Translate

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Por que as bandas de forró têm nomes assim?


A primeira a me chamar a atenção foi a tal Noda (sic) de Caju. E não vi ninguém reclamar. Nem mesmo os defensores do vernáculo reivindicando a escrita correta: Nódoa. Depois um tal de Forró Cariciar, quando devia ser Acariciar. Já vi escrito num anúncio festa com a banda Forró do Mella Pinto. Assim mesmo com dois 'éles'.
Por que será que as bandas de forró insistem em se auto denominar com erros crassos de Português?
Quando pensava que essa fase tivesse acabado, eis que me aparece uma outra banda com nome ainda mais estranho. Forró 'Muído'. Claro que qualquer menino da alfabetização sabe que o correto é moído.

Se bem que se trate de marca [e nisso, tudo é possível como diria a Eliane dos dedinhos], na verdade, nem que eles quizessem quisessem enganar dizendo tratar-se da nova regra ortográfica, a coisa pegaria.
É falta de Mobral mesmo...

10 comentários:

Alberto de Oliveira disse...

Caro Nonato.

A escassez mobralística dessas bandas impressiona. Mas o que é de lascar mesmo são os letrados começando invariavelmente as frases com: Então..., Tipo assim...

E por aí vai.

Outra coisa que me intriga é que a bola, simples bola de futebol perdeu agora a identidade: Os narradores esportivos chamam-na de "essa bola" como se houvesse mais de uma em jogo. Aceitável quando o termo for usado para se referir a um determinado lance mas da forma como fazem, é humilhação pura. Pobre bola...

É o fim do mundo!

Anônimo disse...

Caro Nonato, é bom sempre lembrar:
"SE É BANDA, NÃO É FORRÓ" !!! Quem aguenta ouvir um pedacinho só destas pavorosas "bandas", que não tocam absolutamente nada de forró, apenas uma "música" de 5a. categoria? Tudo é falso e ruim: a começar pelos nomes, a coreografia, os "cantores" e "cantoras" - horríveis, um ritmo indefinido entre o pavoroso axé e o brega (nunca, jamais, forró). O que existe muito é JABÁ, que fabrica o falso sucesso junto à classe pobre, destas "coisa"...

djacyrsouza disse...

O pior é que ninguém faz nada...Comentários não resolvem o problema o importante é ação...

Alberto de Oliveira disse...

Os comentários constroem a opinião e a solidificam. A opinião é o ponto de partida para a ação.

Ismael Luiz disse...

E as nossas rádios continuam tocando as bandas(ou bundas)garantindo um faturamento extra(jabá) aos programadores e diretores de programação das mesmas.

Mayron disse...

Caro Nonato,

Só para constar: "crasso" se escreve com dois "esses" e de acordo com as novas regras ortográficas o correto é "autodenominar-se". Da forma antiga, "auto-denominar-se" também estaria errado, pois o correto antes da reforma era "se auto-denominar".

Fikadica.

Ademais, ninguém nunca reclamou de nomes estúpidos como U2, Coldplay, Pearl Jam... Acho que não é falta de Mobral, mas sim excesso de preconceito.

ps.: Parabéns pelo blog! Leio sempre!

simone nunes disse...

Sobre o assunto forró,um registro que eu acho interessante:no Nordeste existem 3.000 bandas.Haja sanfoneiros e dançarinas desengonçadas para tantos grupos de nomes exóticos.

Anônimo disse...

Mesmo assim, seria necessário que eles quisessem, e não 'quizessem'...

Anônimo disse...

AO INVÉS DE VOCÊ FICAR REPARANDO NO NOME DAS BANDAS DE FORRÓ DEVERIA ENSINAR A LÍNGUA PORTUGUESA PARA A EQUIPE DO BARRA PESADA QUE DE VEZ EM QUANDO SOLTA CADA PÉROLA.

Anônimo disse...

Caro Nonato.
Teve um Anônimo que escreveu nos comentários uma frase um pouco sem sentido...
"SE É BANDA, NÃO É FORRÓ"?
Queria que essa pessoa ou alguém que não seja a mesma me explicasse isso!
Pq não entendi!
E deviam separar bandas e bandas...por que tem BANDAS DE FORRÓ que tocam e muito bem!
Música de quinta categoria?
Música de quinta categoria são os funks que ouvimos por ai!
Quer exemplos?
A dança do crew,e outras letras de funk que insentivam o sexo!
Ai sim são músicas de quinta categoria!
Porém,não vou dizer que tem letras de forró que não insentivam..nem tudo é perfeito!
Nem tudo é falso e ruim como está escrito no comentario mencionado,existem cantores e cantoras de forró que cantam muito bem!
E dizer que o forro é um ritmo indefinido entre o axé e o brega...essa foi ótima...se é forró é um ritmo DEFINIDO!
E só uma pergunta pra essa pessoa.
Você tem quantos anos?
mais de 60?
Ta bom de se atualizar das coisas!