins está mais para boi garantido do que a cor dos caprichosos do candidato ao senado Tasso Jereissati.

Aliás, já que falamos nas cores da tradição de Manaus, adivinhe quem em meio a todo esse desfile de azuis e encarnados, sobra de boiada? Exatamente ele: o eleitor. E aí vale a gente rapidinho fazer a sua identificação com a música do Zé Ramalho: admirável gado novo.

Jornais. Diário do Comércio avalia concorrente

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O Diário do Comércio, em sua edição de hoje, faz uma análise crítica do Jornal Econômico, que seria um órgão atrelado ao governo federal. Da primeira página, onde traz uma foto grande do presidente Luiz Inácio Lula da Silva estampada na capa, lendo um exemplar de uma edição de teste, logo no primeiro número do Brasil Econômico chamou a atenção.

"Somando-se a isso, a presença predominante de anúncios governamentais e de estatais levantaram a suspeita, entre os concorrentes, de que o governo estaria interessado em ter um jornal de economia que apoiasse suas decisões, atuando como um interlocutor junto à iniciativa privada.

Com o passar dos dias, diante do conteúdo publicado, se avolumaram as críticas de que o Brasil Econômico faz o chamado "jornalismo chapa-branca". Nesse aspecto, seguiria à risca o modelo do Diário Económico, de Portugal, do mesmo grupo, que apoia o governo do primeiro-ministro José Sócrates."

terça-feira, 6 de julho de 2010

TV. Marília Gabriela vai ancorar o Roda-Viva


Num instante, ela está no GNT no 'Gabi, Gabi Gabriela'. Noutro, é atriz de novela na Globo. No SBT faz o domingueiro "De frente com Gabi". Mas agora já é anunciada a ida dela para a TV Cultura onde será a nova apresentadora do "Roda Viva". E vai poder continuar em todos os outros lugares. Marília Gabriela está com tudo.

"A jornalista Maria Helena Amaral, antiga colaboradora de Gabi, também está sendo contratada pela Cultura. Ela será a diretora do programa.

A estreia de Gabi está prevista para agosto. A TV pretende convidar uma personalidade de impacto para a primeira entrevista conduzida por ela
".

A informação é do André Vicente do Folhapress.

Profissionais. O que mais liga a esses nomes


Reunidos num barzinho ali na Água Fria, entre um chope e uma tacada de sinuca, gente da mídia conversava sobre mídia. Já notaram como profissionais de agências de propaganda, assessorias de imprensa, rádio, tv e jornais, quando saem do batente e se juntam para um papo, quase sempre, falam de trabalho? Freud explica?

Lá pra tantas, rolou um papo sobre o que mais identificava alguns dos nomes da mídia cearense. Qual a palavra que melhor destaca o trabalho de alguns deles. A lista foi grande. Consegui pescar uma parte só. Lembramos, por exemplo:

A sobriedade do Frank Rabelo
A descontração da Ian Gomes
O texto da Ana Mary Cavalcante
A bonomia do Marcos André Borges
O murismo do Vavá Maravilha
As fontes do Sérgio Ponte
O bom humor do Alex Diniz
A franqueza do Fábio Campos
A ética da professora Adísia
A molecagem do Paulo Oliveira
O 'fair-play' do Patriolino R. Neto
A dinamicidade da Maisa Vasconcelos
A loucura do Eliomar de Lima
A garra do Júlio Sales
O talento do Mauro Costa
A curtição do Will Nogueira
A fanfarronice da Raimundinha
A prestatividade da Lena Ximenes
A ternura da Ana Quezado
O colunismo da Sonia Pinheiro
O talento do Demitri Túlio
A serenidade do Wellington Nunes
Os cheiros da Carla Soraya
Os 'tweets' da Gloria Diógenes

Vocês viram que só se falava do bem, né? É porque ninguém ainda estava de porre.

Vide Vídeo. Anúncios que arrancam elogios

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Os anúncios de telefonia celular ganham cada vez mais criatividade e buscam fugir daquele estereótipo que, normalmente, mostram a repetição de cenas com famílias felizes em torno de seu objeto de consumo. O que a AT & T preparou para sua campanha "Rethink Possível" é bastante interessante. lembra o filme 'Procurando Nemo'.