Translate

terça-feira, 24 de outubro de 2023

TV. Julião Jr, afinal, incorpora a figura do âncora popular


Achei interessante o Julião Jr, hoje, substituindo Fagata na TV. Solto, livre, desprendido do texto, sem as travas do redacionismo de pretensa qualidade. Elogiado ao vivo por Jussiê Cunha.

Com esse jeito até se distancia da figura do professor de sala de aula, onde no circuito universitáro muito se questiona e se cobra a formalidade e a ética desse tipo de jornalismo. Longe do figurino de aparências, o apresentador improvisa e tenta mostrar a acidez nos comentários que o horário permite. Isso é novo pra ele.

Na verdade, com a morte do "Barra", a essência do  estilo popular e a alma da engrenagem do noticioso policial, acabaram sendo ressuscitadas e incorporadas a disputada hora do almoço da tv cearense. 

Não é só na Jangadeiro. A NordesTV, a Metrópole, a tv Cidade e até a Verdes Mares, transmissora da Rede Globo, todas aderiram a esse tipo de cardápio, ainda que algumas tentem revelar certo ar presunçoso de não se misturar ao nível do "mondo cane". 

Cada vez mais, cozinha-se produtos desse menu, em tachos onde fervilha o grosso caldo da realidade dos guetos sociais, das comunidades tomadas pelas facções, das tormentas da individualidade humana sofrendo o abandono oficial. A informação agora chega temperada por textos repetitivos mas que focam a figura dos novos Jean Valjean, que Victor Hugo imortalizou. 

Não é o passado que volta. Mas uma fome danada por visibilidade nos números da audiência e que esse sopão pantagruélico, infelizmente, ainda alimenta quem o faz. E, principalmente, quem o consome.

Um comentário:

Anônimo disse...

o nilson o mal educado, debocha das pessoas menos favorecida.. enquanto o julião com sua simplicidade atrai simpatia..(elvis villa rios)