Translate

terça-feira, 15 de novembro de 2016

JORNAIS. Crise elimina mais um impresso no jornalismo

Mais um jornal deixa de circular através da edição impressa. É o semanal "New York Observer", que após 30 anos de atividade, passa a concentrar suas operações na versão digital.

Com a decisão, a palavra New York vai ser eliminada do título do jornal (o site é observer.com) e será o fim de uma era em que o "Observer" foi um marco da reportagem sobre Manhattan. 

A coluna Sex and City, que depois deu origem à série de televisão, era publicada no jornal.

Criado em em 1987, o "New York Observer" foi comprado em 2006 por Jared Kushner, genro de Donald Trump. A empresa nega que o fim da versão impressa tenha relação com a eleição de Trump nos EUA.

(Com informação da Folha de SP)

CENSURA. O Povo sofre ataque à liberdade de expressão

Um jornal cearense, O Povo, é alvo de ação por parte da justiça. Decisão impede que o jornal cite o nome de um juiz que está sendo investigado no escândalo da venda das liminares. Esse é mais um caso de censura a um órgão de imprensa que só revela a falta de respeito que esse membro do judiciário lida com relação à divulgação da verdade. O jornal vai recorrer. 

Leia a matéria: 


O jornal O POVO foi intimado oficialmente, na última sexta-feira, 11, a se abster de mencionar, em matérias jornalísticas, o nome de um juiz envolvido nas investigações da operação que apura supostas vendas de liminares em plantões judiciais do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJ-CE).
A intimação é uma decisão do juiz José Coutinho Tomaz Filho, da 10ª Vara Cível da Comarca de Fortaleza, que determina, além da retirada de todas as matérias publicadas envolvendo o nome do magistrado e da operação, a inserção do caso em segredo de Justiça. Foi fixada uma multa diária no valor de R$ 500 em caso de descumprimento da determinação.

O advogado do Grupo de Comunicação O POVO, Will Robson Sobreira, afirmou que o veículo vai recorrer da decisão por entender que o interesse público deve ser sempre prioridade na produção do material jornalístico. “As notícias que estão sendo publicadas (envolvendo o nome do juiz) estão sendo feitas com critério, com os cuidados necessários exigidos pela lei, tudo nos termos da Constituição Federal do País”, ressaltou Sobreira que recebeu a intimação com “preocupação”.
O diretor-geral de Jornalismo do O POVO, Arlen Medina Néri, criticou a determinação por avaliar como uma forma de intimidação da liberdade de expressão. “É um típico caso de censura prévia judicial. Uma afronta à democracia e ao Estado Democrático de Direito que tem na Justiça um de seus pilares básicos. O POVO vai recorrer. E mais - vai denunciar esta agressão à liberdade de expressão a todas as entidades brasileiras e internacionais que monitoram este tipo de intimidação ao pleno exercício da liberdade de imprensa”, afirmou.

O diretor institucional do Grupo de Comunicação O POVO, Plínio Bortolotti, recebeu com surpresa a determinação da Justiça e considerou a medida do juiz José Coutinho Tomaz Filho como “arbitrária e antidemocrática”. 
Entidades
O diretor-executivo da Associação Nacional de Jornais (ANJ), Ricardo Pedreira, lamentou a proibição da produção jornalística do O POVO. “A ANJ considera lamentável porque o que está ocorrendo é um cerceamento do direito das pessoas de serem livremente informadas”, defendeu. 

“A decisão judicial representa um precedente perigoso e uma grave ameaça à liberdade de imprensa. O direito à informação está previsto na Constituição Federal e permite que as coberturas jornalísticas que tratam de denúncias sejam realizadas sem amarras, desde que feitas com responsabilidade e dando espaço ao contraditório e à ampla defesa”, declarou o presidente da presidente da Associação Cearense de Imprensa (ACI), Salomão de Castro.
O presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Domingos Meirelles, também lamentou o despacho do juiz. “A ABI entende que o despacho do juiz representa um inaceitável retrocesso diante da legislação em vigor, além de ameaçar a liberdade de imprensa e o livre acesso à informação”, criticou.

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

TV. Marco Meireles, interino no JJ é elogiado por diretora


Graaaaande Marco Meireles.
Um profissional de estatura, sempre de bom humor e disponível.
 — com Marco Meireles.


Não é todo dia que se recebe um elogio de alguém como Isabela Lopes Martin. Merecidíssimo, por sinal, Marco. 

RÁDIO. Mário Rubens (Rubão) faz sucesso na web cearense


TV. 'Seu' Raul pega seu banquinho e se manda do SBT

Os últimos seis anos ficarão guardados para sempre na memória de Raul Gil, tempo em que o apresentador de 78 anos comandou o “Programa Raul Gil”, aos sábados, no SBT .
Mesmo com os bons resultados - o formato garantia à emissora de Silvio a vice-liderança no horário e se consagrou como revelador de jovens talentos -, a parceria chegou ao fim. O motivo, porém, ainda não foi revelado.
Na manhã de sexta-feira (11), Raulzinho, filho do apresentador, usou as redes sociais para informar os novos caminhos do pai. “A vida tem muitas verdades. Uma delas é que longas parcerias, por mais bem sucedidas que sejam, sempre chegam ao fim. Pacífico, tranquilo, sereno, equilibrado e com as portas abertas. Como tem de ser”, publicou no Instagram.
No post, Raulzinho ainda demonstrou gratidão à casa que por tantos anos acolheu seu pai. “Foram anos de alegrias, processos criativos e constante trabalho árduo, que valeram muito para o crescimento de ambas as partes. Agora é hora de novos desafios. Obrigado, Silvio Santos e SBT”, disse ele.
"O Raul e o Silvio fizeram um acordo verbal. Eles combinaram que não falariam sobre isso até o último programa ir ao ar, no dia 24 de dezembro. Eles são muito amigos”, informou a secretária de Raul.
Raulzinho também não se pronunciou. “Não podemos informar nada sobre o assunto”, afirmou a assessora dele.
Texto do Diário de SP

domingo, 13 de novembro de 2016

REDES SOCIAIS. Alguém acredita nessa possibilidade?

Leia artigo do YOROKOBU

MEMÓRIA. Há 38 anos, Miss Lene dominava as paradas


Gente da geração de hoje, nem sabe quem foi Miss Lene. Ela anda esquecida, mas há 38 anos um disco dela conseguia bater 'hits' americanos e grandes nomes nacionais que dominavam o 'hit-parade'. A pedido estamos reprisando uma publicação sobre ela feita em 2008 no blog de Música Popular, do Josué Ribeiro.



"Há exatos 38 anos o Brasil curtiu de montão o som dançante de Miss Lene, rainha absoluta das pistas de dança do país inteiro, imitada por dez entre dez crianças. 

“Quem é Ele?” e “Deixa a Música Tocar”, são músicas do repertório da cantora que ficou conhecida da noite para o dia. Revelada na “era disco”, logo na estréia fez sucesso fenomenal. Miss Lene nasceu em Fortaleza em oito de fevereiro de 1962, registrada pelos pais com o nome de Frankislene. 

No final dos anos 70 ela aparecia freqüentemente nos programas do Chacrinha, do Sílvio Santos, Fantástico e outros que necessitavam de artistas famosos, para assim, ganharem pontos no IBOPE. 

Você se lembra dela ou está tomando conhecimento só agora? Desde 1989 ela mora na Suíça, já conquistou a cidadania do país, e é tão bonita hoje, quanto na fase da estréia. Mãe de dois filhos adolescente (um é filho apenas do marido) e como empresária, ao lado do marido, administra a casa de shows Miss Lene. 

Com apenas 15 anos Miss Lene gravou seu primeiro LP. O disco que tem o seu nome vendeu uma quantia exorbitante, ultrapassando a marca de um milhão de cópias vendidas. Ela veio do Ceará, num período em que os seus conterrâneos Fagner, Amelinha e Ednardo já ostentavam os louros da fama. 

Na sua família, além da mãe, que era sua empresária, duas irmãs também seguiram a carreira artística, Mari Jô e Leda (falecida precocemente), com quem Miss Lene fez dupla antes de iniciar carreira solo.

Miss Lene destacou-se no segmento disco, movimento que varreu o país, fazendo as discotecas ferver na onda que veio do cinema. A moda, a música e a televisão, em especial a novela Dancin' Days de Gilberto Braga, foram usadas para difundir o ritmo importado num tempo em que tudo era motivo para dançar, de preferência, igual ao John Travolta no filme “Os Embalos de Sábado a Noite”. Miss Lene fez o Brasil inteiro dançar, mas naquela época nunca pôde ir à boate, porque pela idade ela preferia mesmo era a companhia das suas bonecas. 

Por ser uma adolescente, Miss Lene se comportava de acordo com sua idade, quando conheceu de perto Sílvio Santos e Chacrinha, pediu o autógrafo dos dois, também era fã de Sara e Lady Zu, suas contemporâneas e que juntas, eram as maiores representantes do gênero disco no Brasil. 

Miss Lene tinha a permissão da cantora Tina Charles para cantar suas músicas no Brasil, ela conheceu a rainha da disco music americana, num encontro promovido pela sua gravadora, a CBS. Miss Lene tinha uma rotina de estrela, cumpria sua agenda fazendo shows por todo o Brasil e se apresentando nos principais programas da tevê e do rádio. 

Foi imortalizada por Rita Lee na música “Arrombou a Festa II” (Rita Lee e Paulo Coelho -1979) “...Na onda discoteque da América do Sul, “Lenilda” é Miss Lene, Zuleide é Lady Zu...” . Apesar do nome Lenilda não ser o nome de Miss Lene. 

Além do LP de 1978, que fez enorme sucesso, Miss Lene gravou mais três compactos pela CBS, um LP por uma gravadora menor e mais dois compactos pela extinta gravadora do Chico Recarey, ganhou vários prêmios e discos de ouro.

Original publicada em 28 de novembro de 2008

RANKING. As dez postagens mais acessadas da semana


sexta-feira, 11 de novembro de 2016

TV. Jocasta Pimentel estreia como repórter na TV Portuguesa


A jornalista cearense Jocasta Pimentel (que foi da Tribuna Band News FM, Verdes Mares AM e atua hoje na Dom Bosco FM) fez sua estreia, esta semana, na televisão como correspondente internacional na TV Portuguesa. Foi no programa "Hora dos Portugueses", da RTP de Lisboa, esta semana, reportando-se sobre a obra do empresário Emanoel Freitas, diretor do Hotel Dom Pedro Laguna, que fica em Aquiraz.

TV. Bonequeiro entra com ação contra 'Garras da Patrulha'

O bonequeiro Omar Rocha, responsável durante um bom tempo pelo grupo de manipuladores do programa "Nas Garras da Patrulha", da TV Diário, está denunciando nas redes sociais o que ele considera "apropriação indébita de seus bonecos"

Ao ser demitido, segundo o denunciante, a emissora continuou com o programa no ar, utilizando-se de "uns bonecos parecidos com os nossos e como o público reagiu de forma negativa à tal mudança e vendo que não tínhamos nos manifestados em contrário a tamanho abuso, resolveu fazer novos bonecos, desta feita, cópias fieis das nossas criações. Isto de maneira vil, sem nos consultar, desrespeitando totalmente nossos direitos de autor".

Omar anuncia que entrou com uma ação judicial "para exigir que se respeite o direito de autor e se tenha ética no tratamento com os artistas". 


Omar Rocha
1 h
DAVI X GOLIAS
Em março de 2001, o Circo Tupiniquim fechou contrato com a Tv Diário para a criação e manipulação dos bonecos do programa “NAS GARRAS DA PATRULHA” a idéia inicial do então diretor geral da emissora, Sr. Mansueto Barbosa, era dar vida as personagens do programa que já algum tempo era sucesso na Rádio Verdes Mares.

Ao conversarmos, o Sr. Mansueto, nos colocou que gostaria de dar vida através da imagem televisiva as personagens que os radio-atores interpretavam no rádio e nos propôs a criação de bonecos para encenar as estórias cotidianas da nossa população. Aceitamos o convite e de imediato começamos uma grandiosa e exaustiva pesquisa de como dar forma aquelas personagens tão caricatas que povoavam o inconsciente coletivo do nosso povo.

Decidimos nos inspirar na arte Grotesca ... Criamos um elenco de bonecos que com pequenas mudanças no cabelo, sobrancelhas, bigodes, barbas , figurino, etc; eram capaz de representar diversos personagens. Fomos muito felizes nessa escolha, pois logo os tipos criados caíram na graça de todos e fizeram muito sucesso.

Personagens como: Coxinha; repórter Luis Aguiar; Delegado Cavalcante; Chico pezão, Caucaia; Tizil, entre outros colocaram seus bordões na boca do povo: “Paulimmmm”; “oi,oi,oi tô monitorando;, “maluco doido”; “vai timbora carniça”, esses e diversos outros bordões fizeram muito sucesso.

Após treze anos no ar diariamente, a Tv Diário resolveu fazer um distrato, sem nenhuma justa causa, e nos tirar do programa. Pasmem todos, como eu pasmei, após sairmos a Tv Diário continuou com o programa no ar. Mandou de inicio fazer uns bonecos parecidos com os nossos e como o público reagiu de forma negativa a tal mudança e vendo que não tínhamos nos manifestados em contrário a tamanho abuso, resolveu fazer novos bonecos, desta feita, cópias fieis das nossas criações. Isto de maneira vil, sem nos consultar, desrespeitando totalmente nossos direitos de autor.
Neste sentido, vimos propor a sociedade cearense e a quem interessar um grande debate sobre o direito de autor e a ética nos meios de comunicação, com base neste caso tão clássico de abuso de poder por parte desse poderoso grupo econômico do nosso Estado.
Davi X GOLIAS, é assim que nos sentimos, diante de tão cruel usurpação da nossa criação e tamanha falta de ética no trato com a parte criadora e detentora do direito autoral . Sabemos dos nossos direitos e lutaremos até o fim para que a justiça perdure, não importando o quanto poderoso é este “GOLIAS”, nossa “funda”, é a verdade dos fatos e a justiça, que ao final prevalecera.
Peço a todos que defendem a justiça e o direito de criação, que partilhem esse documento. Resolvemos nesta data entra com uma ação judicial para exigir que se respeite o direito de autor e se tenha ética no tratamento com os artistas.
Fortaleza, 11 de novembro de 2016.
Assinado: Bonequeiro desempregado.

TV. Lorrane Cabral vai estar no programa do Celso Portioli



O encantamento do pessoal do SBT com a Lorrane Cabral não ficou restrito a sua participação no Teleton. A apresentadora do 'Gente na TV' continua recolhendo elogios de quem a viu durante a apresentação do show beneficente. Entre esses admiradores está Celso Portioli. Ele convidou a loira para participar, domingo, do programa dele. E, segundo uma fonte, há interesse do SBT em que ela participe do programa do Jequiti, um dos quadros do programa Silvio Santos. 

Nas redes sociais, Lorrane tem recebido elogios e várias citações, principalmente relacionadas à sua incrível beleza. O site Mais Mídia, por exemplo, destacou em manchete que a apresentadora da TV Jangadeiro de Fortaleza, chegou a roubar a cena durante o Teleton. 

A Lorrane, pelo que conhecemos, é merecedora desse reconhecimento, pelo muito que ela tem se empreendido, seja no estúdio ou fazendo matérias. Dona de uma beleza estonteante, no entanto, ela é uma pessoa amável com todos e que não precisa posar de "star" para ser famosa. A torcida de todos os seus colegas é de que a carreira dela progrida ainda mais. Aqui ou... quem sabe, no sudeste!

NOMES. Morre o autor de "Hallelujah": Leonard Cohen

Leonard Cohen,

um dos principais músicos do século 20, morreu ontem, aos 82 anos. O anúncio foi feito pela gravadora. A melhor versão do seu grande sucesso "Hallelujah" pertence a Kurt Nielsen.  

A Folha de SP lembra hoje que, em outubro, Cohen falou com clareza sobre a morte em entrevista à revista americana "The New Yorker". Disse que estava pronto para morrer. "Espero que não seja tão desconfortável. Para mim, é sobre isso que se trata." 

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

JORNALISMO. Dicas para ser um bom repórter esportivo

Um blog espanhol relacionou dicas para quem faz cobertura esportiva. Como ser um bom repórter esportivo? Entre as recomendações do jornalista José Luis Rojas Torrijos, que eu modestamente adaptei aqui para o GENTE DE MÍDIA estão rigor jornalístico, honestidade na narrativa e a vontade de informar, "tudo é importante para o bom desempenho da função". 
DICAS 
1. Jornalismo esportivo é jornalismo. Seu papel é para informar, como em qualquer outra área deste mister. Aqui as mesmas regras gerais de rigor jornalístico, a ética, a honestidade, equilíbrio, contraste, o aplicar-se ao trabalho. 
2. O jornalista não deve ter parcialidade. O parcial não relata; torce. Não analisa, insulta. Sem comentários, incita. Não usa a razão, apenas sente. O fanático não critica, odeia. O repórter-torcedor se revela feliz quando a equipe ganha, sofre quando perde, por conta da paixão que impede o jornalista dar um bom serviço ao seu público.
3. Conte histórias. As informações (contratos, lesões, resultados, etc.) são importantes, mas é um processo ocasional e rápido. A história, a história é o que atrai o público e, em geral, o que você pode achar mais útil.
4. O boato não é notícia. No jornalismo esportivo é comum para os jornalistas espalhar rumores, especialmente quando se trata de potenciais focas. Tenha cuidado, pode estar por trás de interesses comerciais ou apenas informações falsas. Em qualquer caso, divulgando relatos não confirmados pode afetar sua credibilidade.
 5. Lembre-se: um jogo é apenas um jogo. O esporte é entretenimento e uma vitória da equipe ou perda não significa que o mundo está acabando ou que o céu foi alcançado. 
6. Não seja ingênuo: isso é mais do que um jogo. Além de ser um jogo, o esporte é um negócio que tem interesses por trás. E onde há dinheiro...  O dever de um jornalista é para encontrar sujeira em qualquer atividade, mesmo no desporto. Mas nem tudo é mau, porque além de ser um jogo simples que traz satisfação e felicidade, o desporto é uma oportunidade para difundir valores, princípios, comportamento ético, etc.
7. Não amargar seu público com falsas expectativas. Informe, mas lembre-se de estar com o seu público, respeitando as suas dores, não machucando seus sentimentos ou tornar-se parte de um tribunal de inquisição contra ninguém. 
 8. Você não é nem árbitro técnico. O jornalista não deve julgar, mas sua funçãao é informar. Muitas vezes, o suficiente para mostrar algo que leve o público a "tirar as suas próprias conclusões." Você não precisa pensar para o seu público, ele pode fazê-lo sozinho.
9. Quer respostas inteligentes de atletas? Faça perguntas inteligentes.
10. Você não é superior. Não pense que ser conhecido ou ser estrelas perto de esportistas famosos lhe fazem ser melhor do que outras pessoas. Humildade permite que você seja ujornalista melhor.
11. Um jornalista esportivo é um culto jornalista. O jornalismo esportivo não deve estar longe da cultura ou separado do mundo exterior. Uma boa cultura é importante para que o jornalista possa fornecer um melhor serviço ao seu público. Vincular o esporte para situações cotidianas de pessoas, mostrar sua relação com outras áreas (política, econômica, social, etc.), dar um sentido útil ao desporto são obrigações que melhor pode atender aqueles que são mais educados.
autor Rogelio Garcia Lupo, jornalista .

JORNALISMO. Concorrentes já não são ameaça ao impresso


Vocês já notaram como na frente da televisão, as pessoas estão mais ocupadas com seus celulares e smartphones? Essa evidência já é notada em outras mídias. Donos de empresas jornalísticas europeias chegam a uma conclusão que é notória em todo o mundo. Já não mete medo a concorrência entre jornais impressos, mas sim as redes sociais. O Facebook tira a atenção de todos. Seja público de mídia impressa, televisiva e até radiofônica, todo mundo ocupa a maior parte de seu tempo digitando o Facebook.

KIBE. Um cochilo do Kibe sobre o dano de um outro louco


CINEMA. 'De volta pro futuro' previu a vitória de Trump

Todo mundo revirando o baú da memória para levantar citações relacionadas à Trump na presidência. Pois no filme "De volta pro futuro", olha só qual a manchete do USA Today. Mas eu acho que é 'fake'.


PRÊMIO. 'Boa Notícia' divulga os ganhadores do Gandhi 2016

Conheça a relação completa dos ganhadores e das matérias premiadas.


CATEGORIAS PROFISSIONAIS

JORNALISMO IMPRESSO: Rômulo Almeida da Costa, Isabel da Silva Costa e Thaís Brito Mendonça, pelo Jornal O Povo, com a série Especial Juventudes.

TELEJORNALISMO: Lyana Maria França da Costa Ribeiro, da TV Jangadeiro, e sua equipe formada por Tiago Lima Melo, Kílvia Muniz Silveira Girão, Maria Elba Batista de Aquino, José Maria de Melo Sousa, com a matéria Para Além das Margens.

RADIOJORNALISMO: Ana Paula Lima de Araújo e Rachel Gomes Braga Monte, da Rádio Universitária. Matéria: Caldeirão: A força da fé.

FOTOJORNALISMO: José Sérgio da Cunha Jr. (Kid Jr), do Diário do Nordeste. Foto/Matéria: Corda Bamba.

PUBLICIDADE & PROPAGANDA: Victor da Rocha Mendonça, da 100 Graus Comunicação e Marketing Ltda., com a equipe formada por Carolina Mapurunga. Campanha: Luta pelo fim da cultura do estupro.

JORNALISMO PARA INTERNET: Jéssica Welma de Assis Gonçalves, do Portal Tribuna do Ceará, com a equipe integrada por Roberta Coelho Tavares Aguiar, Rafael Luís Azevedo, Jéssica Fernanda Leite Moura, Emílio Moreno da Silva Neto, Jackson Douglas Santos da Cruz e Mayara Roberta Rodrigues Albuquerque. Matéria: Viúvas do Trabalho

CATEGORIAS ESTUDANTES

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC): Larissa Nobre de Sousa, da Faculdade 7 de Setembro (FA7), com trabalho intitulado “Rádio Livre: a ressocialização através da comunicação”.

JORNALISMO: Carlos Eduardo Pereira Freitas, da Universidade Federal do Ceará (UFC), com o trabalho Verde Instante. De sua equipe fizeram parte Marcelo Andrey Monteiro de Queiroz, Aline Medeiros Mourão e Larissa Pereira dos Santos.

PUBLICIDADE & PROPAGANDA: Amanda Oliveira Melo Murray, da Universidade de Fortaleza (UFC), com o trabalho “Em qualquer lugar, a qualquer hora”.  A equipe foi composta por Germano Vieira Rocha, Marcella Dália Vieira, Nicácio Ramon Braga Lira e Yan Gurgel Esmeraldo.


PRODUTOR DE CONTEÚDO ON LINE: Paula Ferreira Rodriguez Fernandes e Wellington Miareli Mesquita, da Agência Radioweb – São Paulo/SP. Matéria: Luz na Cracolândia: libertação das drogas

Fonte: Agência da Boa Notícia

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

JORNAIS. Capa de O Povo liga imagem de Trump a de Hitler

Pois eu gostei da capa do jornal O Povo, mostrando um Donald Trump hitleriano - a foto legenda surge exatamente ocupando o espaço do bigode da foto do empresário. Muitos leitores chegaram a condenar a publicação por vincular Trump a Hitler. Mas, evidentemente, que o jornal está levando em conta todo o discurso que o candidato pronunciou ao longo da campanha, onde fez questão de demonstrar ser alguém com o perfil do ditador alemão. Até a frase "América para os americanos" atualiza a antiga "Alemanha para os alemães". E a gente sabe dos resultados... 

A REAÇÃO DOS LEITORES 

Sérgio Moura Jornaleco esquerdista da porra!
CurtirResponder3 h
Junior Rodrigues Essa capa de jornal como o todo está lindo para limpar o rabo dos comunistas hipócritas que fazem um jornalismo tendencioso e é fraco !!! Vincular trump com hitler e imbecilidade sem fim!!!
CurtirResponder13511 h
Marcio Gimaque Jornalzinho esquerdista de merda. Não elegeremos doentes de esquerda no Brasil, isto está acabando no mundo inteiro, é o fim dos discursos doentes e falsos socialista comunistas.
CurtirResponder6110 hEditado
Mesaque Filadélfia E essa legenda simulando um bigode pra comparar Trump a Hitler?! Parem que tá feio! A Vitória do Trump é mais um forte indício de que não se deve confiar na mídia, principalmente quando pendem para a esquerda, como vcs!
CurtirResponder2910 h
Raphael Carmo Caralho, é triste ver esses comentários, as pessoas estão realmente mais burras, tudo é direita e esquerda. Pessoal ,vamos entender que a briga é nós (pessoas comuns) contra eles (os grandes que comandam o mundo). O COMUNISMO NÃO EXISTE, NUNCA EXISTIU, PT NÃO ERA DE ESQUERDA. DEIXA DE SER BURRO.
CurtirResponder288 h
Francisco Alves Surpreende nada, jornal esquerdista. A Hillary Rousseff só estava na frente no o globo, folha, Catra livre e demais mídias escritas compradas.