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terça-feira, 5 de março de 2019

RÁDIO. O piloto automático das emissoras nesse carnaval


Será que os donos de emissoras de rádio têm noção do quanto alguns de seus veículos estão largados ao deus dará? Eu falo exatamente aproveitando essa época do carnaval. 

Muitas emissoras, mais se assemelham a esses órgãos públicos governamentais: com a chegada da folia, decretam ponto facultativo, dão folga aos seus profissionais e o que se vê/ouve, uma ves mais, é um bordado eletrônico de músicas de carnaval, sob o comando de um piloto automático da rádio, onde o único sinal das emissoras é oriundo das vinhetas previamente gravadas com o prefixo e a hora.  

Numa época em que o povo mais demonstra seu poder criativo, indo as ruas com fantasias, temas, enredos e uma multiplicidade de produções, o rádio cearense, especialmente o AM, faz o caminho inverso: se encalacra em repetir a mesma temática de viver uma programação sem alma alguma. Aliás, o Ceará encarna o que Vinicius chamou um dia de SP do túmulo do samba. Em Fortaleza, o rádio é o túmulo do carnaval. 

Será esse mesmo o propósito de uma emissora, num momento em que mais poderia angariar ouvintes - tão reclamados pelos próprios dirigentes? O que se vê, é o rádio se fechar ao potencial de criatividade de seu corpo funcional. 

A grande maioria das rádios AM vive desse tipo de expediente. Funcionam no piloto automático, quando bem poderia inserir no cardápio delas programação ao vivo, tocando música sim, mas com informações dos eventos para quem brinca e para quem descansa. Assunto não falta, como esse do fenômeno de massa provocado pela profusão dos blocos de carnaval represando na capital o público que antes fugia dela. 

Quando eu entrei no rádio, há mais de 50 anos, essa letargia já andava em vigor, por conta do pensar de alguns dirigentes de emissoras de rádio, interessados em poupar os gastos com hora extra de seu pessoal, esquecidos de que, só lucra quem investe - e faturamento parece ser a única coisa que engendra a cabeça dos donos desses veículos. 

Pelo visto, há uma percepção de que até os donos desconhecem a sabedoria do marketing moderno: quem investe, reverte. Componha-se uma boa equipe de marketing e de vendedores que gostem do rádio, com projetos auspiciosos que gerem comerciais e isso poderá dar uma forte injeção no departamento comercial da emissora, a fim de melhorar os números da audiência (cada vez mais baixos segundo as pesquisas). 

Eu, na verdade, até suspeito que alguns proprietários dessas emissoras me dão a impressão de que desconhecem até mesmo a grade de suas emissoras. E que a fogueira da vaidade de ser possuidor de um veículo desses, tenha incendiado algo situado na parte superior da cabeça deles. 

2 comentários:

Arlete Gomes disse...

Nem todas as AM´s de Fortaleza estavam no piloto automático como você diz. A Shalom (Dragão do Mar estava com programação normal.

Renatinho disse...

Detalhe amigo Nonato: com a migração do AM para o FM o que tem mudado em muitas delas, é só a frequência. Me refiro as emissoras AM,s que estão desligando o transmissor AM sem novidade alguma para o FM.